III Café Intercom Unit

Livraria Leitura, Parque Shopping Maceió, Piso 2

Avenida Comendador Gustavo Paiva, 5945, Cruz das Almas

Maceió - Alagoas

22/05/2017

Inscrição

Informações

O Café Intercom Unit é um espaço que proporciona a oportunidade de discussão entre pesquisadores e sociedade sobre assuntos específicos da Comunicação. Nesta 3ª edição teremos um "papo de segunda" e conversaremos sobre a influência da música na cultura de uma sociedade, mais especificamente, a nossa, a de Alagoas. O III Café Intercom Unit acontece na segunda-feira (22/05), às 19h30, na Livraria Leitura, no Parque Shopping Maceió. A entrada é gratuita e as vagas são limitadas.

 

A gente quer falar sobre aquele assunto que é #trendtopic no Twitter, o novo meme que viralizou nas redes sociais e as conversas mais malucas que surgem numa mesa típica de filósofos de boteco. No BG de todos esses espaços de interação (on e off), tem sempre uma música que informa, em forma, mesmo quando não selecionada para ser percebida em primeiro plano.

A verdade é que, em algumas situações, a música está ali para ser percebida, mas não escutada de maneira consciente. São frequências, ritmos e timbres que atuam como (p)arte da narrativa e estão presentes nas peças publicitárias, nos temas de abertura de novelas, nos jingles políticos e também nas páginas dos jornais – que informam, opinam, criticam.

Afinal, nesse mercado fonográfico, dá pra explicar essa listinha das mais tocadas, #top5?! Então, quer dizer que todo povo tem mesmo a música que merece... Tá aí uma questão que a gente quer conversar: sobre a influência da música na cultura de uma sociedade, mais especificamente, a nossa, a de Alagoas. Podemos, então, pintar a imagem do que ouvimos?

O Café vai esquentar uma conversa que surgiu quando começamos a prestar mais atenção numa mudança do cenário musical brasileiro: o #funknejo. Essa nova batida invadiu as ondas de rádios, casas de eventos e está em ampla ascensão num mercado muito bem estruturado. E mais, tem uma frase do Caetano Veloso que nos inquietou bastante: "O funk carioca e o sertanejo universitário são a nova Tropicália". Sim, ele disse isso aqui!

E agora? A gente quer saber qual a música que toca no Caderno de Cultura e não toca na rádio. A gente quer entender o que é cultura e se há resistência. A gente quer refletir se existe escolha: escutamos o que queremos ou é o mercado que determina? Como canta Raul Seixas, parece que a música também entrou na vibe da metamorfose ambulante. Vai ser sonoro, vai reverberar!

 

Confira também nosso canal no YouTube!

Credenciamento

O credenciamento inicia às 19h na Livraria Leitura, Parque Shopping Maceió, Piso 2 (Av. Comendador Gustavo Paiva, 5.945 - Cruz das Almas - Maceió - AL).

Para o credenciamento é solicitada a apresentação do comprovante de inscrição e documento de identificação com foto.

Caso haja atraso ou desistência, após às 19h15, a vaga será destinada ao inscrito na lista de espera.

Comente

Local e Data

Livraria Leitura, Parque Shopping Maceió, Piso 2

Avenida Comendador Gustavo Paiva, 5945, Cruz das Almas

Maceió - Alagoas

Data 22/05/2017 às 19:30

Organizador

Página no facebook