I Simpósio das Apaes de Sergipe

22 de novembro de 2017, 08h00 - 17h00

Faculdade Maurício de Nassau, Aracaju, SE

Sobre

O I Simpósio das APAES em Sergipe acontecerá no dia 22 de novembro de 2017 no Auditório da Universidade Mauricio de Nassau, em Aracaju – Sergipe com o tema: O Acesso das Pessoas com Deficiência aos Direitos Fundamentais: Uma Reflexão à Luz da Constituição Federal.

O evento está em sua primeira edição e será realizado pela Federação Estadual das APAES, e estima reunir aproximadamente 500 participantes, distribuídos em Educadores, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, Assistentes Sociais, estudantes e áreas afins.

Durante o I Simpósio das APAES em Sergipe serão realizadas palestras atendendo assim os interesses da política à pessoa com deficiência.

A programação Científica foi cuidadosamente elaborada, com palestrantes de renome nacional que irão discutir e abordar assuntos da atualidade de interesse dos profissionais que trabalham direta ou indiretamente com a pessoa com deficiência. Serão oferecidos oficinas, mesas redondas, palestras, trabalhos científicos dentre outros.

 

 

Local do evento

Faculdade Maurício de Nassau - 49097-670, Avenida Augusto Franco, Siqueira Campos, Aracaju, Sergipe

Palestrantes

  • Carlos Mariz Moura de Melo

    Carlos Mariz Moura de Melo - FEAPAES - Federação das Apaes no Estado de Sergipe

    Jornalista e Advogado. Atualmente é Assessor de Imprensa da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), foi presidente do Conselho Municipal de Orçamento Participativo de Aracaju (2003); Presidente das Associações de Moradores do Conjunto Beira Mar I e Brisa Mar (2003 e 2005, respectivamente), Vice-Presidente da Apae Aracaju (2012), 1º Secretário da Federação das Apaes de Sergipe (2012), Presidente da Associação Beneficente Serigy (2016).

    21/11 - 08h00 Abertura
    21/11 - 09h00 palestra: Movimento das APAES no Estado de Sergipe: Atualidades e Pespectivas

  • Rita de Cacia  Santos Souza

    Rita de Cacia Santos Souza - Universidade Federal de Sergipe

    Professora da graduação e pós-graduação na Universidade Federal de Sergipe, ministra as disciplinas Cultura Inclusiva, Educação Inclusiva, Libras, monografia I e II, Fundamentos da investigação científica. Tem Pós-doutorado em Educação (2014) e é Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2009). Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (1993), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2000). Membro da Sociedade Movimento dos Focolares, Associação Brasileira de Psicopedagogia - Seção Sergipe, Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, Sociedade Brasileira de Pesquisadores em História da Educação(SBHE); vice líder do Núcleo de pesquisa em Inclusão escolar da Pessoa com Deficiência - Nupieped (UFS), membro do Geine ( UFBA) e da Sociedade Movimento dos Focolare. Tem experiência da área de Educação infantil à pós-graduação, atuando e publicando principalmente nas seguintes temáticas: educação, educação especial e inclusiva, práticas pedagógicas, tecnologia assistiva, ensino-aprendizagem, história da educação especial, Libras, educação e diversidade.

    21/11 - 09h30 palestra: Tecnologia Assistiva como Recurso de Promoção da Funcionalidade e Independência da Pessoa com Deficiência

  • Dr. Edgilson Tavares de Araujo

    Dr. Edgilson Tavares de Araujo - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Doutor e mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Estratégias de Mobilização e Marketing Social pela Universidade de Brasília / Unicef. Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Paraíba. Realizou estágio doutoral sanduíche em Lisboa - Portugal, na Universidade Católica Portuguesa. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), na área de Políticas Públicas, exercendo o cargo de Assessor da Direção do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL). Vice-líder do Grupo de Pesquisa CNPq - Processos de Inovação e Aprendizagem em Políticas Públicas e Gestão Social e pesquisador do Observatório da Formação em Gestão Social. Membro da Rede de Pesquisadores de Gestão Social (RGS). Consultor do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome / Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (MDS/PNUD). Membro da Câmara Interdisciplinar da FAPESB e do Conselho de Administração da APAE de Salvador. Foi professor e coordenador de cursos de graduação e pós-graduação no Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE); Escola de Administração da UFBA; Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social (CIAGS); Unifacs. Atuou como gestor de organizações da sociedade civil tais como Federação Nacional das APAEs, Instituto APAE-SP, Sense International, Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Múltiplo Deficiente Sensorial, Programa Artesanato Solidário, entre outros. Possui experiência e tem interesse nos seguintes temas/áreas: análise de políticas públicas; política e gestão da Assistência Social; gestão social; pessoas com deficiência; relações Estado-Sociedade; gestão pública; formação de gestores sociais.

    21/11 - 17h00 palestra: Contribuições da Política de Assistência Social para o Processo de Habilitação e Reabilitação da Pessoa com Deficiência e sua Família

  • Maria Goretti Fernandes

    Maria Goretti Fernandes - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Lecionou como professora substituta na UFRN no curso de Fisioterapia (1998-2000), foi professora efetiva do curso de Fisioterapia na Universidade Potiguar - Natal - RN(1999-2002), ensinou no curso de Doutora em Saúde Pública na Universidade Americana - Asunción (2009) e na Faculdade Integrada do Recife (2003-2010). Atuou como professora da Universidade Salgado de Oliveira e como professora assistente da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), até abril de 2013. Tem experiência na área de Fisioterapia Preventiva, com ênfase em Saúde do Trabalhador, atuando principalmente nos seguintes temas: Fisioterapia Preventiva, Fisioterapia Dermato-Funcional, Fisioterapia Geral (Eletrotermofotorapia e Hidroterapia), Ergonomia e Saúde do Trabalhador. Atualmente é avaliadora do MEC\INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira e professora efetiva da Universidade Federal de Sergipe no Núcleo de Fisioterapia do Hospital Universitário.

    21/11 - 14h00 Uso da Realidade Virtual nas Intervenções para a PcD

  • Drª Mônica Carmélia Marinho de Souza Khel

    Drª Mônica Carmélia Marinho de Souza Khel - Federação das Apaes do Estado de Sergipe

    Advogada, procuradora jurídica do da Federação das Apaes do Estado de Sergipe.

    22/11 - 10h40 Oficina 2: Estatuto da Pessoa com Deficiência e BPC

  • Tânia Maria de Freitas Brandão

    Tânia Maria de Freitas Brandão - Federação das Apaes do Estado da Bahia

    Tânia Brandão. Terapeuta Ocupacional com habilitação na área da deficiência/SP, Coordenadora Estadual de Trabalho, Emprego e Renda- FEAPAES, Gerente dos Serviços Socioassistenciais da APAE Salvador - co-autora de dois livros publicados pela FENAPAES/Brasilia na área de Trabalho.

    22/11 - 08h30 palestra: Formação Básica, Qualificação, Inclusão laboral de PCD Intelectual e Múltipla

  • Ricardo das Mercês Carneiro

    Ricardo das Mercês Carneiro - Ministério Pública do Trabalho

    Promotor do Ministério Pública do Trabalho

    22/11 - 08h30 palestra: Formação Básica, Qualificação, Inclusão laboral de PCD Intelectual e Múltipla

  • Cláudio Brito

    Cláudio Brito - Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência

    Presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência

    21/11 - 11h00 Mesa Redonda: O Envelhecimento da Pessoa com Deficiência no Estado de Sergipe

Programação

Horário Atividade Descrição
21/11
07h30 Hall do Auditório Credenciamento
Credenciamento
A entrega do material.  
08h00 Auditório Abertura
Abertura
Carlos Mariz Moura de Melo
Boas vindas do Presidente da Feapae-Se.
09h00 AUDITÓRIO palestra: Movimento das APAES no Estado de Sergipe: Atualidades e Pespectivas
Palestra
Carlos Mariz Moura de Melo
Palestrante: Carlos Mariz Moura de Melo
09h30 Auditório palestra: Tecnologia Assistiva como Recurso de Promoção da Funcionalidade e Independência da Pessoa com Deficiência
Palestra
Rita de Cacia  Santos Souza
Palestrante: Profª Rita de Cássia dos Santos Souza 
11h00 Auditório Mesa Redonda: O Envelhecimento da Pessoa com Deficiência no Estado de Sergipe
Mesa-redonda
Cláudio Brito, Dr. Fausto Valois
Facilitadores Dra. Berenice Andrade de Melo - Membro do Núcleo de Defesa da Cidadania e Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão Dr. Fausto Valois - Promotor de Justiça do Ministério Público de Sergipe Cláudio Brito - Presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência Durval - Presidente do Conselho Estadual do Idoso
12h00 Livre Intervalo para Almoço
Intervalo
Livre
14h00 Auditório Uso da Realidade Virtual nas Intervenções para a PcD
Palestra
Maria Goretti Fernandes
Profª Dra. Maria Goretti Fernandes 
15h00 Auditório palestra: Intervenção Precoce com Base na Análise do Comportamento - ABA
Palestra
Palestrante: Psicólogo Thiago Cavalcante
17h00 Auditório palestra: Contribuições da Política de Assistência Social para o Processo de Habilitação e Reabilitação da Pessoa com Deficiência e sua Família
Palestra
Dr. Edgilson Tavares de Araujo
Palestrante: Prof. Dr. Edgilson Tavares de Araújo - Assessor da Direção do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
22/11
08h30 Auditório palestra: Formação Básica, Qualificação, Inclusão laboral de PCD Intelectual e Múltipla
Palestra
Ricardo das Mercês Carneiro, Tânia Maria de Freitas Brandão
Palestrantes: Dr. Ricardo Carneiro - Promotor de Justiça do Ministério Público do Trabalho                        Tânia Maria de Freitas Brandão - Apae Salvador
10h00 Auditório palestra: Inclusão Social da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla: Autogestão, Autodefensoria e Família
Palestra
Palestrante: Maria Madalena Santos Araújo - Professora, Pedagoga em Educação Especial com Habilitação em Deficiência Intelectual, Psicopedagoga  Clinica e Institucional, Especialização em Psicomotricidade e Formação em Dislexia. Palestrante: Marina Gonçalves R. Costa - Advogada
10h40 Sala 1 Oficina 1: AEE- Atendimento Educacional Especializado Facilitadora
Oficina
AEE- Atendimento Educacional Especializado Facilitadora: Maria Betânia Gonçalves - Pedagoga, Psicopedagoga, Especialista em Sala de Recursos atuou na Apae Aracaju como Diretora da Escola Manoelito Carvalho.
10h40 Sala 2 Oficina 2: Estatuto da Pessoa com Deficiência e BPC
Oficina
Drª Mônica Carmélia Marinho de Souza Khel
Estatuto da Pessoa com Deficiência e BPC Facilitadora: Monica Camélia Marinho de Souza Kehl - Advogada e Procuradora da Federação das Apaes em Sergipe
10h40 Sala 3 Oficina 3: Método Montessori como Forma Agregadora para as Disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática
Oficina
Método Montessori como Forma Agregadora para as Disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática Facilitadora: Lêlian Bittencourt - Pedagoga, Pós-Graduada em Psicopedagogia, Especalista em Língua Portuguesa pelo Sistema Montessori
10h40 Sala 4 Oficina 4: Violência com a Pessoa com Deficiência Facilitadora
Oficina
Dra. Emília Corrêa
Violência com a Pessoa com Deficiência Facilitadora: Dra. Emília Correia - Defensora Pública e Vereadora por Aracaju Facilitadora: Anair Santos Viana - Assistente Social, com Especialização em Psicopedagogia, Bel. em Direito, Vice-Presidente da Federação das Apaes de Segipe e Presidente da Apae Nossa Senhora do Socorro.
10h40 Sala 5 Oficina 5: Terapia Alternativa: Intervenção Precoce com Base na Análise do Comportamento - ABA
Oficina
Terapia Alternativa: Intervenção Precoce com Base na Análise do Comportamento - ABA Facilitador: Psicólogo Thiago Cavalcante
12h00 Livre Intervalo para Almoço
Intervalo
Livre
14h00 Auditório Eleição dos Autodefensores das Apaes
Sessão técnica
Facilitador: Ilenoi Costa Silva - Coordenadora Estadual da Autodefensoria e Família no Estado de Sergipe
18h00 Auditório Encerramento
Comissão Organizadora
Encerramento

Inscrições

Organizador

Apoio

Parceiros