I Semana Nacional de Filosofia da UEPB / I Colóquio Nacional Biopolítica e Filosofia

I Semana Nacional de Filosofia da UEPB / I Colóquio Nacional Biopolítica e Filosofia

Diálogos contemporâneos: respeito às singularidades e às diferenças

Faça sua inscrição

Grupos de Trabalho

A I Semana Nacional de Filosofia da UEPB / I Colóquio Nacional Biopolítica e Filosofia (Campina Grande, 12-14 de novembro de 2018) é um encontro científico aberto à participação de todos os interessados em participar e discutir a sua pesquisa. Decorre até 21 de outubro de 2018 o prazo para envio de proposta de comunicações. O evento acolhe comunicações em todos os domínios e metodologias dos estudos filosóficos, devendo cada proposta ser associada a um dos seguintes Grupos de Trabalho:

 

GT 01 - As múltiplas faces da subjetividade contemporânea

O caráter polissêmico da noção de subjetividade exige uma abordagem interdisciplinar, capaz de refletir, analisar e compreender modos distintos de tematizar essa realidade. Entendemos que é preciso traçar um percurso teórico que possibilite construir um panorama amplo e eficaz para se pensar as subjetividades em sintonia com os modos diversos de constituí-las. Assim, a diversidade de autores e áreas distintas da pesquisa, tanto no âmbito da própria Filosofia, quanto em diálogo com outros saberes, se constitui em uma adequada estratégia para se estabelecer os pontos conflitantes, convergentes e coincidentes de distintas concepções de subjetividade e de noções que lhe são aproximadas: sujeito, identidade, subjetivação e representação. Dessa forma, o GT postula receber reflexões que apresentem autores e temas que contribuem para montar o painel diversificado da construção da subjetividade no mundo contemporâneo.

Coordenadores: Prof. Dr. José Nilton Conserva de Arruda (UEPB), Prof. Dr. Julio Cesar Kestering (UEPB) e Marianne Sousa Barbosa (UFCG).

 

GT 02 - Ética, Biopolítica e Direitos Humanos

A problemática das relações entre filosofia e biopolítica encontra-se no cerne do mundo contemporâneo, a propósito de questões tão diversas como sejam o Estado, a cidadania, a origem de formas mais sutis, mas também mais poderosas de exercício do (bio)poder, o racismo, o campo de concentração, a exceção soberana e sua conturbada atualidade no pós-11 de setembro, que admite uma violência não regulada pela lei, na qual o estado de exceção se torna uma estrutura jurídico-política instituída. Por outro lado, surge envolta a necessidade de uma reflexão urgente: os tempos atuais não são de normalidade, mas de solidificação do estado de exceção como o nómos do espaço político em que ainda vivemos (Agamben). Esse panorama provoca momentos de perplexidade e zonas de sombra que reclamam a análise da nossa contemporaneidade, marcada pela crise e urgência da ética, como também pelo debate em torno das questões fundamentais da biopolítica e das vulnerabilidades e violações de direitos humanos em suas diversas dimensões, como acontece no caso do refugiado. 

Coordenadores: Prof. Dr. Thalles Azevedo de Araujo (UEPB), Prof. Dr. José Arlindo de Aguiar Filho (UEPB), Prof. Dr. Flávio José de Carvalho (UFCG).

 

GT 03 - Filosofia da Educação e Ensino de Filosofia

Este GT recepciona pesquisas em diferentes perspectivas e autores que fundamentam as concepções da Filosofia da Educação e abordam suas problemáticas, bem como suas repercussões na formação docente. A temática do GT abrangerá também as questões referentes ao ensino de Filosofia tanto na educação básica quanto no ensino superior, evidenciando os diversos aspectos da formação dos professores de Filosofia, o currículo tradicional, a prática docente, os métodos, as metodologias e suas interfaces com a descolonização curricular. Haverá espaço ainda para os relatos de experiências nos Programas de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica, que compõe a política nacional de formação de professores do MEC.

Coordenadores: Prof. Dr. Valmir Pereira (UEPB) e Prof.ª Dr.ª Gilmara Coutinho Pereira (UEPB).

 

GT 04 - Mística, Existencialismo e Filosofia da Religião

O GT de Mística, Existencialismo e Filosofia da Religião se pretende um espaço que visa proporcionar a apresentação de trabalhos acadêmicos e o debate filosófico no que toca os pontos: contribuição dos escritos místicos à filosofia, mística na Idade Média, reavivamento da mística no século XX, mística e filosofia, existencialismo e suas diferentes vertentes, existencialismo e influências no século XX, existencialismo e engajamento filosófico, existencialismo e sentido, crítica à religião, filosofia da religião clássica, religião na filosofia contemporânea.

Coordenadores: Prf.ª Dr.ª Maria Simone Marinho Nogueira (UEPB), Prof. Dr. Írio Vieira Coutinho Abreu Gomes (UEPB), Prof. Dr. Ramon Bolivar Cavalcanti Germano (UEPB).