Peregrinação à Aparecida 2017

21/09/2017, Capelania Militar Católica do CBMDF, Brasília, DF

Sobre

Anualmente, representantes do Exército, da Marinha, da Aeronáutica, das Polícias Militares e do Corpo de Bombeiros Militares saem de seus estados e fazem peregrinação à Aparecida, no estado de São Paulo. É uma oportunidade de prestarem homenagem à Nossa Senhora Aparecida, de congraçamento dos militares, de conhecerem seus pares vindos de todo o território brasileiro, de se encontrarem com seus pastores militares que são o Arcebispo, o Bispo Auxiliar, Capelães e Diáconos do Ordinariado Militar do Brasil, de trabalharem seu crescimento espiritual e, sobretudo, de verem que todos os peregrinos têm em comum a fé e o amor à Deus e à Virgem Maria.

Nesse sentido, a Capelania Militar Católica do CBMDF realizará a peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no período de 21 a 25/09/2017. A viagem será por via terrestre, saindo na quinta-feira dia 21/09 às 13 horas, com retorno dia 25/09 por volta das 11 horas, em ônibus confortáveis, nos quais os peregrinos terão assistência espiritual do Padre Fernando Rebouças e seus auxiliares Diáconos, por meio de catequese, palestras, vídeos edificantes e orações.

Estão previstas, também, visitas aos Arautos do Evangelho, Convento das Irmãs Beneditinas, Complexo do Frei Galvão, Santuário de Nossa Senhora do Rosário e de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, além de passeio à cidade de Campos do Jordão.

O pacote inclui duas diárias de hospedagem no Hotel San Diego Express, sendo a primeira sob regime de pensão completa (22/09: jantar e 23/09: café da manhã e almoço) e uma diária de meia pensão (24/09: café da manhã e almoço). Na ida a Campos do Jordão, as refeições serão de responsabilidade de cada peregrino, sendo aconselhável levar agasalho por se tratar de região montanhosa.

INSCRIÇÃO PELO COMPUTADOR OU CELULAR:

No celular, posicione a tela na posição horizontal para visualizar e acessar a barra de menu na parte superior, onde constam atalhos para todas as informações sobre o evento, programação, credenciamento, fotos de peregrinações anteriores, inscrições e como contatar-nos em caso de necessidade. 

PRAZO PARA EFETIVAR A ADESÃO À PEREGRINAÇÃO: 

Após confirmada a inscrição, os interessados terão o prazo de 10 dias para comparecerem à Secretaria da Capelania Católica do CBMDF, localizada no Setor Policial Sul, no Complexo da Academia de Bombeiros Militares, telefone 3901-6064, para a assinatura do contrato correspondente (recomenda-se telefonar antes de ir para confirmar o horário de atendimento). Em não comparecendo no prazo estipulado, a inscrição poderá ser cancelada. 

QUANTIDADE DE VAGAS 

Para o terceiro ônibus (em lista de espera até julho), serão disponibilizadas 52 vagas.

Na primeira etapa, foram disponibilizadas 110 vagas (seriam 157 com 3 ônibus, mas foi reduzido para 2 ônibus por baixa demanda à época), com prioridade para os peregrinos bombeiros militares e seus dependentes.

OBSERVAÇÕES

1) O primeiro campo a ser preenchido é o da QUANTIDADE de pessoas nesta inscrição (titular do contrato e dependentes).

2) Ao preencher as informações de acompanhantes não precisa repetir o endereço, basta informar o nome do titular em campo próprio para estabelecer a vinculação.

3) A gratuidade que aparece no formulário refere-se, apenas, à inscrição.

4) As inscrições podem ser feitas, também, diretamente na Secretaria da Capelania.

Local do evento

Capelania Militar Católica do CBMDF - 70610-200, Setor SPO, Área Especial n.º 3, Setor Policial, Brasília, Distrito Federal

Programação

Horário Atividade Descrição
21/09
13h00 Capelania Militar Católica do CBMDF Quinta-feira: INÍCIO DA PEREGRINAÇÃO/EMBARQUE BRASÍLIA/CAIEIRAS/CAMPINAS Encontro com os peregrinos às 13h, para entrega das camisetas e embarque no estacionamento da Capelania Católica dos Bombeiros. Saída às 14h, impreterivelmente, com destino à Caieiras/SP.
22/09
08h00 Santuários Sexta-feira: CAMPINAS/APARECIDA - VISITAS A SANTUÁRIOS CAMPINAS/APARECIDA:  Visita ao Santuário Nossa Senhora do Rosário com possibilidade de concerto de Canto Polifônico e Cantos Gregorianos. Saída de Caieiras com destino à Campinas. OBS: Nesse dia a Missa será no Santuário dos Arautos do Evangelho ou no Santuário de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, dependendo dos horários. Chegada à Campinas e visita ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Desatadora dos Nós. Haverá tempo para orações pessoais e reza do Terço. O almoço será em Campinas e por conta dos peregrinos. Prosseguimento da viagem para Aparecida. Chegada ao hotel para acomodação e, dependendo do horário, saída para visita ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, à torre (visita até às 16h30min) e à Sala das Promessas (visita até às 18h). Retorno ao hotel, jantar e pernoite. OBS.: Caso não haja tempo para essas visitas na sexta-feira, os peregrinos poderão fazê-las no domingo pela manhã, caso queiram ficar em Aparecida e não participar dos passeios opcionais (vide programação do dia 24/09-Domingo).
23/09
07h00 Santuário de Nossa Senhora Aparecida e Campos do Jordão Sábado: APARECIDA/CAMPOS DO JORDÃO/APARECIDA De acordo com o cronograma a ser divulgado, após o café da manhã, todos os peregrinos se reunirão na Tribuna Bento XVI, por volta das 7h, acolhida e homenagem aos militares. Recepção da imagem, entrada na Basílica, início da Santa Missa de homenagem da família militar à Nossa Senhora Aparecida, presidida pelo Arcebispo Militar do Brasil e seu auxiliar. Ao final, procissão de traslado da imagem de Nossa Senhora Aparecida até a Basílica Antiga. Encerramento e retorno ao hotel para almoço. Às 14h, saída para Campos do Jordão para visita ao Convento das Irmãs Beneditinas e à cidade, charmosa estação de inverno do Brasil, com suas malharias, casas de fondue e raclette, vinhos, cervejarias, chocolates e confeitarias alemãs. Tempo livre até às 22h e retorno para Aparecida. Chegada ao hotel para pernoite. OBS.: O traslado de ida e volta a Campos do Jordão está incluído no pacote. É importante que o peregrino leve roupa de frio para se prevenir e dinheiro para despesas pessoais com alimentação ou compras.
24/09
06h00 Aparecida, Guaratinguetá, Atibaia, Brasília Domingo: APARECIDA/GUARATINGUETÁ/ATIBAIA/BRASÍLIA Café da manhã no hotel e manhã livre para atividades pessoais. Almoço no hotel. O check-out dos peregrinos deverá ser feito até às 13h. às 14h embarque com as bagagens para o Complexo de Frei Galvão, em Guaratinguetá, visitando a belíssima Catedral de Santo Antônio, o Museu e casa de Frei Galvão, que contam sua vida e seus milagres. Continuação para Atibaia para visita ao Santuário da Mãe Peregrina no Brasil. Por volda das 19h, continuação da viagem de retorno para Brasília.   *Passeios Opcionais: Alvorada às 6h e saída para o Mosteiro da Santa Cruz - um mosteiro estilo medieval em Guaratinguetá, com Missa Gregoriana. Outra opção é a visita ao Mosteiro da Sagrada Face, em Roseira, que alberga a Sagrada Face que milagrosamente "apareceu" em um "Lenço de Verônica" preparado para a celebração da Semana Santa. Existe ainda, a possibilidade de visita ao Complexo da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (ambas próximas à Aparecida). Todas esas visitas serão organizadas pelo Capelão em Vans fretadas ao custo médio de R$30,00 por pessoa, dependendo do quorum.
25/09
11h00 Capelania Militar Católica do CBMDF Segunda-feira: BRASÍLIA Chegada à Brasília por volta das 11 horas da manhã.

Inscrições

Organizador

  • Capelania Militar Católica do CBMDF
    Organização e direção espiritual do Capelão do CBMDF, padre Fernando Rebouças.
    Entre em contato