O USO DO LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE GOIANÉSIA: INFLUÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM.

  • Autor
  • Kariele de Sousa Silva
  • Co-autores
  • Luana Vitória da Silva
  • Resumo
  • A escolha desse tema parte de experiência em observar como os laboratórios de informática são utilizados para a aprendizagem dos alunos nas escolas municipais de Goianésia do terceiro ao quinto ano. Este trabalho tem por objetivo analisar de que forma o laboratório de informática é usado para contribuir no planejamento de conteúdos propostos pela matriz  curricular e para o desenvolvimento dos alunos. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, embasada nos trabalhos de Brito e Purificação (2008), Candau (1978), Kenski (2008), Mercado (2002), Moran (2004), dentre outros.E a pesquisa de campo, que segundo Gil (2002) possui vantagens principalmente em ralação ao levantamento de dados pois os resultados costumam ser fidedignos, e possibilita ao pesquisador maior participação durante a pesquisa obtendo melhor resultados. Durante a pesquisa foi empregado questionários como instrumentos para coleta de dados. Os mesmos foram aplicados aos alunos do terceiro ao quinto ano, aos coordenadores, professores regentes e dinamizadores em três escolas municipais localizadas uma no centro e as outras nas periferias da cidade de Goianésia do estado de Goiás. Os resultados obtidos a partir da análise dos dados, constataram a falta de formação dos dinamizadores referente ao uso pedagógico das tecnologias, e a necessidade de mais cursos de formação para os professores regentes e dinamizadores nessa área, onde essa falta de preparo acaba reduzindo a qualidade da aula no laboratório de informática. Concluindo-se que a partir dessa pesquisa observa-se a necessidade de um maior investimento na capacitação [1]dos dinamizadores e dos docentes, devendo haver um incentivo a formação continuada e o acréscimo de uma disciplina nos cursos de licenciatura voltada para a formação dos professores para uso das tecnologias de forma pedagógico.

     

  • Palavras-chave
  • Tecnologia; Mediação; Formação
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Educação a partir de diferentes olhares
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Apresentação

Os cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás campus Goianésia informam que o IV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG campus Goianésia,  irá acontecer dos dias 03/10 a 06/10/2017. O evento, de acontecimento Anual, trará ao público discussões acerca de importantes políticas educacionais e seus reflexos na educação.

O Simpósio conta com especialistas das principais Instituições de Ensino Superior do estado (UFG, PUC-GO, FACEG e UEG)  para promover reflexão, interlocução e aprofundamento teórico,  por meio de palestras e debates sobre as políticas públicas atuais voltadas para a educação, com mesas-redondas, simpósios temáticos posteres e minicursos.

O principal objetivo do Simpósio, é oferecer aos estudantes das graduações em licenciatura, pós-graduação, egressos, docentes e profissionais da área educacional, debates referentes às principais questões tratadas nas políticas educacionais, socializar e divulgar resultados de pesquisas que comprovem transformações e progressos no campo educacional.

Expediente

Periodicidade da publicação: Anual

Modalidade de publicação: On-line

Idioma que serão aceitos os artigos: Português

Autor corporativo: 

Universidade Estadual de Goiás - Campus Goianésia(UEG)

Coordenação dos cursos de História e Pedagogia
Rua 35 nº 436 - Setor Sul
CEP 76381-089 
Goianésia-GO, Brasil

Contato: coord.goianesia@ueg.br

Periodicidade da publicação: Anual

Modalidade de publicação: On-line

Idioma que serão aceitos os artigos: Português

RESUMO SIMPLES - PÔSTER

Normas para Resumo científico de trabalho concluído ou em andamento (apresentação na forma de pôster)

  1. Os resumos deverão estar digitados em editor de texto Word (Office 97-2016), fonte Arial, estilo normal, tamanho 12, em português, espaçamento simples (1,0) entre linhas.
  2. Utilizar as seguintes margens: superior e esquerda 3.0 cm, margem direita e inferior 2.0 cm; fonte Arial, estilo normal papel A4.
  1. Os resumos deverão conter os seguintes itens:

Título: o título do resumo deverá ser em letra maiúscula, em negrito, centralizado, fonte Arial, estilo normal, tamanho 12.

Nomes e sobrenomes dos autores: deverão ser escritos nesta ordem e estar três linhas abaixo do título (pular duas linhas), alinhados à direita. Utilizar fonte Arial, tamanho 12.

Escrever apenas nome e sobrenome dos autores, em forma de texto corrido, separados por vírgula. Não escrever qualquer outro termo, como autor e coautores, professor orientador etc.

Informações do autor/autores: deve ser escrito em nota de rodapé em fonte Arial, tamanho

10. Conter apenas filiação institucional e e-mail do autor(s), formação, curso que frequenta e ou professor orientador.

Corpo do resumo estruturado: deverá estar duas linhas abaixo do endereço do autor (pular uma linha). O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas e conter no mínimo 300 e no máximo 400 palavras. Os resumos devem ser em parágrafo único sem incluir figuras, tabelas ou referências.

Devem constar nos resumos: Introdução; Objetivo; Metodologia ou Material e Métodos; Resultados/ ou discussões (parciais ou concluído); Considerações finais.

Palavras-chave: Redigir na linha abaixo do parágrafo do resumo (sem pular linha) em fonte Arial, tamanho 12, com inicial maiúscula, separadas por ponto. Deverá conter três palavras- chave.

Fonte de Financiamento: Após os autores pular uma linha e informar fontes de financiamento (custeio, quando for o caso), em letra Arial, tamanho 12.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES

A apresentação do pôster deverá obedecer aos seguintes itens:

  • Tamanho sugerido de 120 cm (altura) x 90 cm (largura).
  • O pôster deve conter: título, autores, endereço de e-mail do autor(s), uma breve introdução, objetivos, metodologia ou material e métodos, resultados (parciais ou concluídos), considerações finais e referências.
  • Deve-se utilizar o uso de recursos visuais, como imagens, quadros, tabelas, figuras e fotos, no pôster.
  • O tamanho da fonte deve ser suficiente para permitir a leitura a uma distância de 2 metros (sugere-se tamanho 32 para o texto principal, em espaço 1,5 entre linhas).
  • Pode – se imprimir o pôster em papel ou lona de vinil.
  • No dia e horário da apresentação do pôster, os apresentadores, devidamente inscritos no evento, deverão ficar disponíveis ao lado de seu pôster durante todo o período preestabelecido. A ausência ou afastamento do apresentador do pôster no horário determinado implicará no não recebimento do comprovante de apresentação.
  • A confecção do pôster será de responsabilidade do autor(s), seguindo as normas estabelecidas. Os locais e horários de apresentação do pôster serão divulgados na semana do evento.

Obs: Os grupos de pôsteres deverão conter no máximo quatro componentes, incluindo o professor orientador.

Organização:

Cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Goianésia.

Corpo editorial/Comitê científico:

Professores membros:

Arlene Alves Antunes Pereira
Bráulio Fernando da Silva
Cristina Araújo Oliveira
Dario Leopoldino da Costa
Euzeanne Elias de Souza Rodrigues
Hermes Gonçalves da Silva
Kátia Regina Rodrigues de Oliveira
Leicy Francisca da Silva
Maria das Graças Bueno da Silva
Nilma Cristina MirandaToledo
Sebastiana Perpétua Rezende Silva
Ubiraci Victovik do Nascimento

Endereço postal

Universidade Estadual de Goiás - Campus Goianésia(UEG)
Rua 35 nº 436 - Setor Sul
CEP 76381-089 
Goianésia-GO, Brasil

Contato Principal

Maria das Graças Bueno da Silva
Diretora do câmpus Goianésia
Universidade Estadual de Goiás
Rua 35 nº 436 - Setor Sul
CEP 76381-089 
Goianésia-GO, Brasil
Telefone: +55 62 3353 4277
E-mail: buenograca@bol.com.br

A publicação do trabalhos aceitos começou a partir de 2017.