Curso de Metodologia Qualitativa com Análise de Padrão Social Coletivo

18/10/2016, Sala de reuniões do Programa de Pós-Graduação Em Sociologia Política - CFH, Florianópolis, SC

Sobre

ATENÇÃO:

 

Os certificados de participação no evento estão disponibilizados eletrônicamente pela UFSC.

Validadas as certificações de participantes confira no link: http://www.certificado.prpe.ufsc.br/ 

 

 

O EVENTO:

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UFSC divulga o Curso de Metodologia Qualitativa com Análise de Padrão Social Coletivo, a ser realizado nos dias 18 e 19 de Outubro, na sala de reuniões do próprio Programa.

As atividades do Curso oportunizam o aprendizado de técnicas de análise de conteúdo de entrevistas à luz da metodologia hermenêutica. 

Os ciclos serão realizados pelo Departamento de Sociologia Política (CFH) em cooperação com os professores da Universidade de Heidelberg, Alemanha, Dra. Elizangela Valarini e Dr. Markus Pohlmann. O evento será distribuído em uma grade de dois dias.

No primeiro dia, será realizado o curso “Método qualitativo: análise do padrão social coletivo  (Collectiv Mindsets)”, que oportuniza o aprendizado de técnicas de análise de conteúdo de entrevistas à luz da metodologia hermenêutica, consistindo em duas partes, sendo a primeira a exposição dos fundamentos teóricos do método e a segunda um exercício prático de aplicação. 

No segundo dia, será realizada a palestra “Volkswagen and Lava Jato: individuals or organizational Deviance? (Volkswagen e Lava Jato: desvio individual ou organizacional?)”, na qual serão apresentados os resultados do estudo sobre o "comportamento organizacional desviante", fazendo uma comparação sobre crimes corporativos e corrupção empresarial entre os casos da Alemanha e do Brasil. Serão abordados os casos do  recente escândalo de manipulação nos valores de emissão de CO2 nos  carros da Volkswagen e do esquema de propina dentro da Petrobras e de empresas implicadas no processo de investigação da Operação Lava Jato, do Departamento de Polícia Federal.

*As vagas são limitadas. Faça sua Inscrição no fomulário eletrônico ao fim desta página para garantir sua vaga e o certificado de participação.

Local do evento

Sala de reuniões do Programa de Pós-Graduação Em Sociologia Política - CFH - 88040-970, Campos UFSC - Trindade, Trindade , Florianópolis, Santa Catarina

Palestrantes

  • Dra. Elizangela Valarini

    18/10 - 08h30 “Método qualitativo: análise do padrão social coletivo (Collectiv Mindsets)”

    Dra. Elizangela Valarini - Universidade de Heidelberg - Alemanha

    Elizangela Valarini é Doutora em Sociologia pela Universidade de Heidelberg, Alemanha, e também atua como pesquisadora pelo Instituto Max Weber de Sociologia da Universidade de Heidelberg, coordenando o projeto de pesquisa "Estudos de Gestão Internacional".

  • Dr. Markus Pohlmann

    19/10 - 18h30 Volkswagen e Lava Jato: desvio individual ou organizacional?

    Dr. Markus Pohlmann - Universidade de Heidelberg - Alemanha

    Markus Pohlmann é Professor Catedrático de Sociologia na Universidade de Heidelberg, Alemanha, com foco na sociologia organizacional. É especialista nas áreas de Sociologia das Organizações Empresariais.

Programação

Horário Atividade Descrição
18/10
08h30 Sala de Reuniões do Programa de Pós-graduação em Sociologia Política (CFH) “Método qualitativo: análise do padrão social coletivo (Collectiv Mindsets)”

Dra. Elizangela Valarini Dra. Elizangela Valarini
O curso “Método qualitativo: análise do padrão social coletivo  (Collectiv Mindsets)” oportuniza o aprendizado de técnicas de análise de conteúdo de entrevistas à luz da metodologia hermenêutica, consistindo em duas partes, sendo a primeira a exposição dos fundamentos teóricos do método (período da manhã) e a segunda um exercício prático de aplicação (período da tarde). 
19/10
18h30 Sala de Reuniões do Programa de Pós-graduação em Sociologia Política (CFH) Volkswagen e Lava Jato: desvio individual ou organizacional?

Dr. Markus Pohlmann Dr. Markus Pohlmann
A palestra “Volkswagen e Lava Jato: desvio individual ou organizacional?” apresentará os resultados do estudo sobre "comportamento organizacional desviante", fazendo uma comparação sobre crimes corporativos e corrupção empresarial entre casos da Alemanha e do Brasil. Serão abordados os seguintes casos: o recente escândalo de manipulacção nos valores de emissão de CO2 nos  carros da Volkswagen e o esquema que implicou a Petrobras no processo de investigação da Operação Lava Jato, do Departamento de Polícia Federal.

Inscrições

Organizador

  • Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política - CFH - UFSC
    Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFH Departamento de Sociologia e Ciência Política - SPO Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política - PPGSP Campus Universitário, Trindade - Caixa Postal 476 Email: ppgsocpol@contato.ufsc.br
    Entre em contato