V Seminário de Filosofia e Sociedade: mente, epistemologia e linguagem

V Seminário de Filosofia e Sociedade: mente, epistemologia e linguagem

Faça sua inscrição
De 18 a 19 de novembro Todos os dias das 19h às 22h
Criciúma, SC Dia 18/11, no Ruy Hulse, às 19h15 e no dia 19/11, às 19h15min, no Ruy Hulse

Sobre o Evento

Bem-vindo ao V Seminário de Filosofia e Sociedade: mente epistemologia e linguagem, e aoVI Colóquio sobre educação, formação cultural e sociedade.

Este anoo evento em sua 5a edição, traz como principal discussão a Filosofia da Mente (Mente, Epistemologia e Linguagem)

A ideia é ampliar alguns problemas apresentados em pesquisas científicas, como tambémproblemas filosóficos e, diante deles, oferecer bons argumentos de esclarecimento.

Algumas questões são apresentadas, como: O fenômeno mental que chamamos de dor, por exemplo, é apenas a enervação de certas fibras cerebrais? Quais as posições fundamentais sobre o dualismo mente-corpo? Sobre o monismo? É possível uma justificação racional do conhecimento? Qual o lugar que a mente ocupa num mundo determinado por leis naturais? Qual a relação entre pensamento, linguagem e ação?

O evento convida a todos os participantes àcompreensões rigorosas quanto a tradição filosófica e a realizar questões novas e trasponíveis dos problemas relativos ao tema.

Buscamos a promoção de um ambiente acadêmico fundado na busca de melhores e mais claros argumentos, no debate aberto e indeterminado, na interlocução, na crítica severa e respeitosa, motivando o evento.

As inscrições já podem serfeitas neste ambiente, ou no dia do evento (a partir das 18h30min no Auditório Ruy Hulse, dia 18/11/2019).

As inscrições paracomunicações orais, com resumo expandido, deverão ser feitas até o dia 14/11 (com o pagamento da inscrição realizado).

O resumo do trabalho deve ser enviado para o email: jeferson@unesc.net, até o dia 14/11, ou submetidos neste site(Obs.: Para quem optarpor enviar oemail, énecessário receber email de confirmação para efetivar o envio do resumo expandido!)

Podem ser submetidos trabalhos, em cinco eixos gerais:

1. Linguagem e Formação Cultural;
2. Hermenêutica;
3. Filosofia da Mente;
4.Ontologia e Existência;
5. Filosofia da Educação

As informações de formatação e tutorial para os resumos estão nesta página, maiores dúvidas poderão ser encaminhadas ao email acima.

Palestrantes

  • Sofia Inês Albornoz Stein
  • Simone Lespinasse Araujo

Programação

Filosofia da mente: pesquisas e contexto atual

Busca-se nesta conferência de abertura apontar quais as principais pesquisas realizadas pela Filosofia da Mente no Brasil e no mundo.

Quer-se compreender o contexto atual em que as pesquisas se inserem e seus desdobramentos em diversas áreas.

Às 19h15 - Auditório Ruy Hulse

Salas de Comunicação Oral

Tarde disponibilizada para apresentações de Comunicações Orais, distribuidas em 5 eixos temáticos:

1. Linguagem e Formação Cultural;
2. Hermenêutica;
3. Filosofia da Mente;
4.Ontologia e Existência;
5. Filosofia da Educação

Às 13h30 - Bloco O, sala 01, 02, 03, 04 e 05

Mesa redonda: Origem da mente...

Esta mesa será formada pela professora Simone Lespinasse Araujo (http://lattes.cnpq.br/9189181193379551) que abordará o tema: "Origem da mente...". Procuraremos explorar como podemos compreender a mente em sua complexidade e quais os desdobramentos desse entendimento na relação mundo e homem.

Estabeleceremos também, uma discussão em que serão abordados problemas referentes à relação estabelecida entre Filosofia e Ciência, com destaque às áreas da psicologia e medicina. As pesquisas realizadas por estas áreas trazem não somente novas explicações e práticas, mas lhe atribuem o estatuto de fundamento epistemológico para várias outras ciências.

Quais são seus próprios fundamentos epistemológicos? O que os resultados das pesquisas na área, de fato, apontam?

Essas e outras questões serão abordadas nesta mesa na perspectiva da Filosofia da Mente.

Às 19h15 - Auditório Ruy Hulse

Local

Dia 18/11, no Ruy Hulse, às 19h15 e no dia 19/11, às 19h15min, no Ruy Hulse - Avenida Universitária, Universitário, Criciúma, Santa Catarina,

Organizador

Organização do Evento

Professores: Jéferson Luís de Azeredo e Alex Sander da Silva.