XXII CONCEP


No período de 30 de Outubro a 01 de Novembro de 2017, será realizado o “XXII CONGRESSO NACIONAL DO CERIMONIAL PÚBLICO – XXII CONCEP”, evento promovido pelo Comitê Nacional do Cerimonial Público.

Em sua 22ª edição, este certame terá como sede a cidade de Bonito, Estado de Mato Grosso do Sul, estimando receber cerca de 200 participantes. 

Para tanto, serão oferecidos pacotes, com diárias de 29 de Outubro a 02 de Novembro, para que os participantes possam se deslocar tranquilamente de suas cidades e não perderem parte da programação científica.

O CONCEP é um dos mais importantes eventos científicos na área de Cerimonial, Protocolo e Etiqueta. A última edição contou com cerca de 230 participantes, entre alunos de graduação, especialistas em cerimonial, profissionais das áreas de marketing, publicidade, relações públicas, jornalismo, pedagogia, hotelaria, turismo, das carreiras diplomática e militar, de mais de 10 Países, para mais uma rica troca de conhecimento e experiências.

Para esta Edição não será diferente, pois reuniremos palestrantes de renome nacional e internacional, além dos congressistas, que atuam no Cerimonial no Poder Executivo, Legislativo, Judiciário (em âmbito municipal, estadual e federal), profissionais que atuam junto às corporações militares, universidades e da carreira da diplomacia, de empresas públicas e privadas de caráter social ou institucional, para juntos trocarem as mais diversas experiências, além de um fraterno congraçamento.

 

O COMITÊ NACIONAL DO CERIMOMIAL PÚBLICO

Comitê Nacional do Cerimonial Publico – CNCP Brasil, criado em 1993, entidade sem fins lucrativos, tem por finalidade congregar e estimular a colaboração, apoio, participação e a integração de todos os profissionais da área de Cerimonial que exercem função junto aos órgãos públicos, entidades e empresas públicas e privadas de todo o País.

Atualmente, o CNCP conta com aproximadamente 2.500 filiados que exercem a atividade de Cerimonial e Protocolo. No âmbito internacional, o CNCP atua como membro da Organización Internacional de Ceremonial y Protocolo – OICP, entidade sediada atualmente no Paraguay e que se dedica a facilitar a troca de informações entre os profissionais do mundo todo, além de contribuir, fixando critérios e valorizando a atividade.

Dentre suas tarefas, o CNCP tem centrado esforços no aperfeiçoamento constante da qualificação profissional e contribuído para a formação de especialistas de alto nível na área de Cerimonial, Protocolo e Etiqueta. Para tanto, promove regularmente inúmeros eventos, como cursos, debates, jornadas, congressos que, além de propiciarem a discussão de questões pertinentes à atividade, estimulam a reflexão necessária à uniformização de procedimentos protocolares.

 

HISTÓRIA 

As atividades do Cerimonial existem no Brasil desde os remotos tempos da sua formação colonialista. A função tornou-se sumamente importante no contexto da administração dos Municípios, dos Estados e da Federação, envolvendo também outras instituições como universidades, corporações militares, associações desportivas e mais recentemente empresas privadas que assimilaram a prática do Cerimonial em seus eventos. 

No Nordeste, precisamente em Pernambuco, em maio de 1993, a propósito de um Curso de Planejamento e Organização do Cerimonial Público, ministrado seguidamente por vários anos, foi concebida a ideia de se fazer um Encontro de Chefes do Cerimonial do Poder Executivo dos Estados, com o objetivo de propiciar um contato amigo, informal, onde pudessem tratar de questões e temas comuns bem como trocar experiências.

Foi criada uma Comissão Organizadora do I ENCONTRO NACIONAL DO CERIMONIAL PÚBLICO – I ENCEP, o qual ocorreu no Maranhão, na bucólica e agradável Capital, São Luis, em 27, 28 e 29 de novembro de 1993, sob os auspícios do Governo daquele Estado.

A proposta inicial foi ampliada, entendendo a Comissão que deveriam ser convidados indistintamente os que tivessem atuação em qualquer das áreas do Cerimonial, em qualquer nível. O resultado foi por demais animador: cerca de noventa pessoas compareceram.

Desse Encontro nasceu o CNCP Brasil, sendo escolhidos, por aclamação, os seus idealizadores para comporem uma diretoria provisória, que tomou a si a responsabilidade de elaborar um Estatuto para a nova entidade e realizar no ano seguinte o II Encontro Nacional do Cerimonial Público, em Foz do Iguaçu Estado do Paraná.  

Assim os Congressos do CNCP Brasil se sucederam em Manaus, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Rio de Janeiro, Florianópolis, Cuiabá, Natal, São Paulo, Belém, Campos do Jordão (internacional), Salvador, Gramado, São João Del Rey, Fortaleza, e novamente em Manaus (internacional).

Nessa sequencia, chegamos ao ano de 2017, quando realizaremos o nosso XXII Congresso Nacional do Cerimonial Público, desta vez na cidade de Bonito, em Mato Grosso do Sul, nos dias 30, 31 de outubro e 1 de novembro .

Certamente, há muito que se falar e escrever sobre o pioneirismo, as realizações e as metas do CNCP. Esta é apenas uma pequena história ou o começo de uma grande história, a ser protagonizada pelos colegas cerimonialistas de todo o Brasil.

Data do evento

30/10/2017 - 15/11/2017 às 14:00

Local do evento

ZAGAIA ECO-RESORT HOTEL

Rodovia Bonito Três Morros, KM 0 s/nº

, Bonito - Mato Grosso do Sul