Inscrição

Informações

O II Congresso Mineiro de Prevenção ao Uso Nocivo de Drogas tem como objetivo principal colocar a temática da prevenção no centro das discussões da Política sobre Drogas, trazendo à cena abordagens diversificadas sobre o assunto. Neste ano, o II Congresso está alinhado ao tema proposto para a Semana Estadual de Prevenção - 2017 que é a Motivação, buscando adentrar o universo jovem e explorar as aspirações, desejos e sentidos que tem orientado os processos de escolha e a construção da identidade de nosso jovem.

A partir da abordagem da motivação a ideia é colocar em discussão questões relevantes para a juventude, suas inquietações, anseios, dúvidas, engajamentos, aspirações, desejos, enfim... tudo que afeta o jovem e constitui para ele pontos de motivação para a vida.

O estudo da motivação é amplo e há muitas controvérsias entre os autores quanto à sua natureza e definições, adiantamos que não é nosso objetivo entrar nessa discussão. Contudo, apenas para nortear a abordagem, elegemos o posicionamento de Vernon (1973) sobre o tema, pelo qual a motivação pode ser entendida como “uma espécie de força interna que emerge, regula e sustenta todas as nossas ações mais importantes.” (Vernon, 1973, p.11.). Por esta perspectiva, a problemática do uso e abuso de drogas deixa de ser protagonista e passa a apenas tangenciar a discussão, pois o que verdadeiramente nos interessa é oportunizar um espaço de comunicação e o intercambio de experiências que ampliem a compreensão sobre as motivações que dinamicamente perpassam o “ser jovem” na contemporaneidade.

Uma canção dos “Titãs” chamada “Comida” ilustra bem o foco do II Congresso, a música faz dois questionamentos em seu primeiro verso: “...Você tem fome de quê? Você tem sede de quê?...” Estas perguntas evocam de forma metafórica a proposta da Congresso e também nos convocam a explorar o tema da Motivação, a partir do recorte do universo jovem.

 

Vernon, M. D. (1973). Motivação humana. Tradução de L. C. Lucchetti. Petrópolis: Vozes. (trabalho original publicado em 1969).

Programação

Dia 19/06
09h00 - Credenciamento
Credenciamento
Local: Foyer do Auditório JK
10h00 - Abertura
Abertura oficial do II Congresso Mineiro de Prevenção ao Uso Nocivo de Drogas.   Patrícia Magalhães Rocha - Subsecretária de Políticas sobre Drogas  -   Sérgio Menezes - Secretário de Estado de Segurança Pública  -   Macaé Evaristo - Secretária de Estado da Educação   Execução do Hino Nacional: Orquestra Jovem das Gerais
Local: Auditório JK
10h30 - Programa de Convivência Democrática
Kessiane Goulart : Analista Educacional da Coordenação de Educação em Direitos Humanos e Cidadania da SEE-MG
Local: Auditório JK
11h10 - O Jovem e o Reconhecimento
Andreza Rafaela Abreu Gomes : Subsecretária de Políticas de Prevenção à Criminalidade
Local: Auditório JK
12h00 - Dependências Tecnológicas
Júlia Machado Khoury : Pesquisadora do Centro Regional de Referência em Drogas da UFMG
Local: Auditório JK
12h40 - Intervalo
Intervalo para almoço
Local: .
14h00 - Projeto Despertar da Associação Profissionalizante do Menor - ASSPROM
Anderson Rodrigues : Assessor Técnico da ASSPROM
Local: Auditório JK
14h30 - “Você tem Fome de quê?” : Motivação e Prevenção ao Uso Nocivo de Drogas
José Eduardo Martelli : Idealizador do Projeto Free Mind
Local: Auditório JK
15h30 - Qual é a sua Obra?
Danilo Emanuel de Oliveira Santos de Treminio Salas : Subsecretário de Atendimento Socioeducativo e Coordenador do Programa Maçonaria a Favor da Vida e Contra as Drogas
Local: Auditório JK

Credenciamento

O credenciamento acontecerá no dia 19/06 entre 09:00 e 09:30 hrs no local do evento. Todos receberão confirmação de suas respectivas inscrições no e-mail informado no momento do cadastro. A disponibilização do Certificado será feita ao término do evento após verificação de comparecimento e cumprimento de carga horária.

Comente

Local e Data

Auditório JK - Cidade Administrativa

Rodovia Papa João Paulo II, 3701, Serra Verde (Venda Nova)

Belo Horizonte - Minas Gerais

Data 05/06/2017 - 17/06/2017 às 09:00

Organizador

SUBSECRETARIA DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS

Página no facebook