I Seminário sobre Crowdsourcing - Oportunidades e Desafios

27/04/2017, Escola Politécnica da USP - Auditório Prof. Oswaldo Fadigas Fontes Torres, São Paulo, SP

Sobre

O crowdsourcing é um modelo de negócios online o qual permite que milhares de pessoas distribuídas pela internet tenham a oportunidade de contribuir espontaneamente para a criação ou resolução de tarefas.

O conceito de trabalho colaborativo não é novo, mas o desenvolvimento da internet e redes sociais possibilitou que os usuários não apenas consumam informação de qualquer lugar, mas também gerem conteúdo e realizem tarefas de qualquer lugar.

Após dez anos da criação do termo crowdsourcing, o que mudou? Esse modelo de negócios vale a pena? Por que a sociedade não tem se beneficiado mais desse tipo de trabalho colaborativo e da inteligência das multidões?

* Objetivos

Apresentar ao público:

- Como a adoção do crowdsourcing pode auxiliar a sociedade brasileira;
- Casos práticos que trouxeram benefícios concretos para as empresas e para a sociedade;
- Quais dificuldades (técnicas, jurídicas ou organizacionais) deste modelo de negócios ainda precisam ser superadas;
- Quais as principais críticas feitas a este modelo de negócios;
- Oportunidades que ainda não foram exploradas.

* Perguntas e Respostas Frequentes

1- Por que preciso informar meu RG no momento da inscrição?
A identificação é necessária para autorizar sua entrada no local evento.

2- Já fiz minha inscrição, mas houve um imprevisto e não poderei participar do evento. Posso transferir minha inscrição para outra pessoa?
Não. Por questões de segurança é necessário apresentar na entrada do local do evento o documento que foi utilizado no momento da inscrição. No caso de um imprevisto, mande um e-mail para cest_usp@outlook.com explicando o ocorrido para que possamos auxiliá-lo o quanto antes.

3- O evento será transmitido pela internet?
Sim, o evento será transmitido ao vivo pelo canal de IPTV da Universidade de São Paulo. Para achar o evento, basta clicar neste link.

IMPORTANTE: A transmissão comecará somente no dia e horário do evento.

4- Os organizadores do evento emitirão um certificado de participação?
Sim. Haverá emissão de certificado de participação para os participantes que fizerem a inscrição e assinarem a lista de presença no dia e local do evento. A emissão on-line será liberada somente após o evento e poderá ser feita neste link. Não serão emitidos certificados para os participantes remotos que assitirem o evento pela internet.

5- Como faço para adicionar ou remover o meu nome da lista de e-mails do CEST?
Se você quiser saber mais sobre futuro eventos do CEST ou outras notícias, clique neste link: CADASTRAR. Caso contrário, descadastre-se de nossa lista acessando este link: DESCADASTRAR.

6- Como posso contatar os organizadores do evento caso eu tenha quaisquer outras dúvidas?
Para solucionar quaisquer outras dúvidas você pode mandar um e-mail para cest_usp@outlook.com.

Local do evento

Escola Politécnica da USP - Auditório Prof. Oswaldo Fadigas Fontes Torres - 05508-010, Avenida Professor Luciano Gualberto, 71, Travessa 3, Butantã, São Paulo, São Paulo

Palestrantes

  • Eduardo Bertassi

    27/04 - 09h10 Introdução ao Tema

    Eduardo Bertassi - CEST-USP

    Possui graduação em Engenharia Elétrica (com ênfase em Engenharia da Computação) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2004) e MBA em Gerência de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2014). Foi um dos pesquisadores brasileiros que participou do Projeto Europeu INSTINCT (cofinanciado pela Comissão Europeia no Sixth Framework Programme para Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico). Trabalhou como coordenador de desenvolvimento de software para os bancos do grupo Société Générale (Banco Cacique e Banco Pecúnia) e no Groupon Brasil. Atualmente é estudante de mestrado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e sua pesquisa possui foco no desenvolvimento de sistemas para crowdsourcing.

  • Marina Miranda

    27/04 - 09h20 Crowdsourcing como Modelo de Negócios

    Marina Miranda - Mutopo / Crowd Envisioning

    Sócia fundadora da empresa Crowd Envisioning, Diretora Geral da Mutopo Brasil e Fundadora da Conferência Rethink Business. É graduada em Comunicação pela Federal de São Carlos com especialização em Imagem e Som e estudou economia na Universidade Estadual de São Paulo. Possui larga experiência em projetos de Produção Social (Crowdsourcing), conectando diversos grupos para realização de desafios e engajamentos para clientes de vários portes nos setores público e privado no Brasil. Participa ativamente de projetos na área de desenvolvimento do ecossistema de startups no Brasil utilizando o know how das startups como meio de inovação para grandes empresas. Participou da organização do São Paulo Startup Weekend e Desafio de startups na Campus Party. É Professora do CIC/ESPM e facilitadora do programa de educação em Gestão do Conhecimento e Inovação da SBG.

  • Daniel Sousa

    27/04 - 09h50 Equity Crowdfunding

    Daniel Sousa - Broota

    Possui graduação em Engenharia da Computação pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. É sócio fundador e diretor de tecnologia da Broota Brasil, empresa que possui uma plataforma virtual a qual permite o contato direto entre empreendedores que buscam capital e pessoas que querem investir em projetos inovadores.

  • Robert Pereira

    27/04 - 11h20 Crowdtesting no Brasil - Desafios e Vantagens

    Robert Pereira - Base2 / Crowdtask

    Trabalha há 15 anos com desenvolvimento, banco de dados e qualidade de software, atuando hoje na operação comercial e de parcerias da Base2 e como sponsor de projetos envolvendo processos e ferramentas de automação de testes. Além da Base2, atuou como professor da PUC-MG, apoiou a gestão da Fábrica Mineira de Software (Fumsoft/MG) e gerenciou o projeto de pesquisa de softwares livres de colaboração voltados para o governo federal junto ao DCC/UFMG.

  • Steven N. Rader

    27/04 - 11h50 Utilização de Crowdsourcing na NASA - Lições Aprendidas (Em Inglês)

    Steven N. Rader - NASA

    Formado em Engenharia Mecânica pela Rice University, trabalhou no Johnson Space Center da NASA em Houston, Texas, por 25 anos. Começou sua carreira como controlador de voo dos sistemas de apoio e controle ambiental para Operações da Estação Espacial. Em seguida passou a trabalhar com engenharia de software de voo e desenvolveu um software de comunicação tolerante à atrasos para o ônibus espacial e a Estação Espacial Internacional. Começou a estudar comunidades de crowdsourcing em 2011 e se juntou ao CoECI (Centro de Excelência em Inovação Colaborativa) da NASA como gerente adjunto em 2013. Atualmente vem trabalhando para difundir abordagens visando a criação de soluções inovadoras para a NASA e o governo dos EUA por meio de desafios e competições para a comunidade de crowdsourcing e multifornecedores.

  • Moderador: Thomas Eckschmidt

    27/04 - 10h20 Debate 1 - Marina Miranda e Daniel Sousa

    Moderador: Thomas Eckschmidt - Instituto Capitalismo Consciente

    Engenheiro formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, MBA Executivo pela BSP/Universidade de Toronto e Seminário de Negócios em Harvard. Autor de 7 livros em português, inglês e espanhol, inventor com 3 patentes depositadas. Depois de uma carreira de sucesso em empresas multinacionais e consultorias internacionais como Accenture, Booz&Co, EY, P&G, Accor e de ter trabalhado em 20 países na América, Ásia e Europa, dedicou-se ao empreendedorismo e teve a experiência de criar 5 empresas (1 vendida). Recebeu 10 prêmios de empreendedorismo, desde empreendedor do ano pelas “Pequenas Empresas Grandes Negócios” até empresário do ano pela Estadão PME. Trouxe ao Brasil o movimento por um capitalismo mais consciente. Ele cofundou o Instituto Capitalismo Consciente Brasil além de ser CEO da ResolvJá, empresa que possui uma plataforma online para solução de conflitos.

  • Moderador: Thomas Eckschmidt

    27/04 - 12h20 Debate 2 - Robert Pereira e Steven N. Rader

    Moderador: Thomas Eckschmidt - Instituto Capitalismo Consciente Brasil

    .

  • Clovis Armando Alvarenga Netto

    27/04 - 09h00 Abertura

    Clovis Armando Alvarenga Netto - CEST-USP / Escola Politécnica da USP

    Engenheiro de Produção, Mestre e Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Brasil. Especialista em Administração Industrial pela Scuola Superiore Meccanotessile e Tessile, Itália. Lead Assessor (Auditor líder) em Sistemas de Gestão da Qualidade pelo Quality Management International, Inglaterra. Pesquisador visitante no Politecnico di Milano, Itália. Professor do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor do curso de Design da FAU/USP - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Professor de Cursos de Especialização na Fundação Vanzolini. Professor do PECE - Programa de Educação Continuada em Engenharia da Escola Politécnica da USP. Professor da FIA - Fundação Instituto de Admi-nistração. Diretor da Textor Engenharia de Produção Ltda. Foi pro-fessor da FEA - Faculdade de Econômica, Administração e Contabilidade da USP. Foi Diretor Administrativo da Fundação Carlos Alber-to Vanzolini. Ex-executivo das empresas PriceWaterhouse, Santista Têxtil, Elizabeth Têxtil (Grupo Vicunha), Grupo financeiro Lojicred.

Programação

Horário Atividade Descrição
27/04
08h30 Auditório Oswaldo Fadigas Fontes Torres Credenciamento Credenciamento dos participantes e café de boas vindas.
09h00 Auditório Oswaldo Fadigas Fontes Torres Abertura
Edison Spina Edison Spina
Clovis Armando Alvarenga Netto Clovis Armando Alvarenga Netto
Abertura do evento realizada pelo Prof. Dr. Clovis Armando Alvarenga Netto (Prof. Colaborador do CEST-USP / Prof. do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP).      
09h10 Auditório Oswaldo Fadigas Fontes Torres Introdução ao Tema
Eduardo Bertassi Eduardo Bertassi
Breve apresentação sobre o tema e sobre os palestrantes.
09h20 Auditório Oswaldo Fadigas Fontes Torres Crowdsourcing como Modelo de Negócios
Marina Miranda Marina Miranda
Apresentará um panorama sobre a utilização do crowdsourcing pelas empresas, casos práticos de sucesso, oportunidades e as dificuldades que as empresas brasileiras possuem ao adotar esse modelo de negócios.
09h50 Auditório Oswaldo Fadigas Fontes Torres Equity Crowdfunding
Daniel Sousa Daniel Sousa
Apresentará para o público o que é equity crowdfunding, qual o potencial dessa modalidade de crowdfunding no Brasil e quais os desafios técnicos e legais que a empresa Broota enfrentou quando foi criada.
10h20 Auditório Oswaldo Fadigas Fontes Torres Debate 1 - Marina Miranda e Daniel Sousa
Moderador: Thomas Eckschmidt Moderador: Thomas Eckschmidt
Debate com os palestrantes Marina Miranda e Daniel Sousa. Todos os participantes estão convidados a fazerem perguntas para os palestrantes.
10h50 Saguão do Auditório Oswaldo Fadigas Fontes Torres Coffee Break Intervalo.
11h20 Auditório Oswaldo Fadigas Fontes Torres Crowdtesting no Brasil - Desafios e Vantagens
Robert Pereira Robert Pereira
Falará sobre como uma empresa brasileira de testes de software, a Base2, adotou crowdtesting como modelo de negócios e acabou desenvolvendo uma plataforma própria lidando com o ambiente regulatório, evangelização de mercado, segurança jurídica, entre outros aspectos.
11h50 Auditório Oswaldo Fadigas Fontes Torres Utilização de Crowdsourcing na NASA - Lições Aprendidas (Em Inglês)
Steven N. Rader Steven N. Rader
O engenheiro e atual Gerente Adjunto do Centro de Excelência em Inovação Colaborativa da NASA, apresentará para o público como a NASA vem incentivando a criação de soluções inovadoras por meio do crowdsourcing para o desenvolvimento do programa espacial norte american e quais foram as lições aprendidas ao longo dos anos. Essa palestra será em inglês, sem tradução simultânea.
12h20 Auditório Oswaldo Fadigas Fontes Torres Debate 2 - Robert Pereira e Steven N. Rader
Moderador: Thomas Eckschmidt Moderador: Thomas Eckschmidt
Debate com os palestrantes Robert Pereira e Steve N. Rader. Todos os participantes estão convidados a fazerem perguntas para os palestrantes.
12h50 Auditório Oswaldo Fadigas Fontes Torres Encerramento Considerações finais e agradecimentos.

Inscrições

Organizador

  • Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia
    O CEST (Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia) fica localizado no campus da Universidade de São Paulo e seu propósito é pesquisar e discutir questões complexas envolvendo a tecnologia e a sociedade, elaborando papers científicos, workshops abertos, envolvendo acadêmicos, técnicos, autoridades públicas e a população de forma a endereçar essas e outras questões importantes e gerar propostas e repostas úteis para a sociedade.
    Entre em contato

Apoio Institucional