5º Encontro Metropolitano de Tecnologia da Baixada Santista

5º Encontro Metropolitano de Tecnologia da Baixada Santista

O maior evento de tecnologia da região

Faça sua inscrição
Sexta, 24 de agosto de 2018 Das 08:00 às 21:30
Itanhaém, SP Centro de Convenções de Itanhaém

Sobre o Evento

Estacionamento Oficial (Pago)

Emissão de certificados

Sorteio de Brindes

O Encontro Metropolitano de Tecnologia da Baixada Santista é o maior evento relacionado a área de tecnologia da informação e comunicação da região e neste ano chega à sua quinta edição.

O 5º Encontro Metropolitano de Tecnologia da Baixada Santista é um evento itinerante, organizado pela Câmara Temática de Tecnologia da Informação e Comunicação do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (CTTIC/CONDESB), e em 2018 será realizado pela Prefeitura Municipal de Itanhaém com apoio da Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM) e dos demais municípios da região metropolitana (Bertioga, Cubatão, Guarujá, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente).

O Encontro será realizado no dia 24 de agosto de 2018, com a proposta de reunir os melhores especialistas da área de tecnologia e comunicação, apresentar as tendências e inovações de mercado, incentivar a troca de experiência entre os profissionais da área, fomentar novos negócios, criar oportunidades de emprego e renda, além de mostrar o que há de mais moderno no mundo tecnológico.

O evento é gratuito; pede-se porém a doação voluntária de 1 kg de alimento não perecível ou 1 lata de leite em pó, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade de Itanhaém.


SEBRAE Móvel

O Sebrae Móvel, que presta serviços a empreendedores e a quem planeja ter um negócio próprio, estará em Itanhaém fazendo parte do 5º Encontro Metropolitano de Tecnologia da Baixada Santista, trazendo atendimento ao município! Ele funciona como um escritório itinerante sobre rodas, em uma van customizada para o atendimento ao público, equipada com computadores, internet, ar condicionado e cartilhas com informações e orientação para quem já tem ou deseja investir em um pequeno negócio.

O Sebrae Móvel tem a proposta de levar informações a empreendedores e futuros empreendedores através de orientação e agendamento de cursos e palestras. Quem ainda não é empreendedor, mas planeja montar o próprio negócio, também pode procurar a unidade para receber atendimento e orientações sobre documentação, financeiro e planejamento da sua futura empresa.


Eventos Anteriores

2014 - 1º Encontro Metropolitano de Tecnologia da Baixada Santista realizado no município de SÃO VICENTE, no Centro de Convenções Municipal;

2015 - 2º Encontro Metropolitano de Tecnologia da Baixada Santista realizado no município de PRAIA GRANDE, no Palácio das Artes;

2016 - 3º Encontro Metropolitano de Tecnologia da Baixada Santista realizado no município de SANTOS, no Mendes Convention Center;

2017 - 4º Encontro Metrpolitano de Tecnologia da Baixada Santista realizado no município de CUBATÃO, no Bloco Cultural e Cãmara Municipal.


Estacionamento e restaurante próximos ao evento


Fotos

https://www.flickr.com/photos/governomunicipaldeitanhaem/sets/72157698958213251/

Palestrantes

  • Alan Caetano Alves
  • Eduardo Américo Santana
  • Leandro Fernandes Sanches
  • Paulo Roberto Runge Filho
  • Marcio Moreno
  • Reginaldo Hiroyuki Murata
  • Kelvia Maria Ramos Ronqui
  • Elton Cesar Ventura de Melo
  • Prof. Luiz Cezar Pena
  • Paolo Almeida
  • Danilo Lira Elias

Programação

08h00 Credenciamento Credenciamento
Local: Recepção
08h45 Abertura Solene Abertura
Local: Auditório Principal

Abertura do 5º Encontro Metropolitano de Tecnologia da Baixada Santista.

09h30 - Alan Caetano Alves Inovando em Geoprocessamento com Open Source, Softwares Livres e Reuso de Tecnologias Palestra
Local: Auditório Principal

Será demonstrado nosso modelo de trabalho que agrega diversas metodologias, ferramentas e equipamentos, e como compomos um sistema funcional capaz de entregar produtos equivalentes a soluções de custo muito mais elevado para a administração pública, sendo que este conjunto praticamente não envolve desenvolvimento de softwares, e tem como objetivo a implantação de tecnologias Geoespaciais com custos/esforços cada vez mais otimizados.

10h30 - Eduardo Américo Santana Processos Digitais: Simplificando a burocracia e os processos de trabalho, com mapeamento e automatização dos fluxos. Palestra
Local: Auditório Principal

Será apresentada a implantação de solução tecnológica que contempla gestão integrada de documentos (ECM) e processos, modelagem, mapeamento, otimização, automatização (BPM) de processos eletrônicos para a Prefeitura Municipal de Santos, com certificação digital ICP-Brasil, tipo A3.

11h30 - Leandro Fernandes Sanches Prefeitura Ágil e Lean! É Possível? Palestra
Local: Auditório Principal

Como adotar uma abordagem Lean e colaborativa em um ambiente de natureza restritiva como um órgão público municipal? Em 2015 iniciamos em nossa área de desenvolvimento de sistemas essa incrível jornada, utilizando estratégias pouco convencionais a esse ambiente, como a criação de sala uma especial para propagação cultural, e conseguimos mudar como os “clientes internos” nos enxergavam, melhorando nosso êxito em projetos desenvolvidos, mudando mindsets e através de resultados vencemos resistências culturais. Com essa melhora estamos realizando uma expansão da cultura ágil para áreas fora de TI.

12h30 Almoço Almoço
Local: Almoço

Pausa para o almoço.

13h30 - Paulo Roberto Runge Filho Crimes Eletrônicos: Da inocência ao criminoso digital Palestra
Local: Auditório Principal

A Palestra aborda os problemas ocorridos na infância com a Internet até a fase adulta ligando o temos dos Crimes Cybernéticos.

14h30 - Marcio Moreno Inove para ganhar mais Palestra
Local: Auditório Principal

Por que inovar? Encontro mostra as ferramentas que ajudam a responder na prática esta pergunta e destaca a importância do tema para a gestão. Implantar ações inovadoras pode ser fácil, sem custos adicionais e, dependendo do tipo, promove resultados econômicos rápidos.

15h30 - Kelvia Maria Ramos Ronqui Tecnologias a favor da educação Palestra
Local: Auditório Principal

A Seção de Jovens e Adultos (SEJA) oferece aos alunos conteúdos digitais por meio da Plataforma – Moodle articulando os componentes currículares de maneira interdisciplinar.

Sendo assim, a palestra busca ressaltar o uso de recursos tecnológicos na elaboração de atividades escolares mais significativas e inovadoras, propiciando reflexões quanto ao aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem.

16h30 - Reginaldo Hiroyuki Murata Cidades seguras e programáveis através da Inteligência e biometria Palestra
Local: Auditório Principal

Como as cidades do Brasil poderão ser mais seguras, sustentáveis, programáveis e saudáveis com o emprego de tecnologias de vanguarda.

Reutilização de recursos financeiros obtidos com a economia devido ao emprego da otimização das soluções tecnológicas integradas.

Sistemas integrados de soluções de vídeos analíticos e de segurança para a população.

Evolução e o futuro do emprego da biometria para gestores públicos e a população.

17h30 - Elton Cesar Ventura de Melo Qual a melhor linguagem para programar em games? Palestra
Local: Auditório Principal

A palestra abordará as linguagens usadas em games na atualidade, uma introdução pequena das principais (pontuando as características de cada uma e sua melhor utilização) diferenças entre Engine e Frameworks, terá uma pequena demonstração da construção de um game mobile com a linha de código aberta usando unity mais C# e finalizar com a demo desse mesmo jogo.

18h30 - Prof. Luiz Cezar Pena Educação empreendedora em escolas técnicas: desenvolvendo projetos de sucesso Palestra
Local: Auditório Principal

Atualmente não basta apresentar apenas o “conteúdo fechado” de muitas disciplinas, e menos ainda ficar mencionando que “tem que pensar fora da caixa”. Há de se mudar a visão do mundo ao qual o aluno pertence e será inserido profissionalmente. Qualificar através de projetos, com foco empreendedor, tem sido uma experiência positiva e com excelentes resultados.

A educação empreendedora passou a ocupar uma posição de destaque no campo econômico e social no cenário brasileiro. A sociedade contemporânea exige pessoas empreendedoras, autônomas, com competências múltiplas, que tenham capacidade de aprender, de adaptar-se a situações novas e de promover transformações. Ao vivenciar conteúdos de empreendedorismo, jovens se preparam para o mundo de trabalho, seja seguindo carreira em uma empresa, seja abrindo o próprio negócio. Esses conteúdos estimulam o raciocínio e a busca por aprender conceitos, conhecimentos e técnicas que  ajudem a resolver problemas do dia a dia com os quais terá de lidar na vida profissional.” (SEBRAE)

19h30 - Paolo Almeida PWA: Transformando seu site em aplicativo em minutos Palestra
Local: Auditório Principal

Entenda como funciona e como pode transformar seu negócio, aumentando o engajamento e conversão dos usuários de seu site com essa iniciativa inovadora do Google.

20h30 - Danilo Lira Elias Google For Education Palestra
Local: Auditório Principal

Como a Convex e a Google podem ajudar professores e alunos a tornar o ensino muito mais fácil, dinâmico e intuitivo. Abordagem dos principais aspectos dos aplicativos que compõem o Google for Education. E Laboratórios Móveis, uma nova forma de trazer tecnologia de ponta para a escola, com mobilidade e com custo muito mais baixo.

Edições Anteriores

Local

Centro de Convenções de Itanhaém - 11740-000, Travessa Sebastião Dores, 29, Prainha, Itanhaém, São Paulo,

Organizador

Departamento de Tecnologia de Itanhaém