Seminário SIBiUSP: desafios e reflexões

10 de dezembro de 2015, 10h00 - 16h00

Auditório do Departamento Técnico do SIBiUSP, São Paulo, SP

Sobre

Desafios e reflexões na contemporaneidade estruturam o momento que vivenciamos e nos preparam para o futuro.
Atual, imediato, emergente, inovador são adjetivos que nos ajudam a compreender o conceito de contemporaneidade.
A partir desta perspectiva, partilhamos uma visão de biblioteca e do fazer bibliotecário que é, a um só tempo, universal e particular. 
Atitude criativa e empreendedora, sistemas de busca e descoberta, acesso aberto, digitalização, indicadores, eScience e novas tecnologias associam-se a temas consolidados, igualmente importantes como a orientação bibliográfica, assistência à pesquisa, desenvolvimento de coleções, tratamento e preservação da informação e do documento, e muito mais.
O objetivo do Seminário SIBiUSP: desafios e reflexões na contemporaneidade é discutir essas temáticas e compartilhar novos conhecimentos.

 

O evento será transmitido online via IPTV/USP.

 

Participação via Videoconferência (unidades USP):

Para conectar-se, chamar por IP:
Equipamentos das marcas Lifesize e Polycom: 143.107.41.165##5181
Equipamentos SONY: 143.107.41.165#5181#
Equipamentos Tandberg: Chamar por IP: 143.107.41.165 após o atendimento,
digitar: ##5181#
Equipamentos Cisco
5181@143.107.41.165
A chamada será atendida por um sistema de atendimento automático.

Local do evento

Auditório do Departamento Técnico do SIBiUSP - 05508-050, Rua da Biblioteca, Cidade Universitária, São Paulo, São Paulo

Palestrantes

  • Dra. Maria Fazanelli Crestana

    Dra. Maria Fazanelli Crestana - Sistema Integrado de Bibliotecas - Universidade de São Paulo

    Chefe Técnica do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo. Foi chefe técnica do Serviço de Biblioteca da Faculdade de Medicina da USP. MBA em Gestão e Tecnologias da Qualidade pelo Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da USP. Doutora em Saúde Pública, mestre em Saúde Pública, especialista em Administração Hospitalar pela Faculdade de Saúde Pública da USP, e bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Educacional de São Carlos.

    10/12 - 10h00 Abertura do evento

  • Prof. Romero Tori

    Prof. Romero Tori - Escola Politécnica - Universidade de São Paulo

    Romero Tori é engenheiro, doutor e livre-docente pela USP. Atualmente é Professor Associado 3 da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e professor titular do Centro Universitário Senac de São Paulo. Coordena o Interlab Laboratório de Tecnologias Interativas da USP, onde desenvolve pesquisas de realidade virtual e aumentada aplicadas à educação e à saúde, e o LPAI-Laboratório de Pesquisa em Ambientes Interativos do Centro Universitário Senac, onde desenvolve pesquisas em design de interação, realidade aumentada e mundos virtuais. Autor dos livros "Educação Sem Distância" (Editora Senac, 2010), co-autor de dois livros sobre computação gráfica, co-organizador de 6 livros e autor(e/ou co-autor) de 22 capítulos de livro. Coordenou, de 2007 a 2010, projeto de pesquisa financiado pela FAPESP dentro do programa TIDIA-Ae (Aprendizagem Eletrônica na Internet Avançada). Participa desde 2009 do Projeto INCT-MACC (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Medicina Assistida por Computação Científica). Participa do projeto e-Mundus sobre conteúdos educacionais abertos, com a Comunidade Européia. Os termos mais freqüentes na contextualização de sua produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Computação Gráfica, Design, Realidade Virtual, Multimídia, Hipermídia, Educação Virtual Interativa, Educação, Tecnologia Educacional, Educação a Distância e Computer games.

    10/12 - 10h15 Interatividade e experiência do usuário: novas gerações, novos desafios

  • Prof. Luli Radfahrer

    Prof. Luli Radfahrer - Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo

    Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor livre-docente da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Digital e Redes Interativas, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação Digital e seus impactos na sociedade; Educação, tecnologia e ensino à distância; Inclusão Digital; Aplicativos e interfaces; Mídias sociais e tendências; Publicidade e mídias interativas; Inovação; Design de interfaces digitais; e Dinâmica de comunidades online. Lançou recentemente o livro Enciclopédia da Nuvem, em que compila e analisa mais de 550 ferramentas e serviços de computação em nuvem. Escreve coluna semanal sobre os impactos da tecnologia digital na sociedade para o jornal Folha de S. Paulo sobre o mesmo tema.

    10/12 - 11h15 Datacracia: Big Data e as novas interfaces sociais

  • Prof. Luiz Felipe Pondé

    Prof. Luiz Felipe Pondé - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Possui graduação em FIlosofia Pura pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em História da Filosofia Contemporânea pela Universidade de São Paulo (1993), DEA em Filosofia Contemporânea - Universite de Paris VIII (1995), doutorado em Filosofia Moderna pela Universidade de São Paulo (1997) e pós-doutorado (2000) em Epistemologia pela University of Tel Aviv. Atualmente é professor assistente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor titular da Fundação Armando Álvares Penteado. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ciências da Religião e Filosofia da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: religião, mística, santidade, angústia, modernidade/Pós-modernidade e epistemologia. 

    10/12 - 15h00 Da Necessidade de abrirmos a bibliografia em ciências humanas e filosofia

  • Equipe do Departamento Técnico do SIBiUSP

    Equipe do Departamento Técnico do SIBiUSP - Sistema Integrado de Bibliotecas - Universidade de São Paulo

    Chefias do Departamento Técnico do SIBiUSP: Maria Fazanelli Crestana – Chefia do SIBiUSP / Serviço de Apoio Administrativo - Jorge Lima de Castro / Divisão de Gestão de Desenvolvimento e Inovação - Anderson de Santana / Divisão de Gestão de Formação e Manutenção do Acervo - Adriana Nascimento Flamino / Divisão de Gestão de Projetos - Laucivaldo Cardoso de Oliveira / Divisão de Gestão de Sistemas de Apoio Tecnológico - Allan Rodrigo de Lima da Silva / Divisão de Gestão de Sistemas de Comunicação e Disseminação de Produtos/Serviços - Andre do Nascimento Serradas / Divisão de Gestão de Tratamento da Informação - Tiago Rodrigo Marçal Murakami

    10/12 - 14h00 Visão geral sobre o SIBiUSP 2015

Programação

Horário Atividade Descrição
10/12
10h00 Auditório Abertura do evento
Abertura
Dra. Maria Fazanelli Crestana

Abertura do evento com a apresentação da agenda do dia e estrutura do evento.

10h15 Auditório Interatividade e experiência do usuário: novas gerações, novos desafios
Palestra
Prof. Romero Tori

Aborda tanto as questões de inovação tecnológica, quanto questões de comportamento dos usuários/aprendizes de sistemas de informação, considerando a importância do design e interatividade. Em especial, perspectivas e avanços de acordo com o New Horizon - http://brasil.wiki.nmc.org/Horizon+Topics - tecnologias importantes nas universidades brasileiras nos próximos 5 anos.

11h15 Auditório Datacracia: Big Data e as novas interfaces sociais
Palestra
Prof. Luli Radfahrer

Caminhamos para uma época de vigilância sem precedentes. A coleção de rastros digitais deixados a cada chamada, transação financeira, uso de GPS e rede social, alimenta bases de dados comportamentais que conseguem identificar, com precisão crescente, os movimentos e dinâmicas da cidade. É preciso repensar as instituições e formas de organização social.

14h00 Auditório Visão geral sobre o SIBiUSP 2015
Painel
Equipe do Departamento Técnico do SIBiUSP

Apresentações das equipes do Departamento Técnico do SIBiUSP acerca das atividades realizadas no ano de 2015.

15h00 Auditório Da Necessidade de abrirmos a bibliografia em ciências humanas e filosofia
Palestra
Prof. Luiz Felipe Pondé

A apresentação abordará questões relativas ao acesso aos acervos informacionais e o papel ético do profissional bibliotecário.

Inscrições

Organizador

  • Departamento Técnico do SIBiUSP
    O SIBiUSP é um órgão da Reitoria da USP, formado por um Departamento Técnico e por 48 bibliotecas, distribuídas por dez cidades do Estado de São Paulo.
    Entre em contato