I Simpósio de Ciências do Mar - ICMar/UFMA

I Simpósio de Ciências do Mar - ICMar/UFMA

"Novos desafios na Margem Equatorial"

Faça sua inscrição
De 30 janeiro a 2 de fevereiro Todos os dias das 08h às 18h
São Luís, MA Parque Botânico da VALE

Sobre o Evento

O I Simpósio de Ciências do Mar, é uma nova proposta de evento nas Ciências do Mar na Margem Equatorial. Trata-se de um encontro acadêmico-científico organizado e coordenado pelo Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Maranhão com a proposta de integrar e promover trocas de conhecimento e experiências ao corpo discente dos diferentes cursos de Graduação em Ciências do Mar do Norte e Nordeste, sendo uma oportunidade para discussão acadêmico-científica, troca de experiências e entre acadêmicos.

A presente proposta para a 1ª edição do Simpósio de Ciências do Mar - SCM traz como tema ‘Novos Desafios na Margem Equatotial’, oferecendo como sede a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Bacanga localizado no município de São Luís, MA. O evento surge da iniciativa despertada nos discentes dos cursos de Graduação de Ciências do Mar após a Realização do I Forum de Ciências do Mar e I Workshop de Experiência Embarcada onde estavam presentes os coordenadores de cursos de graduação da IES do Norte, Maranhão e Piauí entre elas a UFMA, UEMA, UFPI, UFPA, IFPA, UFRA, UFOPA, UNIR, UFAM e UEAP que estabeleceram um cronograma de uso do Laboratório de Ensino Flutuante – LEF, Ciências do Mar II, para o ano de 2019, atendendo assim a todas as IES do Norte, Maranhão e Piauí.

Palestrantes

  • Prof. Dr. Pedro Leite da Silva Dias
  • Prof. Dr. Valdir Innocentini
  • Prof. Dr. Denilson da Silva Bezerra
  • Prof. Dr. André Luís Silva dos Santos
  • Prof. Dr. Márcio Costa Fernandes Vaz dos Santos
  • Prof. Dr. Rogério Neder Candella
  • Prof. Msc. Rômulo de Araújo Soares
  • Ivanilson Luís Alves Fonsêca
  • Deborah de Castro e Lima Baesse
  • Gabriela Heckler

Programação

16h30 - Prof. Dr. Pedro Leite da Silva Dias Palestra de Abertura - A Zona de Convergência Intertropical: Mecanismos de Controle, variabilidade climática natural e mudanças climáticas. Palestra
Palestra de Abertura - A Zona de Convergência Intertropical: Mecanismos de Controle, variabilidade climática natural e mudanças climáticas.
Local: Auditório Central da UFMA

Novos desafios terão que ser enfrentados pelos concessionários dos blocos situados na denominada Margem Equatorial Brasileira. Dentre as áreas oferecidas – e distribuídas em bacias terrestres e marítimas (em águas rasas e profundas) – aquelas localizadas ao longo da Margem Equatorial Brasileira despertam grandes expectativas nos investidores diante da possibilidade de novas descobertas. Ocorre que, a denominada Margem Equatorial Brasileira apresenta no entorno e, por vezes sobrepostas, a alguns blocos, diversas áreas de relevante interesse ambiental, como áreas de preservação permanente e unidades de conservação de proteção integral, onde em regra, as atividades exploratórias estariam impedidas. Dentre os atributos ambientais de maior vulnerabilidade aos impactos da indústria, destacam-se a existência de áreas prioritárias à conservação da biodiversidade e a presença de habitats endêmicos à reprodução e rota migratória de diversas espécies sob risco de extinção, como tartarugas e peixes-boi marinhos. Além disso, os impactos das atividades de Exploração & Produção poderão afetar a economia local, na medida em que a Foz do Amazonas representa uma das principais fontes de produção para a comunidade pesqueira. Assim, é possível a ocorrência de conflitos envolvendo empresas e associações de pescadores, dentre outras inúmeras questões legais relacionadas aos impactos socioambientais decorrentes de atividade exploratória numa região com alta sensibilidade ambiental.

19h30 Coquetel de Abertura do I Simpósio de Ciências do Mar Exposição
Coquetel de Abertura do I Simpósio de Ciências do Mar
Local: Hall de Entrada do Auditório Central da UFMA

Coquetel de abertura do I Simpósio de Ciências do Mar - "Novos Desafios na Margem Equatorial", com um pouco das nossas tradições, culinária e musicalidade recepcionando os participante do evento.

Credenciamento

Credenciamento e entrega de materiais e crachás de identificação. Bem como outras informações importantes aos participantes.

Às 10h00 - Hall de Entrada do Auditório Central da Reitoria da UFMA
08h30 - Ivanilson Luís Alves Fonsêca Workshop - Experiências - Mercado de Trabalho - Perspectivas Workshop
Workshop - Experiências - Mercado de Trabalho - Perspectivas
Local: Sala de Conferências do Parque Botânico da Vale

Nesta proposta de Worshop, desejamos propor uma discussão sobre temáticas recorrentes aos discentes e profissionais da área de Ciências do Mar, buscando promover uma maior interação e troca de conhecimento e experiências, no tocante a vivência acadêmica, experiência no setor privado e público e os entrecortes existentes nas diversas áreas.

10h30 - Prof. Msc. Rômulo de Araújo Soares Workshop - Experiência Embarcada e Operacional: Noções e prática. Workshop
Workshop - Experiência Embarcada e Operacional: Noções e prática.
Local: Sala de Conferências do Parque Botânico da Vale

Nesta proposta de Workshop queremos apresentar noções de operação e manuseio de equipamentos utilizados durante um embarque, para coleta de amostras e uso correto das suas referidas funções, bem como passar ao público algumas situações corriqueiras que acontecem durante um embarque.

13h00 CANCELADO Visita Técnica - Área da Vale, Terminal de Cargas e Porto da Ponta da Madeira Visita técnica
CANCELADO Visita Técnica - Área da Vale, Terminal de Cargas e Porto da Ponta da Madeira
Local: CANCELADO

CANCELADO

A Comissão Organizadora do Simpósio de Ciências do Mar em parceria com a VALE, viabilizou aos participantes do evento uma Visita Técnica que propõe o overview na Operação, passando pela Ferrovia, Virador de Vagões, Pátio de Estocagem, Píer e Centro de Controle Operacional.

Observação importante:

Todos os visitantes devem trajar calça comprida, camisa de manga curta ou longa, sapato fechado (de preferência tênis).

 

14h30 - Prof. Dr. Valdir Innocentini Palestra - Incidência de ondas no litoral do Maranhão: eventos extremos. Palestra
Palestra - Incidência de ondas no litoral do Maranhão: eventos extremos.
Local: Auditório do Parque Botânico da Vale

Palestra: O clima de ondas costeiro é determinado pelos ventos de superfície, gerados por fenômenos meteorológicos sobre o oceano responsáveis pela intensidade da agitação marítima. O litoral Norte do Brasil, devido à sua localização e orientação, está exposto a ondas geradas pelos ventos alísios, tempestades tropicais, furacões e ciclones extratropicais que ocorrem no flanco superior do Atlântico Norte. Neste trabalho apresentaremos um panorama das características da agitação marítima incidente ao longo da costa do Maranhão, e avaliamos a relevância de vários fenômenos meteorológicos. Eventos extremos, embora raros, serão enfatizados e descritos.

16h00 - Deborah de Castro e Lima Baesse Palestra - Ações de Responsabilidade Social da EMAP Palestra
Palestra - Ações de Responsabilidade Social da EMAP
Local: Sala de Conferências do Parque Botânico da Vale

Palestra - Compartilhar a estratégia de relações comunitárias da EMAP/Porto do Itaqui, apresentando os principais projetos de responsabilidade social da empresa.

16h30 Visita Técnica - Parque Botânico Visita técnica
Visita Técnica - Parque Botânico
Local: Parque Botânico da Vale

A Vale oferece às nossas comunidades a oportunidade de desfrutar de um espaço equivalente a 100 campos de futebol destinado ao lazer, educação ambiental e práticas de exercícios. O Parque Botânico Vale em São Luís, no Brasil, localizado no Complexo Industrial Portuár?io de Ponta da Madeira é o lugar ideal para quem gosta de estar em contato com a natureza. Nos 100 hectares de fauna e flora raras, como pau-marfim, pequi, angelim e sumaúma, além de macaco-capijuba, tamanduá-mirim e beija-flor vermelho, os visitantes podem explorar ainda mais esse universo de preservação ambiental passeando pelas quatro trilhas ecológicas que existem no parque: a Trilha do Angelim, Trilha da Mata Ciliar, Trilha dos Sentidos e Trilha de Restauração Florestal.

19h30 Happy Hour - Ilha do Reggae Exposição
Happy Hour - Ilha do Reggae
Local: BambuBar Eventos

Convidamos os participantes a mergulharem um pouco mais em nossas ricas tradições culturais e conhecer um pouco da Jamaica Brasileira, São Luís é conhecida com a capital brasileira do reggae e não poderíamos deixar de apresentar este patrimônio cultural aos participantes do I Simpósio de Ciências do Mar.

Apresentação de Trabalhos - Comunicação Oral e Banner

Apresentação dos trabalhos submetidos ao I Simpósio de Ciências do Mar

Às 16h30 - Hall de Entrada do Parque Botânico da VALE
10h30 - Prof. Dr. Denilson da Silva Bezerra, Prof. Dr. André Luís Silva dos Santos, Prof. Dr. Márcio Costa Fernandes Vaz dos Santos Mesa-Redonda - Uso de Geotecnologias para Uma Avaliação Integrada para a Margem Equatorial do Litoral Brasileiro Mesa-redonda
Mesa-Redonda - Uso de Geotecnologias para Uma Avaliação Integrada para a Margem Equatorial do Litoral Brasileiro
Local: Sala de Conferências do Parque Botânico da Vale

As geotecnologias podem ser compreendidas como um conjunto de metodologias para aquisição e avaliação de dados físicos, ambientais e socioeconômicos em um contexto de distribuição espacial; sendo distribuídas em áreas como geoprocessamento, sensoriamento remoto, cartografia digital, modelagem espacialmente explicita, dentre outras. Dessa forma, podem ser utilizadas para o entendimento dos complexos processos e fenômenos presentes na costa Amazônica brasileira, tanto no que se refere a geração de conhecimento, como também, como uma ferramenta a mais que pode subsidiar os tomadores de decisão.

13h30 Visita Técnica - Porto do Itaqui Visita técnica
Visita Técnica - Porto do Itaqui
Local: Saída da Frente do Parque Botânico da VALE - Porto do Itaqui

Situado em São Luís no Estado do Maranhão, na baía de São Marcos e a 11 km do centro da cidade. O Porto do Itaqui tem uma posição estratégica na costa da região nordeste, localizado próximo aos mercados da Europa, América do Norte. O local do antigo Porto de São Luís, escolhido pelos franceses quando ali se estabeleceram em 1612, serviu a cidade praticamente até o início das operações do Porto do Itaqui, em 1974. Em 1918, o Decreto nº 13.133, de 7 de agosto, previa a construção de instalações para acostagem ligadas ao centro comercial do município de São Luís, com a empresa C.H. Walker & Co. Ltda., contratada para executá-las. No entanto, tais obras, definidas por meio da concessão outorgada pela União ao Governo Estadual pelo Decreto nº 13.270, de 6 de novembro de 1918, não prosperaram. Assim, a concessão às obras foi extinta pelo Decreto nº 16.108, de 31 de julho de 1923, surgindo, então, o desenvolvimento do projeto para a construção do Porto do Itaqui.

14h30 - Prof. Dr. Rogério Neder Candella Palestra - Estimativa do clima de ondas superficiais geradas pelo vento na costa nordeste do Brasil Palestra
Palestra - Estimativa do clima de ondas superficiais geradas pelo vento na costa nordeste do Brasil
Local: Auditório do Parque Botânico da Vale

Palestra: Ondas são o principal meio de transporte de energia no oceano. Além de serem preponderantes na geomorfologia costeira, têm sido consideradas como potenciais geradoras de energia elétrica. Assim, o conhecimento do clima de ondas de uma região é fundamental sob diversos aspectos. Para obtenção das características básicas, como altura significativa, período de pico e direção principal de propagação, entre outras, a utilização de medições in situ é ideal, mas, na ausência dessas, resultados de modelos numéricos têm se mostrado uma alternativa importante, fornecendo uma estimativa plausível do clima de ondas. O objetivo é mostrar as características das ondas na costa nordeste do Brasil e suas variações em escala anual e interanual.

15h00 Visita Técnica - Navio Ciências do Mar II Visita técnica
Visita Técnica - Navio Ciências do Mar II
Local: Saída da Frente do Parque Botânico da VALE - Cais da Marinha - Itaqui

O navio Ciências do Mar II, destinado à realização de pesquisas marinhas por universitários brasileiros, foi entregue pelo Ministério da Educação e pela Marinha do Brasil, nesta terça-feira, 14, à Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A solenidade ocorreu na Base da Capitania dos Portos, em São Luís, capital do estado. A embarcação faz parte do projeto Laboratórios de Ensino Flutuantes, financiado pelo MEC e executado sob liderança da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), que vai colocar em funcionamento quatro laboratórios flutuantes. No total, os investimentos superam os R$ 45 milhões. Esse é o segundo navio entregue pelo projeto. O primeiro foi recebido pela Furg, enquanto o terceiro e o quarto se destinam às universidades federais Fluminense (UFF) e de Pernambuco (UFPE). O Ciências do Mar II vai atender a instituições de pesquisa, promovendo, no Maranhão, no Piauí e nos estados da região Norte, cursos de biologia, engenharia de pesca, geografia e oceanografia.

16h00 - Gabriela Heckler Palestra - Politica de Gestão Ambiental portuária: o caso do Itaqui Palestra
Palestra - Politica de Gestão Ambiental portuária: o caso do Itaqui
Local: Sala de Conferências do Parque Botânico da Vale

Palestra - Os desafios na implantação e manutenção de um sistema de gestão ambiental em um Porto Organizado.

21h00 Festa de Encerramento - Um Mar de Possibilidades Encerramento
Festa de Encerramento - Um Mar de Possibilidades
Local: #descubra

Como não poderia faltar. Pra abrilhantar mais o evento, a Comissão Organizadora junto com a A. A. A. de Oceanografia - Etílica Poseidon, não poderia deixar de agraciar os participantes do I Simpósio de Ciências do Mar, com essa experiência de vivenciar mais um pouco da cultura e da noite de São Luis-MA com a sua missigenação de ritmos e diversidade cultural. Convidamos a todos para prestigiar a festa de encerramento "Um Mar de Possibilidades".

07h00 Bate-Volta em Barreirinhas - Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses Visita técnica
Bate-Volta em Barreirinhas - Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
Local: Paulo Freire - Barreirinhas - Maranhão - Brasil

Atividade de visita técnica e embarque amo município de Barreirinhas, conhecido como portal de entrada ao Parque nacional dos Lençóis Maranhenses, com embarque de lancha pelo rio Preguiças até o farol de Caburé, onde o rio encontra com o mar, num espetáculo da natureza.

Barreirinhas é um município do estado do Maranhão, no Brasil. O município é conhecido por ser a "porta de entrada" da região turística conhecida como Lençóis Maranhenses, que consiste em uma vasta área de altas dunas de areias brancas e de lagos e lagoas, também conhecido como "Deserto Brasileiro". Possui uma população de 62.458 habitantes em 2017 . Se a sua procura é passear e curtir as belezas naturais, escolheu o lugar certo. Além dos maravilhosos e famosos Lençóis Maranhenses, você pode visitar as praias (Caburé, Mandacaru e Atins), descer de boia nas frias e cristalinas águas do Rio Cardosa e aproveitar ao máximo as margens do Rio Preguiças. Além de sobrevoar todos os lençóis maranhenses visto de cima.

Parque nacional dos Lençóis Maranhenses é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada na região nordeste do estado do Maranhão. O território do parque, com uma área de 156 584 ha, está distribuído pelos municípios de Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro do Maranhão. O parque foi criado com a finalidade precípua de "proteger a flora, a fauna e as belezas naturais, existentes no local." Inserido no bioma costeiro marinho, o parque é um exponente dos ecossistemas de mangue, restinga e dunas, associando ventos fortes e chuvas regulares. Sua grande beleza cênica, aliada aos passeios pelos campos de dunas e à possibilidade de banhar-se nas lagoas, atraem turistas de todo o mundo, que visitam o parque durante o ano inteiro.

Caburé é um vilarejo de pescadores e de sua respectiva praia, localizados no município de Barreirinhas, no estado do Maranhão, no Brasil. É um costumeiro ponto de parada para as excursões turísticas ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Caburé é uma península, entre o rio e o mar. A praia possui areia clara e fofa, com muitas dunas.

07h30 Embarque - Alcântara Aula
Embarque - Alcântara
Local: Portinho da Praia Grande - Alcântara - MA

Alcântara é um município da Região Metropolitana de São Luís, no estado do Maranhão, no Brasil. Sua população estimada em 2014 era de 21 652 habitantes. Possui uma área de 1457,96 quilômetros quadrados. A zona do atual município era habitada por índios tupinambás, numa aldeia chamada Tapuitapera. Os franceses estabeleceram-se no início do século XVII, sendo, posteriormente, expulsos pelos portugueses. A povoação foi elevada a vila de Santo António de Alcântara em 1648. Durante o período colonial, foi um importante centro agrícola e comercial. No século XIX, a cidade entrou num período de decadência. Perto de Alcântara, há um centro espacial do qual são lançados os veículos lançadores de satélites no âmbito da Missão espacial completa brasileira. É o CLA - Centro de Lançamento de Alcântara. Na América Latina, o CLA é o único concorrente do Centro Espacial de Kourou situado na Guiana Francesa, mas, ao contrário deste, o centro espacial brasileiro não opera lançamentos constantes em razão de atrasos logísticos e tecnológicos. Fica, também, perto desta cidade, a ilha do Cajual, um importante sítio arqueológico do Maranhão. A presença de fósseis de espécies que também viveram na África comprovam que a África e a América do Sul já foram um só continente. A cidade também é muito conhecida pelos seus doces de espécie. A festa do Divino Espírito Santo ("festa do Divino") é bastante difundida no estado, já que são aproximadamente 15 dias de festa durante a qual são servidos, de graça, licores e doces. O acesso à cidade também pode ser feito por sistema de ferry-boats, que ligam a cidade de São Luís até o porto de Cujupe, em Alcântara, bem como por barcos menores e catamarãs saindo do Cais da Praia Grande, no Centro de São Luís.

Edições Anteriores

Local

Parque Botânico da VALE - 65080-030, Avenida dos Portugueses, S/N, Anjo da Guarda, São Luís, Maranhão,

Organizador

Instituto de Ciências do Mar - ICMar/UFMA

EMAP-Porto do Itaqui