VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL & SIMPOSIO DE POS-GRADUAÇÃO

VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL & SIMPOSIO DE POS-GRADUAÇÃO

Uma abordagem pedagógica para problemas e conflitos sociais

Faça sua inscrição

COMUNICAÇÕES ORAIS

PROGRAMA DAS RODAS DE CONVERSA SOBRE PESQUISA

19.09.2019

14:00 às 17:00h

AUTORES

TEMAS

SALA 501 

I - PEDAGOGIA SOCIAL E PEDAGOGIA ESCOLAR

Coordenadores: Profª Drª Sueli Maria Pessagno Caro

                                                                                                                Profª Drª Iracema Santos do Nascimento (FEUSP)

Marcio Bernardino Sirino

PEDAGOGIA SOCIAL FUNDAMENTANDO OS ESTUDOS DA CONCEPÇÃO CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL

Neide Aparecida Ribeiro

ENFRENTAMENTO DO CYBERBULLYING NAS ESCOLAS INSPIRADO PELOS PRINCÍPIOS E METODOLOGIAS DA PEDAGOGIA SOCIAL

Josmary Ribeiro e Geraldo Caliman

PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS EM DUAS ESCOLAS NO DISTRITO FEDERAL: PERCEPÇÃO DE GESTORES E PROFESSORES

Elaine Teresinha Dal Mas Dias e João Clemente de Souza Neto

DIVERSIDADE CULTURAL NO ESPAÇO ESCOLAR: IMPLICAÇÕES NO ENSINO, NA APRENDIZAGEM E NOS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO

Patricia Flavia Mota

A GESTÃO DEMOCRÁTICA E AS PRÁTICAS SOCIOEDUCATIVAS COMO POSSIBILIDADES DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Brunna D’Luise Turato Lotti Alves

LUZ, CÂMERA E CIDADANIA

SALA 502

II - PEDAGOGIA SOCIAL, INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Coordenadores: Profª Drª Maria Letícia Nascimento (FEUSP)

                                                                                                          Profª Drª Margareth Martins Araújo (UFF)

Fernanda Cristina Pereira

A IMPORTÂNCIA DOS GAMES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Tainara Navas

NARRATIVAS DE MEMÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Katilen Machado Vicente Squarisi e Inês Maria Marques Zanforlin Pires de Almeida

SUBJETIVIDADE, VULNERABILIDADE SOCIAL, PSICANÁLISE, MENINOS E MENINAS DE RUA

Valéria Regina Valério de Carvalho e Marieta de Gouvêa Penna

A ESCOLA É O CORRE PRA VOCÊ IR EMBORA: A ESCOLARIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO ADOLESCENTE AUTOR DE ATO INFRACIONAL EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE INTERNAÇÃO

Simone Martiningui Onzi

GESTÃO PEDAGÓGICA PARTICIPATIVA EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR

SALA 503

III - PEDAGOGIA SOCIAL E JUVENTUDE

Coordenadores: Prof. Dr. Geraldo Caliman (UCB)

                                               Prof. Dr. Odair Marques da Silva (UNICAMP)

Paulo Roberto Corrêa Leão e Geraldo Caliman

CONSTRUINDO SUBSÍDIOS PARA PROMOÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO APORTE DAS INTERAÇÕES E MUDANÇAS SUSTENTÁVEIS NOS PROCESSOS SOCIAIS E EDUCACIONAIS DOS JOVENS

Robson Montegomeri Ribeiro Lustoza

JUVENTUDE E EDUCAÇÃO SOCIOPOLÍTICA: PERSPECTIVAS NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO

Tatiane Delurdes de Lima e Araci Asinelli da Luz

A PRÁTICA DA PREVENÇÃO DO ABUSO DE DROGAS POR EDUCADORES SOCIAIS DE UM CENTRO DA JUVENTUDE

Luciany Oliveira Ferraz e João Clemente de Souza Neto

A INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO DOS EGRESSOS DO PROGRAMA APRENDIZAGEM: PONTE OU ABISMO?

Denise Maria Reis

PARTICIPAÇÃO, FUNDO PÚBLICO E POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE: MOVIMENTAÇÕES E TENSIONAMENTOS

Felix Fernando Siriani e Patrícia Junqueira Grandino

JUVENTUDE EM DESENVOLVIMENTO: AS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS E A CONSTRUÇÃO DE PROJETO DE VIDA

Mônica Coelho

DO BONÉ E SKATE À RIMA E GRAFITE

 

 

PROGRAMA DAS RODAS DE CONVERSA SOBRE PESQUISA

20.09.2019

14:00 às 17:00h

SALA 501

IV - PEDAGOGIA SOCIAL E PRIVAÇÃO DA LIBERDADE

Coordenadores: Marc de Maeyer (UNESCO)

                                                   Profª Drª Eliane Leal Vasquez (UNIFAP)

Silvana Barbosa de Oliveira

A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA ATUAR NO SISTEMA PENITENCIÁRIO

Thais Barbosa Passos

LITERATURA CARCERÁRIA: O TESTEMUNHO POR MEIO DA CARTA-DENÚNCIA

Edina Fialho Machado

A EFETIVAÇÃO DE PRÁTICAS EM PEDAGOGIA SOCIAL E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA QUE LECIONA NO CÁRCERE

Mariana Matos Oliveira

A GESTÃO DE FLAMÍNIO FÁVERO COMO DIRETOR GERAL DO DEPARTAMENTO DE PRESÍDIOS DE SÃO PAULO NO PERÍODO DE 09/04/1943 À 03/04/1945 E SUA ATUAÇÃO NESTE PERÍODO COMO EDUCADOR SOCIAL

Daiane Trindade Da Silva

O TRABALHO DO SOCIOEDUCADOR E SUAS RELAÇÕES COM A PEDAGOGIA SOCIAL EM UMA UNIDADE SOCIOEDUCATIVA NA AMAZÔNIA

Selma Marquette Molina e João Clemente de Souza Neto

A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM UM SERVIÇO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM MEIO ABERTO: O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO BASE DO TRABALHO SOCIOEDUCATIVO

SALA 502

V – PEDAGOGIA SOCIAL E UNIVERSIDADE

Coordenadores: Profª Drª Nádia Dumara Ruiz Silveira (PUC/SP)

                          Prof. Dr. Marcelo Martins Bueno (Mackenzie)

Juliana Santos Graciani e Antônio Fernando Gomes Alves

INTERFACES ENTRE O PAPEL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E SUAS INTERSECÇÕES COM AEDUCAÇÃO/PEDAGOGIA SOCIAL -

Jessica Gonçalves de Andrade

A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA COORDENAÇÃO DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE: AÇÕES, AVANÇOS E PERSPECTIVAS -

Rita de Cássia da Silva Oliveira e Paola Andressa Scortegagna

PEDAGOGIA SOCIAL E EDUCAÇÃO: O ESPAÇO DAS UNIVERSIDADES ABERTAS PARA A TERCEIRA IDADE

Sheila Perina de Souza e João Boa Ventura Ima Panzo

PARTICIPAÇÃO DO GRADUANDO EM AÇÕES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA ESPB/ANGOLA: AVALIAÇÃO DO IMPACTO TRANSFORMACIONAL

Alexandre Camargo Maia

O CURSINHO POPULAR SEMEANDO O FUTURO DO IFSP CAMPUS CAPIVARI: UM ESTUDO DE CASO PELA ÓTICA DA EDUCAÇÃO SOCIOCOMUNITÁRIA

SALA 503

VI - PEDAGOGIA SOCIAL E COMUNIDADES

Coordenadores: Prof. Dr. Hélio Roberto Braunstein (UFMS)

                                       Profª Drª Noêmia Garrido de Carvalho ( UNISAL)

Rafael da Silva Muniz e Renata Sieiro Fernande

EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL NOS GRUPOS DE AJUDA MÚTUA DE PESSOAS COM TRANSTORNOS DE ANSIEDADE

Arthur Vianna Ferreira

AS REPRESENTAÇÕES DE POBREZA E O PROCESSO DE ‘LAZARIZAÇÃO’ NAS RELAÇÕES E AÇÕES SOCIOEDUCATIVAS COM OS EDUCANDOS EMPOBRECIDOS NA REGIÃO SUDESTE DO PAÍS

Priscila de Lima Alonso

A MODERNIDADE E A PRÁXIS DA EDUCAÇÃO SOCIAL – UM LUGAR CHAMADO MISSÃO PAZ

José Nildo Oliveira Soares

PEDAGOGO COMUNITÁRIO E INTELECTUAL ORGÂNICO: PRÁXIS DE UM PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO SOCIAL

Penha da Glória dos Santos e João Clemente De Souza Neto

A INFLUÊNCIA DO TESTEMUNHO RELIGIOSO NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO SOCIAL

Elenice Martins de Oliveira Silva

ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA: UM INSTRUMENTO PARA A EDUCAÇÃO SOCIOCOMUNITÁRIA

 

 

PROGRAMA DAS RODAS DE CONVERSA SOBRE PESQUISA

21.09.2019

14:00 às 17:00h

SALA 501

VII - PEDAGOGIA SOCIAL E FORMAÇÃO

Coordenadores: Profª Drª Evelcy Monteiro machado (UFPR)

                                                         Prof. Jorge Camors (Universidad de la República, Uruguay)

Margareth Martins de Araújo e Priscila Tamiasso-Martinhon

PEDAGOGIA SOCIAL E EDUCAÇÃO SEM A IMPOSIÇÃO À PEDAGOGIA DA DOMINAÇÃO

Leandro Alves Lopes

A FORMAÇÃO DO EDUCADOR SOCIAL NO CAMPO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NA CIDADE DE SÃO PAULO: UM ESTUDO DE CASO NO CENTRO SOCIAL NOSSA SENHORA DO BOM PARTO -

Lindberg Morais Morais

OS ECOS DO PENSAMENTO REFORMADO NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO COMO DIREITO

José Paulo Fernandes Júnior

A COSMOVISÃO CRISTÃ EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR FAZ DIFERENÇA?

Christina Pereira da Silva e Adriana Matos Rodrigues Pereira

O EDUCADOR SOCIAL E AS COMPETÊNCIAS PEDAGÓGICAS PARA A PRÁXIS DOCENTE EM CONTEXTOS DA SOCIOEDUCAÇÃO -

SALA 502

VIII - PEDAGOGIA SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS

Coordenadores Prof. Dr. João Clemente de Souza Neto (Mackenzie)

        Profª Drª Rosana Schwartz (Mackenzie)

Márcia Bazhuni Pombo e Margareth Martins de Araújo

PEDAGOGIA SOCIAL NA GESTÃO PÚBLICA

Matheus Henrique Pinheiro Ribeiro e Rosana M. P. B. Schwartz

PROJETO EDUCOM.RADIO: UMA PRÁTICA EDUCATIVA SOCIAL -

Temízia Cristina Lopes Lessa

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UHE CORUMBÁ IV: AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA SOCIAL PARA ESTRUTURAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO -

Maria Aparecida Perez

OS CENTROS EDUCACIONAIS UNIFICADOS (CEU) NA CIDADE DE SÃO PAULO E SUA RELAÇÃO COM O TERRITÓRIO NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA SOCIAL

José Manuel de Sacadura Rocha

TEMPO DE TRABALHO DISPONÍVEL E PEDAGOGIA SOCIAL

Soluanny Hunhevicz Barbosa

CIDADES QUE EDUCAM? REFLEXÕES SOBRE A CIDADE E EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA