8º Congresso Internacional de Ciberjornalismo

8º Congresso Internacional de Ciberjornalismo

CIBERJORNALISMO ENTRE O PRESENTE E O FUTURO DO JORNALISMO: TECNOLOGIA MÓVEL COMO DESAFIO

Faça sua inscrição

Blog

Comissão Científica do 8º Congresso Internacional de Ciberjornalismo receberá Resumos até dia 22 de agosto

Postado em 22/08/2017

A Comissão Científica do 8º Congresso Internacional de Ciberjornalismo informou, na noite desta segunda-feira, 21 de agosto, que, devido a uma manutenção não programada no Sistema Doity, que gerencia as submissões de trabalhos (Resumos), receberá as propostas até a terça-feira, 22 de agosto.

A Comissão Científica, encarregada pela recepção e encaminhamentos aos pareceristas, é composta pela professora da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Fernanda Vasques e pelos professores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Dra. Thaísa Bueno, Dr. Lucas Reino e Marcelli Alves. O professor Lucas Reino destacou que a qualidade dos trabalhos e os temas de pesquisa propostos para o Congresso tiveram um crescimento significativo. De outro lado a professora Thaísa Bueno destacou que o Congresso de Ciberjornalismo se consolidou, em âmbito nacional, como um evento de referência internacional, "é o único evento científico, profissional e acadêmico que trata de ciberjornalismo no Brasil".

O 8º Congresso Internacional de Ciberjornalismo acontece entre os dias  27 e 29 de setembro, no auditório do Bloco MultiUso na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). As inscrições de trabalhos de pesquisa para os Grupos de Trabalho (GTs) podem ser realizadas até o dia 15 de agosto, por meio do portal da internet do CIBERJOR-UFMS, no endereço www.ciberjor.ufms.br/ciberjor8/(em construção), ou diretamente pelo formulário disponível em https://www.doity.com.br/ciberjor8/artigos.

O Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo também disponibilizou um página de internet para a realização das inscrições no evento no endereço www.doity.com.br/ciberjor8/.

Informações no Facebook pelo endereço https://www.facebook.com/events/446785895682889/ e também https://www.facebook.com/CiberjorUFMS/



Ciberjor-UFMS libera versão PDF do livro Performance em Ciberjornalismo

Postado em 21/08/2017

O Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo (CIBERJOR-UFMS) liberou a versão em PDF do livro Performance em Ciberjornalismo, tecnologia, inovação e eficiência. A versão PDF ficará disponível pela página de internet do Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo - CIBERJOR/UFMS e poderá ser baixado livremente pelos interessados. De acordo com um dos organizadores, a professora da Universidade Federal do Maranhão e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Ciberjcultura - GCiber/UFMA,  Dra. Thaísa Bueno a decisão em liberar a versão PDF faz parte da política dos pesquisadores em ciberjornalismo para facilitar o acesso à produção científica na área. Dra. Thaísa Bueno ressalva que "muitos livros da área, por exemplo, estão disponíveis de forma gratuita na página do LabCom.IFP da Universidade da Beira Interior, em Portugal, departamento que surgiu da fusão de duas unidades, o Laboratório de Comunicação e Conteúdos On-line (LabCom) e o Instituto de Filosofia Prática (IFP). É forma de disseminar e popularizar o conhecimento".


O livro, organizado pelos pesquisadores Gerson Luiz Martins, Lucas Reino e Thaísa Bueno, reúne as conferências e trabalhos de pesquisa apresentados no 6º Congresso Internacional de Ciberjornalismo realizado em 2015 na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A obra se compõe dos melhores textos do Congresso e das principais conferências e está estruturado com os trabalhos de João Canavilhas, Novos atores na redação: como muda o jornalismo?; Performance em Ciberjornalismo: tecnologia, inovação e e ciência de Rosental Calmon Alves; O que é jornalismo? Quem e o que o produz? Onde e quando acontece? de Alex Primo; Ciberjornalismo no Brasil e o texto longform de Raquel Longhi; Jornalismo no ambiente da computação cognitiva de Walter Teixeira Lima; O dono do texto: dilemas do jornalismo em plataformas digitais de Juliano Maurício de Carvalho; Jornalismo guiado por dados e cultura profissional de Marcelo Träsel; Scraping e memória digital: identificando as transformações dos portais jornalísticos com base na coleta automatizada das suas versões de Márcio Carneiro dos Santos; Um panorama dos estudos científicos sobre comentários de leitores de Thaísa Bueno; A informação jornalística na ponta dos dedos: o ciberjornalismo e a leitura touchscreen de Elton Tamiozzo de Oliveira e Gerson Luiz Martins; Trajetória do ciberjornalismo em Mato Grosso do Sul de Fernanda França Fortuna; A rastreabilidade como característica do ciberjornalismo de Lucas Santiago Arraes Reino; Investigações e Experimentações em Sofwares para Gestão de Mídia no Domínio do Jornalismo: Relato Sobre Interfaces de Programação de Aplicações de Rodrigo Eduardo Botelho-Francisco e Alex Fernando Orlando; Drones, sensores, tecnologia vestível: o efeito colateral das novas ferramentas para jornalistas de Alfredo José Lopes Costa, Gibran Luís Lachowski e Konrad Felipe Hencke; Os jornalistas frente ao Marco Civil da Internet de Igor Gomes Duarte Gomide dos Santos; Convergência e inovação jornalística em revistas para tablet: uma proposta de categorias de análise de Adalton dos Anjos Fonseca; As possibilidades interativas do HTML5 no jornalismo on-line de Eduardo Fernando Uliana Barboza e Ana Carolina de Araújo Silva e Formação de profissionais e pesquisadores em Ciberjornalismo de Gerson Luiz Mello Martins.

A publicação do livro Performance em Ciberjornalismo foi possível com o apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul - Fundect, pela aprovação de projeto no Edital PUBLICA-MS 2015.

O livro também terá lançamentos na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), PUC-CampinasUniversidade Metodista de Piracicaba (Unimep), Universidade Estadual Paulista (Unesp-Bauru) e na Universidade de São Paulo (USP) na sessão de lançamento de livros do 15º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo – SPBJor.

O acesso para a versão do PDF do livro Performance em Ciberjornalismo está disponível em ciberjor.ufms.br/atividades/livros/



8° Congresso Internacional de Ciberjornalismo terá sessão de Lançamento de Livros

Postado em 21/08/2017

Sessão especial de lançamento de livros marcará a programação do 8º Congresso Internacional de Ciberjornalismo. As obras serão apresentadas ao público na segunda noite de atividades, dia 28 de setembro.  De acordo com o professor Gerson Luiz Martins, coordenador geral do Congresso, serão privilegiadas obras recentes de autores que participarão do evento e publicações de professores do Mestrado em Comunicação e do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), instituição-sede das atividades. “O lançamento de livros é bastante pertinente, pois são obras relevantes para os estudos e para a aplicação prática do ciberjornalismo no Brasil”, ressalta. “Outro aspecto importante é a possibilidade e o privilégio de diálogo entre os próprios autores e os estudantes e participantes do evento”.

Os autores interessados em participar da Sessão de Lançamentos de Livros devem encaminhar proposta para a Comissão Organizadora do 8º Ciberjor pelo endereço eletrônico ciberjor.cchs@ufms.br com título de assunto "Lançamento de Livros - 8º Ciberjor".

A Comissão Organizadora destacou que o foi “programado uma atividade descontraída e de caráter informal na qual os autores poderão dialogar com os participantes durante o coquetel que sucederá a cerimônia de abertura do simpósio”. Destacou ainda que “nesse ambiente, os autores interessados poderão divulgar, tirar dúvidas sobre as publicações e autografar seus livros”.

Outras informações sobre o 8° Congresso Internacional de Ciberjornalismo podem ser encontradas no endereço www.ciberjor.ufms.br/ciberjor8 ou pelo telefone (67) 3345-7040.



Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Campo Grande e Ciberjor/UFMS fecham parceria de apoio

Postado em 21/08/2017

O Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo (Ciberjor) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) fechou parceria de apoio para o 8º Congresso Internacional de Ciberjornalismo com a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) da Prefeitura de Campo Grande em reunião realizada no último dia 28 de julho. A reunião teve a participação da secretária de Cultura e Turismo do município de Campo Grande, Nilde Brun; do coordenador geral do Ciberjor - UFMS, professor Gerson Luiz Martins; do vereador do município de Campo Grande, Eduardo Romero e do coordenador geral da Comissão Organizadora para a realização do 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC, professor Dr. Ivo Leite.

A parceria entre o Ciberjor e a Secretaria de Turismo estabelece apoio no logística de transporte e alimentação dos conferencistas e convidados e ainda o apoio na programação cultural do Congresso, que será disponibilizada pela equipe da Sectur. Segundo a secretária de Cultura e Turismo de Campo Grande, Nilde Brun, o Congresso de Ciberjornalismo se constitui num momento importante para a cidade de Campo Grande e para o Estado, além de ser um evento estratégico para as políticas de divulgação do turismo da cidade. A secretária Nilde Brun destacou que "é um evento que reúne jornalistas, pesquisadores de jornalismo e isso é importante para que possamos implementar o plano turístico de Campo Grande".
Reunião de apoio ao Ciberjor 8 e SBPC na Secretaria de Turismo de Campo Grande

O vereador Eduardo Romero reforçou a importância do evento e reafirmou o apoio pessoal e da Câmara Municipal "para as atividades que valorizem a cidade, por meio do turismo que fortalece a economia". Romero enfatizou a importância do turismo e das inúmeras ações que fortalecem a economia do munícipio a partir da valorização e apoio aos eventos científicos que demandam um grande número de visitantes para a cidade, como é o caso também da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciências - SBPC.

A reunião, agendada pelo coordenador geral da Comissão Organizadora da 71ª Reunião Anual da SBPC, que acontecerá na UFMS em 2019, professor Dr. Ivo Leite, também consolidou a apoio da Sectur para o evento da SBPC. Segundo o professor Dr. Ivo Leite, será um evento que congregará cerca de 12.000 participantes e mobilizará toda a estrutura cultural, turística, econômica e social de Campo Grande e do Estado.

O 8º Congresso Internacional de Ciberjornalismo acontece entre os dias  27 e 29 de setembro, no auditório do Bloco MultiUso na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). As inscrições de trabalhos de pesquisa para os Grupos de Trabalho (GTs) podem ser realizadas até o dia 15 de agosto, por meio do portal da internet do CIBERJOR-UFMS, no endereço www.ciberjor.ufms.br/ciberjor8/(em construção), ou diretamente pelo formulário disponível em https://www.doity.com.br/ciberjor8/artigos.

O Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo também disponibilizou um página de internet para a realização das inscrições no evento no endereço www.doity.com.br/ciberjor8/.

Informações no Facebook pelo endereço https://www.facebook.com/events/446785895682889/ e também https://www.facebook.com/CiberjorUFMS/



Comissão Científica do 8º Congresso Internacional de Ciberjornalismo prorroga prazo para envio de trabalhos

Postado em 21/08/2017


Comissão Científica do 8º Congresso Internacional de CiberjornalismoA Comissão Científica do 8º Congresso Internacional de Ciberjornalismo prorrogou o prazo para o envio dos trabalhos por meio de Resumos para apresentação nos Grupos de Trabalho do evento para o dia 21 de agosto. Segundo os membros Comissão Científica, a dilação do prazo é decorrente de vários pedidos e também para que os autores aproveitem o final de semana para concluir os textos.

A Comissão Científica, encarregada pela recepção e encaminhamentos aos pareceristas, é composta pela professora da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Fernanda Vasques e pelos professores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Dra. Thaísa Bueno, Dr. Lucas Reino e Marcelli Alves. O professor Lucas Reino destacou que a qualidade dos trabalhos e os temas de pesquisa propostos para o Congresso tiveram um crescimento significativo. De outro lado a professora Thaísa Bueno destacou que o Congresso de Ciberjornalismo se consolidou, em âmbito nacional, como um evento de referência internacional, "é o único evento científico, profissional e acadêmico que trata de ciberjornalismo no Brasil".Coordenadora do Curso de Jornalismo da UFMS, Katarini Miguel 

A coordenadora do curso de Jornalismo da UFMS, professora Dra. Katarini Miguel destacou que o crescimento do Congresso de Ciberjornalismo nos últimos anos demonstra a credibilidade, a seriedade e a qualidade da organização, principalmente com o apoio dos parceiros como a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT), da Coordenadoria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Ressalta Katarini Miguel que "o apoio dos parceiros, das agências de fomento é fundamental para a elevação da qualidade do congresso".

O 8º Congresso Internacional de Ciberjornalismo acontece entre os dias  27 e 29 de setembro, no auditório do Bloco MultiUso na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). As inscrições de trabalhos de pesquisa para os Grupos de Trabalho (GTs) podem ser realizadas até o dia 15 de agosto, por meio do portal da internet do CIBERJOR-UFMS, no endereço www.ciberjor.ufms.br/ciberjor8/(em construção), ou diretamente pelo formulário disponível em https://www.doity.com.br/ciberjor8/artigos.

O Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo também disponibilizou um página de internet para a realização das inscrições no evento no endereço www.doity.com.br/ciberjor8/.

Informações no Facebook pelo endereço https://www.facebook.com/events/446785895682889/ e também https://www.facebook.com/CiberjorUFMS/