Peregrinação à Aparecida 2017

21 de setembro de 2017, 13h00 até 25 de setembro de 2017, 11h00

Capelania Militar Católica do CBMDF, Brasília, DF

Sobre

Anualmente, representantes do Exército, da Marinha, da Aeronáutica, das Polícias Militares e do Corpo de Bombeiros Militares saem de seus estados e fazem peregrinação à Aparecida, no estado de São Paulo. É uma oportunidade de prestarem homenagem à Nossa Senhora Aparecida, de congraçamento dos militares, de conhecerem seus pares vindos de todo o território brasileiro, de se encontrarem com seus pastores militares que são o Arcebispo, o Bispo Auxiliar, Capelães e Diáconos do Ordinariado Militar do Brasil, de trabalharem seu crescimento espiritual e, sobretudo, de verem que todos os peregrinos têm em comum a fé e o amor à Deus e à Virgem Maria.

Nesse sentido, a Capelania Militar Católica do CBMDF realizará a peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no período de 21 a 25/09/2017. A viagem será por via terrestre, saindo na quinta-feira dia 21/09 às 13 horas, com retorno dia 25/09 por volta das 11 horas, em ônibus confortáveis, nos quais os peregrinos terão assistência espiritual do Padre Fernando Rebouças e seus auxiliares Diáconos, por meio de catequese, palestras, vídeos edificantes e orações.

Estão previstas, também, visitas aos Arautos do Evangelho, Convento das Irmãs Beneditinas, Complexo do Frei Galvão, Santuário de Nossa Senhora do Rosário e de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, além de passeio à cidade de Campos do Jordão.

O pacote inclui duas diárias de hospedagem no Hotel San Diego Express, sendo a primeira sob regime de pensão completa (22/09: jantar e 23/09: café da manhã e almoço) e uma diária de meia pensão (24/09: café da manhã e almoço). Na ida a Campos do Jordão, as refeições serão de responsabilidade de cada peregrino, sendo aconselhável levar agasalho por se tratar de região montanhosa.

INSCRIÇÃO PELO COMPUTADOR OU CELULAR:

No celular, posicione a tela na posição horizontal para visualizar e acessar a barra de menu na parte superior, onde constam atalhos para todas as informações sobre o evento, programação, credenciamento, fotos de peregrinações anteriores, inscrições e como contatar-nos em caso de necessidade. 

PRAZO PARA EFETIVAR A ADESÃO À PEREGRINAÇÃO: 

Após confirmada a inscrição, os interessados terão o prazo de 10 dias para comparecerem à Secretaria da Capelania Católica do CBMDF, localizada no Setor Policial Sul, no Complexo da Academia de Bombeiros Militares, telefone 3901-6064, para a assinatura do contrato correspondente (recomenda-se telefonar antes de ir para confirmar o horário de atendimento). Em não comparecendo no prazo estipulado, a inscrição poderá ser cancelada. 

QUANTIDADE DE VAGAS 

Para o terceiro ônibus (em lista de espera até julho), serão disponibilizadas 52 vagas.

Na primeira etapa, foram disponibilizadas 110 vagas (seriam 157 com 3 ônibus, mas foi reduzido para 2 ônibus por baixa demanda à época), com prioridade para os peregrinos bombeiros militares e seus dependentes.

OBSERVAÇÕES

1) O primeiro campo a ser preenchido é o da QUANTIDADE de pessoas nesta inscrição (titular do contrato e dependentes).

2) Ao preencher as informações de acompanhantes não precisa repetir o endereço, basta informar o nome do titular em campo próprio para estabelecer a vinculação.

3) A gratuidade que aparece no formulário refere-se, apenas, à inscrição.

4) As inscrições podem ser feitas, também, diretamente na Secretaria da Capelania.

Local do evento

Capelania Militar Católica do CBMDF - 70610-200, Setor SPO, Área Especial n.º 3, Setor Policial, Brasília, Distrito Federal

Programação

Horário Atividade Descrição
21/09
13h00 Capelania Militar Católica do CBMDF Quinta-feira: INÍCIO DA PEREGRINAÇÃO/EMBARQUE BRASÍLIA/CAIEIRAS/CAMPINAS Encontro com os peregrinos às 13h, para entrega das camisetas e embarque no estacionamento da Capelania Católica dos Bombeiros. Saída às 14h, impreterivelmente, com destino à Caieiras/SP.
22/09
08h00 Santuários Sexta-feira: CAMPINAS/APARECIDA - VISITAS A SANTUÁRIOS CAMPINAS/APARECIDA:  Visita ao Santuário Nossa Senhora do Rosário com possibilidade de concerto de Canto Polifônico e Cantos Gregorianos. Saída de Caieiras com destino à Campinas. OBS: Nesse dia a Missa será no Santuário dos Arautos do Evangelho ou no Santuário de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, dependendo dos horários. Chegada à Campinas e visita ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Desatadora dos Nós. Haverá tempo para orações pessoais e reza do Terço. O almoço será em Campinas e por conta dos peregrinos. Prosseguimento da viagem para Aparecida. Chegada ao hotel para acomodação e, dependendo do horário, saída para visita ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, à torre (visita até às 16h30min) e à Sala das Promessas (visita até às 18h). Retorno ao hotel, jantar e pernoite. OBS.: Caso não haja tempo para essas visitas na sexta-feira, os peregrinos poderão fazê-las no domingo pela manhã, caso queiram ficar em Aparecida e não participar dos passeios opcionais (vide programação do dia 24/09-Domingo).
23/09
07h00 Santuário de Nossa Senhora Aparecida e Campos do Jordão Sábado: APARECIDA/CAMPOS DO JORDÃO/APARECIDA De acordo com o cronograma a ser divulgado, após o café da manhã, todos os peregrinos se reunirão na Tribuna Bento XVI, por volta das 7h, acolhida e homenagem aos militares. Recepção da imagem, entrada na Basílica, início da Santa Missa de homenagem da família militar à Nossa Senhora Aparecida, presidida pelo Arcebispo Militar do Brasil e seu auxiliar. Ao final, procissão de traslado da imagem de Nossa Senhora Aparecida até a Basílica Antiga. Encerramento e retorno ao hotel para almoço. Às 14h, saída para Campos do Jordão para visita ao Convento das Irmãs Beneditinas e à cidade, charmosa estação de inverno do Brasil, com suas malharias, casas de fondue e raclette, vinhos, cervejarias, chocolates e confeitarias alemãs. Tempo livre até às 22h e retorno para Aparecida. Chegada ao hotel para pernoite. OBS.: O traslado de ida e volta a Campos do Jordão está incluído no pacote. É importante que o peregrino leve roupa de frio para se prevenir e dinheiro para despesas pessoais com alimentação ou compras.
24/09
06h00 Aparecida, Guaratinguetá, Atibaia, Brasília Domingo: APARECIDA/GUARATINGUETÁ/ATIBAIA/BRASÍLIA Café da manhã no hotel e manhã livre para atividades pessoais. Almoço no hotel. O check-out dos peregrinos deverá ser feito até às 13h. às 14h embarque com as bagagens para o Complexo de Frei Galvão, em Guaratinguetá, visitando a belíssima Catedral de Santo Antônio, o Museu e casa de Frei Galvão, que contam sua vida e seus milagres. Continuação para Atibaia para visita ao Santuário da Mãe Peregrina no Brasil. Por volda das 19h, continuação da viagem de retorno para Brasília.   *Passeios Opcionais: Alvorada às 6h e saída para o Mosteiro da Santa Cruz - um mosteiro estilo medieval em Guaratinguetá, com Missa Gregoriana. Outra opção é a visita ao Mosteiro da Sagrada Face, em Roseira, que alberga a Sagrada Face que milagrosamente "apareceu" em um "Lenço de Verônica" preparado para a celebração da Semana Santa. Existe ainda, a possibilidade de visita ao Complexo da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (ambas próximas à Aparecida). Todas esas visitas serão organizadas pelo Capelão em Vans fretadas ao custo médio de R$30,00 por pessoa, dependendo do quorum.
25/09
11h00 Capelania Militar Católica do CBMDF Segunda-feira: BRASÍLIA Chegada à Brasília por volta das 11 horas da manhã.

Inscrições

Organizador

  • Capelania Militar Católica do CBMDF
    Organização e direção espiritual do Capelão do CBMDF, padre Fernando Rebouças.
    Entre em contato