Inscrição

Informações

"Cidades Inteligentes? Sociedade e Tecnologia em debate" propõe apresentar ao público um debate estruturado, multidisciplinar e transversal envolvendo especialistas de áreas técnicas (engenharia e normas), da saúde pública e das humanidades (direito e urbanismo) acerca dos desafios e oportunidades que emergem junto com a nova matriz de governança urbana baseada em dados coletados por dispositivos eletrônicos embarcados no meio ambiente urbano.

 

A discussão sobre novas formas de governança baseadas em dados e os impactos da convergência entre infraestruturas físicas e digitais é uma das principais questões hoje envolvendo Governos, Empresas e a Sociedade. Todos estão envolvidos em processos de Servitização, ou seja promover e entregar melhores serviços aos cidadãos. A razão de se promover um evento com estas características parte da urgência em se construir um quadro crítico amplo acerca dos desafios e contradições que estão surgindo no meio social, a reboque das inovações tecnológicas introduzidas pelo setor de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação).

 

Objetivo do Evento

 

O objetivo central é produzir uma problematização (e até do questionamento) das noções vigentes de "cidade inteligente", entendendo que seu alcance extrapola o âmbito da tecnologia, produzindo efeitos profundos no meio social.

 

* Perguntas e Respostas Frequentes

 

1- Por que preciso informar meu RG no momento da inscrição?
A identificação é necessária para autorizar sua entrada no local evento.

 

2- Já fiz minha inscrição, mas houve um imprevisto e não poderei participar do evento. Posso transferir minha inscrição para outra pessoa?
Não. Por questões de segurança é necessário apresentar na entrada do local do evento o documento que foi utilizado no momento da inscrição. No caso de um imprevisto, mande um e-mail para cest_usp@outlook.com explicando o ocorrido para que possamos auxiliá-lo o quanto antes.

 

3- O evento será transmitido pela internet?
Sim, o evento será transmitido ao vivo pelo canal de IPTV da Universidade de São Paulo. Para achar o evento, basta clicar neste link.

IMPORTANTE: A transmissão comecará somente no dia e horário do evento.

 

4- Os organizadores do evento emitirão um certificado de participação?
Sim. Haverá emissão de certificado de participação para os participantes que fizerem a inscrição e assinarem a lista de presença no dia e local do evento. A emissão on-line será liberada somente após o evento e poderá ser feita neste link. Não serão emitidos certificados para os participantes remotos que assitirem o evento pela internet.

 

5- Como faço para adicionar ou remover o meu nome da lista de e-mails do CEST?
Se você quiser saber mais sobre futuro eventos do CEST ou outras notícias, clique neste link: CADASTRAR. Caso contrário, descadastre-se de nossa lista acessando este link: DESCADASTRAR.

 

6- Como posso contatar os organizadores do evento caso eu tenha quaisquer outras dúvidas?
Para solucionar quaisquer outras dúvidas você pode mandar um e-mail para cest_usp@outlook.com.

Programação

Dia 23/06
08h30 - Credenciamento
Credenciamento dos participantes e café de boas vindas.
Local: Auditório Oswaldo Fadigas Fontes Torres
09h00 - Abertura
Abertura do evento realizada pelo Prof. Dr. Edison Spina (CEST-USP / Engenharia de Computação da Escola Politécnica da USP) juntamente com Dennys Antonialli (Diretor do InternetLab)
Local: Auditório Oswaldo Fadigas Fontes Torres
09h20 - Introdução ao Tema
Breve apresentação sobre o tema e sobre os palestrantes feita pelo Prof. Dr. Clóvis Alvarenga (CEST-USP / Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP)  
Local: Auditório Oswaldo Fadigas Fontes Torres
09h30 - Provocações Iniciais - Desafios e Oportunidades
Caio Vassão (FAUUSP) e Juliana Nolasco (Google) debaterão sobre cenários urbanos futuros de forma dinâmica e interativa com o público.
Local: Auditório Oswaldo Fadigas
10h15 - Mesa Redonda (Primeiro Bloco)
Para a mesa redonda teremos os seguintes participantes: Ana Paula Bruno (Analista de Infraestrutura na Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano do Ministério das Cidades); Fernando Gebara (Membro das comissões da ABNT); Jacqueline Abreu (Coordenadora da área de Vigilância e Privacidade no IntenetLab); João Thiago de Oliveira Poço (Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Microsoft Brasil); Prof. Dr. Andre Lemos (Faculdade de Comunicação / UFBA); Prof. Dr. Hermano Tavares (Instituto de Psiquiatria da USP).
Local: Auditório Oswaldo Fadigas
11h00 - Coffee Break
Intervalo.
Local: Saguão do Auditório Oswaldo Fadigas Fontes Torres
11h20 - Mesa Redonda (Segundo Bloco)
Continuação da mesa redonda com a participação de:  Ana Paula Bruno (Analista de Infraestrutura na Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano do Ministério das Cidades); Fernando Gebara (Membro das comissões da ABNT); Jacqueline Abreu (Coordenadora da área de Vigilância e Privacidade no IntenetLab); João Thiago de Oliveira Poço (Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Microsoft Brasil); Prof. Dr. Andre Lemos (Faculdade de Comunicação / UFBA); Prof. Dr. Hermano Tavares (Instituto de Psiquiatria da USP).
Local: Auditório Fadigas
12h15 - Perguntas da Platéia e à Distância
Momento aberto ao público para realização de perguntas e realização de debates.
Local: Auditório Oswaldo Fadigas
12h45 - Encerramento
O encerramento será realizado por: Lucas Girard (CEST) e Francisco Brito Cruz (InternetLab).
Local: Auditório Oswaldo Fadigas

Credenciamento

As inscrições deverão ser feitas diretamente no site do evento a partir do dia 29/05/2017.

No dia do evento, 23/06/2017, o credenciamento in loco e a retirada dos crachás terá início às 08h30, próximo à entrada do anfiteatro Oswaldo Fadigas Fontes Torres.

Para ter acesso ao anfiteatro é necessário se identificar na portaria do CeTi (Centro de Tecnologia da Informação de São Paulo) portando um documento de identificação (RG ou CPF).

Terão acesso aos certificados de participação todos aqueles que assinarem a lista de presença no dia do evento.

Comente

Local e Data

Escola Politécnica da USP - Auditório Prof. Oswaldo Fadigas Fontes Torres

Avenida Professor Luciano Gualberto, 71, Travessa 3, Butantã

São Paulo - São Paulo

Data 23/06/2017 às 08:30

Organizador

O CEST (Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia) fica localizado no campus da Universidade de São Paulo e seu propósito é pesquisar e discutir questões complexas envolvendo a tecnologia e a sociedade, elaborando papers científicos, workshops abertos, envolvendo acadêmicos, técnicos, autoridades públicas e a população de forma a endereçar essas e outras questões importantes e gerar propostas e repostas úteis para a sociedade.

Página no facebook