11º FOPPIR - Fórum pela Promoção da Igualdade Racial

O Fórum pela Promoção da Igualdade Racial – FOPPIR é um evento de articulação voltado para a inserção social das etnias, sobretudo, a etnia negra, buscando formar pessoas para o exercício da cidadania em sua plenitude. A partir do despertar da consciência crítica e da luta organizada, propõe formulação e implementação de políticas públicas, voltadas, principalmente para a promoção da igualdade racial.

O FOPPIR nasceu em 2004, fruto da parceria entre o Fórum de Igualdade Racial de Ouro Preto, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barbacena, Instituto Universo Cidadão de Viçosa e Movimento Fé e Política da Arquidiocese de Mariana. Atualmente, congrega mais de vinte entidades que atuam na promoção da igualdade racial, além de envolver grupos de discussões em mais de cinquenta municípios de Minas Gerais.

Desde sua constituição, o FOPPIR vem se tornando um evento referência em Minas Gerais na luta pela igualdade racial. Reúne diversas entidades, grupos e movimentos sociais, tornando-se um espaço para discussões, debates e proposições acerca de políticas voltadas para a promoção de igualdade racial em diversas áreas: saúde, educação, cultura, juventude, mulher, comunidades quilombolas, economia solidária, controle social, etc., e em todos os níveis e esferas de poder.

O 11º Fórum pela Promoção da Igualdade Racial será realizado no município de Cataguases, no período de 16 a 19 de novembro de 2017. Terá uma carga horária de 30 (trinta) horas, distribuídas entre palestras, grupos de discussões temáticas, oficinas práticas, intercâmbio de expressões culturais, além de trocas de experiências que acontecerão simultaneamente. As inscrições para o Fórum serão realizadas com antecedência, tendo como pré-requisito a participação de representantes das entidades preocupadas com a temática do evento e em consonância com a igualdade racial.

Para o 11º FOPPIR, propõe-se uma discussão sobre a Educação e os Saberes Populares, fazendo um recorte racial, e reafirmando os Saberes Populares como forma de manutenção da Cultura e enfrentamento das opressões. Assim, o tema será: “EDUCAÇÃO E SABERES POPULARES! ”
A escolha do tema “Educação e Saberes Populares” surge da necessidade de identificar, reconhecer e dar visibilidade aos inúmeros saberes dos povos tradicionais por aí espalhados (patrimônio cultural imaterial), desde a culinária, o artesanato, os chás medicinais, os unguentos, as simpatias, as rezas e benzeções populares, etc., até a forma de se relacionar uns com os outros e com a natureza, bem como o papel que cada um representa nessas relações.

A educação, nesse sentido, tem por finalidade apontar caminhos e desenvolver, solidariamente, mecanismos e estratégias que possibilitem a difusão da memória, fortalecendo assim a identidade do nosso povo.

Por prezar e defender uma educação libertária, a serviço da vida e da esperança, o 11º FOPPIR apresenta-se como um espaço propício de interação, trocas de experiências e promoção de reflexões acerca do tema proposto.

O Fórum beneficiará diretamente 200 (duzentos) participantes, representantes de entidades que trabalham na promoção da igualdade racial, representantes de comunidades quilombolas e cidadãos comprometidos com a promoção da igualdade racial em Minas Gerais. Estima-se ainda que poderão ser beneficiadas indiretamente cerca de quatrocentas pessoas, considerando-se que cada uma das mais de vinte entidades parceiras tem um grupo de base com uma média de vinte membros. De forma especial, os familiares dos duzentos participantes do fórum também serão beneficiados.

Leia mais... →

LOCAL DO EVENTO

EE Manuel Inacio Peixoto - Colégio Cataguases - Chácara Granjaria, , Cataguases - Minas Gerais