VI Workshop de Geoprocessamento da RMBS

VI Workshop de Geoprocessamento da RMBS

Faça sua inscrição
Quarta, 24 de abril de 2019 Das 08:00 às 17:30
Bertioga, SP SESC Bertioga

Sobre o Evento

Os Workshops de Geoprocessamento da RMBS - Região Metropolitana da Baixada Santista são realizados anualmente e fazparte das ações e projetos elaborados pelaCTTIC/CONDESB - Câmara Temática de Tecnologia daInformação e Comunicação do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista com apoio da AGEM - Agência Metropolitana da Baixada Santista. O Workshop temcomo público alvo os técnicos e gestores públicos municipais,estaduais e federais, principalmente de tecnologia, planejamento, meio ambiente, segurança pública, defesa civil e outros setores que trabalhem dealguma forma com geoprocessamento nos 09 (nove) municípios -Bertioga,Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.

O Workshop tem comoproposta levar informações sobre inovação enovas tendências tecnológicas sobre o tema, proporcionandoconhecimento e a troca de experiências entre os palestrantes e participantes.O evento também apoia e melhora o entendimento para a execuçãodos projetos regionais existentes,em desenvolvimento e das ações deimplementação do geoprocessamento nos municípios da Baixada Santista.

O projeto já se encontra em sua 6ª edição eesse ano será realizado no dia 24/04/2019 das 8h00 as 17h30no município de Bertioga.


Histórico do projeto

  • 2014 - I Workshop de Geoprocessamento da RMBS realizado no município de Guarujá/SP no Delphin Hotel;
  • 2015 - II Workshop de Geoprocessamento da RMBS realizado no município de Santos/SP na Associação Comercial de Santos;
  • 2016 - III Workshop de Geoprocessamento da RMBS realizado no município de Praia Grande/SP no auditório Roberto Marinho (https://www.doity.com.br/workshop-de-geoprocessamento-da-rmbs).
  • 2017 - IV Workshop de Geoprocessamento da RMBS realizado no município de Itanhaém/SP no Centro de Convenções (https://www.doity.com.br/4workgeo);
  • 2018 - V Workshop de Geoprocessamento da RMBS realizado no município de São Vicente/SP na ETECRI - Escola de Técnicas de Economia Criativa (https://doity.com.br/5workgeo).

Palestrantes

  • Márcio Aurélio de Almeida Quedinho
  • Paulo Roberto de Oliveira Souza
  • Angela Luppi Barbon
  • Eduardo Tomio Nakamura
  • Leandro Bastos
  • Eliana Cristina Jeronimo Ferreira
  • Marcus Lessa Lopes Feitosa
  • Ricardo Borges de Barros
  • Alessandra Cristina Corsi
  • Daniel Vicente Batista
  • Rogério Thomé

Programação

08h15 RECEPÇÃO Credenciamento
Local: Auditório

RECEPÇÃO E CREDENCIAMENTO DO VI WORKSHOP DE GEOPROCESSAMENTO DA RMBS - Região Metropolitana da Baixada Santista


SERÁ OFERECIDO BRUNCH AOS PARTICIPANTES

 

 

09h00 - Márcio Aurélio de Almeida Quedinho ABERTURA e RESUMO DOS WORKSHOPS DE GEOPROCESSAMENTO na RMBS Abertura
Local: Auditório

Contaremos com a presença do Prefeito do Município de Bertioga/SP - Sr. Caio Arias Matheus que dará as boas-vindas ao Workshop.


O Coordenador da CTTIC/CONDESB Márcio Aurélio de Almeida Quedinho apresenta o projeto e faz um resumo dos Workshops de Geoprocessamento dos anos anteriores.


 

09h30 - Paulo Roberto de Oliveira Souza O GEOPROCESSAMENTO NO CCO - CENTRO DE CONTROLE OPERACIONAL DE SANTOS Palestra
Local: Auditório

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTOS

Palestrante: Paulo Roberto de Oliveira Souza


 

10h20 - Eduardo Tomio Nakamura, Angela Luppi Barbon MAPEAMENTO COLABORATIVO DE ASSENTAMENTOS PRECÁRIOS EM REGIÕES METROPOLITANAS PAULISTAS Palestra
Local: Auditório

CDHU - Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano

EMPLASA - Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano

Palestrantes: Angela Luppi Barbon e Eduardo Tomio Nakamura


Será apresentada a metodologia utilizada no Mapeamento colaborativo de assentamentos precários em Regiões Metropolitanas Paulistas, em especial da Baixada Santista, considerando os desafios para o planejamento habitacional, os partícipes envolvidos no projeto, a qualificação dos assentamentos precários, a plataforma SIM|Emplasa na gestão dos dados geoespaciais e os desdobramentos que este trabalho visa contribuir com as políticas públicas regionais em habitação.
 

11h10 - Leandro Bastos CARAGUATATUBA: INTEGRANDO A CIDADE E SECRETARIAS, AGREGANDO ARRECADAÇÃO E TRANSPARÊNCIA Palestra
Local: Auditório

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARAGUATATUBA

Palestrante: Eng. Leandro Bastos


Será apresentado o histórico do município, no uso de Inteligência Geográfica, até o momento atual, onde há uma plataforma SigWeb integradora entre diversas secretarias, provendo importantes serviços, como emissão de certidões automatizadas, confrontantes para Regularização Fundiária e aplicação de interação com o municipe. 

12h00 ALMOÇO Almoço
Local: Imediações do local do evento

HORÁRIO RESERVADO PARA ALMOÇO - NÃO ESTÁ INCLUÍDO NO EVENTO



 

 

13h40 - Eliana Cristina Jeronimo Ferreira, Ricardo Borges de Barros, Marcus Lessa Lopes Feitosa GEOPROCESSAMENTO NO MUNICÍPIO DE PRAIA GRANDE Palestra
Local: Auditório

PREFEITURA MUNICIPAL DE PRAIA GRANDE/SP

Palestrantes: Arq. Eliana Cristina Jeronimo Ferreira, Analista Marcus Lessa Lopes Feitosa e Analista Ricardo Borges de Barros


Será apresentado os trabalhos do GeoPG, sistema em rede que disponibiliza informações oficiais sobre dados, estatísticas, infraestrutura e serviços públicos do município em interface única. Também será apresentada a arquitetura e as tecnologias utilizadas para o desenvolvimento do sistema, abordando o desenvolvimento técnico do projeto:

- GeoServer;

- QGIS;

- WFS;

- Linguagens de programação utilizadas;

14h30 - Alessandra Cristina Corsi MAPA DE AMEAÇAS MÚLTIPLAS - MAM Palestra
Local: Auditório

IPT - INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS

Palestrante: Alessandra Cristina Corsi


Será apresentado o mapa de ameaças múltiplas – MAM que teve como metodologia o levantamento das ameaças conforme a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (COBRADE). Os dados foram sistematizados num banco de dados espaciais e apresentados em Sistema de Informação Geográfica (SIG), ambos softwares de código aberto.

15h20 - Daniel Vicente Batista APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO NA GESTÃO AMBIENTAL EM SANTO ANDRÉ/SP Palestra
Local: Auditório

SEMASA - SERVIÇO DE SANEAMENTO AMBIENTAL DE SANTO ANDRÉ

Palestrante: Daniel Vicente Batista


"O Semasa, Serviço de Saneamento Ambiental de Santo André é, desde 1998, o órgão municipal responsável pela Gestão Ambiental. Nesse sentido, a autarquia vem buscando maneiras de fomentar estudos ambientais de modo a melhorar a qualidade ambiental no município. Assim, têm sido utilizadas técnicas de geoprocessamento, com vistas a prestar suporte às atividades do Departamento de Gestão Ambiental, bem como elaborar estudos para possibilitar ações de planejamento ambiental. Esta apresentação visa demonstrar as técnicas que foram utilizadas pela autarquia e os respectivos resultados obtidos, os avanços conquistados, melhorias implementadas e o panorama atual de uso de tais técnicas."

16h10 - Rogério Thomé REVISÃO DO CADASTRO TÉCNICO IMOBILIÁRIO: COMO GARANTIR A QUALIDADE DOS DADOS VISANDO USOS MULTIFINALITÁRIOS, EM ESPECIAL, A MELHORIA DA ARRECADAÇÃO MUNICIPAL. Palestra
Local: Auditório

FUNCATE - Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais

Palestrante: Rogério Thomé


Será apresentada a visão da FUNCATE para revisão de Cadastro Técnico Imobiliário de Prefeituras, destacando pontos críticos da qualidade dos dados com a utilização de técnicas e ferramentas de geoprocessamento. Ressalta-se a importância da fase de captura de dados fontes, externos e internos à Prefeitura; a higienização de dados nos processos de revisão cadastral; e, a necessidade de comunicação com os proprietários dos imóveis para os casos de divergência de informações como: área, padrão, entre outros. O processo de revisão, considerando os aspectos citados, maximiza a qualidade final dos dados, para usos multifinalitários, em especial, a melhoria da arrecadação municipal.

17h00 - Márcio Aurélio de Almeida Quedinho SORTEIO DE BRINDES E ENCERRAMENTO Encerramento
Local: Auditório

ENCERRAMENTO DO VI WORKSHOP DE GEOPROCESSAMENTO DA RMBS - Região Metropolitana da Baixada Santista

Coordenador da CTTIC/CONDESB - Márcio Aurélio de Almeida Quedinho


SORTEIO DE BRINDES 


 

Local

SESC Bertioga - 11250-000, R. Pastor Djalma da Silva Coimbra, 20, Jardim Rio da Praia, Bertioga, São Paulo,

Apoio

Organização

Organizador

Márcio A. A. Quedinho

Coordenador da CTTIC/CONDESB - Câmara Temática de Tecnologia da Informação e Comunicação do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista;
Diretor Adjunto Técnico da AGEM - Agência Metropolitana da Baixada Santista.