II SINEIL - Simpósio Nacional de Educação Inclusiva e Linguagem

II SINEIL - Simpósio Nacional de Educação Inclusiva e Linguagem

Faça sua inscrição
De 11 a 13 de abril Todos os dias das 08h às 17h
João Pessoa, PB CCHLA - UFPB

Sobre o Evento

O Simpósio Nacional de Educação Inclusiva e Linguagem nasceu da necessidade de discutir a educação inclusiva à luz das políticas públicas e das práticas existentes nos espaços sociais. Dessa forma, agregamos a essa necessidade as múltiplas formas da Linguagem como propiciadora para uma prática inclusiva e interdisciplinar, conforme é postulado pela legislação educacional, e, sobretudo, a partir das garantias dos direitos humanos conforme a Constituição Brasileira. O II SINEIL terá como tema gerador a linguagem em movimento, proporcionando, assim, o debate integrador entre outras áreas dos conhecimentos e as artes.

TUTORIAL EM VÍDEO: Como fazer uma inscrição em um evento. Confira em: https://www.youtube.com/watch?v=XpA3S1muGlo

FAÇA SUA INSCRIÇÃO TAMBÉM NO I CONLLIJ QUE SERÁ REALIZADO NO MESMO DIA E LOCAL: https://www.doity.com.br/conllij#registration

Programação

08h30 Credenciamento- Sala de Reuniões Credenciamento
Local: Sala de Reuniões

Faça a impressão do comprovante de inscrição e apresente no credenciamento junto com um documento com foto.

09h00 Mesa-redonda de abertura Palestra
Local: Auditório

Para estaremos trazendo o debate sobre o movimento na perspectiva CORPO E MENTE como forma de propiciar a inclusão e a aprendizagem.

 

Programa a ser divulgada posteriormente.

09h00 Apresentação:  Contação de história Apresentação Artística
Local: 412

Apresentação:  Contação de história

Lara Machado
Aluna do Colégio Meta

Emerson Machado
Educador Social
Pesquisador de Brinquedo Popular

 

12h00 Almoço Intervalo
Local: Intervalo

Horários de  almoço: 12:00 às 13:30

14h00 Palestra: Inclusão Pela Arte Palestra
Local: Auditório 412- CCHLA- UFPB

Teve como objetivo apresentar a linguagem desenvolvida pelos autistas à luz da psicanálise.

15h30 PALESTRA- LEITURA E SUBJETIVIDADE: MARCAS DE SUBJETIVIDADE NA ESCRITA PSICANALÍTICA Mesa-redonda
Local: Auditório 411

15:00 ÀS 17:00- PALESTRA- LEITURA E SUBJETIVIDADE: MARCAS DE SUBJETIVIDADE NA ESCRITA PSICANALÍTICA

Dr Hermano de F. Rodrigues

Ms. Rosilene Felix Mamedes

MESA-REDONDA-SEDEC-JP- NOVOS RUMOS PARA A EDUCAÇÃO EM JP

11-04-MANHÃ: 09:00  ÀS 10:30

MESA-REDONDA-SEDEC-JP- NOVOS RUMOS PARA A EDUCAÇÃO EM JP

 

Edilma da Costa Freire- Secretária de Educação do Município de João Pessoa 

Kaline Gonzaga Barbosa-
Professora do Município de João Pessoa, atualmente chefe de gabinete da Sedec 

Gioconda Maria Medeiros Azevedo- professora do município de João Pessoa, atualmente Coordenadora das Escolas de Tempo Integral da Sedec 

Francineide Ribeiro Viana santos- professora do Município de João Pessoa coordenadora da Educação Infantil da Sedec

Às 09h00 - Auditório 412

CONFERÊNCIA DE ABERTURA: ATRAVESSAMENTOS TEÓRICOS EXPERIÊNCIAS DE LEITURA SOB VIÉS DAS ANÁLISES DO DISCURSO

TEMA: ATRAVESSAMENTOS TEÓRICOS EXPERIÊNCIAS DE LEITURA SOB VIÉS  DAS ANÁLISES DO DISCURSO

PROFª DRA MARIA DE FÁTIMA ALMEIDA

MS WILDER KLÉBER FERNANDES

EDERSON LUIS SILVEIRA

Às 10h30 - Auditório 412

Amostra Cultural

Exposição de Artes realizadas por pessoas com deficiência.

Às 15h00 - HALL DO CCHLA
08h30 Apresentação dos Grupos de Trabalhos Apresentação de Artigos
Local: Sala a 401, 403 E 405

 

II SINEIL

EIXO 1: LINGUAGEM E MOVIMENTO

GT 1 - Língua/ Linguagens em movimento: Práticas de leituras possíveis - sala 401 (CCHLA)

Este grupo de trabalho terá a função de congregar trabalhos que traga o debate entre as linguagens e as diversas formas de expressões da língua, seja ela oral ou escrita, além de trazer o debate sobre as práticas de leituras nos espaços sociais. Dessa forma, serão acolhidos trabalhos das áreas de pedagogia, Psicopedagogia, Letras e outras áreas que tragam tal debate.

GT 2 - Mente, Psique e movimento- sala 403 (CCHLA)

GT3 - Corpo em movimento: Dança e outras artes- sala 405 (CCHLA)

GT 4- Formação profissional em movimento para uma prática inclusiva- sala 407 (CCHLA)

 

EIXO 2: LINGUAGEM E INCLUSÃO

 

 

GT 1 - Linguagem, Inclusão e outras artes- Sala 401 (CCHLA)

GT 2 - Letramento (s) e inclusão no ensino regular- Sala 403 (CCHLA)

GT3 - Socializando experiências inclusivas- Sala 405 (CCHLA)

GT 4 – Linguagem e diversidade: Um movimento possível para a inclusão- Sala 406 (CCHLA)

GT5- Linguagem e Direitos humanos: Incluir para não Excluir - Sala 401 (CCHLA)

 

08h30 Credenciamento- Sala de Reuniões Credenciamento
Local: Sala de Reuniões

Faça a impressão do comprovante de inscrição e apresente no credenciamento junto com um documento com foto.

09h00 HORÁRIOS DOS GTS Premiação
Local: SALAS

EIXO 1- GT 1 - Língua/ Linguagens em movimento: Práticas de leituras possíveis

12-04-2019

SALA: 408

HORÁRIO

TRABALHO

AUTORES

09:00

ESTRATÉGIAS DE LEITURA MEDIANTE HIPERTEXTOS: CONSTRUINDO A COMPREENSÃO LEITORA

Jôse Pessoa de Lima, Neusilena de Brito Costa, Janaíne Freitas de Medeiros

09:15

DISCURSO PLANEJADO E NÃO PLANEJADO E A POSTURA NA LINGUAGEM ONLINE NA APRENDIZAGEM DISCENTE.
 

(Neusilena de Brito Costa, Jose Pessoa de Lima, Janaíne Freitas de Medeiros)

09:30

PRÁTICAS INCLUSIVAS POR MEIO DO ESTÍMULO DA LEITURA E A ESCRITA DE DIÁRIOS PESSOAIS
 

Christianne N. Donato Formiga, Janaíne Freitas de Medeiros, Niedja Maria da Silva Gomes)

09:45

O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO ENSINO BILÍNGUE NO COLÉGIO DÍNAMO EM JUAZEIRO – BAHIA.
 

(Solymeire Ribeiro de Oliveira Almeida, Faruk Maracajá Napy Charará)

10:00

TRÊS ESCRITAS E UMA HISTÓRIA: UMA LEITURA ANALÍTICA DE “A VIUVINHA” EM CORDEL
 

ROSEANA PALMEIRA DOS SANTOS

10:15- 10:30

DEBATE

 

 

13-04-2019

SALA:513

HORÁRIO

TRABALHO

AUTORES

13:30

ARTE E FICÇÃO CIENTÍFICA: SABERES QUE SE INSCREVEM EM (DES)CONTINUIDADES
 

Wilder Kleber Fernandes de Santana, Éderson Luís Silveira)

13:45

MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA: O USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM
 

(Maria de Fátima Camilo, Generosa Camilo Gomes, Geralda Camilo Gomes)

14:00


ESTÁGIO SUPERVISIONADO UM DIÁLOGO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: Espaço de Múltiplas Aprendizagens
 

(Ellen Karoline Félix de Souza, Jean Brito da Silva)

 

14:15

FÁBULAS, PROVÉRBIOS: TECITURAS DA LÍNGUA PORTUGUESA
 

Jean Brito da Silva, Lindalva José de Freitas)

14:30

O USO DO ESTRANGEIRISMO E SUA INFLUÊNCIA NA LÍNGUA PORTUGUESA

LINDALVA JOSÉ DE FREITAS

14:45

O DIÁRIO DE LEITURAS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR: DA PRÁTICA À REFLEXÃO
 

Maria Eliane Gomes Morais)

14:45-15:00

DEBATE

 

 

EIXO 1- GT3 - Corpo em movimento: Dança e outras artes

EIXO 1- GT 4- Formação profissional em movimento para uma prática inclusiva

EIXO 1- GT5- Linguagem e Aquisição

12-04-2019

SALA: 506

HORÁRIO

TRABALHO

AUTORES

09:00

 


BIODANÇA E POESIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS


 

 

 

 

URANDY ALVES DE MELO

09:15

EXPRESSÕES ARTÍSTICAS DAS CRIANÇAS A PARTIR DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
 

Tereza Cristina da Silva Honorato Moura

09:30

FORMAÇÃO CONTINUADA: AÇÃO TRANSFORMADORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE JOÃO PESSOA
 

Lindinalva de Alcântara Correia., Maria da Conceição Pereira Ferreira Alves, Glória de Lourdes Figueiredo Sousa

09:45

O PROCESSO DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NOS CREIS DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA
 

Gioconda Maria M. AZEVEDO, Morgana Farias de LUNA, Rosane Araújo de ARRUDA

10:00

A aquisição do idioma português do Brasil por militares estrangeiros no contexto do ensino por competências.
 

 

Janiara de Lima Medeiros, Fabio da Silva Pereira

10:15- 10:30

A mediação do idioma português no Brasil por militares estrangeiros no contexto do ensino por competências
 

Fabio da Silva Pereira, Janiara de Lima Medeiros

 

 

 

 

EIXO 2- GT 1 - Linguagem, Inclusão e outras artes

EIXO 2- GT 2 - Letramento (s) e inclusão no ensino regular

EIXO 2- GT5- Linguagem e Direitos humanos: Incluir para não Excluir

13-04-2019

SALA: 511

HORÁRIO

TRABALHO

AUTORES

13:30

CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO COMO CANAL PARA INCLUSÃO ESCOLAR
 

Éderson Luís Silveira, Wilder Kleber Fernandes de Santana

13:45

O ENSINO DE ARTES MOTIVADOR DA APRENDIZAGEM PARA ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES COMO INSTRUMENTO
 

Fabiane Cristina Favarelli Navega

14:00

A importância do letramento no ensino fundamental: Uma análise sobre uma sequência didática em uma turma do 6° ano

 

Rosimere dos Santos Nascimento Alves, Hélio Rosa de Oliveira

14:15

LETRAMENTO EM SALA DE AULA: PRÁTICAS DE PREPARAÇÃO COM OS EDUCANDOS VISANDO À FORMAÇÃO SOCIAL.

 

José Afonso do Nascimento

14:30

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA DO CAMPO: ESTUDO DE CASO
 

Carla Lúcio Alves, Jessyka Natalya de Sousa Cavalcanti

 

   

 

 

 

EIXO 2- GT3 - Socializando experiências inclusivas

EIXO 2- GT 4 – Linguagem e diversidade: Um movimento possível para a inclusão

13-04-2019

SALA:

 

HORÁRIO

TRABALHO

AUTORES

13:30


 

AVALIAÇÃO DA ESCRITA DOS SURDOS NA ESCOLA REGULAR

Glória de Lourdes Figueiredo Sousa, Maria da Conceição Pereira Ferreira Alves, Lindinalva de Alcântara Correia

13:45


O ECA EM CONTEXTOS PEDAGÓGICOS: VIVÊNCIAS NOS CREIs DE JOÃO PESSOA
 

Maria da Conceição Pereira Ferreira Alves, Lindinalva de Alcântara Correia, Glória de Lourdes F. Sousa

14:00



O ENSINO DAS CIÊNCIAS SOB A PERSPECTIVA DA INCLUSÃO
 

EMANUELA ORLANDIA MUNIZ PESSOA

14:15


Ensino da Língua inglesa para alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
 

Glória Maria Miranda de Freitas Ramalho Leite

14:30

Aprendizagem: Principais dificuldades de crianças autistas
 

Hélio Rosa de Oliveira, Rosimere dos Santos Nascimento Alves

 

   

 

 

 

 

 

 

 

10h00 SESSÃO DE PÔSTER Exposição
Local: HALL DO CCHLA

Relação de trabalhos a serem divulgados posteriormente.

10h00 Coffee break Intervalo
Local: HALL DO CCHLA
12h00 Almoço Intervalo
Local: Intervalo

Horários de  almoço: 12:00 às 13:30

13h30 MINICURSO: LIBRAS E ENSINO- SEMÂNTICA NA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS Minicurso
Local: Sala 01

Este minicurso terá a função de trabalhar a LIBRAS na perspectiva inclusiva a partir do ensino de Português como L2.

Total de Vagas: 25

13h30 MINICURSO DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM 1 : ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM CONTEXTO DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM Minicurso
Local: SALA 03

Este minicurso trará o debate sobre as difiuldades na  AFABETIZAÇÃO no contexto da sala de aula.

TEMA:

Dislexia é um distúrbio de aprendizagem caracterizado pela dificuldade de leitura e escrita. Veja as causas, sintomas e tratamentos para a dislexia.

Disortografia é a dificuldade do aprendizado e do desenvolvimento da habilidade da linguagem escrita expressiva.

Ministrante: NADJA MENEZES

14h00 ATIVIDADES- MINICURSOS E OFICINAS Minicurso
Local: SALAS CCHLA

Atividades a serem divulgadas posteriormente.

DIAS E HORÁRIOS:

12-04-2019- 13:00 ÀS 16:00

13-04-2019- 09:00 ÀS 12:00

 

 

14h00 MINICURSO DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM 1 : ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM CONTEXTO DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM Minicurso
Local: SALA 03

Este minicurso trará o debate sobre as difiuldades na  AFABETIZAÇÃO no contexto da sala de aula.

TEMA:

Dislexia é um distúrbio de aprendizagem caracterizado pela dificuldade de leitura e escrita. Veja as causas, sintomas e tratamentos para a dislexia.

Disortografia é a dificuldade do aprendizado e do desenvolvimento da habilidade da linguagem escrita expressiva.

Ministrante: NADJA MENEZES

14h00 PALESTRA: AUTISMO E INCLUSÃO Palestra
Local: Auditório 412

PALESTRA: AUTISMO E INCLUSÃO

Tema: Autistas, mestres da linguagem. O tratamento psicanalítico dos autismos.

Francisco de Assis Xavier Neto. (Psicanalista, psicólogo,  especialista em saúde mental, reabilitador no SERI - AUTISMO da FUNAD.

TRABALHOS APROVADOS E HORÁRIOS

INSTRUÇÕES PARA OS GRUPOS DE TRABALHOS:

A ORGANIZAÇÃO DO EVENTO LIBERA A PROGRAMAÇÃO E HORÁRIOS DOS TRABALHOS CADASTRADOS ATÉ O DIA 06-04 NO SISTEMA. COMO AS INSCRIÇÕES IRÃO ATÉ  DIA 10 DE ABRIL OS PRÓXIMOS TRABALHOS ESTARÃO ALOCADOS NOS GTS JÁ EXISTENTES, OU FORMARÃO  OUTROS GTS EM OUTRAS SALAS.

COMUNICAMOS, AINDA, QUE  AS SALAS SERÃO LIBERADAS POSTERIORMENTE.

  • CADA TRABALHO TERÁ 15 MINUTOS PARA AS APRESENTAÇÕES.

DIA:12-04-2019

08-04-2019- 08:30 ÀS 10:30

EIXO 1- GT 1 - Língua/ Linguagens em movimento: Práticas de leituras possíveis

08:30-ESTRATÉGIAS DE LEITURA MEDIANTE HIPERTEXTOS: CONSTRUINDO A COMPREENSÃO LEITORA
(Jôse Pessoa de Lima, Janaíne Freitas de Medeiros, Neusilena de Brito Costa)

08:45DISCURSO PLANEJADO E NÃO PLANEJADO E A POSTURA NA LINGUAGEM ONLINE NA APRENDIZAGEM DISCENTE.
(Neusilena de Brito Costa, Janaíne Freitas de Medeiros, Jose Pessoa de Lima)

 

09:00--PRÁTICAS INCLUSIVAS POR MEIO DO ESTÍMULO DA LEITURA E A ESCRITA DE DIÁRIOS PESSOAIS
(Christianne N. Donato Formiga, Niedja Maria da Silva Gomes, Janaíne Freitas de Medeiros)

09:15-O PROCESSO DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NOS CREIS DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA
(Gioconda Maria M. AZEVEDO, Morgana Farias de LUNA, Rosane Araújo de ARRUDA)

09:30O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO ENSINO BILÍNGUE NO COLÉGIO DÍNAMO EM JUAZEIRO – BAHIA.
(Solymeire Ribeiro de Oliveira Almeida, Faruk Maracajá Napy Charará)

09:45-TRÊS ESCRITAS E UMA HISTÓRIA: UMA LEITURA ANALÍTICA DE “A VIUVINHA” EM CORDEL
(ROSEANA PALMEIRA DOS SANTOS)

10:00ARTE E FICÇÃO CIENTÍFICA: SABERES QUE SE INSCREVEM EM (DES)CONTINUIDADES
(Wilder Kleber Fernandes de Santana, Éderson Luís Silveira)

10:15MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA: O USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM
(Maria de Fátima Camilo, Geralda Camilo Gomes, Generosa Camilo Gomes)

10:15-10:30- DEBATE

 

 

 

 

12-04-2019 – 09:30 ÀS 11:30

EIXO 1- GT3 - Corpo em movimento: Dança e outras artes/ EIXO 1- GT5- Linguagem e Aquisição

BIODANÇA E POESIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS
(URANDY ALVES DE MELO)

EXPRESSÕES ARTÍSTICAS DAS CRIANÇAS A PARTIR DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
(Tereza Cristina da Silva Honorato Moura)

O PROCESSO DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NOS CREIS DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA
(Gioconda Maria M. AZEVEDO, Morgana Farias de LUNA, Rosane Araújo de ARRUDA)

A aquisição do idioma português do Brasil por militares estrangeiros no contexto do ensino por competências.
(Janiara de Lima Medeiros, Fabio da Silva Pereira)

A mediação do idioma português no Brasil por militares estrangeiros no contexto do ensino por competências
(Fabio da Silva Pereira, Janiara de Lima Medeiros)

 

13-04-2019 – 13:00 ÀS 16:00

EIXO 2- GT 1 - Linguagem, Inclusão e outras artes/EIXO 2- GT 2 - Letramento (s) e inclusão no ensino regular

CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO COMO CANAL PARA INCLUSÃO ESCOLAR
(Éderson Luís Silveira, Wilder Kleber Fernandes de Santana)

O ENSINO DE ARTES MOTIVADOR DA APRENDIZAGEM PARA ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES COMO INSTRUMENTO
(Fabiane Cristina Favarelli Navega)

A importância do letramento no ensino fundamental: Uma análise sobre uma sequência didática em uma turma do 6° ano
(Rosimere dos Santos Nascimento Alves, Hélio Rosa de Oliveira)

LETRAMENTO EM SALA DE AULA: PRÁTICAS DE PREPARAÇÃO COM OS EDUCANDOS VISANDO À FORMAÇÃO SOCIAL.
(José Afonso do Nascimento)

)

 

 

 

DIA:13-04-2019 – 13:00 ÀS 16:00

EIXO 2-  GT3- Socializando experiências inclusivas GT 4 – Linguagem e diversidade: Um movimento possível para a inclusão

AVALIAÇÃO DA ESCRITA DOS SURDOS NA ESCOLA REGULAR
(Glória de Lourdes Figueiredo Sousa, Maria da Conceição Pereira Ferreira Alves, Lindinalva de Alcântara Correia)

O ECA EM CONTEXTOS PEDAGÓGICOS: VIVÊNCIAS NOS CREIs DE JOÃO PESSOA
(Maria da Conceição Pereira Ferreira Alves, Lindinalva de Alcântara Correia, Glória de Lourdes F. Sousa)

O ENSINO DAS CIÊNCIAS SOB A PERSPECTIVA DA INCLUSÃO
(EMANUELA ORLANDIA MUNIZ PESSOA)

Ensino da Língua inglesa para alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
(Glória Maria Miranda de Freitas Ramalho Leite)

Aprendizagem: Principais dificuldades de crianças autistas
(Hélio Rosa de Oliveira, Rosimere dos Santos Nascimento Alves)

EIXO 2- GT5- Linguagem e Direitos humanos: Incluir para não Excluir

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA DO CAMPO: ESTUDO DE CASO
(Carla Lúcio Alves, Jessyka Natalya de Sousa Cavalcanti)

FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E EDUCAÇÃO INCLUSVA NA PERSPECTIVA DOS DIREITOS HUMANOS: ANÁLISE DA MATRIZ CURRICULAR DE PEDAGOGIA
(Zélia Maria Melo de Lima Santos)

Às 09h00 - SALAS- CCHLA

Amostra sobre Inclusão: A ARTE E O AUTISMO

Amostra sobre Inclusão

Alex Dias

Um adulto autista, 25 anos, envolvido no mundo das artes desde criança. Costuma retratar paisagens, animais e o espaço sideral, fazendo uso de cores intensas, técnicas variadas, com predominância de tons de azul. Foi homenageado na ECIT, onde estuda, como artista revelação no ano de 2018 e passa boa parte do seu tempo livre entre tintas e pincéis.

Às 13h30 - Sala a definir
08h30 Credenciamento- Sala de Reuniões Credenciamento
Local: Sala de Reuniões

Faça a impressão do comprovante de inscrição e apresente no credenciamento junto com um documento com foto.

09h00 Apresentação dos Grupos de Trabalhos Apresentação de Artigos
Local: Sala a 401, 403 E 405

 

II SINEIL

EIXO 1: LINGUAGEM E MOVIMENTO

GT 1 - Língua/ Linguagens em movimento: Práticas de leituras possíveis - sala 401 (CCHLA)

Este grupo de trabalho terá a função de congregar trabalhos que traga o debate entre as linguagens e as diversas formas de expressões da língua, seja ela oral ou escrita, além de trazer o debate sobre as práticas de leituras nos espaços sociais. Dessa forma, serão acolhidos trabalhos das áreas de pedagogia, Psicopedagogia, Letras e outras áreas que tragam tal debate.

GT 2 - Mente, Psique e movimento- sala 403 (CCHLA)

GT3 - Corpo em movimento: Dança e outras artes- sala 405 (CCHLA)

GT 4- Formação profissional em movimento para uma prática inclusiva- sala 407 (CCHLA)

 

EIXO 2: LINGUAGEM E INCLUSÃO

 

 

GT 1 - Linguagem, Inclusão e outras artes- Sala 401 (CCHLA)

GT 2 - Letramento (s) e inclusão no ensino regular- Sala 403 (CCHLA)

GT3 - Socializando experiências inclusivas- Sala 405 (CCHLA)

GT 4 – Linguagem e diversidade: Um movimento possível para a inclusão- Sala 406 (CCHLA)

GT5- Linguagem e Direitos humanos: Incluir para não Excluir - Sala 401 (CCHLA)

 

09h00 ATIVIDADES- MINICURSOS E OFICINAS Minicurso
Local: SALAS CCHLA

Atividades a serem divulgadas posteriormente.

DIAS E HORÁRIOS:

12-04-2019- 13:00 ÀS 16:00

13-04-2019- 09:00 ÀS 12:00

 

 

09h00 MINICURSO: LIBRAS E ENSINO- SEMÂNTICA NA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS Minicurso
Local: Sala 01

Este minicurso terá a função de trabalhar a LIBRAS na perspectiva inclusiva a partir do ensino de Português como L2.

Total de Vagas: 25

09h00 MINICURSO: AUTISMO Minicurso
Local: SALA 02

Tema: Autismo e dificuldades em sala de aula - Avanços e retrocessos

Ms. Karla Alves Carlos (psicóloga)

Data e horário: 09:00 às 11:00

Este minicurso terá a função de incluir o docente  no contexto na educação inclusiva, contribuindo para que  ele entenda o que é autismo e descubra se os sintomas que a criança apresenta podem indicar. No segundo momento, este minicurso norteará atividades práticas para o contexto da aprendizagem de criança com AUTISMO.

 

DURAÇÃO: 06 HORAS

09h00 oficina de reciglagem Oficina
Local: salas

Construindo flores para florir a educação

O material será fornecido pela organização do evento,

10h00 PALESTRA- OBESIDADE NA INFÂNCIA: DO BEBÊ "FOFINHO" ao Preconceito na adolescência Palestra
Local: Auditório

OBESIDADE NA INFÂNCIA: DO BEBÊ "FOFINHO" ao Preconceito na adolescência

 

Monik Giselle Lira Monteiro

 

Psicóloga Clínica e Bariátrica.

Especialista em Transtornos Alimentares, Obesidade e Cirurgia Bariátrica. Especialista em Sexualidade Humana. Especialista em Psicologia do Esporte. Colaboradora do grupo LIGEPSI - Literatura, Gênero e Psicanálise - UFPB.

12h00 Almoço Intervalo
Local: Intervalo

Horários de  almoço: 12:00 às 13:30

13h30 HORÁRIOS DOS GTS Premiação
Local: SALAS

EIXO 1- GT 1 - Língua/ Linguagens em movimento: Práticas de leituras possíveis

12-04-2019

SALA: 408

HORÁRIO

TRABALHO

AUTORES

09:00

ESTRATÉGIAS DE LEITURA MEDIANTE HIPERTEXTOS: CONSTRUINDO A COMPREENSÃO LEITORA

Jôse Pessoa de Lima, Neusilena de Brito Costa, Janaíne Freitas de Medeiros

09:15

DISCURSO PLANEJADO E NÃO PLANEJADO E A POSTURA NA LINGUAGEM ONLINE NA APRENDIZAGEM DISCENTE.
 

(Neusilena de Brito Costa, Jose Pessoa de Lima, Janaíne Freitas de Medeiros)

09:30

PRÁTICAS INCLUSIVAS POR MEIO DO ESTÍMULO DA LEITURA E A ESCRITA DE DIÁRIOS PESSOAIS
 

Christianne N. Donato Formiga, Janaíne Freitas de Medeiros, Niedja Maria da Silva Gomes)

09:45

O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO ENSINO BILÍNGUE NO COLÉGIO DÍNAMO EM JUAZEIRO – BAHIA.
 

(Solymeire Ribeiro de Oliveira Almeida, Faruk Maracajá Napy Charará)

10:00

TRÊS ESCRITAS E UMA HISTÓRIA: UMA LEITURA ANALÍTICA DE “A VIUVINHA” EM CORDEL
 

ROSEANA PALMEIRA DOS SANTOS

10:15- 10:30

DEBATE

 

 

13-04-2019

SALA:513

HORÁRIO

TRABALHO

AUTORES

13:30

ARTE E FICÇÃO CIENTÍFICA: SABERES QUE SE INSCREVEM EM (DES)CONTINUIDADES
 

Wilder Kleber Fernandes de Santana, Éderson Luís Silveira)

13:45

MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA: O USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM
 

(Maria de Fátima Camilo, Generosa Camilo Gomes, Geralda Camilo Gomes)

14:00


ESTÁGIO SUPERVISIONADO UM DIÁLOGO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: Espaço de Múltiplas Aprendizagens
 

(Ellen Karoline Félix de Souza, Jean Brito da Silva)

 

14:15

FÁBULAS, PROVÉRBIOS: TECITURAS DA LÍNGUA PORTUGUESA
 

Jean Brito da Silva, Lindalva José de Freitas)

14:30

O USO DO ESTRANGEIRISMO E SUA INFLUÊNCIA NA LÍNGUA PORTUGUESA

LINDALVA JOSÉ DE FREITAS

14:45

O DIÁRIO DE LEITURAS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR: DA PRÁTICA À REFLEXÃO
 

Maria Eliane Gomes Morais)

14:45-15:00

DEBATE

 

 

EIXO 1- GT3 - Corpo em movimento: Dança e outras artes

EIXO 1- GT 4- Formação profissional em movimento para uma prática inclusiva

EIXO 1- GT5- Linguagem e Aquisição

12-04-2019

SALA: 506

HORÁRIO

TRABALHO

AUTORES

09:00

 


BIODANÇA E POESIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS


 

 

 

 

URANDY ALVES DE MELO

09:15

EXPRESSÕES ARTÍSTICAS DAS CRIANÇAS A PARTIR DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
 

Tereza Cristina da Silva Honorato Moura

09:30

FORMAÇÃO CONTINUADA: AÇÃO TRANSFORMADORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE JOÃO PESSOA
 

Lindinalva de Alcântara Correia., Maria da Conceição Pereira Ferreira Alves, Glória de Lourdes Figueiredo Sousa

09:45

O PROCESSO DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NOS CREIS DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA
 

Gioconda Maria M. AZEVEDO, Morgana Farias de LUNA, Rosane Araújo de ARRUDA

10:00

A aquisição do idioma português do Brasil por militares estrangeiros no contexto do ensino por competências.
 

 

Janiara de Lima Medeiros, Fabio da Silva Pereira

10:15- 10:30

A mediação do idioma português no Brasil por militares estrangeiros no contexto do ensino por competências
 

Fabio da Silva Pereira, Janiara de Lima Medeiros

 

 

 

 

EIXO 2- GT 1 - Linguagem, Inclusão e outras artes

EIXO 2- GT 2 - Letramento (s) e inclusão no ensino regular

EIXO 2- GT5- Linguagem e Direitos humanos: Incluir para não Excluir

13-04-2019

SALA: 511

HORÁRIO

TRABALHO

AUTORES

13:30

CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO COMO CANAL PARA INCLUSÃO ESCOLAR
 

Éderson Luís Silveira, Wilder Kleber Fernandes de Santana

13:45

O ENSINO DE ARTES MOTIVADOR DA APRENDIZAGEM PARA ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES COMO INSTRUMENTO
 

Fabiane Cristina Favarelli Navega

14:00

A importância do letramento no ensino fundamental: Uma análise sobre uma sequência didática em uma turma do 6° ano

 

Rosimere dos Santos Nascimento Alves, Hélio Rosa de Oliveira

14:15

LETRAMENTO EM SALA DE AULA: PRÁTICAS DE PREPARAÇÃO COM OS EDUCANDOS VISANDO À FORMAÇÃO SOCIAL.

 

José Afonso do Nascimento

14:30

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA DO CAMPO: ESTUDO DE CASO
 

Carla Lúcio Alves, Jessyka Natalya de Sousa Cavalcanti

 

   

 

 

 

EIXO 2- GT3 - Socializando experiências inclusivas

EIXO 2- GT 4 – Linguagem e diversidade: Um movimento possível para a inclusão

13-04-2019

SALA:

 

HORÁRIO

TRABALHO

AUTORES

13:30


 

AVALIAÇÃO DA ESCRITA DOS SURDOS NA ESCOLA REGULAR

Glória de Lourdes Figueiredo Sousa, Maria da Conceição Pereira Ferreira Alves, Lindinalva de Alcântara Correia

13:45


O ECA EM CONTEXTOS PEDAGÓGICOS: VIVÊNCIAS NOS CREIs DE JOÃO PESSOA
 

Maria da Conceição Pereira Ferreira Alves, Lindinalva de Alcântara Correia, Glória de Lourdes F. Sousa

14:00



O ENSINO DAS CIÊNCIAS SOB A PERSPECTIVA DA INCLUSÃO
 

EMANUELA ORLANDIA MUNIZ PESSOA

14:15


Ensino da Língua inglesa para alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
 

Glória Maria Miranda de Freitas Ramalho Leite

14:30

Aprendizagem: Principais dificuldades de crianças autistas
 

Hélio Rosa de Oliveira, Rosimere dos Santos Nascimento Alves

 

   

 

 

 

 

 

 

 

14h00 SESSÃO DE PÔSTER Exposição
Local: HALL DO CCHLA

Relação de trabalhos a serem divulgados posteriormente.

16h30 Coffee break Intervalo
Local: HALL DO CCHLA

TRABALHOS APROVADOS E HORÁRIOS

INSTRUÇÕES PARA OS GRUPOS DE TRABALHOS:

A ORGANIZAÇÃO DO EVENTO LIBERA A PROGRAMAÇÃO E HORÁRIOS DOS TRABALHOS CADASTRADOS ATÉ O DIA 06-04 NO SISTEMA. COMO AS INSCRIÇÕES IRÃO ATÉ  DIA 10 DE ABRIL OS PRÓXIMOS TRABALHOS ESTARÃO ALOCADOS NOS GTS JÁ EXISTENTES, OU FORMARÃO  OUTROS GTS EM OUTRAS SALAS.

COMUNICAMOS, AINDA, QUE  AS SALAS SERÃO LIBERADAS POSTERIORMENTE.

  • CADA TRABALHO TERÁ 15 MINUTOS PARA AS APRESENTAÇÕES.

DIA:12-04-2019

08-04-2019- 08:30 ÀS 10:30

EIXO 1- GT 1 - Língua/ Linguagens em movimento: Práticas de leituras possíveis

08:30-ESTRATÉGIAS DE LEITURA MEDIANTE HIPERTEXTOS: CONSTRUINDO A COMPREENSÃO LEITORA
(Jôse Pessoa de Lima, Janaíne Freitas de Medeiros, Neusilena de Brito Costa)

08:45DISCURSO PLANEJADO E NÃO PLANEJADO E A POSTURA NA LINGUAGEM ONLINE NA APRENDIZAGEM DISCENTE.
(Neusilena de Brito Costa, Janaíne Freitas de Medeiros, Jose Pessoa de Lima)

 

09:00--PRÁTICAS INCLUSIVAS POR MEIO DO ESTÍMULO DA LEITURA E A ESCRITA DE DIÁRIOS PESSOAIS
(Christianne N. Donato Formiga, Niedja Maria da Silva Gomes, Janaíne Freitas de Medeiros)

09:15-O PROCESSO DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NOS CREIS DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA
(Gioconda Maria M. AZEVEDO, Morgana Farias de LUNA, Rosane Araújo de ARRUDA)

09:30O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO ENSINO BILÍNGUE NO COLÉGIO DÍNAMO EM JUAZEIRO – BAHIA.
(Solymeire Ribeiro de Oliveira Almeida, Faruk Maracajá Napy Charará)

09:45-TRÊS ESCRITAS E UMA HISTÓRIA: UMA LEITURA ANALÍTICA DE “A VIUVINHA” EM CORDEL
(ROSEANA PALMEIRA DOS SANTOS)

10:00ARTE E FICÇÃO CIENTÍFICA: SABERES QUE SE INSCREVEM EM (DES)CONTINUIDADES
(Wilder Kleber Fernandes de Santana, Éderson Luís Silveira)

10:15MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA: O USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM
(Maria de Fátima Camilo, Geralda Camilo Gomes, Generosa Camilo Gomes)

10:15-10:30- DEBATE

 

 

 

 

12-04-2019 – 09:30 ÀS 11:30

EIXO 1- GT3 - Corpo em movimento: Dança e outras artes/ EIXO 1- GT5- Linguagem e Aquisição

BIODANÇA E POESIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS
(URANDY ALVES DE MELO)

EXPRESSÕES ARTÍSTICAS DAS CRIANÇAS A PARTIR DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
(Tereza Cristina da Silva Honorato Moura)

O PROCESSO DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NOS CREIS DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA
(Gioconda Maria M. AZEVEDO, Morgana Farias de LUNA, Rosane Araújo de ARRUDA)

A aquisição do idioma português do Brasil por militares estrangeiros no contexto do ensino por competências.
(Janiara de Lima Medeiros, Fabio da Silva Pereira)

A mediação do idioma português no Brasil por militares estrangeiros no contexto do ensino por competências
(Fabio da Silva Pereira, Janiara de Lima Medeiros)

 

13-04-2019 – 13:00 ÀS 16:00

EIXO 2- GT 1 - Linguagem, Inclusão e outras artes/EIXO 2- GT 2 - Letramento (s) e inclusão no ensino regular

CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO COMO CANAL PARA INCLUSÃO ESCOLAR
(Éderson Luís Silveira, Wilder Kleber Fernandes de Santana)

O ENSINO DE ARTES MOTIVADOR DA APRENDIZAGEM PARA ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES COMO INSTRUMENTO
(Fabiane Cristina Favarelli Navega)

A importância do letramento no ensino fundamental: Uma análise sobre uma sequência didática em uma turma do 6° ano
(Rosimere dos Santos Nascimento Alves, Hélio Rosa de Oliveira)

LETRAMENTO EM SALA DE AULA: PRÁTICAS DE PREPARAÇÃO COM OS EDUCANDOS VISANDO À FORMAÇÃO SOCIAL.
(José Afonso do Nascimento)

)

 

 

 

DIA:13-04-2019 – 13:00 ÀS 16:00

EIXO 2-  GT3- Socializando experiências inclusivas GT 4 – Linguagem e diversidade: Um movimento possível para a inclusão

AVALIAÇÃO DA ESCRITA DOS SURDOS NA ESCOLA REGULAR
(Glória de Lourdes Figueiredo Sousa, Maria da Conceição Pereira Ferreira Alves, Lindinalva de Alcântara Correia)

O ECA EM CONTEXTOS PEDAGÓGICOS: VIVÊNCIAS NOS CREIs DE JOÃO PESSOA
(Maria da Conceição Pereira Ferreira Alves, Lindinalva de Alcântara Correia, Glória de Lourdes F. Sousa)

O ENSINO DAS CIÊNCIAS SOB A PERSPECTIVA DA INCLUSÃO
(EMANUELA ORLANDIA MUNIZ PESSOA)

Ensino da Língua inglesa para alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
(Glória Maria Miranda de Freitas Ramalho Leite)

Aprendizagem: Principais dificuldades de crianças autistas
(Hélio Rosa de Oliveira, Rosimere dos Santos Nascimento Alves)

EIXO 2- GT5- Linguagem e Direitos humanos: Incluir para não Excluir

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA DO CAMPO: ESTUDO DE CASO
(Carla Lúcio Alves, Jessyka Natalya de Sousa Cavalcanti)

FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E EDUCAÇÃO INCLUSVA NA PERSPECTIVA DOS DIREITOS HUMANOS: ANÁLISE DA MATRIZ CURRICULAR DE PEDAGOGIA
(Zélia Maria Melo de Lima Santos)

Às 13h00 - SALAS- CCHLA

OFICINA- ORIGAME: PRÁTICAS LÚDICAS EM CONTEXTO DE APRENDIZAGEM

Facilitadoras:

Glória de Luordes F. Sousa

Maria da Conceição P. F. Alves

 

Trabalhar o origame   a partir de práticas pedagógicas,  buscando envolver  os "aprendentes" em um momento interdisciplinar, construindo conhecimento, motricidade, auto-estima e a criatividade com   práticas lúdicas.

Às 13h30 - SALA 2

MINICURSO- BNCC, CURRÍCULO E LEGISLAÇÃO

PROGRAMAÇÃO- II SINEIL

11,12 E 13 DE ABRIL

 

MANHÃ- 11-04-2019

 

08:30- CREDENCIAMENTO- SALA DE REUNIÕES- CCHLA- UFPB

09:00- ABERTURA DO EVENTO- Auditório 412- CCHLA- UFPB

 

09:00 às 10:30- MESA-REDONDA- SEDEC-PMJP: Novos rumos e desafios para a educação básica

 

10:30- CONFERÊNCIA DE ABERTURA- Auditório 412- CCHLA- UFPB

TEMA: atravessamentos teóricos experiências de leitura sob viés  das análises do discurso

 

12:00- Almoço

 

TARDE- 13:30 ÀS 16:30- EXPOSIÇÃO DE ARTE- Auditório 412- CCHLA- UFPB

AUTISMO: INCLUSÃO PELA ARTE

14:00 ÀS 15:30—Palestra : Inclusão pela Arte- Auditório 412- CCHLA- UFPB

15:30  às 17:00 – Tecnologia, Criatividade e Inovação

 Prof Marcos Túlio da Silva  Júnior

 

12-04-2019- MANHÃ

08:30- CREDENCIAMENTO- SALA DE REUNIÕES- CCHLA- UFPB

09:00- GRUPOS DE TRABALHOS-

SALAS: 408-506- 513-511

SALA DE REUNIÕES- CCHLA- UFPB 408, 506,511 E 513

 

10:30 – 12:00- PALESTRA-AUDITÓRIO 411 PALESTRA:  Leitura literária e sala de aula.

JAIRO CÉZAR- Escritor e Professor. Formado em Letras pela UFPB, Especialista em Fundamentos da Educação: Práticas Interdisciplinares pela UEPB e atual Secretário Executivo de Cultura e Esporte de Sapé.

A palestra será seguida de debate e exposição de livros.

 

12:00 ÀS 13:30- ALMOÇO

 

 

TARDE- 13:30 ÀS 16:30

 

MINICURSOS E OFICINAS

SALA: 506- MINICURSO: LIBRAS e ensino- semântica na língua brasileira de sinais

SALA -511-MINICURSO- dificuldades de aprendizagem 1 : alfabetização e letramento em contexto de crianças com dificuldades de aprendizagem

SALA:402- OFICINA DE ORIGAME

 

14:00 às 16:00- Palestra: CCHLA-UFPB-AUDITÓRIO 412

TEMA: TECNOLOGIAS ASSISTIVAS:QUAL SUA INFLUÊNCIA E SEU PAPEL NA INCLUSÃO ESCOLAR?

 

13-04-2019- MANHÃ

08:30- CREDENCIAMENTO- SALA DE REUNIÕES

09:00- SALA: 506- MINICURSO: LIBRAS e ensino- semântica na língua brasileira de sinais

SALA -511-MINICURSO- dificuldades de aprendizagem 1 : alfabetização e letramento em contexto de crianças com dificuldades de aprendizagem

 

Horário: 10:00 às 11:00

Auditório-Palestra: Autismo e dificuldades em sala de aula - Avanços e retrocessos

 

Horário: 11:00 às 12:00

PALESTRA- OBESIDADE NA INFÂNCIA: DO BEBÊ "FOFINHO" ao Preconceito na adolescência

 

GRUPOS DE TRABALHOS- SALA DE REUNIÕES- CCHLA- UFPB 408, 506,511 E 513

 

 

13:30  às 16:30 - HORÁRIOS DOS GTS

 

14:00 às 17:00- ENCERRAMENTO- AULÃO SOLIDÁRIO- AUDITÓRIO-412 (ENTRADA 2CXS DE LEITE)

BNCC, CURRÍCULO E INCLUSÃO

 

16:30- Coffee break

 

Esta atividade terá como entrada 2 cxs de leite desnatado para serem doadas à Vila Vicentina.

Às 13h30 - 412

Local

CCHLA - UFPB - 58051-900, Via Expressa Padre Zé, 221, Castelo Branco, João Pessoa, Paraíba,

Organização

Patrocínio

Seja um parceiro

Organizador

Contatos Empreendimentos Educacionais & Serviços

A Contatos Empreendimentos Educacionais & Serviços é uma empresa especializada em cursos, consultoria e treinamentos, Sediada na cidade de João Pessoa, PB. Com 4 anos de existência no mercado paraibano, ocupa uma posição de destaque pela qualidade da prestação de seus serviços. A empresa conta com uma equipe de profissionais inovadores e promissores em suas respectivas áreas do conhecimento, colocando suas experiências à disposição de todos seus clientes, oferecendo segurança e credibilidade nos diferentes tipos, no âmbito de suas especializações.