II SINEIL - Simpósio Nacional de Educação Inclusiva e Linguagem

II SINEIL - Simpósio Nacional de Educação Inclusiva e Linguagem

Faça sua inscrição

Grupos de Trabalhos

EIXO 1: LINGUAGEM E MOVIMENTO

GT 1 - Língua/ Linguagens em movimento: Práticas de leituras possíveis

 

Este grupo de trabalho terá a função de congregar trabalhos que traga o debate entre as linguagens e as diversas formas de expressões da língua, seja ela oral ou escrita, além de trazer o debate sobre as práticas de leituras nos espaços sociais. Dessa forma, serão acolhidos trabalhos das áreas de pedagogia, Psicopedagogia, Letras e outras áreas que tragam tal debate.

GT 2 - Mente, Psique, corpo e movimento

Este grupo trará o debate entre a mente, a psiquê e o movimento contínuo da aprendizagem humana, congregando trabalhos das áreas da psicologia, psicopedagogia e áreas afins que traga como proposta o movimento entre a mente a psique e o corpo.

GT3 - Corpo em movimento: Dança e outras artes

Este grupo de trabalho trará a discussão sobre como a dança e a arte pode favorecer a aprendizagem a partir do corpo em movimento é possível propiciar a inclusão por meio de ações práticas no cotidiano de alunos com problemas de aprendizagem, transtornos ou deficiências. Assim, esse Gt se deterá a trabalhos e/ ou socialização de ações práticas nos diversos espaços sociais que traga a dança ou as artes como protagonistas da inclusão.

GT 4- Formação profissional em movimento para uma prática inclusiva

Este grupo trará o enfoque na formação profissional dos agentes que lidam com os discentes e/ou pessoas com deficiências em contextos inclusivos. Assim,  este trabalho tanto  é possível ter trabalhos da formação profissional do docente como dos agentes educacionais que estejam em contextos de inclusão tais como: profissionais da sala do AEE, LIBRAS, Biblioteca etc.

 

GT 5- Linguagem e Aquisição

 

O GT Aquisição da Linguagem e Letramento tem por objetivo apresentar discussões acerca dos processos iniciais de aquisição da Linguagem oral e sinalizada, bem como, trazer discussões acerca dos processos iniciais da aquisição da escrita escolarizada, em contextos inclusivos, com alunos que possuem dificuldades de aprendizagem, dislexia, português como L2 para alunos surdo e etc.

 

EIXO 2: LINGUAGEM E INCLUSÃO

GT 1 - Linguagem, Inclusão e LIBRAS

Este GT trará o debate sobre o na perspectiva inclusiva, por meio das diversas formas de linguagens, discutindo o tema pelo viés do ensino, além de trazer à tona a importância dos protagonistas dessa inclusão: Aluno surdo; intérprete e tradutor de LIBRAS; professor em processo de inclusão; atividades e práticas inclusivas; Libras e ensino; Libras e Inclusão; Além de trabalhos que discutam e inclusão social e direitos humanos. Elementos constitutivos do sistema de exclusão/inclusão social: as pessoas, as instituições sociais. Desigualdade social e diversidade. Processo/produto da construção do conhecimento e inclusão social. Pertencimento social e relações sociais. Fundamentação teórica e metodológica da educação inclusiva para surdos. Práticas educacionais, estratégias de inclusão social para alunos surdos. A inclusão como construção do indivíduo cidadão (surdo). Identidade pessoal, protagonismo social e construção do projeto de vida na escola. Educação inclusiva e políticas públicas para alunos surdos. A contribuição da ARTE para educação inclusiva do aluno surdo.

GT 2 - Letramento (s), alfabetização e inclusão no ensino regular

Com este Grupo de trabalho teremos a discussão que reflita sobre a educação e seus múltiplos letramentos, sendo norteado sobre o viés da linguagem e da inclusão, além de congregar trabalho que debatam as práticas leitura e escrita em sala de aula de alunos com dificuldades de aprendizagem, com deficiência ou algum outro transtorno ou patologia. Dessa forma, congregaremos trabalhos que tragam as Contribuições da Teoria do Letramento para os Estudos sobre Alfabetização. Análise de currículos e programas de ensino da língua materna, L2 ou L3. Programas e projetos de alfabetização atuais. Análise histórica dos métodos de Alfabetização. A prática construtivista na alfabetização. A Alfabetização como processo cognitivo. Psicogênese da alfabetização. Alfabetizar Letrando: abordagem discursiva.

GT3 - Socializando experiências inclusivas

Este GT terá o debate com reflexões críticas sobre dificuldades de aprendizagem e de escolarização, de modo a socializar atividades ou projetos desenvolvidos ou em fase de desenvolvimento nas escolas públicas. Diferenciação entre dificuldades de aprendizagem e de escolarização. O papel do psicopedagogo frente a não culpabilização do aluno e da família diante da queixa de dificuldades de aprendizagem e de escolarização. O lugar da neurolinguagem e suas contribuições para aquisição da linguagem. Transtornos como TGD/TDAH entre outras dificuldades de aprendizagem e o processo educativo. Psicopedagogia: modelo teórico ou ciência de aplicação prática? Intervenção psicopedagógica: avaliação, conceituação e prática. A aprendizagem na teoria comportamentalista. O modelo como suporte para uma prática e intervenção psicopedagógicas. O modelo histórico-cultural de Vygotsky. A intervenção psicopedagógica no modelo sociocultural. Avaliação da aprendizagem: implicações pedagógicas, econômicas e sociais. A avaliação na pré-escola e nas séries iniciais do Ensino Fundamental: objetivos, importância e características.

GT 4 – Linguagem e diversidade: Um movimento possível para a inclusão

O GT alberga pesquisas, concluídas e/ou andamento, que se debrucem sobre os estudos de gênero e a diversidade em conexão com a Educação. Explora, ainda, os conceitos de sexo, sexismo e sexualidade, articulando-os à noção de corpo. Dessa forma, este GT acolhe pesquisas que, alicerçadas nos estudos psicanalíticos, busquem compreender a arte (literária, cinematográfica, musical etc.) como territórios capazes de reverberar a subjetividade humana, em seus novos/antigos funcionamentos.

GT 5- Linguagem e Direitos humanos: Incluir para não Excluir

Este GT congrega o debate a luz dos direitos humanos, a partir da teoria da proteção integral, do garantismo; ECA (Estatuto da Criança e do adolescente); Estatuto da pessoa com deficiência; legislação inclusiva; Lei da Libras; Tripé: família- estado e sociedade;