CENAFRO 2016

11/11/2016, Centro Cultural Arte Pajuçara, Maceió, AL

Sobre

A primeira edição do evento traz como tema o “Afroempreendedorismo” e aposta numa programação diversificada com palestras, apresentações musicais, dança, teatro, moda e gastronomia. Além da cultura, o evento buscará reunir dezenas de empreendedores de diferentes áreas com interesse nesse mercado.   Como palestrantes principais estão Willian Reis Coordenador do Grupo Afroreggae/RJ, Marta Duarte consultora do SEBRAE/AL, Tatiana Campelo da Fundação Cultural do estado da Bahia e Diego Bernardes Ayraiberu Coordenador da Cia. De Teatro e Dança Afro Aiê Orum um dos idealizadores do evento, entre outros convidados. Além das palestras ocorrerão oficinas voltadas para afroempreendedorismo, dança afro brasileiras, estética negra e moda afro. Estas devem ocorre no final de semana que antecede o evento na comunidade do Vale do Reginaldo em Maceió/AL, no período de 11 a 13/11/2016.   O evento tem a parceria do Instituto Federal de Alagoas, da Fundação Cultural do Município de Maceió – FMAC, Papo Comunicação e Consultoria , Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas do Estado de Alagoas - SEBRAE/AL ,Best Western Premier Maceió, Lojas Imperador, Grupo 3 Corações e Fundação Palmares.

Local do evento

Centro Cultural Arte Pajuçara - 57030-170, Avenida Doutor Antônio Gouveia, Pajuçara, Maceió, Alagoas

Palestrantes

  • Diego Bernardes Ayraiberu

    16/11 - 19h00 Abertura do CENAFRO 2016

    Diego Bernardes Ayraiberu - Cia de Teatro e Dança Aiê Orum

    Diego Bernardes Ayraiberu - Educador Social desenvolve a 10 anos trabalhos voltados para a temática Afrobrasileira na área artística e social. Atualmente desenvolve trabalhos na temática social em comunidades quilombolas e em áreas periféricas de vulnerabilidade social no estado de Alagoas. É também coordenador Cultural da Cia. de Teatro e Dança Aiê Orum, grupo fundado desde 2009 que e realiza trabalhos relacionados à cultura afrobrasileira na cidade de Maceió/AL. Atualmente é vice-presidente do CENTRO CULTURAL E DE FORMAÇÃO AIE ORUM – CECUFAO.

  • Willian Reis

    16/11 - 20h00 Palestra 1 - Afroempreendedorismo - Willian Reis - Grupo Cultural Afroreggae

    Willian Reis - Grupo Afro Reggae

    Willian Reis – Coordenador do AfroReggae. O grupo cultural Afroreggae é uma organização não-governamental que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares.

  • Jonathan Silva

    17/11 - 19h00 Abertura - Jonathan Silva

    Jonathan Silva - Cia de Teatro e Dança Aiê Orum

      Coordenador Geral do CENAFRO 2016. Presidente do Centro Cultural e de Formação Aiê Orum.É Graduado em Administração pela Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca (2010).Atualmente desenvolve um trabalho de assessoria técnica no Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Administração e Propriedade Intelectual, atuando principalmente nos seguintes temas: Propriedade Intelectual, Gestão da Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia, Núcleos de Inovação Tecnológica, Empreendedorismo,Afroempreendedorismo, Inovação, Gestão da Inovação, Prospecção Tecnológica, Plano de Negócio e Arranjos Produtivos Locais.

  • Martha Barbosa

    17/11 - 19h30 Palestra 2 - O Empreendedorismo da Mulher Negra - Martha Barbosa

    Martha Barbosa - SEBRAE/AL

    Martha Barbosa - Graduação em Letras - Centro de Estudos Superiores de Maceió/AL - Especialização: Administração de Recursos Humanos - Univ. Candido Mendes - R.J. - Especialização: Pedagogia Organizacional - UFAL/IBESA; - Formação em Docencia de Ensino Superior - Tecnologico/FAT-AL - Mestra em Educação Brasileira – UFAL/AL.

  • Tatiana Campêllo

    17/11 - 20h10 Palestra 2 - A força da mulher negra e empreendedora

    Tatiana Campêllo - Funceb

      Tatiana Campêllo –Professora Escola de dança da FUNCEB (Fundação Cultural do Estado da Bahia), bailarina, coreógrafa, mobilizadora e produtora cultural

Programação

Horário Atividade Descrição
12/11
09h00 ONG Movimento Dando as Mãos - Vale do Reginaldo Oficina sobre Afroempreendedorismo - Jonathan Silva A Oficina de Afroempreendendorismo tem por objetivo discutir e apresentar os principais aspectos do empreendendorismo negro buscando estimular as potencialidades de negocios já existentes, assim melhorando e aumentando a qualidade do seu negocio.
09h00 ONG Movimento Dando as Mãos - Vale do Reginaldo Oficina de Costumização e Aplicação de Elementos Afros em Roupas - Teresa Sales A oficina busca o aproveitamento de materiais inutilizavel , reaproveitando e criando elementos afros para costumizar e aplicação em roupas.
13/11
09h00 ONG Movimento Dando as Mãos - Vale do Reginaldo Oficina Cabelo Afro & Consciência- Local - Diego Bernardes e Sunamita Santos A Oficina traz a prática de criação de penteados e tranças afro , modelos de trubantes e torços , os cuidados com os cabelos crespos e cacheados, além dos cuidados da pele negra com dicas de limpeza, cuidados e criação de make especifica para pele negra.
16/11
14h00 Sala de Dança do Complexo Cultural do Teatro Deodoro Oficina de Danças Afro Brasileira com Tatiana Câmpelo - Local: Complexo Cultural do Teatro Deodoro A oficina visa apresentar os principais aspectos da dança afro brasileira.
18h30 Auditório do Centro Cultural Arte Pajuçara Credenciamento Recebimento de mateiral do evento.
19h00 Auditório do Centro Cultural Arte Pajuçara Abertura do CENAFRO 2016

Diego Bernardes Ayraiberu Diego Bernardes Ayraiberu
Apresentação do evento
19h30 Auditório do Centro Cultural Arte Pajuçara Lançamento da nova identidade visual da Cia de Teatro e Dança Afro Aiê Orum Apresentação da nova logo e histórico do grupo.
20h00 Auditório do Centro Cultural Arte Pajuçara Palestra 1 - Afroempreendedorismo - Willian Reis - Grupo Cultural Afroreggae

Willian Reis Willian Reis
Apresentação do case do Afroreggae
20h40 Auditório do Centro Cultural Arte Pajuçara Seção de perguntas Perguntas do público
21h00 Auditório do Centro Cultural Arte Pajuçara Encerramento finalização do evento
17/11
19h00 Auditório do Centro Cultural Arte Pajuçara Abertura - Jonathan Silva

Jonathan Silva Jonathan Silva
Agradecimentos
19h15 Auditório do Centro Cultural Arte Pajuçara Apresentação Cultural  Igbonan Rocha
19h30 Auditório do Centro Cultural Arte Pajuçara Palestra 2 - O Empreendedorismo da Mulher Negra - Martha Barbosa

Martha Barbosa Martha Barbosa
Aspectos do empreendedorismo feminino
20h10 Auditório do Centro Cultural Arte Pajuçara Palestra 2 - A força da mulher negra e empreendedora

Tatiana Campêllo Tatiana Campêllo
Aspectos do empreendedorismo feminino
20h50 Auditório do Centro Cultural Arte Pajuçara Apresentação Cultural - Cia de Teatro e Dança Afro Aiê Orum Grupo Vocal Afro Onilé
21h00 Auditório do Centro Cultural Arte Pajuçara Finalização Finalização do evento

Inscrições

Organizador