II SINEIL - Simpósio Nacional de Educação Inclusiva e Linguagem

II SINEIL - Simpósio Nacional de Educação Inclusiva e Linguagem

Faça sua inscrição

TRABALHOS APROVADOS E HORÁRIOS

EIXO 1- GT 1 - Língua/ Linguagens em movimento: Práticas de leituras possíveis

12-04-2019

SALA: 408

HORÁRIO

TRABALHO

AUTORES

09:00

ESTRATÉGIAS DE LEITURA MEDIANTE HIPERTEXTOS: CONSTRUINDO A COMPREENSÃO LEITORA

Jôse Pessoa de Lima, Neusilena de Brito Costa, Janaíne Freitas de Medeiros

09:15

DISCURSO PLANEJADO E NÃO PLANEJADO E A POSTURA NA LINGUAGEM ONLINE NA APRENDIZAGEM DISCENTE.
 

(Neusilena de Brito Costa, Jose Pessoa de Lima, Janaíne Freitas de Medeiros)

09:30

PRÁTICAS INCLUSIVAS POR MEIO DO ESTÍMULO DA LEITURA E A ESCRITA DE DIÁRIOS PESSOAIS
 

Christianne N. Donato Formiga, Janaíne Freitas de Medeiros, Niedja Maria da Silva Gomes)

09:45

O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO ENSINO BILÍNGUE NO COLÉGIO DÍNAMO EM JUAZEIRO – BAHIA.
 

(Solymeire Ribeiro de Oliveira Almeida, Faruk Maracajá Napy Charará)

10:00

TRÊS ESCRITAS E UMA HISTÓRIA: UMA LEITURA ANALÍTICA DE “A VIUVINHA” EM CORDEL
 

ROSEANA PALMEIRA DOS SANTOS

10:15- 10:30

DEBATE

 

 

13-04-2019

SALA:513

HORÁRIO

TRABALHO

AUTORES

13:30

ARTE E FICÇÃO CIENTÍFICA: SABERES QUE SE INSCREVEM EM (DES)CONTINUIDADES
 

Wilder Kleber Fernandes de Santana, Éderson Luís Silveira)

13:45

MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA: O USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM
 

(Maria de Fátima Camilo, Generosa Camilo Gomes, Geralda Camilo Gomes)

14:00


ESTÁGIO SUPERVISIONADO UM DIÁLOGO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: Espaço de Múltiplas Aprendizagens
 

(Ellen Karoline Félix de Souza, Jean Brito da Silva)

 

14:15

FÁBULAS, PROVÉRBIOS: TECITURAS DA LÍNGUA PORTUGUESA
 

Jean Brito da Silva, Lindalva José de Freitas)

14:30

O USO DO ESTRANGEIRISMO E SUA INFLUÊNCIA NA LÍNGUA PORTUGUESA

LINDALVA JOSÉ DE FREITAS

14:45

O DIÁRIO DE LEITURAS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR: DA PRÁTICA À REFLEXÃO
 

Maria Eliane Gomes Morais)

14:45-15:00

DEBATE

 

 

EIXO 1- GT3 - Corpo em movimento: Dança e outras artes

EIXO 1- GT 4- Formação profissional em movimento para uma prática inclusiva

EIXO 1- GT5- Linguagem e Aquisição

12-04-2019

SALA: 506

HORÁRIO

TRABALHO

AUTORES

09:00

 


BIODANÇA E POESIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS


 

 

 

 

URANDY ALVES DE MELO

09:15

EXPRESSÕES ARTÍSTICAS DAS CRIANÇAS A PARTIR DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
 

Tereza Cristina da Silva Honorato Moura

09:30

FORMAÇÃO CONTINUADA: AÇÃO TRANSFORMADORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE JOÃO PESSOA
 

Lindinalva de Alcântara Correia., Maria da Conceição Pereira Ferreira Alves, Glória de Lourdes Figueiredo Sousa

09:45

O PROCESSO DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NOS CREIS DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA
 

Gioconda Maria M. AZEVEDO, Morgana Farias de LUNA, Rosane Araújo de ARRUDA

10:00

A aquisição do idioma português do Brasil por militares estrangeiros no contexto do ensino por competências.
 

 

Janiara de Lima Medeiros, Fabio da Silva Pereira

10:15- 10:30

A mediação do idioma português no Brasil por militares estrangeiros no contexto do ensino por competências
 

Fabio da Silva Pereira, Janiara de Lima Medeiros

 

 

 

 

EIXO 2- GT 1 - Linguagem, Inclusão e outras artes

EIXO 2- GT 2 - Letramento (s) e inclusão no ensino regular

EIXO 2- GT5- Linguagem e Direitos humanos: Incluir para não Excluir

13-04-2019

SALA: 511

HORÁRIO

TRABALHO

AUTORES

13:30

CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO COMO CANAL PARA INCLUSÃO ESCOLAR
 

Éderson Luís Silveira, Wilder Kleber Fernandes de Santana

13:45

O ENSINO DE ARTES MOTIVADOR DA APRENDIZAGEM PARA ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES COMO INSTRUMENTO
 

Fabiane Cristina Favarelli Navega

14:00

A importância do letramento no ensino fundamental: Uma análise sobre uma sequência didática em uma turma do 6° ano

 

Rosimere dos Santos Nascimento Alves, Hélio Rosa de Oliveira

14:15

LETRAMENTO EM SALA DE AULA: PRÁTICAS DE PREPARAÇÃO COM OS EDUCANDOS VISANDO À FORMAÇÃO SOCIAL.

 

José Afonso do Nascimento

14:30

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA DO CAMPO: ESTUDO DE CASO
 

Carla Lúcio Alves, Jessyka Natalya de Sousa Cavalcanti

 

   

 

 

 

EIXO 2- GT3 - Socializando experiências inclusivas

EIXO 2- GT 4 – Linguagem e diversidade: Um movimento possível para a inclusão

13-04-2019

SALA:

 

HORÁRIO

TRABALHO

AUTORES

13:30


 

AVALIAÇÃO DA ESCRITA DOS SURDOS NA ESCOLA REGULAR

Glória de Lourdes Figueiredo Sousa, Maria da Conceição Pereira Ferreira Alves, Lindinalva de Alcântara Correia

13:45


O ECA EM CONTEXTOS PEDAGÓGICOS: VIVÊNCIAS NOS CREIs DE JOÃO PESSOA
 

Maria da Conceição Pereira Ferreira Alves, Lindinalva de Alcântara Correia, Glória de Lourdes F. Sousa

14:00



O ENSINO DAS CIÊNCIAS SOB A PERSPECTIVA DA INCLUSÃO
 

EMANUELA ORLANDIA MUNIZ PESSOA

14:15


Ensino da Língua inglesa para alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
 

Glória Maria Miranda de Freitas Ramalho Leite

14:30

Aprendizagem: Principais dificuldades de crianças autistas
 

Hélio Rosa de Oliveira, Rosimere dos Santos Nascimento Alves