Seminário "Critérios de seleção para indexação de periódicos na Web of Science" 2019

18 de março de 2019, 14h30 - 16h30

Auditório do Instituto de Estudos Avançados IEA, São Paulo, SP

Sobre

Dia 18 de marçode 2019- Horário: das 14h30 às16h30

O Sistema Integrado de Bibliotecas da USPe a Clarivate Analyticstêm a honra de convidá-lo(a) para o Seminário "Critérios de seleção para indexação de periódicos na Web of Science"a ser realizado no Auditório do Instituto de Estudos Avançadosno Campus USP de São Paulo- SP.


Em um cenário de reconhecimento do valor da ciência aferido majoritariamente por meio da publicação de artigos em revistas científicas, sobressai a importância da indexação dos periódicos em bases multidisciplinares baseadas em citações. A avaliação de periódicos para inclusão na Coleção Principal da Web of Science (WoS), Base de Dados internacional mundialmente reconhecida,é um processo contínuo, com adições e exclusões ocorrendo periodicamente. A cada ano, a equipe de Editorial Development da WoS analisa mais de 3.500 títulos de periódicos para inclusão nos índices SCIE, SSCI e AHCI. Só por volta de 10% desses periódicos são escolhidos.

Em 2015 foi lançado o índice de citação de fontes emergentes - em inglês Emerging Sources Citation Index (ESCI)como um novo banco de dados dentro da Web of Science.Cerca de 3.000 periódicos foram selecionados para cobertura no lançamento, abrangendo toda a gama de áreas de conhecimento.

O processo de seleção é o primeiro passo para se aplicar a outros índices da Web of Science.Estes incluem o Science Citation Index (SCI), o Social Science Citation Index (SSCI) e o Arts and Humanities Citation Index (AHCI).Os periódicos aceitos para cobertura devem atender aos seguintes critérios: ser revisado por pares; atender aos requisitos técnicos; terinformação bibliográfica em inglês; seguirpráticas de publicação ética; ser recomendado ou solicitado por um público acadêmico de usuários da BaseWeb of Science.Todos os periódicos submetidos para avaliação nos principais bancos de dados da Web of Science são avaliados e (se bem-sucedidos) serão indexados na ESCI enquanto passam por uma revisão editorial mais aprofundada.

Como fazer parte desse elenco seleto de revistas? Saiba como participando do Seminário. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados.

PROGRAMAÇÃO

- Panorama da Base de Dados Web of Science e seu conteúdo
-Processo de seleção e avaliação de títulos para os índices SCIE, SSCI e AHCI
- Critérios para indexação de periódicos naWeb of Science: padrões básicos de edição, conteúdo editorial, foco internacional e análise de citação
- Diretrizes para periódicos eletrônicos
- Considerações específicas para as áreas de Ciências Sociais, Artes e Humanidades
- Como enviar um periódico para avaliação e acompanhar o processo
-Periódicos Emergentes
-Periódicos Nacionais

INSTRUTORA: Deborah Dias (Clarivate Analytics/Thomson Reuters)

Organização e Promoção: Departamento Técnico do SIBiUSP

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados.Haverá transmissão do evento pelo Canal Youtube do SIBiUSP

Local do evento

Auditório do Instituto de Estudos Avançados IEA - 05508-050, Rua da Biblioteca, Butantã, São Paulo, São Paulo

Palestrante

  • Deborah Dias

    Deborah Dias - Clarivate Analytics / Thomson Reuters

    Deborah Dias é responsável pelo treinamento e suporte para usuários das bases de dados da Clarivate Analytics (antiga Thomson Reuters) no Brasil. Com bacharelato em Arqueologia e extensão em Engenharia de Software e Administração de Marketing, tem mais de 20 anos na área de suporte e treinamento.

    18/03 - 14h30 Critérios de seleção para indexação de periódicos na Web of Science

Programação

Horário Atividade Descrição
18/03
14h30 Auditório do IEA Critérios de seleção para indexação de periódicos na Web of Science
Aula
Deborah Dias

Apresentação dos critérios

Inscrições

Organizador

  • Sistema Integrado de Bibliotecas | SIBiUSP
    O SIBiUSP é um órgão da Reitoria da USP, formado por um Departamento Técnico e por 48 bibliotecas, distribuídas por dez cidades do Estado de São Paulo.
    Entre em contato