II Encontro Brasileiro de Docentes e Gestores em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais OPNE - ABOPE

II Encontro Brasileiro de Docentes e Gestores em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais OPNE - ABOPE

Brasília - 22 de Novembro de 2019 - Associação Brasileira de Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais

Faça sua inscrição
Sexta, 22 de novembro de 2019 Das 07:30 às 19:00
Brasília, DF Universidade Católica de Brasília - UCB

Sobre o Evento

Nosso evento se destaca como um importante projeto voltado a docentes e formadores do curso de graduação, pós graduação, pesquisa e gestão em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais, visando prover a integração dos participantes e promover o diálogo sobre o exercício da especialidade, contribuindo para a consolidação de saberes, o crescimento profissional e o fortalecimento da área nas instituições acadêmicas, além de serviços públicos e privados de saúde especializada.

Este segundo evento tem como proposta repetir o sucesso do primeiro encontro (ocorrido em 2017 e sediado em Campinas - SP) e levantar a discussão sobre a disciplina em cursos de graduação de odontologia, o seu plano pedagógico e conteúdo programático, além de promover o debate sobre a estrutura do curso, preparação para o mercado de trabalho e o modelo da Universidade atualmente visto no país. Portanto, serão ofertadas palestras e mesas de debate sobre os mais variados temas com relação a Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais e sua atuação na sociedade.

Dentistas, gestores, docentes e demaisprofissionais da área de saúdede instituições públicas e privadasde todo o Brasil estão convidados a participar deste encontroem BRASÍLIAe fazer parte doII Encontro ABOPE de Docentes e Gestores em Odontologia para Pacientes Especiais.

Este ano o evento ocorrerá emBrasília, Distrito Federal, no Auditório do Bloco Central da Universidade Católica de Brasília – UCB durante o3º Congresso de Odontologia da Católica e 18ª Jornada Acadêmica de Odontologia da Católica - UCB. O evento é promovido a cada dois anos pelaABOPE - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ODONTOLOGIA PARA PACIENTES ESPECIAIS, entidade sem fins lucrativos que atua com ações deconscientizaçãoe capacitação há mais de 20 anos, com mais de 300 associados em todo o Brasil.

PARA QUEM SE DESTINA?

Dentistas, profissionais da área de saúde, gestores e docentes de instituições públicas e privadasde todo o BrasilDestaca-se que também será permitida a participação de alunos de todas as instituições de ensino, bem como profissionais ligados a área de odontologia e entidades do setor.

PROGRAME-SE:

II Encontro ABOPE de Docentes e Gestores em Odontologia para Pacientes Especiais
Data: 22 de Novembro de 2019 (Sexta-feira)
Local:Auditório do Bloco M da UCB – Universidade Católica de Brasília
Endereço: QS 7 – Taguatinga, Brasília – DF, 71966-700
Informações:
encontro2019@abope.org

DICAS DE HOSPEDAGEM:

AUCB – Universidade Católica de Brasília, local onde será realizado oII Encontro ABOPE de Docentes e Gestores em Odontologia para Pacientes Especiaisestá localizada a20 Km do Centro de Brasília, na cidade satélite deTaguatinga– Distrito Federal. Aconselhamos a reserva de hotéis nas cidades deTaguatinga Sul(nas proximidades dos Taguatinga Shopping) ou na cidade deÁguas Claras (Aproximadamente 20 minutos de carro da UCB).

HOTEL PARCEIRO: (Importante)
A ABOPE firmou uma parceira junto ao Hotel INTERCITY LED de Taguatinga (Ao lado do Taguatinga Shopping) com valores especiais para as diárias (apartamento SINGLE: R$ 205,00 a diária e apartamento DUPLO: R$ 225,00 a diária).
Endereço QS 1 - Águas Claras, Brasília - DF, 71950-770.Telefone: (61) 3204-8600

Para garantir o desconto as reservas devem ser feitas EXCLUSIVAMENTE pelo e-mail reservas.led@intercityhoteis.com.br.

COORDENAÇÂO / CONTATOS

Professora Doutora Lais David Amaral
Universidade Católica de Brasília
ComissãoCientífica do 2 Encontro de Docentes e Gestores de OPNE - ABOPE
Presidente Docente do 3o. Congresso de Odontologia da Católica e 18a. Jornada Acadêmica de Odontologia da Católica – JAOC

lais@autismo.odo.br|lais.davidamaral@gmail.com

Professor DoutorRafael Celestino
ComissãoCientífica do 2 Encontro de Docentes e Gestores de OPNE - ABOPE
rafacst@gmail.com

Palestrantes

  • Rafael Celestino de Souza (SLMANDIC - São Paulo - SP)
  • Ana Cristina Borges de Oliveira (UFMG) 
  • José Reynaldo Figueiredo (Presidente ABOPE)
  • Alexandre Franco Miranda (UCB)
  • Glória Maria Pimenta Cabral (IESP - João Pessoa - PB)
  • Paulo Sérgio da Silva Santos (FOUSP - São Paulo - SP)
  • Luciane Ribeiro de Rezende Sucasas da Costa (UFG - Belo Horizonte - MG)
  • Gabriela Scagnet  (Hospital Infantil Don Benito Quinquela Martín – Buenos Aires) 
  • Mauricio Bartelle Basso (Gerente de Odontologia da Secretaria de Estado de Saúde - DF)
  • Bruna Lavinas Sayed Picciani (UFF - Rio de Janeiro - RJ) 
  • Nathalie Pepe Medeiros de Rezende (USP - São Paulo - SP)
  • Aline Narciso (Instituto Sorrir para Vida)

Programação

07h30 Credenciamento Credenciamento
Credenciamento
Local: Auditório do Bloco Central

Horário: Das 7h30 às 08h00
Credenciamento e entrega dos materiais de partcipação.

07h45 - José Reynaldo Figueiredo (Presidente ABOPE) Abertura Oficial - José Reynaldo Figueiredo (Presidente ABOPE) Abertura
Abertura Oficial - José Reynaldo Figueiredo (Presidente ABOPE)
Local: Auditório do Bloco Central

Das 07h45 às 08h00
José Reynaldo Figueiredo (Presidente ABOPE)

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Alfenas (1980) e mestrado em Odontologia (Deontologia e Odontologia Legal) pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Ciências Odontológicas pela FOUSP. Cirurgião-dentista da Associação de Assistência à Criança Deficiente há 26 anos. Atuou como cirurgião-dentista do Centro de Referência e Treinamento em DST/AIDS do Estado de São Paulo por dois anos. É ministrador de cursos da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: odontologia, assistência odontológica para deficientes, odontopediatria, pacientes especiais e odontologia para pacientes com necessidades especiais.
Currículo Lattes: 
http://lattes.cnpq.br/6084857202867269

08h00 - Alexandre Franco Miranda (UCB) Alexandre Franco Miranda (UCB) - Importância da vivência clínica no ensino da OPNE no curso de graduação e das metodologias ativas. Palestra
Alexandre Franco Miranda (UCB) - Importância da vivência clínica no ensino da OPNE no curso de graduação e das metodologias ativas.
Local: Auditório do Bloco Central

Horário: Das 08h00-08h45
Importância da vivência clínica no ensino da OPNE no curso de graduação e das metodologias ativas.

Alexandre Franco Miranda (UCB)
Cirurgião-dentista do Hospital Sírio-Libanês, Brasília-DF; Professor Permanente do Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília (UCB) - linha de pesquisa: 1. Aspectos físicos, biológicos, epidemiológicos e tecnológicos do envelhecimento; Professor Doutor (Coordenador das disciplinas de Odontogeriatria, Odontologia para Pacientes Especiais (Pessoas com Deficiência e Grupos Especiais), Clínica de Odontologia para Pacientes Especiais e Odontologia Hospitalar; Membro do Colegiado) do curso de Odontologia da UCB; Possui graduação em Odontologia (Faculdade de Odontologia do Planalto Central); Especialista em Saúde Coletiva (FOP-Unicamp); Especialista em Periodontia (Sl Mandic - EBO); Especialista em Gerontologia (SBGG) - Gerontólogo Titulado; Especialização em Oncologia Multiprofissional (UCB parceria Hospital Sírio-Libanês) em andamento; Mestre em Ciências da Saúde (UnB); Doutor em Ciências da Saúde (UnB); Habilitação em Odontologia Hospitalar (Resolução 162-2015 CFO) e Laserterapia (LELO - FOUSP); Pós-Doutorado em Odontologia em andamento (CPO SL Mandic) e Pós-Doutorado em Odontologia Social em andamento (FOUSP); Membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e da Associação Brasileira de Odontologia para Pacientes Especiais (ABOPE); Autor de mais de 75 artigos científicos publicados em revistas indexadas em nível nacional e internacional nas áreas de Odontogeriatria, Odontologia para Pacientes Especiais e Odontologia Hospitalar (UTI) ; Autor do livro Saúde Bucal na UTI: Necessidade de Capacitação Profissional e Implementação, Paco Editorial, 2017 ; Palestrante nacional e internacional nas áreas de Odontogeriatria, Odontologia para Pacientes Especiais e Odontologia Hospitalar. *** Atua com as seguintes linhas de pesquisa: Gerontologia, Longevidade, Saúde do Idoso, Idoso Frágil, Odontogeriatria, Odontologia para Pacientes Especiais - Pessoas com deficiência e Grupos Especiais, Assistência Domiciliar, Alta Complexidade Sistêmica, Oncologia e Saúde bucal, Cuidados Paliativos, Assistência Hospitalar, Odontologia Hospitalar, Saúde bucal na UTI, Infecções hospitalares, Qualidade de vida, Ensino Odontológico, Gestão em saúde.
Currículo Lattes:
 http://lattes.cnpq.br/9572111805322558

08h45 - Glória Maria Pimenta Cabral (IESP - João Pessoa - PB) Glória Maria Pimenta Cabral (IESP) Inserção do curso de OPNE: da graduação a pós-graduação. Palestra
Glória Maria Pimenta Cabral (IESP) Inserção do curso de OPNE: da graduação a pós-graduação.
Local: Auditório do Bloco Central

Horário: 08h45-09h35
Inserção do curso de OPNE: da graduação a pós-graduação.

Glória Maria Pimenta Cabral (IESP - João Pessoa - PB)
Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (1996), Especialização em Endodontia pelaUniversidade Federal da Paraíba (UFPB - 2002) e em Odontologia para Pacientes com necessidades especiais (SINDODONTO- 2007). Mestrado em Odontologia pela Universidade Potiguar - UNP (2009) e Doutorado em Odontologia (área de concentração: Odontopediatria) pela Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL (2013). Possui Habilitação em Odontologia Hospitalar, Habilitação em Sedação com Óxido Nitroso e Habilitação em Laserterapia. Atualmente é coordenadora do Curso de Odontologia do Instituto de Educação Superior da Paraíba - IESP. Professora da Especialização em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais e Coordenadora da Habilitação em Odontologia Hospitalar do Instituto Oral Clínica (Mossoró - RN). Plantonista da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital da UNIMED em João Pessoa e atua em clínica odontológica privada na área de PNE. Membro da Associação de Medicina Intensiva (AMIB), Associação Brasileira de Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais (ABOPE), do Colégio Brasileiro de Odontologia Intensiva Hospitalar (CBROIH) e da International Association Dentistry Research (IADR). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontopediatria, Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais e Odontologia Hospitalar.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/3874363894693542

09h00 Apresentação de Trabalhos Científicos Avaliação de Trabalhos Científicos
Apresentação de Trabalhos Científicos
Local: Auditório do Bloco Central

Em breve texto.

09h30 - Paulo Sérgio da Silva Santos (FOUSP - São Paulo - SP) Paulo Sérgio da Silva Santos (FOUSP) - OPNE inserido em outras disciplinas em uma Instituição de Ensino: Perdas e Ganhos. Palestra
Paulo Sérgio da Silva Santos (FOUSP) - OPNE inserido em outras disciplinas em uma Instituição de Ensino: Perdas e Ganhos.
Local: Auditório do Bloco Central

Horário: Das 09h30-10h15
OPNE inserido em outras disciplinas em uma Instituição de Ensino: Perdas e Ganhos.

Paulo Sérgio da Silva Santos (FOUSP - São Paulo - SP)
Graduado em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Santo Amaro (1993), mestre em Patologia Bucal pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (2005), Especialista em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais (2006), Doutor em Patologia Bucal pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (2009), Livre Docente em Estomatologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo. Atualmente atua como Professor Associado nas Disciplinas de Estomatologia e Radiologia do Departamento de Cirurgia, Estomatologia, Patologia e Radiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas Aplicadas - Área de Concentração: Estomatologia e Biologia Oral da Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo. Coordenador do Curso de Habilitação em Odontologia Hospitalar pela Fundação Bauruense de Estudos Odontológicos (FUNBEO-FOB-USP). Atual Diretor Financeiro da Fundação Bauruense de Estudos Odontológicos (FUNBEO-FOB-USP)Atuou como Diretor do Grupo de Estudos em Odontologia Hospitalar da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas. Atualmente faz parte da coordenação do Grupo de Estudos em Pacientes Transplantados em odontologia da USP, Coordenador da Comissão de Odontologia da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, membro da Comissão de Odontologia Hospitalar da Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral e Membro do Colégio Brasileiro de Odontologia Hospitalar e Intensiva. Experiência na área de Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais, atuando principalmente nas seguintes áreas: complicações bucais da terapia antineoplásica, odontologia em pacientes transplantados, odontologia hospitalar e estomatologia.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/2760252491815598

10h15 - Luciane Ribeiro de Rezende Sucasas da Costa (UFG - Belo Horizonte - MG) Luciane Ribeiro de Rezende Sucasas da Costa (UFG) - Desafios e Limites do Paciente Odontológico Pediátrico: Qual direção seguir? Palestra
Luciane Ribeiro de Rezende Sucasas da Costa (UFG) - Desafios e Limites do Paciente Odontológico Pediátrico: Qual direção seguir?
Local: Auditório do Bloco Central

Horário: 10h15-11h00
Desafios e Limites do Paciente Odontológico Pediátrico: Qual direção seguir?

Luciane Ribeiro de Rezende Sucasas da Costa (UFG - Belo Horizonte - MG)
Professora Titular lotada na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Docente permanente nos Programas de Pós-Graduação em Odontologia e em Ciências da Saúde/UFG (mestrado/doutorado). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Clínica Odontológica Pediátrica e do Núcleo de Estudos em Sedação Odontológica (NESO), projeto único no país que tem viabilizado ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas ao conforto no atendimento odontológico, desde 1998, alcançando produção científica de impacto nacional e internacional. Coordenadora do CEDACORE (Children Experiencing Dental Anxiety - Collaboration in Research and Education), juntamente com Prof. Marie T. Hosey, do King's College London. Editora Associada do periódico BMC Pediatrics. Membro do "International Committee for the Advancement of Procedural Sedation". Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia/UFG nos períodos 2005-2007, 2012-2014 e 2014-2016. Professora Visitante na University of British Columbia (Vancouver, Canadá, 2007-2008, bolsa CNPq). Mestrado e Doutorado na Universidade de São Paulo, área de concentração Odontopediatria (1992-1997). Atua principalmente nos seguintes temas: primeira infância, ansiedade odontológica, dor, sedação, conforto no tratamento odontológico de crianças.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/9906371509661305

11h00 - Gabriela Scagnet  (Hospital Infantil Don Benito Quinquela Martín – Buenos Aires)  Gabriela Scagnet  (HIDBQM – Buenos Aires)  - Como é o ensino da OPNE na América Latina? Premiação
Gabriela Scagnet  (HIDBQM – Buenos Aires)  - Como é o ensino da OPNE na América Latina?
Local: Auditório do Bloco Central

Horário: 11h00–11h30  
Como é o ensino da OPNE na América Latina? (Vídeo Conferência – Ao Vivo) 

Gabriela Scagnet  (Hospital Infantil Don Benito Quinquela Martín – Buenos Aires) 

Em breve currículo.

11h30 - Lais David Amaral (UCB - Brasília - DF), Rafael Celestino de Souza (SLMANDIC - São Paulo - SP), Aline Narciso (Instituto Sorrir para Vida) Mesa Redonda Mediador: Rafael Celestino (SLMANDIC) - OPNE: qual é o seu lugar e a relação com a Odontologia Hospitalar e Domiciliar. Palestra
Mesa Redonda Mediador: Rafael Celestino (SLMANDIC) - OPNE: qual é o seu lugar e a relação com a Odontologia Hospitalar e Domiciliar.
Local: Auditório do Bloco Central

Horário: Das 11h30-12h00
MESA REDONDA
OPNE: qual é o seu lugar e a relação com a Odontologia Hospitalar e Domiciliar.

Rafael Celestino de Souza (SLMANDIC - São Paulo - SP)
Graduado em Odontologia pela Universidade Paulista, atuando no Grupo de Pesquisa em Estudos aplicados a Pacientes com Necessidades Especiais. Especialista em Implantodontia e Reabilitação Oral - CFO e MEC. Mestre em Diagnóstico Bucal/Semiologia pela Universidade Paulista. Doutor em Ciências Odontológicas com concentração em Odontopediatria pela FOUSP. Professor do curso de Especialização e Mestrado da Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic e no curso de atualização em odontopediatria da FUNDECTO(FOUSP). Coordenador do Curso de aperfeiçoamento em Odontologia para Pacientes Especiais com ênfase em odontopediatria. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Pacientes Especiais, atuando principalmente nos seguintes temas: síndromologia, distúrbios neuromotores, farmacologia, sedação em odontologia. 
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/0313087301332062

13h30 - Mauricio Bartelle Basso (Gerente de Odontologia da Secretaria de Estado de Saúde - DF) Mauricio Bartelle Basso (Secretaria de Estado de Saúde - DF) - Linha Guia – O que muda nas práticas odontológicas para profissionais do serviço público de saúde que acolhe pacientes com necessidades especiais”. Palestra
Mauricio Bartelle Basso (Secretaria de Estado de Saúde - DF) - Linha Guia – O que muda nas práticas odontológicas para profissionais do serviço público de saúde que acolhe pacientes com necessidades especiais”.
Local: Auditório do Bloco Central

Horário: 13h30-14h00
Linha Guia – O que muda nas práticas odontológicas para profissionais do serviço público de saúde que acolhe pacientes com necessidades especiais”.

Mauricio Bartelle Basso (Gerente de Odontologia da Secretaria de Estado de Saúde - DF)
Possui graduação em Odontologia pela Universidade de Brasília (2004), especializações em prótese, dentistica e periodontia. Cursa mestrado em odontologia, na linha de pesquisa Epidemiologia, promoção de saúde, gestão e educação em Odontologia. Desde abril de 2017, exerce o cargo Gerente de Odontologia da Secretaria de Estado de Saúde - DF, coordenando a saúde bucal pública do DF. Tem experiência na área de assistência clínica e gestão em saúde pública odontológica.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/1714640813513903

14h00 - Bruna Lavinas Sayed Picciani (UFF - Rio de Janeiro - RJ)  Bruna Lavinas Sayed Picciani (UFF) - Publicações em OPNE: onde estamos e para onde vamos? Palestra
Bruna Lavinas Sayed Picciani (UFF) - Publicações em OPNE: onde estamos e para onde vamos?
Local: Auditório do Bloco Central

Horário: 14h00-14h45
Publicações em OPNE: onde estamos e para onde vamos?

Bruna Lavinas Sayed Picciani (UFF - Rio de Janeiro - RJ) 
Possui graduação em Odontologia pela Universidade do Grande Rio (2008), especialista em Estomatologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010), Mestre e Doutora em Patologia pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é Professora Adjunta da Faculdade de Odontologia do Departamento de Formação Específica e da Pós-graduação em Odontologia de Nova Friburgo, e do Programa de Pós-graduação em Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense. Atua principalmente nos seguintes temas: psoríase oral, doenças dermato-mucosas, doenças atópicas, língua geográfica, língua fissurada e odontologia para pacientes com necessidades especiais. 
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/2423352002303148

14h45 - Nathalie Pepe Medeiros de Rezende (USP - São Paulo - SP) Nathalie Pepe Medeiros de Rezende (USP) - Como realizar relatos de casos para publicação em OPNE? Palestra
Nathalie Pepe Medeiros de Rezende (USP) - Como realizar relatos de casos para publicação em OPNE?
Local: Auditório do Bloco Central

Horário: 14h45-15h30
Como realizar relatos de casos para publicação em OPNE? 


Nathalie Pepe Medeiros de Rezende (USP - São Paulo - SP)
Possui graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Odontologia (Patologia Bucal) pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (2002), doutorado em Odontologia (Patologia Bucal) pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (2007) e pós-doutorado em Odontologia (Patologia Bucal) pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professora do curso de Especialização em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais da Fundação Para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia, professora da Disciplina de Clínica Integrada para Pacientes Especiais da UNIARARAS, e cirurgiã-dentista do Hospital Estadual Mario Covas. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em pacientes especiais, atuando principalmente nos seguintes temas: pacientes com doenças sistêmicas crônicas e odontologia hospitalar.
Currículo Lattes: 
http://lattes.cnpq.br/8987280333411421

15h30 - Ana Cristina Borges de Oliveira (UFMG)  Ana Cristina Borges de Oliveira (UFMG) - “Desenvolvimento de pesquisas em OPNE: experiência da UFMG”  Palestra
Ana Cristina Borges de Oliveira (UFMG) - “Desenvolvimento de pesquisas em OPNE: experiência da UFMG” 
Local: Auditório do Bloco Central

Horário: Das 15h30-16h30
“Desenvolvimento de pesquisas em OPNE: experiência da UFMG” 

Ana Cristina Borges de Oliveira (UFMG) 
Graduação em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Especialização em Odontopediatria pela Associação Brasileira de Odontologia, Mestrado em Odontologia (Odontopediatria) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP da Fundação Oswaldo Cruz. Pós-doutorado em Epidemiologia das Doenças Bucais pela UFMG, Professora visitante na McGill University - Canadá (Bolsista CNPq). Atualmente é Professora Associada do Dept. de Odontologia Social e Preventiva da FO-UFMG. Experiência em Odontopediatria, Odontologia para pessoas com necessidades especiais e Saúde pública (destaque para Epidemiologia e Promoção da Saúde). Atua principalmente nas linhas de pesquisa: Epidemiologia das doenças bucais (fatores biopsicossociais, vulnerabilidade e integralidade), Redes de atenção à saúde e Odontologia para pessoas com deficiência, com ênfase em crianças e adolescentes (anomalias genéticas, doenças raras, transtorno do espectro autista e deficiências neuropsicomotoras).
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/1936918204936076

16h30 Aline Narciso (Instituto Sorrir para a Vida), Lais David Amaral (UCB) e Rafael Celestino (SLMANDIC) - Experiências Exitosas Palestra
Aline Narciso (Instituto Sorrir para a Vida), Lais David Amaral (UCB) e Rafael Celestino (SLMANDIC) - Experiências Exitosas
Local: Auditório do Bloco Central

Horário: Das 16h30-18h00

Aline Narciso (Instituto Sorrir para a Vida - São Paulo - SP) 

Em breve currículo.

Lais David Amaral (UCB - Brasília - DF)
Mestre e Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília - UnB, Especialista em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais (Universidade Paulista - FOUNIP) e Odontologia em Saúde Coletiva - UnB, possui Habilitação em Odontologia Hospitalar - CEMOI. Graduada em Odontologia pela Universidade Paulista - FOUNIP, Professora Assistente do Curso de Graduação em Odontologia na Universidade Católica de Brasília - UCB, atualmente cursando Especialização em Odontopediatria - Uningá. Experiência como Cirurgiã Dentista da Estratégia Saúde da Família, Odontopediatria e Odontologia para Pessoas com Deficiência (PcD), realiza pesquisas sobre atenção em saúde bucal para pessoas com autismo.
Currículo Lattes: 
http://lattes.cnpq.br/0210022617805385

Rafael Celestino de Souza (SLMANDIC - São Paulo - SP)
Graduado em Odontologia pela Universidade Paulista, atuando no Grupo de Pesquisa em Estudos aplicados a Pacientes com Necessidades Especiais. Especialista em Implantodontia e Reabilitação Oral - CFO e MEC. Mestre em Diagnóstico Bucal/Semiologia pela Universidade Paulista. Doutor em Ciências Odontológicas com concentração em Odontopediatria pela FOUSP. Professor do curso de Especialização e Mestrado da Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic e no curso de atualização em odontopediatria da FUNDECTO(FOUSP). Coordenador do Curso de aperfeiçoamento em Odontologia para Pacientes Especiais com ênfase em odontopediatria. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Pacientes Especiais, atuando principalmente nos seguintes temas: síndromologia, distúrbios neuromotores, farmacologia, sedação em odontologia. 
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/0313087301332062

 

18h00 Encerramento Encerramento
Encerramento
Local: Auditório do Bloco Central

Em breve mais informações. 

Apresentação de trabalhos

Apresentação de trabalhos em formato PAINEL

Às 12h00 - Hall do Auditório do Bloco M

Edições Anteriores

Local

Universidade Católica de Brasília - UCB - 72022-900, QS 07 EPTC, Taguatinga, Brasília, Distrito Federal,

Apoio

Quer se tornar um parceiro?

Organizador

ABOPE BRASIL

A ABOPE – Associação Brasileira de Odontologia para Pacientes Especiais – nasceu em 1979 com o objetivo de reunir profissionais ligados, direta ou indiretamente, à Odontologia voltada para pessoas portadoras de necessidades especiais, para troca de experiências e conhecimentos nesta área da Saúde.

Somos uma associação de profissionais de Odontologia e de áreas correlacionadas, cujo foco de trabalho é a pessoa portadora de necessidades especiais.

Mais do que uma entidade de classe, atuamos também dentro do Terceiro Setor de forma incisiva em diversas frentes de trabalho com o objetivo de proporcionar melhores condições de vida a essas pessoas.