VII CONFERÊNCIA ESTADUAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS

30 de outubro de 2017, 08h00 até 31 de outubro de 2017, 19h00

ICSA - UFOP - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas , Mariana, MG

Sobre

A VII Conferência Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas será realizada em Mariana - MG nos dias 30 e 31 de outubro de 2017 com os seguintes objetivos: I. incrementar as diretrizes do Sistema Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas; II. discutir e elaborar a consolidação das propostas apresentadas referentes às Conferências Regionais e Municipais de Políticas Públicas sobre Drogas, que foram realizadas entre os meses de junho a setembro de 2017.

A Conferência possui abrangência estadual, natureza consultiva, estrutura de decisão deliberativa e se destina a análise, formulações e proposições contextualizadas dentro do cenário do Estado, seguindo as orientações e diretrizes estabelecidas na legislação Federal e Estadual, acrescido das Convenções pertinentes ao tema.

 

Consulte os textos de referência:

Estatuto da Juventude

Estatuto da Criança e do Adolescente

Política Nacional sobre Drogas

Política Estadual sobre Drogas

Política Nacional sobre Álcool

 

Restaurantes e Hotéis em Mariana:

Relação de Restaurantes

Relação de Hotéis

Local do evento

ICSA - UFOP - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - 35420-000, Rua do Catete, 166, Centro, Mariana, Minas Gerais

Palestrantes

  • JOÃO GUILHERME ESTRELLA

    JOÃO GUILHERME ESTRELLA - Produtor, músico, empresário e palestrante.

    Sua história de vida ficou conhecida através do "best seller" de Guilherme Fiúza e do filme de Mauro Lima, "Meu nome não é Jonhnny". O carioca João Estrella tem uma história como poucas. Entre 1989 e 1995, se envolveu com drogas, chegando mesmo a comercializá-las. Ficou preso durante dois anos e hoje faz palestras pelo Brasil contando a sua vida e compartilhando a sua experiência. João Guilherme mostra em suas palestras como venceu  desafios e dificuldades e instiga cada espectador a refletir sobre suas próprias escolhas, e principalmente a ter objetivos para seguir sempre em frente. E mais que isso, mostrar que é possível superar e reconstruir uma vida mesmo após uma experiência negativa!

  • DR. EDUARDO MARTELLI

    DR. EDUARDO MARTELLI - Freemind

    Idealizador do Freemind, mobilização responsável pela organização do Congresso Internacional Freemind e pelas Viradas de Prevenção, iniciadas em Atibaia, interior de SP, e que estão se expandindo, como uma tentativa ousada de criar uma política pública não governamental de prevenção ao uso de drogas.

  • DRA. ELOÍSA LIMA

    DRA. ELOÍSA LIMA - UFOP

    Doutora em Ciências da Saúde pelo Centro de Pesquisa René Rachou - FIOCRUZ (2013) e em Antropologia da Saúde pela Universitat Rovira i Virgili - Barcelona/Espanha(2011). Professora Adjunta da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto.

  • DR. PAULO MARTELLI

    DR. PAULO MARTELLI - Freemind

    Coordenador do Projeto Freemind. Profissional atuante no campo da comunicação social, com foco no desenvolvimento de mídias preventivas ao uso de álcool, tabaco e outras drogas. Treinador habilitado pela Sociedade Internacional de Profissionais da Prevenção e Tratamento de Uso de Substâncias (ISSUP).

  • DR. ROGÉRIO MENANI

    DR. ROGÉRIO MENANI - Jornada Escolar de Qualidade de Vida

    Graduado e pós-graduado em jornalismo. Escritor e editor, publicou um livro, fundou um jornal e diversas revistas. É o criador e gestor da Jornada Escolar, que implementa campanhas de prevenção às drogas, violência, bullying e DSTs em escolas de todo o Brasil.

  • ANA LUÍZA CÉSAR

    ANA LUÍZA CÉSAR - Terra da Sobriedade

    Graduada em Terapia Ocupacional pela UFMG. Especialista no Atendimento a Usuários de Álcool e outras Drogas pela UEMG. Terapeuta Ocupacional - Atendimento particular na área de saúde mental Fundadora do Grupo de Estudos Profundos de Terapia Ocupacional. Fundadora da Terra da Sobriedade. Conselheira Deliberativa da FEBRACT.

  • DR. HUGO MONTEIRO FERREIRA

    DR. HUGO MONTEIRO FERREIRA - UFRPE

    Doutor em Educação (2007); Professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Coordenador do GETIJ - Grupo de Estudos da Transdisciplinaridade, da Infância e da Juventude. Membro da Cátedra UNESCO de Leitura. E escritor de literatura para crianças, adolescentes e jovens. Em 2014, foi finalista do Prêmio Jabuti.

  • DR. FREDERICO DUARTE GARCIA

    DR. FREDERICO DUARTE GARCIA - CRR - UFMG

    Pós Doutor pela Université de Rouen. Professor adjunto do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina, onde lidera o Núcleo de Pesquisa em Drogas, Vulnerabilidade e Comportamentos de Risco a Saúde e coordena o Centro de Referência em Drogas (CRR) da UFMG.

  • DR. SÉRGIO BARBOZA DE MENEZES

    DR. SÉRGIO BARBOZA DE MENEZES - Secretário de Estado de Segurança Pública de MG

    Graduado em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Pós-Graduação em Direito Penal e Direito Processual Penal pela Universidade Cândido Mendes e em Gestão de Segurança Pública pela Academia Nacional de Polícia (ANP).

  • ELIZIANE GAMA

    ELIZIANE GAMA - Deputada Federal

    Deputada Federal, Presidente da Comissão Externa de Consumo de Drogas entre Jovens no Brasil. Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo  pela Universidade Federal do Maranhão.

  • EROS BIONDINI

    EROS BIONDINI - Deputado Federal

    Deputado Federal, Relator da Comissão Externa de Consumo de Drogas entre Jovens no Brasil. Pós-Graduação Lato Sensu em Poder Legislativo pela PUC/MG. Músico e Compositor pela Ordem dos Músicos do Brasil. Foi Secretario de Estado de Esportes e da Juventude de Minas Gerais.

  • GIVALDO CARIMBÃO

    GIVALDO CARIMBÃO - Deputado Federal

    Deputado Federal, Membro da Comissão Externa de Consumo de Drogas entre Jovens no Brasil. Pres. do Conselho Municipal. de Direitos da Criança e do Adolescente de Mació. Foi membro da Comissão de Seg. Pública e Combate ao Crime Organizado e da Frente Parlamentar Mista de Combate às Drogas.

  • CLOVES BENEVIDES

    CLOVES BENEVIDES - Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas

    Atual Diretor de Articulação e Projetos da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas do Ministério da Justiça. Foi Secretário Executivo de Coordenação de Políticas de Prevenção a Violência do Estado de Alagoas e Coordenador do Fórum Nacional de Gestores de Políticas Sobre Drogas. Foi  Subsecretário de Políticas sobre Drogas de Minas Gerais, Vice-Presidente da Abraço - Associação Brasileira Comunitária de Prevenção do Abuso de Drogas e Presidente da Fundação Caio Martins (Fucam). 

Inscrições

Organizador

  • SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA / SUBSECRETARIA DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS
    Entre em contato