Expedição OFF ROAD 4x2/4x4 Rota dos Alambiques das Cachaças no Caminho das 3 Fronteiras do Pico da Bandeira MG/ES/RJ

02/11/2017, Rota dos Alambiques das Cachaças no Caminho das 3 Fronteiras do Pico da Bandeira MG/ES/RJ, Rota dos Alambiques das Cachaças no Caminho das 3 Fronteiras do Pico da Bandeira MG/ES/RJ, MG

Sobre

Faltam 10 dias para a 3ª Expedição OFF ROAD 4x2/4x4 da Rota dos Alambiques das Cachaças e Rota dos Cafés das Montanhas no Caminho das 3 Fronteiras do Pico da Bandeira MG/ES/RJ. Definido todo o roteiro.



Faltando apenas 10 dias para a 3ª Edição da Rota dos Alambiques das Cachaças e Rota dos Cafés das Montanhas no Caminho das 3 Fronteiras do Pico da Bandeira MG/ES/RJ que irá acontecer de 02 a 05 de novembro e dezenas de Jeepeiros de MG, RJ, ES e SP  estarão participando. Cerca de 70 veículos já confirmaram presença com cerca de 150 participantes. As inscrições para essa 3ª edição já foram encerradas.

A Rota dos Alambiques das Cachaças e Rota dos Cafés das Montanhas no Caminho das 3 Fronteiras do Pico da Bandeira MG/ES/RJ é um percurso variado sobre as montanhas que formam o contorno e o entorno do belíssimo Parque do Caparaó. Local onde se situa o Pico da Bandeira - o 3º Maior Pico do Brasil e o mais acessível. O percurso total em cerca de 400 km de estradas de terra e belíssimos lugares pitorescos e atrações gastronômicas de toda essa região. A produção do mais genuíno produto brasileiro: A cachaça artesanal de alambique é um dos destaques. A produção do premiado café das montanhas. A produção de derivados de cana. A Produção de derivados de leite e queijo. A Produção de derivados de suínos com força total e tradição na região. Dentre tantas outras visitadas.
Estamos um uma região belíssima, cercada de grandes monumentos rochosos, nossas STONES.  Nossas Pedras. Nossas Montanhas e Monumentos Naturais são nossas riquezas. 
Nós trabalhamos para que de pedras brutas sejam vistas, sejam exaltadas, sejam conhecidas e reconhecidas pelas suas importâncias para o desenvolvimento sustentável e crescimento de toda a região. Nossas pedras. Nossas STONES: Seja ela Elefantina. Seja ela Dourada. Seja ela Menina e sejam as maiores delas: Cristal e Pico da Bandeira. Tem até a Pedra que balança. Balança, balança, mas não cai.
Elke Maravilha em uma entrevista ao TV FAMA ela disse: "Eu acho que o que conserva é a Cachaça" e ela esteve por aqui na Rota dos Alambiques das Cachaças no Caminho das 3 Fronteiras do Pico da Bandeira, na Cidade de Carangola, há um tempo atrás. Daqui certamente ela experimentou, provou, aprovou e se apaixonou pelo mais genuíno produto brasileiro. A Cachaça de Alambique.
Confiram o roteiro de nossa 3ª edição(Expedição), nessa aventura gastronômica em OFF ROAD, que irá acontecer de 02 a 05 de novembro na  Rota dos Alambiques das Cachaças e Rota dos Cafés das Montanhas no Caminho das 3 Fronteiras do Pico da Bandeira MG/ES/RJ.
Dicas de Hospedagem para quem for chegar com antecedência no dia 1º em Porciúncula(RJ)  no dia antecipado.
POUSADA CORDEIRO - (22) 3842.1912
Pousada do Lessa - (22) 3842.1438
Hotel Porciúncula (22) 3842.2610
Pousada do Miguel (22) 3842.2844
Dicas e Opções de Hospedagem em Espera Feliz. Onde iremos pernoitar na 2ª, 3ª e 4ª noites.
Hotel Pico da Bandeira (32) 3746-3200 (32)9-8485-7222(zap)
Hotel Montanhês (32) 3746-2575 (32) 9-8425-5546(zap)
Hotel Vale Verde (32)3746-1304

Confiram atrações e planos de nosso percurso que se iniciará no dia 02 de novembro:
Saída de Porciúncula (02/11) 9h, na Pça Antonio Amado, ao lado do Centro Cultural, Antiga Estação Ferroviária. Passaremos em seguida pela Rampa de Voo Livre e teremos a visão da Pedra Elefantina, um dos maiores monumentos rochosos, que se situa entre Porciúncula/Antônio Prado de Minas e Eugenópolis e de toda a região.
Obs. Todos deverão estar com seus veículos abastecidos e alinhados para a saída. Sugerimos que levem água, refrigerantes e guloseimas para o percurso a seguir. Muito trecho para paradas e o almoço será por volta das 15h. Quem estiver com crianças. Atenção redobrada com esse abastecimento alimentar.
 (10h) Em Tombos(MG) os belíssimos prédios históricos e a Belíssima Cachoeira de Tombos que, apesar do pouco volume d’água nesse período, mantém sua imponência de belíssimo monumento natural e a Usina centenária ali em funcionamento. Visitação.
(10:30h) Aos pés da Cachoeira de Tombos, na Divisa de MG com RJ está situado o Alambique da Cachaça do Ricardo. Onde será nosso 1º POINT para “abastecimento do conhecimento da produção do mais genuíno produto Brasileiro: A cachaça de Alambique”.
(11h) Seguimos via estrada de terra para Água Santa e Catuné e passaremos pela Fazenda das Oliveiras, belíssimo prédio da Sede da Fazenda construído em pau à pique,  que está no nosso caminho e depois seguimos para o Alambique da Cachaça do Paulinho Marcondes na Serra do Batatal onde também conheceremos outra grande atração e novidade para muitos: a fabricação de palitos de unha em bambu, que chama nossa atenção as máquinas adaptadas para sua fabricação. Muita criatividade. Além da Cachaça produzida no local. Nosso 2º POINT para “abastecimento do conhecimento da produção do mais genuíno produto Brasileiro: A cachaça de Alambique”.
(12h) Seguiremos via Sertão e Fazenda Pedra Bonita em sentido ao Alambique das Cachaças TOMBOS de MINAS e Cachaça CANA DOURADA na Divisa com Tombos e Pedra Dourada. Nosso 3º POINT para “abastecimento do conhecimento da produção do mais genuíno produto Brasileiro: A cachaça de Alambique”.
(13h) Seguiremos em direção à Cafarnaum e Faria Lemos. Passaremos pela Cachoeira Surpresa no Cafarnaum  e seguiremos até a MG 111 no KM 172 termos acesso ao nosso 4º POINT Cachaça do Limoeiro para “abastecimento do conhecimento da produção do mais genuíno produto Brasileiro: A cachaça de Alambique”.. Depois seguiremos para uma rápida parada na Praça em Faria Lemos para apreciarmos o Torresmo – Tradição da Terra no Bar do Márcio. Faria Lemos a Torresmo, Queijo e Cachaça e o almoço será no Restaurante Feijão sem Bicho.
15:30h Vamos conhecer a DESTOM na Fazenda Cristal e todo o seu sistema de produção da Cachaça de  Alambique e onde se fabrica o 1º DrinkMaker Brasileiro: A SPIRAL e outras tantas marcadas premiadas de Cachaça.  Nosso 5º POINT para “abastecimento do conhecimento da produção do mais genuíno produto Brasileiro: A cachaça de Alambique”.
Depois seguiremos via Parada General e Serra da Suíça em Carangola para Espera Feliz. Fechando nosso 1º dia. À noite, no Restaurante BRASINHA nosso point de encontro com variado cardápio. O nosso jantar da 1ª noite de confraternização. Opções à La Carte e Self Service.
Na manhã (03/11) 2º dia às 8:30h a largada do Pátio do Hotel Pico da Bandeira. Lembramos que os veículos devem estar abastecidos. Seguiremos via Dores do Rio Preto, conhecer o Alambique da CACHAÇA VOVOZINHO. Nosso 6º POINT para “abastecimento do conhecimento da produção do mais genuíno produto Brasileiro: A cachaça de Alambique”.
10h De Lá seguiremos via 3 Fronteiras(3 Estados) para Santa Clara – Distrito de Porciúncula(RJ). Onde iremos conhecer o Alambique do Geraldo Leite. Nosso 7º POINT para “abastecimento do conhecimento da produção do mais genuíno produto Brasileiro: A cachaça de Alambique”.( Se não tivermos atraso na largada e no percurso)
11h Retornaremos pelas Palmeiras até Divininho visitar a Fazenda da Família Fabricante. Apesar de desativado por obras( o alambique). Ali em breve retornará a fabricação de uma das mais tradicionais cachaças da região. Visitar a Sede da Fazenda totalmente restaurada. Nosso 8º POINT para “abastecimento do conhecimento da produção do mais genuíno produto Brasileiro: A cachaça de Alambique”.
12h Cachaça do Magrelinho da Curva em Caiana . Nosso 8º POINT para “abastecimento do conhecimento da produção do mais genuíno produto Brasileiro: A cachaça de Alambique”.
13h Almoço no Sítio do Geová Valladão em Caiana.
14h – Seguimos, retornando a Carangola, em direção ao antigo leito da estrada de ferro Caiana a Carangola e às margens do antigo leito da Ferrovia visitaremos a Cachaça do Zé Neto. Nosso 9º POINT para “abastecimento do conhecimento da produção do mais genuíno produto Brasileiro: A cachaça de Alambique”.
15h Visitaremos a Fazenda do Joaquim Toledo(Hoje sob nova administração) Fabricante da Antiga Cachaça Amorosa e ali vamos conhecer a produção de mais um derivado de cana de açúcar: o Açúcar Mascavo. Nosso 10º POINT para “abastecimento do conhecimento da produção do mais genuíno produto Brasileiro: A cachaça de Alambique”.
16h  Seguiremos para o Alambique da CACHAÇA CHARMOSA DE MINAS. A mais antiga de toda a região no Sítio do Zé Toledo. Onde há mais de 55 anos se iniciou a produção de derivados de cana. Inicialmente produção de rapadura que depois foi transformada em cachaça e desde então toda a família e reconhecida e respeitada pelo seu pioneiro trabalho. Nosso 11º POINT para “abastecimento do conhecimento da produção do mais genuíno produto Brasileiro: A cachaça de Alambique”.
18:30h Retorno a Espera Feliz.
20h. Festival de Petiscos e Tira Gostos no Bar do ALEMES em Espera Feliz. Nosso Point de parada noturna nessa 2ª noite.
Na manhã(04/11) 3º dia. 08:30 Saída do Pátio do Hotel Pico da Bandeira. Lembramos a todos que deverão estar com os veículos abastecidos. Sugerimos o Posto ALE em Espera Feliz(nosso parceiro). Seguiremos  via antiga leito da Estrada de Ferro para Caparaó e Alto Caparaó. Alambique da Cachaça ALTO CAPARAÓ nosso 11º POINT para “abastecimento do conhecimento da produção do mais genuíno produto Brasileiro: A cachaça de Alambique” e de lá(10h) seguimos para a Fazenda Ninho das Águias onde todos conheceremos e iremos saboreamos o Café BI Campeão Brasileiro(2014/2015). Além de nos deliciarmos com o tradicional Queijo Mineiro ali produzido.
11h Em seguida, já em Terras Capixabas, vamos conhecer o Alambique do Claer Nosso 12º POINT para “abastecimento do conhecimento da produção do mais genuíno produto Brasileiro: A cachaça de Alambique”.
13h Retornaremos via Alto Caparaó/Caparaó para Pedra Menina e iremos almoçar no Restaurante (.....) onde iremos conhecer a produção de Mel e a bebida conhecida como Cachaça de Mel e  em seguida visitaremos o Café do Onofre Lacerda – Campeão Brasileiro 2016.
15h. Visitação ao Parque Nacional do Caparaó. Via Lado Capixaba. Casa Queimada e Macieira. O acesso ao interior do Parque é controlado e seu acesso está condicionado ao pagamento das taxas específicas(crianças até 5 anos e idosos + de 60 anos não pagam). Além das regras de acesso estabelecidas.
17h Retornaremos a Espera Feliz para visitarmos a Granja Turmalina. Produtora da Cachaças Turmalina e DU CARLITO. Onde após a visitação fecharemos nossa Expedição em uma tarde/noite de confraternização na área da Granja Turmalina.
Granja Turmalina em Espera Feliz. Onde é produzida a Cachaça DU CARLITO e a Cachaça GRANJA TURMALINA. Onde fecharemos com uma recepção no local. Nosso 13º POINT para “abastecimento do conhecimento da produção do mais genuíno produto Brasileiro: A cachaça de Alambique”.
No domingo, para aqueles que ainda têm disposição, temos opções de visita às belíssimas cachoeiras da região.
Cada um é responsável por suas despesas de hospedagem, locomoção, veículos, transportes, alimentação. Além de sua ida e retorno ao lar. É um passeio por apaixonados por OFF ROAD 4x4 e 4x2 e aventuras em um dos mais lindos atrativos de nosso País. A Rota dos Alambiques das Cachaças e Rota dos Cafés das Montanhas no Caminho das 3 Fronteiras do Pico da Bandeira MG/ES/RJ
Parceiros em Espera Feliz
Restaurante Brasinha
Bar do Alemes
Posto Ale. Com ampla estrutura para atendimento. Controle de qualidade dos combustíveis e Diesel S10. Pedimos a todos a preferência nesses parceiros.
O percurso, a sua maioria em estradas vicinais de terra, é tranquilo e em forma de passeio. Os participantes autorizam, desde já com sua participação espontânea, a utilizarmos as imagens feitas por nosso trabalho de registro e reportagem para uso em reportagem e edição de material de divulgação e registro de todo o evento. Assim como em um livro que será lançado futuramente sobre a Rota dos Alambiques das Cachaças e Rota dos Cafés das Montanhas no Caminho das 3 Fronteiras do Pico da Bandeira MG/ES/RJ
As inscrições para essa 3ª edição já foram encerradas. Quaisquer dúvidas entrem em contato via Whatsapp (32) 9-8407-7764

 

Local do evento

Rota dos Alambiques das Cachaças no Caminho das 3 Fronteiras do Pico da Bandeira MG/ES/RJ - , Rota dos Alambiques das Cachaças no Caminho das 3 Fronteiras do Pico da Bandeira MG/ES/RJ, Rota dos Alambiques das Cachaças no Caminho das 3 Fronteiras do Pico da Bandeira MG/ES/RJ, Minas Gerais

Inscrições

Organizador