Alicia Civera Cerecedo

Colégio Mexiquense e Coord. do DIE Civestav

Licenciada en Pedagogía por el Colegio de Pedagogía, Facultad de Filosofía y Letras, UNAM. Maestra en Ciencias en la especialidad de Investigaciones Educativas por el Departamento de Investigaciones Educativas, Cinvestav. Doctora en Ciencias en la especialidad en Investigaciones Educativas por el Departamento de Investigaciones Educativas, Cinvestav. Investigadora en El Colegio Mexiquense, A.C. de 1993 a 2013, y en el DIE, Cinvestav de 2013 a la fecha. Miembro del Sistema Nacional de Investigadores.

Ana Ivenicki

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Ana Ivenicki é PhD em Educação pela University of Glasgow . Tem Mestrado em Educação pelo Departamento de Educação da PUC-Rio e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, lotada no Departamento de Fundamentos de Educação/Faculdade de Educação, aposentada e Profa. Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Pesquisadora 1A do CNPq. Foi membro do comitê editorial até 2017 e atualmente é Editora Associada do periódico Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, editado pela Fundação Cesgranrio. É membro do Comitê Assessor de Educação CA-Ed. do CNPq, desde 2016 até o presente. Possui inúmeras publicações em periódicos nacionais e internacionais, bem como livros publicados/organizados, e vários trabalhos em anais de eventos. Tem sido Palestrante/Conferencista convidada em diversas instituições. Desenvolve pesquisas em Multiculturalismo e Formação de Professores, tendo especial interesse nas áreas de Educação Comparada, Educação de Adultos para a Diversidade e Questões Epistemológicas de Pesquisa e Avaliação.É coordenadora do Grupo de Pesquisa em Estudos Multiculturais (GEM), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Foi agraciada com o prêmio CORA CORALINA, pela Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação/ ANPEd e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão/SECADI, conferido na 36a. Reunião Anual da ANPEd /2013, Goiânia, pela contribuição à Educação com Inclusão Social. 

Denise Carreira Soares

Ação Educativa, Assessoria, Pesquisa e Informação.

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado pela Faculdade de Educação da USP (2015). Atualmente é coordenadora adjunta da Ação Educativa, Assessoria, Pesquisa e Informação. Feminista, foi coordenadora da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e Relatora Nacional de Educação da Plataforma DHESCA Brasil. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, educação popular, políticas educacionais,desigualdades educacionais, gênero, raça, diversidades e participação.

Carlos Jorge Paixão

Universidade Federal do Pará

Graduação em Pedagogia (Faculdades Integradas do Colégio Moderno - FICOM,1984); Especialização em Metodologia do Ensino Superior (UNESPA, Convênio MEC/SESU/CAPES, 1988); Especialização em Planejamento e Avaliação Educacional ( FICOM, 1989); Mestrado em Educação (Currículo) pela PUC-São Paulo, 1993; Doutorado em Educação pela UNESP, 1999; Pós-Doutorado em Educação pela FE-UNICAMP, sob a Supervisão do Prof. Dr. Silvio Gamboa, 2011-2012. Atuou como Pedagogo (Funções: Adm. Escolar no Ensino Fundamental e Prof. de Ensino Médio) no Departamento de Ensino Fundamental e Departamento de Ensino Médio da SEDUC/PA (1983-1990). Professor do Curso de Pedagogia - FAED/ICED/UFPA e Membro do Corpo Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação do ICED-UFPA, atuando na Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Sociedade (Mestrado e Doutorado). Docente com Experiência de Ensino e Pesquisa na área de Educação, com ênfase em: História da Educação; Filosofia da Educação; Cultura Epistemológica; Epistemologia e Teorias da Educação; Epistemologia, Didática e Prática Docente. Grupos de Pesquisa / Diretório do CNPq: 1) Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Teorias, Epistemologias e Métodos da Educação - EPsTEM / UFPA; 2) Pesquisador Colaborador do Grupo de Estudos e Pesquisas PAIDEIA da FE-UNICAMP.

Cesar Augusto Castro

Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (1988), mestrado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). Pós Doutor em Educação pela USP (2006) e pela Universidade do Porto (2011). Professor Titular da Universidade Federal do Maranhão integrando os Programas de Pós-graduação em Educação e o Curso de Biblioteconomia. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará . Coordenador do Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e Práticas Leitoras (NEDHEL). Desenvolve estudos e pesquisa sobre História da Educação (Cultura Material Escolar, Instituições Escolares,). História do Livro e da Leitura e História das Bibliotecas e da Biblioteconomia. Pesquisador Produtividade do CNPq.

Damião Bezerra Oliveira

Universidade Federal do Pará

Professor Adjunto de Filosofia da Educação na Universidade Federal do Pará (UFPA). Bacharel em Filosofia. Licenciado Pleno em Filosofia.Concluiu Especialização em Docência em Ensino Superior em 2002, Mestrado Acadêmico em Educação em 2007 e Doutorado em Educação em 2013. Publicou vários trabalhos em anais de eventos, em livros, capítulos de livros e em periódicos. Orientou diversos trabalhos de conclusão de curso de graduação, monografias de especialização e dissertação nas áreas de Educação e Filosofia. Vem, desde 1996, coordenando e/ou participando de projetos de pesquisa, ensino e extensão. Atuando na Gestão Acadêmica como Coordenador e Vice-coordenador de Colegiado, Coordenador de curso de especialização, Vice-diretor de Faculdade e Coordenador de Linha de Pesquisa em Programa de Pós-graduação. É um dos fundadores do Núcleo de Pesquisa do CUBT/UFPA , da Revista Margens ( ISSN 1806-0560) e da Revista Maré (ISSN 2237-9509). É o líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Noesis - Filosofia da Educação, Epistemologia e Formação, 2º Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia, Ética e Educação (GEPEFEE). Faz parte do Corpo Docente do Mestrado em Educação e Cultura - PPGEDUC/ Campus de Cametá/UFPA e do corpo docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED)/ICED-UFPA . Atua na investigação nas áreas de Fundamentos da Educação, com ênfase em Filosofia e Educação, Ensino da Filosofia, Epistemologia da Educação, e Currículo e Formação. 

Ivany Pinto do Nascimento

Universidade Federal do Pará

Bolsa Produtividade 2. Possui graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade da Amazônia (1984), graduação em Formação de Psicólogo pela Universidade da Amazônia (1985), graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Pará (1978), mestrado (1998) e doutorado (2002 em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).Pós Doutorado (2011) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Atualmente é consultoria ad hoc- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -CAPES e do INEP - Professora Associado III da Universidade Federal do Pará. Pesquisador associado da Fundação Carlos Chagas. Membro da Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente. Coordena grupo de estudos e pesquisas sobre temas: juventude, Educação, identidade, Subjetividade, Representações Sociais, ensino-aprendizagem e projeto de vida. Consultora das revistas: Psicologia e Sociedade, Meckenzie, Colombiana sobre a Juventude..

Laura Maria Silva Araújo Alves

Universidade Federal do Pará

Bacharel em Psicologia pela Universidade da Amazônia (1984) e graduação em Formação de Psicólogo pela Universidade da Amazônia (1986). É especialista em Educação e Problemas Regionais na Amazônia pela Universidade Federal do Pará (1988). Fez Mestrado em Letras na área da Lingüística pela Universidade Federal do Pará (1998) e Doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Realizou Doutorado Sandwíche na Universidade de Évora - Portugal. É professora Associado IV da Universidade Federal do Pará. Tem desenvolvido estudos sobre a Historiografia da Infância na Amazônia, destacando as políticas higienistas no Pará para criação de instituições educativas para acolher, instruir e educar crianças desvalidas nos sécs. XIX e XX. Orienta trabalhos no Mestrado e Doutorado na área da História da Infância na Amazônia, História das Instituições e História da Educação no Pará, no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA. No ensino ministra disciplina sobre a História da Infância no Amazônia, Infância, Cultura e Educação e Análise do Discurso na perspectiva de Bakhtin. É pesquisadora da UFPA com publicações em livros e revistas nacionais e internacionais. Foi professora Visitante da PUC de São Paulo no Programa de Pós-Graduação em Educação e Currículo, através do Programa de Qualificação Institucional (PQI-2007). É coordenadora do grupo de pesquisa Constituição do Sujeito, Cultura e Educação (ECOS).

Lúcia Isabel da Conceição Silva

Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1991) e Doutorado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (2006). Atualmente é professora Associada I do quadro efetivo do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará e professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Psicologia e educação; realiza Pesquisas sobre Desenvolvimento Infanto juvenil, Direitos Humanos de crianças, adolescentes e Jovens; Violência, risco e proteção na juventude; Juventude e Políticas Públicas, gênero e relações raciais; Tem experiência em formação e assessoramento de professores da educação básica e em Educação Popular e formação sociopolítica de jovens, educadores mulheres e lideranças dos movimentos sociais. 

Nilo Carlos Pereira de Souza

Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Letras e Artes pela Universidade Federal do Pará (1997), Mestrado em Letras (área de concentração Teoria Literária) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e Doutorado em Letras (Teoria Literária) também pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Pará e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação da UFPA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: Leitura Literária, Narrativas Contemporâneas, Formação de Leitor. É coordenador do "Grupo de Estudos Literários na Amazônia e Formação de Leitor" (GELAFOL), que desenvolve projetos de pesquisa e extensão sobre a leitura literária e formação de leitores em espaço escolar. É organizador do "Simpósio de Literatura Infantojuvenil e Formação de Leitor na Amazônia", evento que vem sendo realizado anualmente desde 2013.

Samuel Luis Velazquez Castellanos

Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em ARTES pelo INSTITUTO SUPERIOR DE ARTES DE HAVANA (1996), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2007) e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012). Pós-Doutor em Educação pelo Centre d´Histoire Culturalle des Sociétés Contemporaines da Université de Versailles- França (2014-2015). Professor Associado II do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB) e do Departamento de Educação I da Universidade Federal do Maranhão. Membro da Associação para a Pesquisa sobre o Brasil na Europa (ARBRE) e da Association pour le Développement de l´Histoire Culturelle (ADHC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação, História do Maranhão, Historia do Livro e da leitura e Cultura Material Escolar.Bolsista Produtividade da FAPEMA

Sônia Maria da Silva Araújo

Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1986), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Educação também pela Universidade de São Paulo (2002). Fez Estágio Pós-Doutoral no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (2007-2008), realizando estudos sobre pós-colonialismo, colonialidade e educação do campo no Brasil. É professora Associada IV da Universidade Federal do Pará (UFPA), onde atua como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e orienta alunos de Mestrado e Doutorado.Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação rural e educação do campo; cultura e educação; etnia e educação; Amazônia e práticas de escolarização; pensamento educacional latino-americano. Desenvolve pesquisas sobre etnia, gênero e educação. No momento, executa um projeto de pesquisa sobre o pensamento educacional de duas mulheres latino-americanas do século XIX (Brasil e Argentina) . Apresenta publicações em que se estabelecem reflexões sociológicas, históricas e antropológicas de práticas e discursos em educação. É coordenadora do grupo de pesquisa "José Veríssimo e o Pensamento Educacional Latino-americano" e do grupo "Constituição do Sujeito, Cultura e Educação" (ECOS) . Faz intercâmbio com o Grupo de Pesquisa Discriminação, Preconceito, Estigma: minorias étnicas e religiosas, cultura e educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e do Grupo Epistemologias alternativas, movimentos sociais e educação (IFPE). Foi representante da região norte na direção da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) entre os anos 2009-2013. Atualmente, é vice-presidente Norte da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd.