SIBiUSP 35 Anos: estimulando o aprendizado, enriquecendo a pesquisa

25/10/2016, Auditório István Jancsó - Edifício Brasiliana, São Paulo, SP

Sobre

 

SIBiUSP 35 Anos: estimulando o aprendizado, enriquecendo a pesquisa

A afirmação busca refletir e marcar a trajetória de 35 anos do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo. 

As bibliotecas sempre exerceram importante papel na formação de pessoas e de profissionais. Sabe-se que a vivência em bibliotecas proporciona o enriquecimento da cultura, do saber e do aprendizado. Todavia, é nas bibliotecas universitárias que o aprendizado acontece em estreita ligação com a pesquisa, por meio da descoberta e da investigação. Nesse contexto, o Sistema Integrado de Bibliotecas da USP distingue-se por seu pioneirismo e determinação.  

Mantendo suas funções tradicionais de aquisição, organização, catalogação e orientação de usuários, o Departamento Técnico e as 48 Bibliotecas da USP componentes do Sistema, sob a coordenação de seu Conselho Supervisor, evoluiram como sistema e como organização que presta serviços qualificados, fornece opções de acesso à informação em uma variedade de mídias e fontes, e trabalha em estreita parceria com dirigentes, pesquisadores, docentes e estudantes na formação de profissionais e na produção de conhecimento. 

No esteio destas atividades, o que torna o SIBiUSP único e o diferencia dos demais sistemas de bibliotecas é a atenção e o empenho dedicados à pesquisa e a seus resultados. O esforço empreendido na prospecção, coleta, registro, preservação e disseminação da produção intelectual (científica, acadêmica, técnica e artística) da USP antecipou-se às tendências mundiais de acesso aberto à informação. Antes mesmo da formalização do Sistema, as bibliotecas da USP já tinham iniciado o trabalho que garantiu que ativos únicos e inestimáveis da Universidade permanecessem disponíveis a esta e a outras gerações de pesquisadores e ao público em geral, salvaguardando os resultados das atividades de pesquisa da USP.  

Ao longo de três décadas, o SIBiUSP se consolidou como instituição, sem perder de vista os desafios inerentes às bibliotecas e à própria Universidade, estimulando o aprendizado e enriquecendo a pesquisa.

Para marcar este momento, convidamos a todos a participar do evento comemorativo que reunirá as equipes das bibliotecas, autoridades, docentes, estudantes e servidores da USP, e demais interessados.

O evento será transmitido via Internet:
http://iptv.usp.br/portal/transmissao/sibiusp35anos

 

Patrocínio:  

Local do evento

Auditório István Jancsó - Edifício Brasiliana - 05508-050, Rua da Biblioteca, Cidade Universitária, São Paulo, São Paulo

Palestrantes

  • Dra. Maria Fazanelli Crestana

    25/10 - 09h00 Abertura

    Dra. Maria Fazanelli Crestana - Chefe Técnica do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP

    Chefe Técnica do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo. Foi chefe técnica do Serviço de Biblioteca da Faculdade de Medicina da USP. MBA em Gestão e Tecnologias da Qualidade pelo Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da USP. Doutora em Saúde Pública, mestre em Saúde Pública, especialista em Administração Hospitalar pela Faculdade de Saúde Pública da USP, e bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Educacional de São Carlos.

  • Prof. Dr. Vahan Agopyan

    25/10 - 09h00 Abertura

    Prof. Dr. Vahan Agopyan - Vice-Reitor da Universidade de São Paulo

    Vice-Reitor da Universidade de São Paulo e professor titular de Materiais e Componentes de Construção Civil da Escola Politécnica / USP. Possui Graduação em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP (1974), com mestrado em Engenharia Urbana e de Construções Civis pela própria EPUSP (1978) e doutorado em Engenharia Civil pelo King’s College London, na Inglaterra (1982). Foi conselheiro e vice-presidente do International Council for Research and Innovation in Building and Construction (CIB), fundador e atual conselheiro do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) e ainda conselheiro de diversas instituições, como o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), Instituto de Engenharia (IE), Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) e Instituto Mauá de Engenharia (IMT). Foi Diretor da Escola Politécnica, Diretor-Presidente do IPT, conselheiro da FAPESP e Coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. É comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, Eminente Engenheiro do Ano, Personalidade da Tecnologia e Cidadão Paulistano. É membro da Academia Nacional de Engenharia (ANE) e da Academia Pan-americana de Engenharia.

  • Prof. Dr. José Goldemberg

    25/10 - 09h30 O papel das Bibliotecas na promoção da Pesquisa e na Produção de Conhecimento

    Prof. Dr. José Goldemberg - Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)

    Doutor em Ciências Físicas pela Universidade de São Paulo. Foi Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência 1979 a 1981, Presidente da Companhia Energética de São Paulo (CESP), de1982 a 1985, Reitor da Universidade de São Paulo de 1986 a 1990, Secretário de Ciência e Tecnologia, Secretário do Meio Ambiente da Presidência da República e Ministro de Estado da Educação do Governo Federal de 1991 a 1993, Secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo de 2002 a 2006. Foi pesquisador no High Energy Physics Laboratory da Universidade de Stanford e professor da Universidade de Paris (França) e Princeton (Estados Unidos). É membro da Academia Brasileira de Letras. É autor de inúmeros trabalhos técnicos e vários livros sobre Física Nuclear, Energia e Meio Ambiente. Em 2015, foi nomeado Presidente da FAPESP – Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo.

  • Prof. Dr. Flavio Fava de Moraes

    25/10 - 09h30 O papel das Bibliotecas na promoção da Pesquisa e na Produção de Conhecimento

    Prof. Dr. Flavio Fava de Moraes - Diretor Geral da Fundação Faculdade de Medicina da USP

    Foi Reitor da Universidade de São Paulo (1994-98). Diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo/FAPESP (1985-1993). Professor Visitante da Universidade de Michigan/USA (1970-71). Professor Titular do Departamento de Biologia Celular, Diretor e Professor Emérito do Instituto de Ciências Biomédicas/USP. Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (1998-99). Assessor Especial do Governador do Estado de São Paulo (Governo Mario Covas/1999 até abril de 2001). Diretor Executivo da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados  (SEADE/SP) (2000-2003). Vice-presidente da Associação Internacional de Universidades-IAU (UNESCO- França). Membro do Conselho Estadual de Educação/SP. Membro Titular da Academia de Ciências/SP. Conselheiro do Conselho Superior de Estudos Avançados – CONSEA/FIESP (2008). Membro do Comitê Gestor Interministerial do Fundo de Infra-Estrutura do MCT. Possui uma centena  de trabalhos publicados no Brasil e no exterior. Consultor Científico de Agências de Fomento. E desde 2003 é Diretor Geral da Fundação Faculdade de Medicina da USP.  

  • Profa. Dra. Marina Gallottini

    25/10 - 12h30 Anúncio: Escritório Alumni USP

    Profa. Dra. Marina Gallottini - Titular de Patologia Bucal da FOUSP e Coordenadora do Escritório Alumni

    Graduou-se em Odontologia pela Universidade de São Paulo (FOUSP) em 1986, realizou o Mestrado, em Diagnóstico Bucal pela FOUSP, em 1989, o Doutorado em Patologia Bucal pela FOUSP em 1994, e a Livre Docência na FOUSP em 2000. Realizou o Pós Doutoramento na University of Medicine and Dentistry of New Jersey, USA, no Departamento de Ciências Diagnósticas da New Jersey Dental School, em 2006 e 2007. Desde 2007 é Professora Titular da Disciplina de Patologia Bucal da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Coordena o Centro de Atendimento a Pacientes Especiais da FOUSP desde 2000, é Coordenadora do Curso de Especialização em Odontologia para Pacientes Especiais da Fundação da Faculdade de Odontologia da USP. É pesquisadora CNPq, nível 1C. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Patologia Bucal, Medicina Oral e Pacientes Especiais, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo clínico de pacientes comprometidos sistemicamente, aids, distúrbios de desenvolvimento, doenças oportunistas bucais e marcadores salivares. Coordena desde abril de 2016 o projeto de desenvolvimento e implementação do Portal Alumni USP (www.alumni.usp.br), junto à Reitoria da Universidade.

  • Rosaly Favero Krzyzanowski [MODERADORA]

    25/10 - 09h30 O papel das Bibliotecas na promoção da Pesquisa e na Produção de Conhecimento

    Rosaly Favero Krzyzanowski [MODERADORA] - Coordenadora da Biblioteca Virtual da FAPESP

    Bibliotecária e Especialista em Ciência da Informação na Área da Saúde (sob o patrocínio da CAPES/MEC). Foi Diretora da Biblioteca da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (de 1972 a 1983), criando a Rede Nacional de Informação em Saúde Oral, por meio de projeto financiado pela W.K. Kellogg Foundation; Diretora da Divisão de Bibliotecas do DT/SIBi/USP (de 1984 a 1990); Diretora do Departamento Técnico do SIBi/USP (de 1994 a 1999), dando ênfase a projetos junto à FAPESP e Mellon Foundation para a Modernização do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo; Coordenadora Operacional do Programa de Biblioteca Eletrônica – PROBE, com apoio FAPESP (de 1999 a 2002); Membro do Conselho Consultivo do Programa de Periódicos, da CAPES, de 2005-2011. É Membro da Diretoria da ABEC – Associação Brasileira de Editores Científicos, desde 1988; Assessora Ad-hoc da FAPESP, para a área da Ciência da Informação, desde 1985. Tem contribuído para essa área, através de cursos, consultorias a bibliotecas, publicações, palestras, conferências e trabalhos em eventos, nacionais e internacionais. Idealizou e vem coordenando, desde 2003, a Biblioteca Virtual da FAPESP.

  • Prof. Dr. Carlos de Almeida Prado Bacellar

    25/10 - 09h00 Abertura

    Prof. Dr. Carlos de Almeida Prado Bacellar - Presidente do Conselho Supervisor do SIBiUSP

    graduado em História pela Universidade de São Paulo (1981), mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (1987) e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professor do Departamento de História da Universidade de São Paulo. É Presidente do Conselho Supervisor do SIBi - Sistemas Integrado de Bibliotecas da USP desde fevereiro de 2015. Foi Coordenador do Arquivo Público do Estado de São Paulo (2007-2013). Foi membro do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta, São Paulo (2010-2015), e é membro do Conselho Consultivo do Museu Paulista da Universidade de São Paulo desde julho de 2014. Foi diretor do CEDHAL/Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina da FFLCH/USP (2006-2007)), e supervisor técnico-científico do Museu Republicano Convenção de Itu/USP (2004-2007). Desenvolve projetos na área de Demografia Histórica e História Social da População, com enfoque nos seguintes temas: história da família, demografia da escravidão, compadrio e elites agrárias.

Programação

Horário Atividade Descrição
25/10
09h00 Auditório Istvan Jancsó Abertura
Dra. Maria Fazanelli Crestana Dra. Maria Fazanelli Crestana
Prof. Dr. Vahan Agopyan Prof. Dr. Vahan Agopyan
Prof. Dr. Carlos de Almeida Prado Bacellar Prof. Dr. Carlos de Almeida Prado Bacellar
Abertura do evento.
09h30 Auditório Istvan Jancsó O papel das Bibliotecas na promoção da Pesquisa e na Produção de Conhecimento
Prof. Dr. José Goldemberg Prof. Dr. José Goldemberg
Prof. Dr. Flavio Fava de Moraes Prof. Dr. Flavio Fava de Moraes
Rosaly Favero Krzyzanowski [MODERADORA] Rosaly Favero Krzyzanowski [MODERADORA]
Temas de Discussão: Ciência e Pesquisa no Brasil: notas históricas e desafios atuais / Acesso à informação e financiamento de pesquisa / Contribuição das Bibliotecas da USP: oportunidades e desafios / Internacionalização da USP e de suas Bibliotecas / Bibliotecas da USP: oportunidades e desafios 
12h30 Auditório Istvan Jancsó Anúncio: Escritório Alumni USP
Profa. Dra. Marina Gallottini Profa. Dra. Marina Gallottini
Missão do Alumni USP: Criar uma rede de antigos alunos de graduação e pós-graduação para proporcionar o contato entre os colegas; Networking; Mostrar e oferecer oportunidades de trabalho; e Educação continuada.
12h45 Auditório Istvan Jancsó Encerramento .

Inscrições

Organizador

  • Departamento Técnico do SIBiUSP
    O SIBiUSP é um órgão da Reitoria da USP, formado por um Departamento Técnico e por 48 bibliotecas, distribuídas por dez cidades do Estado de São Paulo.
    Entre em contato

Patrocinador