XIII SIMMEC 2018

29 de outubro de 2018, 13h00 até 1 de novembro de 2018, 18h00

Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória - ES, ES

Sobre

O Simpósio de Mecânica Computacional (SIMMEC) é um evento multidisciplinar de âmbito nacional realizado desde 1991 como evento da Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia (ABMEC). Seu objetivo é a divulgação da produção técnica e científica na área de métodos computacionais aplicados a diversas áreas do conhecimento, incentivando a geração de conhecimento, parcerias e produtos.

O XIII SIMMEC será realizado de 29, 30, 31 de Outubro e  01 de novembro de 2018 na cidade de Vitória, Espírito Santo, uma das 3 capitais ilha do Brasil.

Vitória destaca-se pela sua cultura influenciada pela colonização italiana e alemã, além da sua culinária, destacando a tradicional moqueca capixaba.

Esta edição do SIMMEC é organizada pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil da Unviersidade Federal do Espirito Santo.

Esperamos vê-lo em Vitória!

Élcio Cassimiro Alves
Coordenador da Comissão Organizadora

Adenílcia Fernanda Grobério Calenzani

Coordenadora do Comitê Científico

Elisabeth Junges (Tesoureira)

Sayonara M. M. Pinheiro (Tesoureira)

Comissão Organizadora

Juliana C.Vianna Pires

Data do evento

29/10/2018 - 01/11/2018 às 13:00

Local do evento

Universidade Federal do Espírito Santo

Campus Goiabeiras

Áreas Temáticas

1. Biomecânica.
2. Ciências Térmicas:
3. Desenvolvimento de Software.
4. Dinâmica e Vibração.
5. Mecânica das Estruturas
6. Mecânica dos Fluidos
7. Mecânica dos Sólidos
8. Método dos Elementos de Contorno
9. Método dos Elementos Finitos
10. Métodos Numéricos
11. Otimização
12. Projeto Mecânico
13. Simulação Computacional
 

Local do evento

Universidade Federal do Espírito Santo - 29075-910, Avenida Fernando Ferrari, 514 , Goiabeiras , Vitória - ES, Espirito Santo

Palestrantes

  • Valdir Pignatta e Silva

    Valdir Pignatta e Silva - USP - São Paulo

    Professor Doutor da Poli-USP. Concluiu o doutorado em Engenharia Civil - Estruturas na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 1997. Pós-doutorado pela Universidade de Coimbra. Pesquisador com bolsa de produtividade CNPq. Revisor de 22 revistas científicas: Journal of Structural Engineering (ASCE), Construction and Building Materials (Elsevier), Nonlinear Dynamics (Springer), Fire Safety Journal (Elsevier), Fire and Materials (Wiley), Journal of Structural Fire Engineering (Multi-Science),Journal of Building Engineering (Elsevier),Steel and Composite Structures an International Jounal (TechnoPress), Engineering and Computational Mechanics (ICE), Materials Research (ABM-UFSC), Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences (ABCM), Latin American Journal of Solids and Structures (ABCM), REM - Revista da Escola de Minas, Materials Research (ABM/UFSC), Revista IBRACON de Estruturas e Materiais - RIEM, Revista Sul-Americana de Engenharia Estrutural - RSAEE, Revista Produção (ABEPRO), Cadernos de Engenharia de Estruturas (EESC), Revista da Estrutura de Aço (CBCA), Revista Ambiente Construído (ANTAC), Revista Facultad de Ingeniería de la Universidad de Antioquia, Revista Flammae e Acta Scientiarum. Technology. Assessor ad hoc da CAPES, CNPq, FAPESP, FAPEMIG e FAPERN. Foi Vice-presidente e é Diretor da ALBRASCI - Associação Luso-Brasileira para a Segurança contra Incêndio. Foi membro do Conselho Consultivo da Frente Parlamentar Mista de Segurança Contra Incêndio. Publicou mais de 60 artigos em periódicos especializados e mais de150 trabalhos em anais de eventos. Possui 8 livros publicados e 7 capítulos de livros. Possui 6 softwares e outros 200 itens de produção técnica. Participou de mais de 30 eventos no exterior e 70 no Brasil. Orientou 5 doutorados, 16 mestrados, 3 pós-doc, 2 dr.sand. e 5 IC, Atualmente orienta 4 doutorados, 4 mestrados e 2 pós-doc. Foi coordenador de projetos de pesquisa FAPESP, sendo um em andamento. Foi coordenador de convênio CAPES-Cuba. Foi pesquisador principal de projeto temático FAPESP. Coordenou 1 projeto CNPq. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da EPUSP. Atua na área de Engenharia de Estruturas, com ênfase em "Engenharia de estruturas em situação de incêndio". Interagiu com cerca de 80 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. Membro da IAFSS, ALBRASCI, IBRACON, ABECE e GSI/USP. Em seu Currículo Lattes, os termos mais frequentes na contextualização da produção científica e tecnológica são: Incêndio, Estruturas de aço e Estruturas de concreto.

    29/10 - 18h00 Palestra de Abertura

  • Luiz Fernando Campos Ramos Martha

    Luiz Fernando Campos Ramos Martha - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

    Luiz Fernando Martha possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (1977), mestrado em Engenharia Civil pela PUC-Rio (1980), PhD em Engenharia Estrutural pela Cornell University (1989) e Estágio Pós-doutorado no Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa (2012). Desde 1990 é Professor Associado da PUC-Rio. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas. Atuando como coordenador de projetos de pesquisa no Tecgraf/PUC-Rio (Instituto Tecgraf de Desenvolvimento de Software Técnico-Científico) na área de Mecânica Computacional, suas principais contribuições científicas abordam os seguintes temas: Computação Gráfica, Modelagem Geométrica, Métodos Numéricos aplicados a simulações de Engenharia e Geologia, Mecânica da Fratura Computacional, e Software Educacional para Ensino de Engenharia. É o criador do programa Ftool, que é amplamente utilizado em cursos de Engenharia Civil e Arquitetura no Brasil e em outros países. Foi Coordenador de Graduação em Engenharia Civil (1998-2001; 2012-2013) e um dos criadores do Curso de Arquitetura e Urbanismo na PUC-Rio (iniciado em 2002). De 2005 a 2007 atuou na PUC-Rio como Coordenador Central de Planejamento e Avaliação e Presidente da Comissão Própria de Avaliação. De 2007 a 2009 foi Coordenador Central de Infra-Estrutura da PUC-Rio. Desde 2012 é Vice-Decano do Centro Técnico Científico (CTC), atuando como Coordenador Setorial de Graduação.

    30/10 - 14h00 Palestra

  • Nelson Inoue

    Nelson Inoue - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)

    Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Ouro Preto (1995), mestrado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde leciona a disciplina Engenharia de Reservatórios I. Consultor Técnico do Grupo de Tecnologia e Engenharia de Petróleo (GTEP) em projetos de análise numérica, desenvolvendo pesquisas e coordenando atividades computacionais, com ênfase em Métodos Numéricos, atuando nos temas: desenvolvimento e modernização de programas de elementos finitos, análise de geomecânica de reservatórios e computação de alto desempenho em GPU.

    31/10 - 16h00 Palestra

Programação

Horário Atividade Descrição
29/10
09h00 Auditório Credenciamento
Abertura

 

O credenciamento será feito durante toda a parte da manhã e no decorrer do congresso.

17h00 Auditório MS BUFFET Recepção
Palestra

Recepção dos Congressistas no MS Buffet

18h00 Auditório MS BUFFET Palestra de Abertura
Palestra
Valdir Pignatta e Silva

ANÁLISE COMPUTACIONAL APLICADA À ENGENHARIA DE ESTRUTURAS EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO

19h00 Recepção Auditório Cocktail de Abertura
Abertura

A abertura do congresso bem  como  o cocktail de abertura acontecerá no cerimonial MS Buffet.

http://msbuffet.com.br/

 

30/10
10h00 CT1 - Sala 1 Sessões Técnicas
Sessão técnica

As apresentações dos trabalhos ocorrerão no prédio do CT I - Engenharia Civil,localizado no Centro Tecnológico da Universidade Federal do Espírito Santo.

As palestras estão organizadas pelas áreas temáticas do congresso e distribuidas nas salas que seguem:

Sessões Técnicas 30/10/2018

Sala 01

Sala 02

Sala 03

Sala 04

Sala 05

14h00 Auditório Palestra
Palestra
Luiz Fernando Campos Ramos Martha

Alguns aspectos no desenvolvimento de software educacional na área de mecânica estrutural

31/10
09h00 Salas CT 1 Sessões Técnicas
Palestra

Sessões Técnicas 31/102018

16h00 Auditório Palestra
Palestra
Nelson Inoue

Computação Científica e Modernização de Código

01/11
09h00 Salas CT 1 Sessões Técnicas
Palestra

Sessões Técnicas 01/11/2018

Inscrições

Organizador

  • Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Espírito Santo
    Programa de Pós Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Espírito Santo iniciou suas atividades em 1997 com duas áreas de concentração: Estruturas e Construção Civil. No ano 2000 foi aprovada a criação da área de concentração em Transportes, a qual iniciou suas atividades acadêmicas em 2001.
    O programa já formou 293 mestres e conta com 101 alunos regularmente matriculados, todos no mestrado.

    Entre em contato