I Seminário sobre Governança da Internet

17/08/2017, Escola Politécnica da USP - Auditório Prof. Oswaldo Fadigas Fontes Torres, São Paulo, SP

Sobre

A Governança da Internet é uma área multidisciplinar, que busca discutir as dimensões tecnopolíticas da rede e suas consequências técnicas, sociais, econômicas e de política pública.

De modo específico, a Governança da Internet é aqui entendida, inicialmente, como “a concepção e a administração das tecnologias necessárias para manter a Internet operacional e a adoção de política substantiva em torno dessas tecnologias”. Isso inclui o estudo das tecnologias, do conjunto de meios materiais e lógicos que  constituem a Internet e sua infraestrutura, das instituições que a define e administra, bem como dos atores envolvidos e das decisões e políticas derivadas de tais arranjos que impactam o interesse público.

Espera-se que o seminário contribua de modo sistemático e organizado no âmbito da Governança da Internet, seja para o fomento às discussões científicas, seja no suporte às políticas públicas e ações empresariais.

Objetivo

Promover palestras para alunos de graduação, alunos de pós-graduação, docentes, pessoas do terceiro setor e do setor empresarial que desejam conhecer o regime de governança global da Internet. No painel de debates do evento espera-se discutir as seguintes questões:

  • Quais são as formas de participação nos diversos processos da Governança da Internet?

  • Qual a importância da participação dos diversos atores nos processos de Governança da Internet?

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

* Perguntas e Respostas Frequentes

1- O evento será transmitido pela internet?
Sim, o evento será transmitido ao vivo pelo canal de IPTV da Universidade de São Paulo. A transmissão poderá ser acessada neste link.

IMPORTANTE: A transmissão comecará somente no dia e horário do evento.

2- Por que preciso informar meu RG no momento da inscrição?
A identificação é necessária para autorizar sua entrada no Auditório Oswaldo Fadigas Fontes Torres que fica dentro do CeTI-USP (Centro de Tecnologia da Informação de São Paulo). A entrada é controlada, como se pode ver nas fotos do local.

3- Já fiz minha inscrição, mas houve um imprevisto e não poderei participar do evento. Posso transferir minha inscrição para outra pessoa?
Não. Por questões de segurança é necessário apresentar na entrada do local do evento o documento que foi utilizado no momento da inscrição. No caso de um imprevisto, mande um e-mail para cest_usp@outlook.com explicando o ocorrido para que possamos auxiliá-lo o quanto antes.

4- Os organizadores do evento emitirão um certificado de participação?
Sim. Haverá emissão de certificado de participação para os participantes que fizerem a inscrição e assinarem a lista de presença no dia e local do evento. A emissão on-line será liberada somente após o evento e poderá ser feita neste link. Não serão emitidos certificados para os participantes remotos que assitirem o evento pela internet.

5- Como faço para adicionar ou remover o meu nome da lista de e-mails do CEST?
Se você quiser saber mais sobre futuro eventos do CEST ou outras notícias, clique neste link: CADASTRAR. Caso contrário, descadastre-se de nossa lista acessando este link: DESCADASTRAR.

6- Como posso contatar os organizadores do evento caso eu tenha quaisquer outras dúvidas?
Para solucionar quaisquer outras dúvidas você pode mandar um e-mail para cest_usp@outlook.com.

Local do evento

Escola Politécnica da USP - Auditório Prof. Oswaldo Fadigas Fontes Torres - 05508-010, Avenida Professor Luciano Gualberto, 71, Travessa 3, Butantã, São Paulo, São Paulo

Palestrantes

  • Edison Spina

    17/08 - 09h00 Abertura do Seminário

    Edison Spina - Escola Politécnica da USP

    Fundador e Coordenador do CEST- Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia. Doutor em Engenharia de Computação pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP-USP); Auditor Líder ISO 9000 (1995); MSc / Mestre em 1990 (EP-USP) e Engenheiro Eletrônico em 1981 (EP-USP); Consultor Independente em Interferência e Compatibilidade Eletromagnética (1987), Qualidade e Gestão de Projetos (1998); Diretor da Antares Eletrônica Ltda. (indústria 1986-2000), Gerente de Projetos na Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia – FDTE, Analista de Segurança em Sistemas Eletrônicos ( LCA e GAS / PCS); Professor Assistente no Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais – PCS (EP-USP) desde 1988; Membro do KNOMA – Laboratório de Engenharia de Conhecimento; Coordenador do Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia da USP; Membro Conselheiro do Comitê de Ciência e Tecnologia da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil; Coordenador de Equipes Brasileiras dos Projetos Europeus INS-TINC (FP6), BELIEF (FP6), BELIEF 2 (FP7), VertbrALCUE (Alfa3) e eMundus (Erasmus Mundus); Membro do Comitê de Relações Internacionais da Escola Politécnica (EP-USP).

  • Nathalia Sautchuk Patrício

    17/08 - 09h10 Introdução ao Tema

    17/08 - 12h50 Encerramento

    Nathalia Sautchuk Patrício - CEST-USP

    Doutoranda em Engenharia de Computação pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Possui graduação e mestrado pela mesma instituição. Possui experiência na área de Engenharia de Computação, com ênfase em Engenharia de Software e Tecnologias Educacionais. Atua como Assessora Técnica ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e professora de Governança da Internet na Universidade Anhembi Morumbi.

  • Daniel Fink

    17/08 - 09h20 A Importância do Multissetorialismo para a Governança da Internet

    17/08 - 11h20 Debate com o Público

    Daniel Fink - Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN)

    Possui graduação em engenharia elétrica (2003) pela PUC-RS e doutorado em Políticas de Ciência e Tecnologia (2012) pela Korea Advanced Institute of Science and Technology (KAIST). Atualmente, é gerente sênior de engajamento para ICANN no Brasil, baseado em São Paulo. Atuou como Chefe do setor de Ciência e Tecnologia para a Embaixada do Brasil em Seul. Anteriormente à ICANN, foi o Diretor Executivo para a secretaria da reunião NETmundial.

  • Flávio R. Wagner

    17/08 - 09h20 A Importância do Multissetorialismo para a Governança da Internet

    17/08 - 11h20 Debate com o Público

    Flávio R. Wagner - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Flávio R. Wagner obteve doutorado em Informática pela Universidade de Kaiserslautern, Alemanha, e tem pós-doutorados pelo Instituto Nacional Politécnico de Grenoble e pela Université de Grenoble I, da França. Graduou-se em Engenharia Eletrônica e obteve o título de mestre em Ciência da Computação pela UFRGS. É professor titular do Instituto de Informática da UFRGS, onde atua desde 1977, tendo sido seu Diretor entre 2006 e 2011. Também ocupou o cargo de Diretor do Zenit - Parque Científico e Tecnológico da UFRGS, entre 2011 e 2016. Foi Presidente por dois mandatos (entre 1999 e 2003) e ocupou diversas outras funções na diretoria da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Foi conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), como representante da comunidade científica e tecnológica, durante três mandatos consecutivos, entre 2008 e 2017. Recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2008.  

  • Benedicto Fonseca Filho

    17/08 - 09h20 A Importância do Multissetorialismo para a Governança da Internet

    17/08 - 11h20 Debate com o Público

    Benedicto Fonseca Filho - Ministério das Relações Exteriores

    Diretor do Departamento de Temas Científicos e Tecnológicos, Ministério das Relações Exteriores. O Embaixador Benedicto Fonseca Filho formou-se em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) em 1985 e passou a integrar o serviço exterior brasileiro em 1987. No Ministério das Relações Exteriores, trabalhou nas Divisões de Comércio Internacional, de Política Comercial e do Meio Ambiente. Serviu também nas Embaixadas na Argentina e em Israel, assim como na Missão do Brasil junto às Nações Unidas, em Nova York. Também realizou missões de curto prazo em Gana e em Cabo Verde. O Embaixador Benedicto Fonseca Filho foi ainda Assessor do Ministro das Relações Exteriores de agosto de 2007 a dezembro de 2010. Em janeiro de 2011, foi designado Diretor do Departamento de Temas Científicos e Tecnológicos do Ministério das Relações Exteriores. Suas atribuições incluem temas das áreas de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) e de sociedade da informação, incluindo o seguimento da implementação da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação (CMSI-WSIS) e a coordenação da participação brasileira em fóruns, processos e diálogos internacionais sobre o tema. O Embaixador Benedicto Fonseca Filho é atualmente o Presidente do Grupo de Trabalho sobre Cooperação Aprimorada da Comissão de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento, das Nações Unidas (WGEC/CSTD).

  • Raquel Gatto

    17/08 - 09h20 A Importância do Multissetorialismo para a Governança da Internet

    17/08 - 11h20 Debate com o Público

    Raquel Gatto - Internet Society (ISOC)

    Raquel Gatto é advogada e doutora em Direito pela PUC/SP. Atualmente exerce o cargo de Assessora de Políticas Públicas para América Latina e Caribe, na Internet Society (ISOC). Atuou como assessora no Núcleo de Informação e Coordenação do .br (NIC.br) e diretora da Sociedade da Internet no Brasil. Ë membro da Rede Acadêmica de Governança da Internet Global (em inglês, GigaNet).

  • Flávia Lefèvre

    17/08 - 09h20 A Importância do Multissetorialismo para a Governança da Internet

    17/08 - 11h20 Debate com o Público

    Flávia Lefèvre - Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br)

    Conselheira no Comitê Gestor da Internet no Brasil, representando o Terceiro Setor. Conselheira da PROTESTE (Associação de Consumidores), membro do conselho consultivo da ANATEL, representando consumidor (2006-2009), membro do conselho diretor do ILUMINA (Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Energético SP) e membro da Diretoria de Infraestrutura em Telecomunicações da FIESP. Mestre em Processo Civil pela PUC-SP. Publicou “Desconsideração da Personalidade Jurídica no Código do Consumidor – Aspectos Processuais”, Editora Max Limonad, 1998; “A Proteção ao Consumidor de Serviços Públicos”, Editora Max Limonad, 2001 e “Direito e Regulação no Brasil e nos EUA”, organizado por Marcelo Figueiredo, Editora Malheiros, 2004.

  • José Roberto Castilho Piqueira

    17/08 - 09h00 Abertura do Seminário

    José Roberto Castilho Piqueira - Escola Politécnica da USP

    Atualmente é professor titular e Diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1983), doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1987) e livre-docência em Controle e Automação pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1997). Tem 101 artigos indexados na principal coleção da Web of Science, orientou 23 mestrados, 24 doutorados e supervisionou 9 pós-doutorados. Participa do corpo editorial do periódico Journal of Control, Automation and Electrical Systems (Springer). É presidente do Conselho Superior do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) e membro efetivo da Academia Nacional de Engenharia. Tem experiência nas áreas de Engenharia Elétrica e Biomédica, com ênfase em Teoria Geral dos Circuitos Elétricos, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica, bifurcação, sincronismo, caos e modelos matemáticos.

Programação

Horário Atividade Descrição
17/08
08h30 Entrada do Auditório Credenciamento dos participantes e café de boas-vindas Credenciamento e entrega do material do evento.
09h00 Auditório Abertura do Seminário
Edison Spina Edison Spina
José Roberto Castilho Piqueira José Roberto Castilho Piqueira
Apresentação do CEST e boas vindas aos convidados realizada pelos professores Prof. Dr. Edison Spina do Departamento de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP e Prof. Dr. José Roberto Castilho Piqueira, Diretor da Escola Politécnica da USP.
09h10 Auditório Introdução ao Tema
Nathalia Sautchuk Patrício Nathalia Sautchuk Patrício
Breve introdução ao tema do evento realizado pela engenheira e Mestra Nathalia Sautchuk Patrício (CEST / Rede de Pesquisa em Governança da Internet) para apresentar os palestrantes ao público, assim como os objetivos esperados com o seminário.
09h20 Auditório A Importância do Multissetorialismo para a Governança da Internet
Flávio R. Wagner Flávio R. Wagner
Daniel Fink Daniel Fink
Raquel Gatto Raquel Gatto
Benedicto Fonseca Filho Benedicto Fonseca Filho
Flávia Lefèvre Flávia Lefèvre
Apresentação dos palestrantes convidados com moderação feita pela Mestra Nathalia Sautchuk Patrício (CEST / Rede de Pesquisa em Governança da Internet).
10h50 Auditório Networking Coffee Break Pausa para que os participanetes troquem contatos entre si e com os convidados
11h20 Auditório Debate com o Público
Flávio R. Wagner Flávio R. Wagner
Daniel Fink Daniel Fink
Raquel Gatto Raquel Gatto
Benedicto Fonseca Filho Benedicto Fonseca Filho
Flávia Lefèvre Flávia Lefèvre
Realização de debate com o público para tirar dúvidas ou trazer novos questionamentos.
12h50 Auditório Encerramento
Nathalia Sautchuk Patrício Nathalia Sautchuk Patrício
Encerramento realizado pela engenheira e Mestra Nathalia Sautchuk Patrício (CEST / Rede de Pesquisa em Governança da Internet).

Inscrições

Organizador

  • Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia
    O CEST (Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia) fica localizado no campus da Universidade de São Paulo e seu propósito é pesquisar e discutir questões complexas envolvendo a tecnologia e a sociedade, elaborando papers científicos, workshops abertos, envolvendo acadêmicos, técnicos, autoridades públicas e a população de forma a endereçar essas e outras questões importantes e gerar propostas e repostas úteis para a sociedade.
    Entre em contato

Apoio Institucional