XVI Secomunica - Diversidade e Adversidades: o incomum na comunicação

18 de setembro de 2017, 08h00 até 22 de setembro de 2017, 23h00

Universidade Católica de BRasília, Brasília, DF

Sobre

O evento faz uma interface entre a academia, a comunidade e o mercado, abordando, a cada edição, temas contemporâneos que envolvem o público alvo primordial – professores e estudantes e profissionais de Jornalismo e Publicidade e Propaganda -, buscando provocar transformações e melhorias na formação acadêmicocientífica e profissional das duas profissões primordialmente envolvidas. Como nas edições anteriores, busca-se também oferecer oportunidades de aproveitamento de conteúdo e reflexões para os outros cursos que compõem a Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação, de modo a facilitar a criação de sinergia entre eles e de uma identidade acadêmica à Escola. Oferecer esse tipo de debate e reflexão à comunidade comunicacional, por meio de um evento significativo é oportunizar o desenvolvimento de um senso-crítico e uma melhor preparação para os futuros profissionais que estarão atuando em diversos setores da comunicação e nos demais segmentos sociais com os quais interfaceiam. Ainda é preciso ressaltar que, por contemplar em um único evento a graduação e a pós graduação em Comunicação Social e Jornalismo (através da realização do III Seminário Interprogramas Secomunica) a Secomunica UCB revela-se um evento de vulto, com características únicas dentre os eventos de Comunicação do país e que, além disso, é um evento tradicional que mantém seu caráter acadêmico- profissionais há 15 anos.

Local do evento

Universidade Católica de BRasília - 71966-700, Quadra QS 07, Areal (Águas Claras), Brasília, Distrito Federal

Palestrantes

  • Prof. Dr. Norval Baitello Jr.

    Prof. Dr. Norval Baitello Jr. - PUC-SP

    Prof. Dr. Norval Baitello Júnior concluiu o Doutorado em Comunicação na Freie Universität Berlin em 1987. Atualmente, é quadro de carreira – categoria titular – da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi diretor da Faculdade de Comunicação e Filosofia da PUC-SP. Foi professor convidado das Universidades de Viena, Sevilha, S. Petersburg, Autónoma de Barcelona e Évora. Livros mais recentes: A Serpente, a maçã e o holograma (2010), La Era de la Iconofagia (Sevilha, 2008) e Flussers Völlerei (Köln, 2007). Desde 2007, é coordenador da área de Comunicação e Ciências da Informação da FAPESP.  O professor será o Conferencista de abertura da XVI Secomunica com a Conferência "Opacidades da comunicação: do tátil ao 'tele'"

    19/09 - 09h30 Conferência de abertura - Opacidades da comunicação: do tátil ao "tele"

  • Prof. Dr. Fernando Andatch

    Prof. Dr. Fernando Andatch - Facultad de Información y Comunicación de la Universidad de la República (Udelar)

    Possui graduação Licenciado em Letras - Universidad de la República (1978), mestrado em Lingüística Geral - Ohio University, Athens, Ohio (1981) e Doutor em Filosofia - Universidad de Bergen (1998) título que foi reconhecido como equivalente a Doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) Atualmente é Professor Titular do Depto. de Teoria y Metodología, da Facultad de Información y Comunicación de la Universidad de la República (Udelar), Montevidéu, Uruguai, é Professor Compartilhado na Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, Brasil. Também participa como Professor Assoicado no Doutorado em Semiótica da Universidad Nacional de Córdoba, Argentina e no Progama de Postítulo en Semiótica de la Universidad de Chile, Santiago de Chile. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase na Epistemologia da área, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria semiótica e princípios da teoria da comunicação, representação do real na mídia contemporânea, no cinema documentário e na internet, imaginário social e cultura, teoria e epistemologia semiótica, literatura e línguas modernas.

    22/09 - 09h45 Conferência de Encerramento

  • Valpírio Monteiro

    Valpírio Monteiro - Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul

    Graduado em Ciências Sociais pela UFRGS, em Arquitetura e Urbanismo pela UNISINOS e em Publicidade e Propaganda pela UNISINOS. Um Profissional com sólida carreira construída nas áreas de Design e Comunicação, para criar Inovação, Experiência, Posicionamento e Proposta de valor para Marcas, Produtos e Serviços, com forte atuação em Metodologia e Implantação. Expertise em comunicação com viés de estética com razão, visão estratégica de marca e foco em resultados tangíveis. Conhecimentos em Antropologia, Etnografia e Semiótica. Habilidade em gerenciamento de crise e relacionamento com Corporações. Trabalhou como diretor institucional, diretor executivo e diretor de criação na GAD’ e atendeu clientes como: VIVO, Claro, Magazine Luiza, Grupo Gerdau, Fila e muitos outros. Atualmente, trabalha é presidente do conselho consultivo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul.

    20/09 - 09h15 Comunicação e Inovação: a comunicação como berço de um novo mercado

  • Verônica Gabriel

    Verônica Gabriel - Infame

    É publicitária e apaixonada por entender o comportamento humano. Formada em Comunicação Social na Escola Superior de Propaganda Marketing (ESPM -SP), trabalhou 9 anos em grandes age?ncias de publicidade como Young&Rubicam, TBWA, Fischer, Wunderman e Africa, na área de planejamento. É Mestre em Documentário e Sociedade na Escuela Superior de Cine y Audiovisuales de Cataluña (ESCAC) em Barcelona, onde produziu seu primeiro longa-metragem documental: "La señora que hacía señores". Hoje é sócia-fundadora do Infame, uma plataforma de conteúdo com minidocs, entrevistas, artigos e ensaios fotográficos, onde consegue atrelar seus conhecimentos de planejadora a? vontade de criar conteu?dos que promovem transformac?o?es e ganhos de conscie?ncia, dando voz a pessoas, histórias e reflexões que geralmente não são mostrados pela grande mídia.

    20/09 - 09h15 Comunicação e Inovação: a comunicação como berço de um novo mercado

  • Prof. Dr. Miguel de Aguilera

    Prof. Dr. Miguel de Aguilera - Universidade de Málaga

    É doutor em Ciência Política e Sociologia pela Universidade Complutense de Madrid e atua como professor de comunicação audiovisual na Universidade de Málaga desde 1995.Detém a Cátedra UNESCO de Comunicação Internacional (Lyon e Grenoble Universidades) desde 2006. Foi Professor (Pesquisador Visitante) no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade de San Jose na Califórnia (UUAA) em 2003 e Secretário Geral do Comitê de Pesquisa em Comunicação, Conhecimento e Cultura da Associação Sociológica Internacional no período de 1990 a 1994. Autor de mais de 80 publicações, incluindo livros e capítulos de livros, monografias e artigos (com editoras e revistas da Alemanha, Reino Unido, Itália, França, Camarões, Burkina Faso, Estados Unidos, México, Brasil e Áustria, além do espanhol).

    19/09 - 20h00 "Diversidade de informação: fontes, pesquisa, conhecimento - como a diversidade torna mais complexa a hora de produzir conhecimento/informação. O papel da pesquisa, fluxo e novos meios"

  • Roberta Simon

    Roberta Simon - PUC - RS

    Doutoranda em Comunicação Social, linha de pesquisa "Práticas culturais nas mídias, comportamentos e imaginários da sociedade da comunicação" (PUCRS). Mestre em Comunicação - linha de pesquisa "Imagem e Som" (UnB). Especialização em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (USP). Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas (PUCRS). Estudos de cultura e estética africanas (Université Cheikh Anta Diop, Dacar/Senegal) e de Antropologia e Ciências Sociais (UFRGS). Participação atual em Núcleos de Pesquisa: Banco de Imagens e Efeitos Visuais (BIEV) e Núcleo de Antropologia Visual (Navisual), ambos do PPGAS/UFRGS. Participação atual em grupos de estudos: GEISC - Grupo de Estudos do Imaginário, Sociedade e Cultura; Cinesofia; e Grupo de Estudos Imagem e Imaginários (GIM), todos do PPGCOM/PUCRS. Áreas de interesse: Filosofia e Estética da Comunicação, Comunicação Visual, Antropologia Visual, Comunicação antropológica, pesquisa sobre Arte Urbana, Cidade, Narrativa e Imagem.

    15/09 - 19h00 "Proseando com imagens: alteridades em campo"
    20/09 - 14h00 Comunicação, alteridade e imagem

  • Isabela Miranda

    Isabela Miranda - Agência Espacial Brasileira

    É formada em Design pela Universidade de Brasília, mas em sua jornada acadêmica e profissional também chegou a estudar e atuar como designer em universidades e empresas no Estados Unidos. Sempre focando no design centrado no usuário, atualmente trabalha como UX Designer na Agência Espacial Brasileira.

    20/09 - 20h00 Criando boas experiências com formulários

  • Lucas Lélis

    Lucas Lélis - Universidade Católica de Brasília

    Formado pela Universidade Católica de Brasília, Lucas Lélis já passou por diversas áreas do jornalismo. Foi presidente da Olfato Comunicação, agência júnior de jornalismo da UCB, de 2/2014 á 2/2016. Atuou como produtor no telejornal Repórter Brasil da TV Brasil, fez parte da assessoria de imprensa da liderança do PMN na Câmara dos Deputados, foi produtor no SBT em Brasília produzindo para todos os telejornais de rede e para os jornais locais SBT Brasília, Jornal SBT Brasília e Jornal de Sábado. Em 2016 foi convidado para comandar a produção e reportagem da TV Saúde do Ministério da Saúde, também foi apresentador da websérie A Meta e Saúde, que estará na NBR em breve. Atualmente é repórter da TV Defesa do Ministério da Defesa e produtor e repórter do Programa Ponto e Vírgula (JK FM). Na área acadêmica possui 4 prêmios Expocom.

    21/09 - 09h45 Adversidades na Prática Jornalística

  • José Fázio

    José Fázio - Universidad Politécnica de Catalunha

    É engenheiro Civil, mestre em geotecnia, cursou doutorado em Engenharia do Terreno na Universidad Politécnica de Catalunha, em Barcelona. Atua como professor na área de arquitetura desde 2001. Na área de fotografia atua desde 1998 com formação livre.A

    20/09 - 20h00 Fotografia de longa exposição

  • Maicon Mello

    Maicon Mello - Made Design

    Coordena projetos estratégicos para grandes marcas do Sudeste e Centro-Oeste, com 15 anos de experiência nas áreas de propaganda, marketing e design. Sua formação acadêmica se iniciou no Rio Grande do Sul, em Desenho Industrial, posteriormente Gestão em Marketing e uma pós-graduação em Design Estratégico, pelo Istituto Europeo de Design.

    20/09 - 14h00 Branding é felicidade

  • Aline Ávila

    Aline Ávila - Made Design

    Graduada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela UFG, especialista em Cultura Visual pelo SENAC, Filosofia e Arte pela PUC-GO, Design Estratégico pelo Istituto Europeo de Design e pós-graduanda no MBA em Branding Innovation da Rio Branco/SP. Atua como estrategista de marca.

    20/09 - 14h00 Branding é felicidade

  • Felipe de Baére

    Felipe de Baére - Universidade de Brasília (UnB)

    Psicólogo Clínico, graduado em Psicologia pela Universidade de Brasília (Bacharelado/Licenciatura/Habilitação Psicólogo). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (PPG-PsiCC/IP/UnB) com a pesquisa "O comportamento suicida em sexualidades heterodissidentes: violências gendradas". Pesquisador no Grupo de Estudos Saúde Mental e Gênero (PCL/IP); componente do grupo Escuta Diversa, serviço de fortalecimento de redes e acolhimento de demandas LGBTfóbicas na UnB; membro da Comissão Especial LGBT do Conselho Regional de Psicologia do DF. Experiência em Saúde Mental, com foco de atuação nos campos da Suicidologia, Gênero e Sexualidades.

    21/09 - 20h00 Diversidade sexual e de gênero - oportunidades de pesquisa X militância.

  • Prof. Dr. Denilson Lopes

    Prof. Dr. Denilson Lopes - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

    Possui graduação em Comunicação Jornalismo pela Universidade de Brasília (1989), mestrado em Literatura pela Universidade de Brasília (1992), doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1997) e pós-doutoramento na New York University (2006). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisador do CNPq. em experiência na área de Comunicação, com ênfase em Estética da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema contemporâneo, estética, paisagem, transculturalidade e homossexualidade. É autor de Afetos, Experiências e Encontros com Filmes Brasileiros Contemporâneos (São Paulo, Hucitec, 2016), que será lançado durante a Secomunica.

    21/09 - 20h00 Diversidade sexual e de gênero - oportunidades de pesquisa X militância.

  • Gabriela Miranda

    Gabriela Miranda - Wavez

    Formada em jornalismo, atuando no meio publicitário desde o primeiro emprego real oficial, social media, planner, escritora de pequenas causas poéticas e críticas de cinema. Já participou de campanhas políticas, atendeu contas governamentais e empresariais como Ministério do Esporte, Ministério da Saúde, GDF e contas como Porão do Rock, Scalene e Felipe Nasr, entre outras.

    22/09 - 14h00 Pororoca: O choque entre as comunicações

  • Carmela Veloso de Beauvoir

    Carmela Veloso de Beauvoir - Correio Braziliense

    Carmela Veloso de Beauvoir nasce como expressão artística de uma pesquisa em artes cênicas e se destaca por subverter o cenário sociopolítico-cultural de Brasília por meio de performances e intervenções. No Correio Braziliense, alcançou feito raro ao assinar uma coluna própria, e ganhou o apoio de figuras como Preta Gil, Laerte, Liniker e Jean Wyllys.

    21/09 - 20h00 Diversidade sexual e de gênero - oportunidades de pesquisa X militância.

  • Diego Ponce de Leon

    Diego Ponce de Leon - Cena Contemporânea

    O carioca Diego Ponce de Leon foi correspondente, colunista, jornalista de cultura, setorista e crítico de teatro do Correio Braziliense, é pesquisador em artes cênicas pela UnB, master em jornalismo digital pela ISE Business School / Universidade de Navarra, colunista da revista Traços e repórter de pautas especiais do site Metrópoles, sendo vencedor do Prêmio Petrobras de Jornalismo. Acabou conhecido por uma série de entrevistas, com nomes como Fernanda Montenegro e Tarcísio Meira, e por valorizar a cultura periférica do DF.

    21/09 - 09h45 Adversidades na Prática Jornalística

  • Profa. Dra. Renata Giraldi

    Profa. Dra. Renata Giraldi - Universidade Católica de Brasília

    Renata Giraldi, 47 anos, doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (UNB) e mestre pela mesma instituição. Graduada em Jornalismo e História. Pesquisa os diversos campos jornalísticos, nas áreas de Internacional, Política e Economia, assim como as transformações no fazer jornalístico. Tem 28 anos de experiência em redações, passado por Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo, TV Globo, CBN, SBT, Correio Braziliense, Jornal do Brasil, O Dia, Jornal de Brasília e Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Atualmente leciona na Universidade Católica de Brasília (UCB) e Universidade Paulista (Unip). Há 12 anos, está em sala de aula.

    21/09 - 09h45 Adversidades na Prática Jornalística

  • Prof. Dr. Victor Laus

    Prof. Dr. Victor Laus - Universidade Católica de Brasília

    Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Católica de Brasília (UCB). Líder do Núcleo de Estudos Comunicacionais da Estratégia, grupo de pesquisa certificado no diretório do CNPq. Doutor em Comunicação Social pela PUCRS; Mestre em Administração pela Unisinos; Master of Business Administration pela University of Dallas; Especialista em Marketing e Bacharel em Comunicação Social pela PUCRS. Experiência como executivo e consultor nas áreas de: Marketing, Comunicação, Gestão de Projetos, Gestão Estratégica e Inteligência de Mercado, tendo atuado em empresas como Dell Computadores, Claro e Grupo RBS.

    19/09 - 14h00 O noticiário de negócios e os discursos sobre a estratégia em grandes empresas privadas do Distrito Federal

  • Isabela Nunes

    Isabela Nunes - Foco Cia da Dança.

    É graduanda em Interpretação Teatral pela Universidade de Brasília e iniciou sua trajetória artística na dança. Tem formação em Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Jazz e técnica circense. Recentemente, foi premiada com um estágio na Companhia Avant-Scéne na Suíça, resultado do concurso do Seminário Internacional de Dança de Brasília, onde conquistou a medalha de prata na Área Contemporânea. Já foi dirigida por Fernando Villar, Giselle Rodrigues, Márcia Duarte, Abaetê Queiroz, Cyntia Carla e Camilla Meskell. Atualmente, é membro da Trupe de Argonautas e da Foco Cia de Dança.

    18/09 - 14h00 Alongamento

  • Marcelo Leite

    Marcelo Leite - ENGDTP&MULTIMIDIA

    é parceiro da ENGDTP&MULTIMIDIA, CEO e co-founder da Agencia Sides Comunicação em Brasília/DF. Atua na área de instrutoria, consultoria e desenvolvimento de projetos para a produção e edição de vídeo, multimídia, aplicativos, web sites e design gráfico. Tendo vários de seus trabalhos veiculados em grandes emissoras de TV, como  Globo e Record. É profissional Adobe Certified Expert.

    18/09 - 14h00 Workflow Criativo - design e vídeo

  • Cleonice Damasceno

    Cleonice Damasceno - Universidade Católica de Brasília

    Mestranda em Educação pela Universidade Católica de Brasília – UCB, especializou-se em Psicopedagogia Clínica e Empresarial, também, pela UCB, e, em Educação Diversidade e Cidadania pela Universidade Federal do Goiás - UFG. Graduada em Pedagogia pela UCB: Gestão Educacional - Séries Iniciais(Ensino Fundamental e Educação Infantil). Atualmente desenvolve a função de Analista Pedagógica no Curso de Comunicação Social da UCB.

    18/09 - 14h00 Customização de Camisetas

  • Prof. Dr. Pedro Russi

    Prof. Dr. Pedro Russi - Universidade de Brasília

    Possui Pós-Doutorado pela Universidad de Navarra; é  Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS.  Atualmente Professor adjunto na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília.

    19/09 - 20h00 "Diversidade de informação: fontes, pesquisa, conhecimento - como a diversidade torna mais complexa a hora de produzir conhecimento/informação. O papel da pesquisa, fluxo e novos meios"

  • Profa. Dra. Sheila Costa

    Profa. Dra. Sheila Costa - Universidade Católica de Brasília

    Irmã de 5, mãe de 4 e avó de 1, é graduada em Letras, Licenciatura Plena pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1981), mestre em Literatura pela Universidade de Brasília (1990) e doutora em informática e Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Docente de todos os níveis de ensino há 43 anos, atualmente é professora pesquisadora da Universidade Católica de Brasília. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Infanto-Juvenil, poesia social e língua francesa; na docência de Comunicação Social, com ênfase em linguagem e redação publicitária e jornalística, comportamento do consumidor e propaganda institucional e política; na orientação de TTC e dissertações de mestrado. Atua como consultora em análise, produção de conteúdo e tutoria de cursos a distância, principalmente nos seguintes temas: redação, revisão, leitura e produção de texto acadêmico-científico, poético-literário, técnico, jornalístico e publicitário; aprendizagem organizacional; gestão dos relacionamentos nas organizações; metodologia de pesquisa acadêmica; elaboração e execução de projetos de pesquisa; didática do ensino de línguas e literaturas, bem como na capacitação de docentes e trabalhadores da educação. Há 14 anos, desenvolve também atividades de terapeuta holística (Florais de Bach, Homeopatia e Reiki).

    19/09 - 14h00 Graduação também faz ciência

  • Marcos Lelis

    Marcos Lelis - .

    É professor de Gastronomia nas áreas de Cozinha Brasileira e Cozinha Internacional e presta consultorias a bares e restaurantes. Idealizador e responsável pelo pretexto do Projeto Pretexto: a comida. Inquieto com a forma com a qual geralmente  a comida é tratada pelos meios de comunicação, propõe uma discussão sobre a comida como um processo de sociabilização.

    21/09 - 14h00 Diversidade, Gastronomia e Comunicação

  • Bruna Carolli

    Bruna Carolli - .

    Nascida em Brasília, Bruna Carolli trabalha com direção e produção de conteúdo audiovisual. Mestra em Comunicação e Especialista em Artes Visuais, a realizadora reune em seu trabalho propostas de uma realidade fantástica aliada à narrativa cinematográfica.

    21/09 - 14h00 O filme publicitário - do roteiro ao set de filmagem

  • Profa. Dra. Rafiza Varão

    Profa. Dra. Rafiza Varão - Universidade de Brasília (UnB)

    É doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (2012), na área de Teoria e Tecnologias da Comunicação. Sua tese se insere na história das teorias da comunicação e resgata o pensamento do cientista político Harold Lasswell sobre comunicação, daí o título "Harold Lasswell e o Campo da Comunicação". É mestre em Comunicação também pela Universidade de Brasília (2002), na área de Imagem e Som, onde defendeu a dissertação "Nosferatu: o imaginário de uma sinfonia de horror", com base na teoria sobre o imaginário de Gaston Bachelard. Graduou-se em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo (1999). Leciona na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília e trabalha especialmente com Teorias da Comunicação, Ética e Redação Jornalística. Coordena o projeto SOS Imprensa.

    19/09 - 20h00 "Diversidade de informação: fontes, pesquisa, conhecimento - como a diversidade torna mais complexa a hora de produzir conhecimento/informação. O papel da pesquisa, fluxo e novos meios"

  • Rafael Facundo

    Rafael Facundo - Facundo Fotografia

    Formado em Publicidade e Propaganda em 2010 na faculdade IESB e em Audiovisual na Universidade de Brasília - UnB em 2013. Ministrou diversas palestras e workshops nas faculdades IESB, Universidade Católica e Universidade de Brasília, para agências jr, em Encontros Nacionais de Estudantes e eventos sobre Semana de Comunicação. Constantemente viaja para atualizar seus conhecimentos com cursos variados, desde os mais técnicos aos mais inspiradores. Conta com um portfólio diversificado. Entre os seus principais clientes: Chef Alex Atala, Chef Alberto Landgraf, Chef Agenor Maia, Chef Marcos Lelis, GDF - Governo do Distrito Federal, Caixa Econômica Federal, Shopping Pier 21, Faculdade IESB, Restaurante Epice-SP, Rede Hoteleira Nobile, Clínica de Estética One, CFH Esportes, Impercia Impermeabilização, Revista Chef, Agência 358 Marketing Digital, Next Assessoria Esportiva, Restaurante Pizza à Bessa, Estúdio de música Palco 09, Malas Rimowa, Livraria Dom Quixote, Gastronômade Brasil, Seminários Insight Brasil, entre outros. Já em audiovisual, realizou a direção de fotografia, iluminação e tratamento de imagem para vídeo de 2 filmes curta metragens, chamados de: Dobrado e Passado; Querido Capricórnio.Como grande diferencial e cliente exclusivo, assina a direção de fotografia da conceituada Revista Chef, que em sua última edição teve 5.000 unidades disponíveis para venda em bancas, FNAC e Livraria Cultura em Brasília, Goiânia e São Paulo. Por conta das matérias da revista, viajou para cobrir pautas e aproveitou para executar um projeto autoral de retratos entre os estados brasileiros. Está em expansão com força total para área editorial de revistas, com novas ideias e tratamento de imagem diferenciado.

    21/09 - 14h00 Diversidade, Gastronomia e Comunicação

  • Álvaro Venegas

    Álvaro Venegas - ENG DTP & Multimídia

    Fundador  e Ceo do Grupo ENG. Engenheiro de formação. Atua como consultor em tecnologia, professor universitário e é Adobe Certified Instructor, com Certificações avançadas da Adobe, Microsoft e Pearson. Já ministrou treinamentos, e palestrou em mais de 100 Congressos e Universidades, além de vários países (Argentina, Japão e USA). Álvaro trouxe marcas valiosas ao Brasil, como a Macromedia (depois absorvida pela Adobe), Sencha, Unity. A Atuação junto a Universidades rende à ENG, prêmios e reconhecimento por parte dos fabricantes de software.

    18/09 - 10h00 Design perspectivas profissionais e tecnologia atuais e futuras. Destaque no workflow criativo

  • Daniel Zacariotti

    Daniel Zacariotti - Universidade Católica de Brasília

    Estudante do 7º semestre de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda na Universidade Católica de Brasília (UCB) e também, estudante do 7º semestre de Artes Cênicas na Universidade de Brasília (UnB). Bolsista no Projeto intitulado “O noticiário de negócios e os discursos sobre a estratégia em grandes empresas privadas do Distrito Federal”, financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). Experiência na Galeria Ponto., gerindo a área de social media e auxiliando na área de produção. Discente coordenador do grupo de estudos em Comunicação e Gênero da Universidade Católica de Brasília.

    19/09 - 14h00 O noticiário de negócios e os discursos sobre a estratégia em grandes empresas privadas do Distrito Federal

  • Bruna Neres

    Bruna Neres - Universidade Católica de Brasília

    Estudante do 6º semestre de Comunicação Social - Jornalismo, na Universidade Católica de Brasília (UCB). Experiência no Tribunal de Contas da União, escrevendo textos para serem publicados no jornal interno do órgão. Estagiária na redação do Correio Braziliense. Bolsista no Projeto intitulado “O noticiário de negócios e os discursos sobre a estratégia em grandes empresas privadas do Distrito Federal”, financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). Voluntária na Fundação Bradesco. Líder no curso Embaixadores da Juventude realizado pela UNODC – Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crimes.

    19/09 - 14h00 O noticiário de negócios e os discursos sobre a estratégia em grandes empresas privadas do Distrito Federal

  • Ceci da Costa Diehl

    Ceci da Costa Diehl - Universidade Católica de Brasília

    Mestranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Católica de Brasília (UCB), na linha de pesquisa Processos Comunicacionais nas Organizações. Bolsista da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) no projeto “O noticiário de negócios e os discursos sobre a estratégia em grandes empresas privadas do Distrito Federal”. Especialista em Comunicação em Redes Sociais pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) em e Bacharel em Design Digital pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Possui experiência na área de Design e Comunicação, atuando principalmente com direção de arte, redação, planejamento e redes sociais.

    19/09 - 14h00 O noticiário de negócios e os discursos sobre a estratégia em grandes empresas privadas do Distrito Federal

  • Maria Cecília Martinez

    Maria Cecília Martinez - Universidade Católica de Brasília

    Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas (1982) e Mestre em Transportes Urbanos, Engenharia Civil - Faculdade de Tecnologia, Universidade de Brasília (1996), título da dissertação ‘A Comunicação Interativa como Instrumento de Qualidade no Transporte Coletivo Urbano. Atualmente é professora Assistente I da Universidade Católica de Brasília, ministrando as disciplinas Pesquisa de Opinião e de Mercado, Comunicação nas Organizações, Assessoria em Comunicação e Projeto Experimental para os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP/UCB, desde 2011. Possui experiência na área de Comunicação, com ênfase em Pesquisa de Opinião e Mercado e Assessoria de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento em comunicação, marketing, internet, assessoria de imprensa e eventos, para a área pública e privada, como professora nas instituições UNICEUB, IESB, UPIS E UNEB, no Governo Federal e Consultorias.

    19/09 - 14h00 O noticiário de negócios e os discursos sobre a estratégia em grandes empresas privadas do Distrito Federal

Programação

Horário Atividade Descrição
15/09
19h00 Brasília "Proseando com imagens: alteridades em campo"
Palestra
Roberta Simon
Pré-evento.
18/09
07h30 Hall do bloco K Credenciamento e integração
Credenciamento
Credenciamento matutino.
10h00 Auditório do Bloco K Design perspectivas profissionais e tecnologia atuais e futuras. Destaque no workflow criativo
Palestra
Álvaro Venegas
Com Álvaro Venegas - Eng DPT
14h00 K002 Alongamento
Oficina
Isabela Nunes
Através da respiração e da divisão didática de grupos musculares, a oficina pretende oferecer ao aluno ferramentas para a promoção de uma rotina pessoal e independente de alongamento, buscando a reconexão e integração de corpo e mente. Ministrane: Isabela Nunes
14h00 M109 Workflow Criativo - design e vídeo
Oficina
Marcelo Leite
Adobe Workflow Criativo Vídeo Digital Ministrante: Marcelo Leite
14h00 K212 Customização de Camisetas
Oficina
Cleonice Damasceno
A Customização é um trabalho de transformação que envolve criatividade e inovação, por meio da adequação de peças de vestuário. Essa atividade enfatiza a cultura artística e se embasa numa visão de sustentabilidade financeira utilizando a reciclagem e o reaproveitamento de materiais de maneira inovadora. Ministrante: Cleonice Damasceno
19h30 Hall do bloco K Credenciamento e integração
Credenciamento
20h00 Auditório do Bloco K Show com a Banda Calvet
Palestra
19/09
09h00 Auditório Bloco K Solenidade de Abertura
Abertura
Prof. Dr. Joadir Foresti e Prof. Dr. Luiz Iasbeck
09h30 Auditório do Bloco K Conferência de abertura - Opacidades da comunicação: do tátil ao "tele"
Abertura
Prof. Dr. Norval Baitello Jr.
O Prof. Dr. Norval Baitello Jr., PUC de São Paulo, fará a fala de abertura da XVI Secomunica. A conferência traduz o espírito do evento e o desafio a que nos propomos:  uma reflexão sobre os desencontros que tornam nossa vida plural, múltipla e terrivelmente instigante - como lidar com o incomum no comum da comunicação?
14h00 Sala C O noticiário de negócios e os discursos sobre a estratégia em grandes empresas privadas do Distrito Federal
Palestra
Prof. Dr. Victor Laus, Daniel Zacariotti, Bruna Neres, Ceci da Costa Diehl, Maria Cecília Martinez
Seminário: "O noticiário de negócios e os discursos sobre a estratégia em grandes empresas privadas do Distrito Federal." O seminário irá apresentar e discutir os resultados parciais do projeto de pesquisa, apoiado pela FAPDF, em que são estudados os discursos sobre a estratégia em notícias da revista Exame e em dez grandes empresas do Distrito Federal. O objetivo do projeto é explorar as possíveis relações sistêmicas entre o noticiário de negócios e a comunicação organizacional no âmbito da produção de sentidos sobre a estratégia. Participantes: Prof. Dr. Victor Laus - UCB, Prof. Maria Cecília Martinez - UCB, Ceci da Costa Diehl, Daniel Zacariotti, Bruna Neres.
14h00 K003 Graduação também faz ciência
Oficina
Profa. Dra. Sheila Costa
Graduação também faz ciência. Ministrado por: Sheila Costa.
20h00 Auditório do Bloco K "Diversidade de informação: fontes, pesquisa, conhecimento - como a diversidade torna mais complexa a hora de produzir conhecimento/informação. O papel da pesquisa, fluxo e novos meios"
Palestra
Prof. Dr. Pedro Russi, Prof. Dr. Miguel de Aguilera, Profa. Dra. Rafiza Varão
"Diversidade de informação: fontes, pesquisa, conhecimento - como a diversidade torna mais complexa a hora de produzir conhecimento/informação. O papel da pesquisa, fluxo e novos meios"
20/09
08h45 Auditório do Bloco K Lançamento de Livro - TV Digital: o desligamento do sinal analógico e a adaptação dos telespectadores
Palestra
Alexandre Kieling / Kênia Freitas / Deisy Feitosa   Com a presença do Magnífico Reitor Prof. Dr. Gilberto Gonçalves Garcia.
09h15 Auditório do Bloco K Comunicação e Inovação: a comunicação como berço de um novo mercado
Palestra
Valpírio Monteiro, Verônica Gabriel
Comunicação e Inovação: a comunicação como berço de um novo mercado
14h00 A202 Comunicação, alteridade e imagem
Oficina
Roberta Simon
Nesta oficina vamos refletir sobre a dimensão antropológica ético-política de alteridade, base das ciências da comunicação e, por meio de dinâmicas, vamos jogar com seus aspectos sensíveis, narrativos e imagéticos.
14h00 A201 Branding é felicidade
Oficina
Maicon Mello, Aline Ávila
Ferramentas para um bom trabalho estratégico.
20h00 K033 Criando boas experiências com formulários
Oficina
Isabela Miranda
A atividade consiste na construção de formulários utilizando premissas metodologias de UX Design  
20h00 K258 Fotografia de longa exposição
Oficina
José Fázio
Fotografia de Longa Exposição.
20h00 K212 Oficina de Lightroom
Oficina
Oficina de Lightroom. Ministrada por: Thiago Soares.
21/09
09h45 Auditório do Bloco K Adversidades na Prática Jornalística
Palestra
Lucas Lélis, Diego Ponce de Leon, Profa. Dra. Renata Giraldi
Adversidades na Prática Jornalística
14h00 Sala D O filme publicitário - do roteiro ao set de filmagem
Palestra
Bruna Carolli
A presente oficina tem por objetivo ilustrar o passo a passo de um filme publicitário em sua produção desde quando o roteiro é aprovado com o cliente até seu momento de captação em um set de filmagem. Neste percurso, apresentações de pastas e novos brie5ings são repassados, testes de elenco, visitas de locação, shooting e todo aparato necessário ao diretor e a sua equipe para alcançar o objetivo do filme. Será apresentado exemplos reais de publicidades veiculadas, vivências de bastidores, problemas solucionados, alterações e todo o processo vivido. CONTEÚDO: Introdução – O que é um filme publicitário, panorama do mercado no DF Técnicas – Recebi o roteiro, e agora? Passo a passo da pré-produção Set de filmagem - como é, o que acontece.
14h00 K258 Diversidade, Gastronomia e Comunicação
Oficina
Marcos Lelis, Rafael Facundo
Oficina Diversidade, Gastronomia e Comunicação. Ministrada por: Marcos Lelis e Rafael Facundo.
20h00 Auditório do bloco K Diversidade sexual e de gênero - oportunidades de pesquisa X militância.
Palestra
Felipe de Baére, Carmela Veloso de Beauvoir, Prof. Dr. Denilson Lopes
  Debatedores: Felipe de Baere (UnB), Carmela Veloso de Beauvoir (UnB), Prof. Ma. Ane Molina (UCB).
22/09
09h00 Auditório do Bloco K Cerimônia de encerramento e entrega do Troféu José Salomão Davi Amorim
Encerramento
09h45 Auditório do Bloco K Conferência de Encerramento
Palestra
Prof. Dr. Fernando Andatch
"O longo e íngreme caminho rumo aos signos do Outro: reflexões sobre o imaginário midiático da diversidade" Palestrante: Prof. Dr. Fernando Andacht UDELAR - Uruguai
14h00 M109 Pororoca: O choque entre as comunicações
Oficina
Gabriela Miranda
Pororoca: O choque entre as comunicações. Ministrada por: Gabriela Miranda.

Inscrições

Organizador

  • Curso de Jornalismo, Curso de Comunicação Social Publicidade e Propaganda e Mestrado em Comunicação
    O Curso de Comunicação Social da UCB-DF promove todos os anos uma semana de debates sobre temas relevantes na formação do comunicador.
    Entre em contato