NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS RESUMOS

 

APRESENTAÇÃO ORAL (em plenária)

1. Os trabalhos na forma oral deverão ser apresentados utilizando o recursos audiovisuais (datashow e computadores) disponibilizados pelo evento (não serão disponibilizados retroprojetores e demais equipamentos e materiais). As apresentações devem ser entregues em “pendrive” com arquivo em formato PPT, PPTX, PPS, PPSX e também em PDF.

2. Serão 20 minutos de apresentação seguidos de 10 minutos para perguntas e respostas.

3. O período e local das apresentações dos resumos serão informados na carta de aceite, no dia 06/06/2019.

4. Caso tenha interesse, estamos disponibilizando um TEMPLATE para a formatação de sua apresentação. A utilização do template não é obrigatória.

5. Caso necessite disponilizamos a logo do 35º CBE e do 3º CIACT (clique no link).

 

APRESENTAÇÃO PÔSTER

1. Os resumos na forma pôster deverão ser fixados, conforme numeração, data e local, informados na carta de aceite, no dia 06/06/2019.

2. Caso tenha interesse, estamos disponibilizando um  TEMPLATE para a formatação de seu pôster. A utilização do template não é obrigatória.

3. Os pôsteres devem ser feitos digitalmente e impressos com 90 centímetros de largura por 1,2 metros de altura.

4. O pôster poderá ser utilizado preferencialmente no método PEA – Painel Verde, onde o mesmo pode ser impresso em materiais ou com técnicas que utilizem menos recursos naturais (evitando o banner convencional que usa bastante polietilenos) ou utilizar materiais alternativos (como papel reciclado) ou técnicas que ajudam a economizar os recursos naturais (e econômicos) empregados na elaboração de seu pôster. Existem diversos métodos inovadores que auxiliam nessa tendência "verde" de reduzir os custos e o impacto ambiental na hora da impressão!

5. Caso não opte pelo método PEA, o pôster deverá estar com cordão para ser pendurado nos ganchos disponíveis nos painéis;

6. Será fornecido um painel revestido de fórmica branca e fitas adesivas para fixação do pôster;

7. A fixação e retirada do pôster é de responsabilidade dos Autores;

8. Os pôsteres que não forem retirados, na data e horário informados, não serão armazenados.

 

SUSTENTABILIDADE

Os 35º CBE e o 3º CIACT terão ações que instigam boas práticas no uso de recursos naturais que ainda estão sendo elaboradas, mas já temos como certo a ação do “Painel Verde” e desejamos contar com a Colaboração de todos!!

Demais ações serão noticiadas em breve!!

PEA - Painel Verde

O que é um 'painel verde'?

É o seu banner impresso em materiais ou com técnicas que utilizem menos recursos naturais (evitando o banner convencional que usa bastante polietilenos) ou usem materiais alternativos (como papel reciclado) ou técnicas que ajudam a economizar os recursos naturais (e econômicos) empregados na elaboração de seu painel.

Existem diversos métodos inovadores que auxiliam nessa tendência "verde" de reduzir os custos e o impacto ambiental na hora da impressão! Um simples ajuste de letras pode ajudar. Trocar a letra "Arial" por "CenturyGothic" pode economizar na impressão. Porém existe uma técnica mais eficiente para a economia de tinta que é a utilização da Ecofont. Trata-se de um novo software que permite a impressão do texto com pequenas brechas entre os pontos de tinta que formam a letra, que são imperceptíveis à visão humana, pois são muito pequenas. A Ecofont não modifica seu trabalho, é de fácil utilização e garante economia. Se as duas técnicas forem utilizadas em conjunto (uso da letra "CenturyGothic" e da Ecofont) a economia será ainda maior. Para ter acesso a Ecofont basta acessar o site http://www.ecofont.com/https://ecofont.br.uptodown.com/windows e "baixar" a Ecofont para o seu computador.

 

Dicas gerais:

  • A impressão em papel reciclado e uso de tintas vegetais pode diminuir consideravelmente os impactos ambientais do processo de impressão.
  • Procure produtos que maximizam a eficiência e minimiza o consumo de energia. Algumas marcas de toners reduzem em ate 40% a emissão de CO2, NO2 e SO2.
  • Use produtos livre de compostos perigosos.
  • Opte por tintas de base vegetal ou a base de água ou ainda tintas que solidificam ao invés de secar (elimina a liberação de compostos orgânicos voláteis).
  • Repense na quantidade de papel usado, lembre que o espaço pode ser melhor aproveitado pelo melhoramento do layout e da tipografia.
  • Quando for imprimir seu painel, dê preferência a alternativas como papel sulfite, que não tem camada plástica em sua superfície. Evite painéis compostos de PVC, vinil e poliéster que não são recicláveis. Lembre-se também de evitar acabamentos com tubos e ponteiras plásticas.
  • Use sua criatividade, mas não esqueça de obedecer as regras gerais de apresentação de painel. Seu objetivo principal deve ser comunicar seu trabalho de forma objetiva e legível.
  • Mas lembre-se, todos os participantes que apresentarem seus trabalhos em "Painel Verde" concorrerão a um prêmio. Esse prêmio visa revelar não apenas uma tendência, mas a fidelização no compromisso com o planeta e as futuras gerações, tornando-se um exemplo de boas práticas. O painel será avaliado de acordo com o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, e será especificamente avaliada quanto à economia de recursos, reutilização de materiais, reciclagem, originalidade do trabalho, clareza e organização de exposição do conteúdo.
  • Quer minimizar custos ambientais? Não use plástico para cobrir as folhas, use papel reciclado e dispense a cartolina por baixo das folhas avulsas. O que realmente importa no painel é o conteúdo do trabalho e sua habilidade em tornar-se um consumidor de menor custo ambiental.