Fórum ESPORTIVO19 - FUTEBOL FEMININO: as interfaces do crescimento

Fórum ESPORTIVO19 - FUTEBOL FEMININO: as interfaces do crescimento

Faça sua inscrição
Sábado, 13 de julho de 2019 Das 07:30 às 13:00
Salvador, BA Arena Fonte Nova, Zona Mista, Entrada VIP

Sobre o Evento

A realização do FÓRUM ESPORTIVO 2019, com temática direcionada ao FUTEBOL FEMININO, visa a construção de um campo comum aos desportista do estado, criando-se um espaço de formação e discussão sobre a realidade estadual, envolvendo os seus mais diversos agentes; escolas, associações, agremiações, equipes, grupos, Ligas Desportivas e Federações, Autarquias e Estado, Prefeituras, Patrocinadores, e a comunidade, de maneira dialógica e participativa.

Seu desenvolvimento provoca um efeito transformador no cidadão, este olhar crítico e dirigido as ações participativas, apresenta um senso de pertencimento. Esta nova ótica, conduz o forista à criação de ótimos produtos; reflexões, opiniões e sugestões, que podem apresentar, dentro desta nova perspectiva, possibilidades de melhorias ao esporte.

O evento supra atende a uma nova tendência para a aplicação de políticas públicas voltadas ao esporte, permitea construção de ideias que consolidarão um espaço de participação e apresentação de sugestões e indicações, subsidiando o processo de tomada de decisão das instâncias de poder. Apresenta-se como um verdadeiro convite para o debate, onde a comunidade esportiva oportuniza as instituições, o acesso a dados, informações, demandas enriquecedores que municiam os agentes político esportivos para suas novas estratégias.

Palestrantes

  • Wilson Manoel
  • Enny Vieira Moraes

Programação

07h30 Credenciamento Credenciamento
Local: Zona Mista

Entrega dos materiais e registros dos foristas.

07h30 Café da Manhã Coffee break
Local: Zona Mista

Os foristas serão recepcionados com um café da manhã; momento oportuno para apresentações, troca de contatos profissionais, visita à exposição fotográfica, tudo ao som da boa música na voz marcante da cantora Suzi Oliveira, ex-atleta do futebol feminino.

07h30 Voz e Violão com Suzi Oliveira Apresentação Artística
Local: Zona Mista

Apresentação musical da cantora e ex-atleta Suzi Oliveira

08h30 - Wilson Manoel FUTEBOL FEMININO: as interfaces do crescimento Palestra
Local: Auditório 2, Zona Mista

O Professor Wilson Manoel nos convida à uma imerção sobre a gestão do futebol feminino.

Um olhar voltado para a comunicação entre os integrantes do sistema: Clubes, Federações, Atletas, Mídias e Patrocinadores.

09h00 - Enny Vieira Moraes Futebol Feminino na Bahia: de um passado invisível à um presente de possibilidades? Palestra
Local: Auditório 2, Zona Mista

Com satisfação observaremos a participação do nosso futebol feminino na próxima Competição Internacional. Mas, sobre o assunto, cabem algumas reflexões: o que sabemos sobre o esporte? Quando se inicia o futebol feminino no país do futebol? Por que no Brasil o esporte atravessou quase um século no obscurantismo? 

Erroneamente passamos a acreditar que nosso futebol das mulheres se inicia com a geração de Marta Vieira. Ledo engano, muito pouco soubemos de histórias fascinantes e surpreendentes de mulheres guerreiras que, com seus corpos em movimento derrubaram barreiras quase intransponíveis para construir essa história improvável.

E é dentro desta ótica, que, a Professora Enny Vieira Moraes nos remete à um passado não muito distante, para entendermos toda a tragetória de luta e resistência das atletas do futebol feminino.

11h00 Coquetel Coquetel
Local: Zona Mista

Intervalo de atividades: momento para a confraternização e troca de contatos, além de um delicioso coquetel.

11h15 Troféu Dilma Mendes Premiação
Local: Auditório 2, Zona Mista

O Instituto FUTSocial e o movimento pró-Primeira Liga Baiana de Futebol Feminino, homenageiam personalidades que ajudaram a construir a rica história do futebol feminino no estado da Bahia. O Troféu Dilma Mendes é simbolo de luta e resistência, e seu nome, faz reverência a uma das grandes referências do esporte baiano.

13h00 Tour na Fonte Passeio
Tour na Fonte
Local: Arena Fonte Nova

A Itaipava Arena Fonte Nova abre as suas portas para receber pessoas de Salvador e de todos os lugares do mundo.

Com o Tour na Fonte é possível conhecer os ambientes e o dia a dia de uma das mais modernas arenas multiuso do país, eleita pelos torcedores a Melhor Arena do Mundial do Brasil e palco dos grandes times baianos Esporte Clube Bahia e Esporte Clube Vitória. A visita guiada completa faz o visitante sentir toda a emoção de estar numa das mais modernas arenas multiuso do mundo, sem esquecer da antiga Fonte e da sua forte relação com os baianos desde de 1951, quando foi inaugurada pela primeira vez.

Local

Arena Fonte Nova, Zona Mista, Entrada VIP - 40050-565, Ladeira Fonte das Pedras, Nazaré, Salvador, Bahia,

Quer se tornar um parceiro?

Organizador

Instituto FUTSocial

O Instituto FUTSocial é uma ONG que atua na fomentação do esporte, e tem desenvolvido seus trabalhos sociais desde o ano de 2014 na cidade de Governador Mangabeira e adjacências, sendo reconhecido, principalmente, pela diversidade de ações implementadas.
Em 2019, o Instituto posiciona-se de forma a estabelecer articulações com outras entidades, com o objetivo de fortalecer suas ações. Dessas possíveis parcerias, surge o interesse por proporcionar a implantação de atividades sistemáticas e anuais: oficinas de esporte, iniciação esportiva, campanhas socioeducativas com temas diversos - Saúde, Qualidade de Vida e combate ao consumo de drogas (Movimento TE CURTO SEM DROGAS) -, concurso de talentos, competições esportivas amadoras, fóruns esportivos, workshop, cursos, palestras, concursos de redação, etc.
É importante salientar que projetos sociais têm como foco principal a inclusão social e o desenvolvimento da cidadania de seus participantes. Os que são voltados ao esporte não podem ser diferentes. O esporte cumpre um importante papel no desenvolvimento integral dos indivíduos, uma vez que potencializa o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança, o trabalho em grupo e estimula a compreensão de processos e a construção de objetivos.
A libertação por meio do esporte e educação, vem como resultado de um viver criativo e cheio de emoções, favorecendo a superação das grandes dificuldades, dando esperança ao amanhã. Quando se transforma o indivíduo através dessa associação, se muda o todo, permite-se, assim, que ele possa ampliar sua capacidade de percepção, potencializando os seus conhecimentos.