25 ª Temporada do Pinhão

22 de junho de 2018, 16h00 até 24 de junho de 2018, 12h00

Sede administrativa do Parque Estadual da Pedra Selada., Visconde de Mauá, RJ

Sobre

Maravilhosas foram às edições anteriores do Concurso Gastronômico de Visconde de Mauá que aconteceram nos anos anteriores, nesta região localizada entre a divisa dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, conhecida por sua beleza natural de intenso verde, rodeada por montanhas e vales, cortada por inúmeros rios e riachos que formam belíssimas cachoeiras de águas cristalinas.

Este ano o concurso acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de junho e em breve iremos anunciar nossas principais atrações e convidados que irão participar do evento. Para garantir sua participação consulte disponibilidade no telefone (24) 3387-2004 ou através do e-mail contato@mauagastronomico.com.br.

Local do evento

Sede administrativa do Parque Estadual da Pedra Selada. - , centro, visconde de maua, Visconde de Mauá, Rio de Janeiro

Palestrantes

  • Ana Bueno

    Ana Bueno - Banana da Terra

    Do jornalismo para a gastronomia, foi assim que evoluiu a vida profissional de Ana Bueno que iniciou sua carreira como repórter de TV, trabalhou também na imprensa escrita, foi diretora de cultura e secretária de turismo e cultura na cidade de Paraty. Com a abertura do restaurante Banana da Terra surgiu a oportunidade de juntar a culinária, uma paixão antiga, praticada de forma empírica, com seu trabalho anterior, baseado na pesquisa e fortalecimento da cultura local. Daí nasceu a base do seu trabalho que é a cozinha caiçara, que tem forte influência indígena, africana e portuguesa e se mistura a um estilo próprio, que é a essência do Banana da Terra. Sua formação iniciou-se de forma diletante, só mais tarde seguiu em busca de técnica. Fez cursos no ICIF na Itália e diversos módulos na Escola de Artes Culinárias do chef Laurent Suadeau. Mas a chef atribui a sua experiência ao fato de já ter trabalhado em diversas cozinhas com grandes chefs da gastronomia brasileira e a prática dos 20 anos de trabalho no restaurante. Organizou em Paraty durante 5 anos a Folia Gastronômica, evento que reuniu na cidade chefs de todo o país. A Folia também trouxe pra cidade cursos do Senac na área de gastronomia e atendimento e enalteceu a cultura gastronômica local através de exposições, debates, tours gastronômicos e outros. A chef participa de inúmeros eventos gastronômicos elaborando jantares, dando aulas e palestras e nos últimos anos vem firmando um trabalho na organização de eventos em Paraty. É responsável pelo receptivo de todos os escritores convidados para a Festa Literária Internacional. Foi indicada pela revista Vip entre 11 chefs do Brasil que melhor representam a culinária brasileira. Em 2008 lançou o livro Culinária Caiçara e atualmente se dedica integralmente ao restaurante Banana da Terra, a administração do Boteco da Cidade – também no Centro Histórico de Paraty - e eventos.

    24/06 - 12h00 Aula Show - Bolinho Caipira

  • Tereza Paim

    Tereza Paim - Restaurante Casa de Tereza

    Entusiasta das artes e expressões culturais tipicamente baianas, que inspiram e cercam seu universo, e dona de uma gastronomia consagrada nacional e internacionalmente, a chef Tereza Paim – ela gosta de ser chamada de cozinheira – é inquieta, tem energia e é uma estudiosa dos saberes e sabores da Bahia.  Muito além de uma chef de cozinha, Tereza Paim – que atualmente está à frente do Restaurante Casa de Tereza, no Rio Vermelho, que tem 5 anos–, é reconhecida fora da Bahia como a embaixadora da cozinha baiana, inovando com absoluto respeito às origens. Com perfil empreendedor, é exigente no comando dos seus negócios e tem como lema qualidade e seriedade no seu trabalho autoral. Tereza não abre mão de buscar, junto aos seus fornecedores, ingredientes cada dia melhores perseguindo a máxima do movimento Slow Food: “alimento bom, limpo e justo”. Em paralelo à culinária, com olhar visionário, a chef lidera o movimento Viva o Carmo, aqui a cultura é sagrada! que, com a ajuda de voluntários, vem desenvolvendo ações como o Domingo Cultural, no Convento do Carmo, que tem o objetivo de angariar recursos para o restauro da sacristia toda em ouro da Igreja do Carmo, e reabrir o museu, que contém mais de 2.400 peças de arte sacra, ambos fechados há 22 anos. No ano passado, a chef participou da primeira edição do Festival Tempero Bahia, pilotando o evento Lounge Dinner Beneficente, no Restaurante do Convento, além de ter recebido a chef carioca Ana Bueno, no Casa de Tereza, que criou o prato De Aninha para Tereza, que está em cartaz no restaurante da chef, que é Diretora Regional Bahia da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança. No Carnaval de 2018 Tereza Paim desfilou pela primeira vez em uma escola de samba, no Rio de Janeiro. Ela esteve em um dos carros alegóricos da União da Ilha do Governador, convidada pela chef carioca Flávia Quaresma, representando a gastronomia baiana, durante o tema Brasil Bom de Boca. Passado o Carnaval, a chef baiana, de Tanquinho de Feira, interior baiano, foi até a China, em uma viagem de descobertas, sabores e negócios.

    23/06 - 15h00 Aula Show - Dadinho de tapioca em 4 versões

  • Elzinha Nunes

    Elzinha Nunes - Restaurante Dona Lucinha e Aneto

    • Fundadora e primeira presidente do Clube da Cozinha Brasileira. • Ministrou aulas no Instituto de Culinária da América(CIA), na Nappa Valey, na Califórnia e no Salone Del Gusto, Turim/Itália. • Representou o Brasil no Slow Food. Cozinhou no Castelo de Verduno em Alba, região do Piemonte. • É presença freqüente em júris de gastronomia e na mídia. Realiza apresentações e festivais gastronômicos no Brasil e no exterior. • É associada à AREGALA BRASIL E A ACLA INTERNACIONAL. Ministrou aulas nos Cursos livres de Gastronomia da FAAP(Fundação Armando Álvares Penteado) e em várias outras Escolas de Gastronomia. • Eventualmente participa de trabalhos gastronômicos regionais no Sesc e Senac. • Atualmente é a Chef convidada do Canal Chef TV, onde apresenta diariamente o programa Condimentos pela TVA e Net Now. • Chef Consultora da Região Sudeste na 6ª Feira Nacional do Turismo no Anhembi em 2011. • Palestra Memória e Patrimônios Gastronômicos Brasileiros com a Guta Chaves.no evento Paladar , no Hotel Hyatt /SP. • Chef convidada por 4 anos consecutivos como jurada do MELHOR PASTEL DE FEIRA DE SÃO PAULO. • Atualmente faz uma pesquisa sobre a alimentação esquecida das Minas Gerais. • Evento INTERNACIONAL AREGALA E ACLA: Divulgação no Chile e no Peru sobre a importância da preservação dos sabores locais: Brasil/ Minas Gerais. • Chef convidada para a Cozinhando com Palavras, realizado na 22ª Bienal Internacional do Livro, em São Paulo. Tema: "As estrelas do Chef TV", dia 17/08/12, na sexta, às 20h. • Aulas “Minas no Prato” e “Identidade do Gosto” nos SESC Bom Retiro e Santos 2012. • Bienal do Livro em São Paulo 2012 – Palestra “Cozinhando Com Palavras” com o tema: Café com Queijo e um Dedinho de Prosa. • Equipotel 2012 na arena gastronômica com o tema: Cozinha DOC . • Festival de Cozinha Mineira no Maranhão, Hotel Luzeitos de 20 a 23 de Setembro. • Lançamento dia 28/9/12, no Dona Lucinha São Paulo, a Confraria Feminina da Cachaça com o tema do primeiro encontro: “Será a Cachaça a Bebida do Planeta” 

    24/06 - 11h00 Aula Show - Velórios Antigos e seus sabores

  • Conceição Neroni

    Conceição Neroni - Restaurante Margutta Ipanema e Restaurante Margutta Citta

    Natural da cidade de Apiacá, no Espírito Santo, Conceição Ghezzi Neroni conseguiu impor um estilo gastronômico regional ao lado da sofisticada cozinha italiana. Restaurante Margutta Ipanema e Restaurante Margutta Citta, é coisa para poucos e bons. E fazer com que esse estilo seja incorporado por formadores de opinião e nomes de pessoas da área da gastronomia é um feito ainda mais louvável. É exatamente esse status, que a capixaba Conceição Ghezzi Neroni alcançou ao introduzir ao lado do marido, o chef Paolo Neroni, nascido em uma família de cozinheiros italianos, da região de Marche – região da ItáliaAdriático. Após anos de experiência e de suas inúmeras viagem ao exterior a empresária percebeu o potencial da união da culinária brasileira e internacional. O faro, o know-how e o bom gosto de Conceição levaram-na compreender esta afinidade gastronômica com os novos rumos da culinária brasileira. Conceição é autêntica, despojada e reflete – com orgulho –o ecletismo e sofisticação do nosso caldeirão cultural verde-e-amarelo. Apiacá, Espirito Santo- Vitoria..o Rio de Janeiro e a Itália agradecem e aplaudem o estilo Conceição Ghezzi Neroni de ser. Em 2017- Delegada Fiduciaria e por outros 4 estados do brasil pela Ristoword Italy para todo estado do Rio de Janeiro 

    23/06 - 16h00 Aula Show - Polenta com funghi

  • Ivan Achcar

    Ivan Achcar - Chef Consultor

    O chef Ivan Achcar é um cozinheiro e comunicador inquieto, pesquisador da cozinha brasileira e caipira apontado pelo mercado como um dos maiores especialistas em carnes do ramo e apaixonado pela gastronomia. Com mais de 16 anos de experiência como chef, executivo e consultor de varias casas de sucesso no Brasil em 2013 Ivan estreou o primeiro reality show de cozinha do Brasil como jurado o “Cozinheiros em Aação” da GNT que tinha Olivier Anquier como apresentador. Criou seu bordão #quantidadesabsurdas e a partir dai não se afastou mais da mídia. Criou junto com o produtor Roberto Dávila o programa food truck a batalha também da GNT, começou a escrever e apresentar uma coluna de radio diária na radio Eldorado chamada “Quantidades Absurdas na Eldorado” falando sobre comida e gastronomia de um jeito diferente e inédito no radio Brasileiro, lançou seu primeiro livro “ Quantidades Absurdas Historias com Sabor Receitas com Afeto” fez campanhas para varias marcas e shows culinários no brasil inteiro. Em março a junho de 2017 apresentou o quadro “Academia da Carne no giro do boi” que foi ao ar toda sexta-feira as 7:00h para todo o brasil pelo Canal Rural. Em 2017 criou e com o empreendedor da educação Roberto Miranda , o primeiro curso para empresarios na área da Restauração chamado Restaurateur® curso de gestão profissional de restaurantes onde grandes nomes da gastronomia brasileira ensinam como montar e gerir um restaurante de sucesso e no segundo semestre, do mesmo ano inaugurou o mesmo curso em Miami para ensinar empresários do mundo todo a montar negócios na área de restauração nos EUA. Em 2018 Achcar e Miranda lançaram o ING - Instituto de Negócios Da Gastronomia, dedicado aos estudos dos negócios da gastronomia com 6 cursos diferentes e 5 extensões internacionais que junto com sua empresa de consultoria pretende transformar o mercado da restauração no Brasil. Em maio de 2018 Achcar estreiou o quadro “Todo mundo quer ter um Restaurante” – Na radio *89FM de São Paulo que vai ao ar segundas, quartas e sextas as 12:25. 

    23/06 - 17h00 Aula Show -Receita boa é receita que dá lucro

  • Rô Gouvêa 

    Rô Gouvêa  - Consultora em Gastronomia e Mercado no SEBRAE/RJ, DF e SE

    Graduada em Gastronomia, Pós-graduada em Docência do Nível Superior, foi Coordenadora de Pós-Graduação em Gestão de Restaurantes e Docente nas Universidades Estácio de Sá, UNISUAM e IBMR além do Curso de Chef Executivo - SENAC Rio. Com 28 anos de experiência na área de profissional de Gastronomia e atuando na área acadêmica como docente de gastronomia na graduação em Hotelaria, com Certificação Internacional da École de Hôtelière de Lausanne (Suíça), na Graduação de Turismo e Curso de Gastronomia e Hotelaria da Laureate International Universities. Na Universidade Estácio de Sá foi docente no Curso Superior de Gastronomia com Certificação Internacional Alain Ducasse Formation. Ministrou aulas no Curso de Gastronomia do IBMR com certificação Internacional de Kendall College e ainda no IBMR, ministrou aulas de Cozinha Internacional no bacharelado de Hotelaria com Certificação Internacional de Glion - Suíça.  Atualmente atuando como Consultora em Gastronomia e Mercado no SEBRAE/RJ, DF e SE em capacitação de mão de obra, consultoria de Festivais Gastronômicos e consultoria técnica para bares, restaurantes e hotéis.

    22/06 - 17h00 Aula Show - Salame de Chocolate

  • Ciça Roxo

    Ciça Roxo - Aguce Gastronomia

    Ciça Roxo trocou as artes plásticas pela gastronomia em 1992, fez cursos na Le Cordon Bleu, em Paris e cursou em 2001, no ICIF (Instituto de Culinária Italiana para Estrangeiros), tendo sido convidada para conhecer restaurantes, produtores de vinho e escola de culinária do Istituto Professionale di Stato per i Servizi Alberghieri e della Ristorazione “G. Giolitti”, em Piemonte no ICIF, na Itália. Estagiou nos restaurantes portugueses “Terreiro do Paço” e “Cais da Ribeira”, ambos com o chef Vitor Sobral e no restaurante Saint Martin, na França, com o chef Christophe Le Metayer. É formada em Hotelaria e turismo e fez pós graduação em Planejamento e Gestão em restaurantes. Ciça Roxo é diretora e chef da Aguce Gastronomia (empresa de consultoria para bares e restaurantes) há 22 anos, por onde assinou a consultoria de casas como o Bar de tapas !Venga!, Jaeé e Calavera Kitchen & Bar. Além de Ecochef do Instituto Maniva. Desde 1995, tem se dedicado a passar seus conhecimentos gastronômicos através das escolas de culinária Queridas Primas e Cook's Club In House.

    22/06 - 16h00 Aula Show - Cachorro quente de frango com pinhão

Programação

Horário Atividade Descrição
22/06
16h00 Sede do Parque Nacional da Pedra Selada Aula Show - Cachorro quente de frango com pinhão
Ciça Roxo Ciça Roxo
Ciça Roxo
17h00 Sede do Parque Nacional da Pedra Selada Aula Show - Salame de Chocolate
Rô Gouvêa  Rô Gouvêa 
Rô Gouvêa
23/06
11h00 Sede do Parque Nacional da Pedra Selada Bazar do pinhão Visita ao Centro Cultural de Visconde de Mauá.
15h00 Sede do Parque Nacional da Pedra Selada Aula Show - Dadinho de tapioca em 4 versões
Tereza Paim Tereza Paim
Tereza Paim
16h00 Sede do Parque Nacional da Pedra Selada Aula Show - Polenta com funghi
Conceição Neroni Conceição Neroni
Conceição Neroni
17h00 Sede do Parque Nacional da Pedra Selada Aula Show -Receita boa é receita que dá lucro
Ivan Achcar Ivan Achcar
Ivan Achcar
18h00 Sede do Parque Nacional da Pedra Selada Juri Popular Início do Juri Popular no PEPs (encerra pontualmente às 21h) 18h – Jazz com o Duo Hilgenberg no PEPs. Banda Liberdade na Casa Beatles. Bernardo Menezes no CCVM 19h – Início do Júri dos Grandes Chefes 19h – Sabores da Montanha – apresentação dos produtos artesanais e orgânicos da região 21h – Encerramento do concurso e apuração dos vencedores 21h – Forro pé de serra - Gotta Serena 23h – Premiação dos vencedores   Quantidade de Ingressos: 180(cento e oitenta) Valor: R$50,00 por pessoa para degustar 9 pequenas provas dos restaurantes concorrentes. Como comprar: Enviar email para gostocomgosto@uol.com.br e receber instruções como fazer. Depois enviar o comprovante do depósito, em até 24 h, pelo mesmo e-mail acima e assim garantir o ingresso. Se o envio do comprovante do depósito NÂO for feito em 24 h, e não houver mais vagas, devolveremos a importância paga.
24/06
11h00 Sede do Parque Nacional da Pedra Selada Aula Show - Velórios Antigos e seus sabores
Elzinha Nunes Elzinha Nunes
Elzinha Nunes
12h00 Sede do Parque Nacional da Pedra Selada Aula Show - Bolinho Caipira
Ana Bueno Ana Bueno
Ana Bueno

Inscrições