IV Encontro FINEDUCA

21/07/2016, Faculdade de Educação - USP, São Paulo, SP

Sobre

Nos dias 21 e 22 de Julho de 2016 ocorrerá o IV Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação - FINEDUCA, em São Paulo / SP. O tema central é "Financiamento da Educação: Avanços e impasses". 

As submissões de trabalhos / artigos ocorrerão entre 09 de maio até 24 de junho de 2016.

Nas próximas semanas vamos trazer mais informações, incluindo palestrantes, hospedagem, transporte, gastronomia, turismo...

E curta nossa página no facebook, com mais novidades: https://www.facebook.com/encontrofineduca

Esperamos você em Sampa pra debater conosco!!!

Local do evento

Faculdade de Educação - USP - 05508-040, Avenida da Universidade, Butantã, São Paulo, São Paulo

Palestrantes

  • Amir Khair

    21/07 - 09h30 Mesa de Debates 1: A economia brasileira e as repercussões para a educação nacional

    Amir Khair - Consultor em Economia e articulista do jornal “Estado de São

    Engenheiro e mestre em finanças públicas pela EAESP/FGV, foi secretário de Finanças da Prefeitura de São Paulo (1989/92). Atualmente é consultor na área fiscal, orçamentária e tributária. Coordenou a elaboração do Manual de Orientação para Crescimento da Receita Própria Municipal da FGV-SP, sob o patrocínio do BNDES. Elaborou o Guia de Orientação para as Prefeituras – Lei de Responsabilidade Fiscal do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, 2000. Dentre os trabalhos que realizou, destacam-se as assessorias em gestão financeira nas prefeituras de Belo Horizonte, Salvador, Goiânia, Ipatinga, Londrina, Angra dos Reis e Juiz de Fora e a criação de um sistema de acompanhamento de gestão fiscal para a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

  • Jorge Abrahão de Castro

    21/07 - 09h30 Mesa de Debates 1: A economia brasileira e as repercussões para a educação nacional

    Jorge Abrahão de Castro - Ministério do Planejamento /MP

    Doutorado em Ciência Econômica no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/Unicamp) - 1997 - e graduação em Estatística na Universidade de Brasília (UNB) - 1979. Atualmente é Diretor da Diretoria de Temas Sociais da Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento (SPI/MP). Foi Diretor da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Foi Professor do Departamento de Economia da Universidade Católica de Brasilia (UCB) e pesquisador associado da UNB. Tem experiência na área de Economia - finanças públicas -, Temas sociais - diagnóstico da situação social e políticas sociais - e Planejamento Publico.

  • Coordrnador de mesa: Thiago Alves

    21/07 - 09h30 Mesa de Debates 1: A economia brasileira e as repercussões para a educação nacional

    Coordrnador de mesa: Thiago Alves - Universidade Paraná

    É doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP - 2012), mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP - 2007) e especialista em Finanças e Controladoria pela FEA/USP (2003). Graduou-se em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO - 2001). Atualmente é professor do Departamento de Planejamento e Administração Escolar do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (DEPLAE/UFPR). Realiza pesquisas sobre administração dos sistemas públicos de educação básica com ênfase no financiamento, custos da educação de qualidade, condições de trabalho docente e desigualdades educacionais. Tem experiência em análises estatísticas utilizando microdados de grandes bancos de dados de pesquisas educacionais, socioeconômicas e demográficas. 

  • Luiz Araújo

    21/07 - 14h00 Mesa de Debates 2: Vinte anos de LDB e de Políticas de Fundos na Educação Nacional

    Luiz Araújo - Universidade de Brasília (UNB)

    Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Pará (1987), Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2007) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Financiamento da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: financiamento da educação, fundeb, participação popular e educação básica. Exerceu o cargo de Secretário Municipal de Educação da cidade de Belém (Pará) entre 1997 e 2002 e ocupou a Presidência do INEP de 2003 a 2004. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de planejamento e Administração da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

  • Nalú Farenzena

    21/07 - 14h00 Mesa de Debates 2: Vinte anos de LDB e de Políticas de Fundos na Educação Nacional

    Nalú Farenzena - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e Licenciatura em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983). É professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É editora associada da Revista Educação&Realidade. Coordenadora do Núcleo Educação para a Integração da AUGM. Atua na área da Educação, principalmente nos seguintes temas: políticas públicas de educação básica, financiamento da educação, análise e avaliação de políticas educacionais; legislação da educação; administração da educação e gestão da educação. 

  • Ivany Pino

    21/07 - 14h00 Mesa de Debates 2: Vinte anos de LDB e de Políticas de Fundos na Educação Nacional

    Ivany Pino - CEDES

    Graduada em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social de Juiz de Fora/MG, UFJF (1961) e Licenciada em Sociologia pela Université Catholique de Louvain (1968). Mestre em Serviço Social pela ABESS/Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1966), Mestre em Sociologia do Desenvolvimento em 1970, pela Université Catholique de Louvain, Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unviersidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é docente aposentada e colaboradora da Universidade Estadual de Campinas, atuando, principalmente, como pesquisadora, nos seguintes temas: Políticas Públicas de Educação,Sociologia da Educação e Educação e Tecnologias Mediatizadas. Presidente do Centro de Estudos Educação e Sociedade - CEDES, é editora da Revista Educação & Sociedade.

  • Paulo de Sena Martins

    21/07 - 14h00 Mesa de Debates 2: Vinte anos de LDB e de Políticas de Fundos na Educação Nacional

    Paulo de Sena Martins - Câmara dos Deputados

    Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado em Direito Penal pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (2009). É funcionário público federal pela Câmara dos Deputados, atua como consultor legislativo da área de Educação, Cultura e Desporto. Possui estudos, pesquisas e publicações na área de educação, com ênfase nos temas: financiamento da educação básica, federalismo e educação, políticas públicas e direito à educação.

  • Coordenadora de mesa: Lisete R. G. Arelaro

    21/07 - 14h00 Mesa de Debates 2: Vinte anos de LDB e de Políticas de Fundos na Educação Nacional

    Coordenadora de mesa: Lisete R. G. Arelaro - Faculdade de Educação USP (FEUSP)

    Pedagoga e Doutora em Educação. Foi professora e diretora de escola nos ensinos fundamental e médio. Fez parte da equipe do Prof. Paulo Freire na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (1989/92) e foi Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer em Diadema/SP 1993/96 e 2001/02), Diretora da Faculdade de Educação da USP (2010/2014) e Presidente do Fórum Nacional de Faculdades e Centros de Educação Públicos - FORUMDIR. Atualmente é Professora Titular Sênior da Faculdade de Educação da USP, presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (FINEDUCA) e pesquisadora na área de Política Educacional, Planejamento e Avaliação Educacional, Financiamento da Educação Básica e Educação Popular

  • José Marcelino de Rezende Pinto

    22/07 - 09h00 Mesa de Debates 3: “Acompanhando a Meta 20 do PNE 2014-2024”

    José Marcelino de Rezende Pinto - Universidade de São Paulo (USP) - Ribeirão Preto

    Licenciado em Fisica pela Universidade de São Paulo (1982), bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (1985), com mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1989 e 1994). Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Política e Gestão Educacional com ênfase em financiamento da Educação, municipalização do ensino, regime federativo e educação do campo.

  • Nelson Cardoso do Amaral (a confirmar)

    22/07 - 09h00 Mesa de Debates 3: “Acompanhando a Meta 20 do PNE 2014-2024”

    Nelson Cardoso do Amaral (a confirmar) - Universidade Federal de Goiás

    Possui mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2002). Atualmente é professor associado II, aposentado, da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: autonomia; gestão; financiamento e avaliação institucional.

  • Andréa Barbosa Gouveia

    22/07 - 09h00 Mesa de Debates 3: “Acompanhando a Meta 20 do PNE 2014-2024”

    Andréa Barbosa Gouveia - Universidade Federal do Paraná (UFPR)

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1995), mestrado (2002) e doutorado (2008) em Educação pela Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, na área de concentração Estado, Sociedade e Educação. Atualmente é professora da Universidade Federal do Paraná onde atua no Núcleo de pesquisa em Políticas Educacionais (NUPE). Está credenciada no Programa de Pós Graduação em Educação da UFPR na linha de pesquisa em Políticas Educacionais. Foi coordenadora do Grupo de Trabalho Estado e Educação da ANPED no período de 2010-2012, vice-presidente Sul da diretoria da ANPED na gestão 2013-2015 e atualmente é Presidente da ANPED - gestão 2015-2017. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos de financiamento da educação, remuneração docente, política educacional em sistemas de ensino

  • Luís Carlos de Freitas

    22/07 - 13h30 Mesa de Debates 4 “A Relação Público x Privado na Educação: políticas de destinação de recursos públicos para o setor privado de ensino”.

    Luís Carlos de Freitas - Universdade Estadual de Campinas - UNICAMP

    Pós-doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e professor da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Especialista nas áreas de Avaliação da Aprendizagem e de Sistemas.

  • Theresa Maria Adrião (Unicamp)

    22/07 - 13h30 Mesa de Debates 4 “A Relação Público x Privado na Educação: políticas de destinação de recursos públicos para o setor privado de ensino”.

    Theresa Maria Adrião (Unicamp) - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

    Possui graduação em pedagogia, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora assistente livre docente da Faculdade de Educação da UNICAMP. Desenvolveu dois estágios pós-doutorais: Orealc- UNESCO (2004-05) e University of Maryland (2012-13) Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional, desenvolvendo pesquisas sobre aspectos relacionados à interface entre o financiamento e a gestão da educação básica e relações entre o público e o privado no campo educacional. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (GREPPE)/Unicamp. 

  • Coordenação de mesa: Ângelo Ricardo de Souza

    22/07 - 13h30 Mesa de Debates 4 “A Relação Público x Privado na Educação: políticas de destinação de recursos públicos para o setor privado de ensino”.

    Coordenação de mesa: Ângelo Ricardo de Souza - Universidade Federal do Paraná (UFPR)

    Possui graduação em Educação Física pela PUC-PR (1991), mestrado (2001) e doutorado (2007) em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC-SP. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná, onde atua no Núcleo de Políticas Educacionais e no Programa de Pós-Graduação em Educação. É coordenador do curso de graduação em Pedagogia da UFPR. É secretário estadual no Paraná da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE. Atuou por vários anos na educação básica. Tem experiência nas áreas de Políticas, Gestão e Financiamento da Educação.

  • Lisete Regina Gomes Arelaro

    21/07 - 09h00 Abertura e Boas Vindas

    Lisete Regina Gomes Arelaro - Universidade de São Paulo (USP)

    Pedagoga e Doutora em Educação. Foi professora e diretora de escola nos ensinos fundamental e médio. Fez parte da equipe do Prof. Paulo Freire na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (1989/92) e foi Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer em Diadema/SP 1993/96 e 2001/02), Diretora da Faculdade de Educação da USP (2010/2014) e Presidente do Fórum Nacional de Faculdades e Centros de Educação Públicos - FORUMDIR. Atualmente é Professora Titular Sênior da Faculdade de Educação da USP, presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (FINEDUCA) e pesquisadora na área de Política Educacional, Planejamento e Avaliação Educacional, Financiamento da Educação Básica e Educação Popular

  • Rubens Barbosa de Camargo

    21/07 - 09h00 Abertura e Boas Vindas

    Rubens Barbosa de Camargo - Universidade de São Paulo (USP)

    Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo, foi Conselheiro do Conselho Municipal de Educação de São Paulo (2001 a 2008) e Conselheiro do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundef do Município de S. Paulo (2004 a 2008). Ex-Secretário Municipal de Educação e Cultura do Município de São Carlos (2001) e Ex-Secretário Municipal de Educação do Município de Suzano (2005 e 2006). Na Educação Superior tem ministrado diferentes disciplinas em cursos de gradução e de pós-gradução, orientado doutorados, mestrados e progamas de iniciação científica. Participou e participa de diferentes Comissões Permanentes e Temporárias na UFSCar, na FEUSP e na USP. É Ex-Presidente da Comissão de Graduação da Faculdade de Educação (2008-2010). Tem experiência de atuação, ensino e pesquisa na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, principalmente sobre os seguintes temas: gestão democrática de sistemas e de unidades escolares, custos da educação, análise de políticas educacionais e financiamento público da educação.

  • Coordenadora de mesa: Rosana Evangelista Cruz

    22/07 - 09h00 Mesa de Debates 3: “Acompanhando a Meta 20 do PNE 2014-2024”

    Coordenadora de mesa: Rosana Evangelista Cruz - Universidade Federal do Piauí

    Possui graduação em Pedagogia (1996) e Serviço Social (1989) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e mestrado (2002) e doutorado (2009) em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora adjunta na graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Piauí e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política e Gestão da Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente com o tema gestão e financiamento da educação. Membro da rede de pesquisadores em financiamento da educação, do Observatório da Remuneração Docente e da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Direção Estadual da Associação Nacional de Política a Administração da Educação, gestão 2013/2014.

  • Coordenadora de Mesa: Marcia Aparecida Jacomini

    21/07 - 19h15 Relatos de experiências de autonomia estudantil na Educação Básica em São Paulo e Goiás

    Coordenadora de Mesa: Marcia Aparecida Jacomini - Universidade Federal de São Paulo

    Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Graduada em Pedagogia com especialização em psicopedagogia pela PUC-SP. Professora de graduação e pós-graduação do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Campus Guarulhos. Desenvolve pesquisas nas áreas de Políticas Públicas para Educação e Gestão Educacional. Atualmente coordena a pesquisa Questões epistemológicas e metodológicas da produção acadêmica em políticas educacionais no Brasil (2000-2010) e participa da pesquisa: Remuneração de professores de escolas públicas de educação básica no contexto do FUNDEB e do PSPN.

Programação

Horário Atividade Descrição
21/07
08h00 Faculdade de Educação USP Credenciamento Credenciamento
08h30 Faculdade de Educação USP Café Coffee Break
09h00 Auditório Escola de Aplicação - FEUSP Abertura e Boas Vindas
Lisete Regina Gomes Arelaro Lisete Regina Gomes Arelaro
Rubens Barbosa de Camargo Rubens Barbosa de Camargo
Abertura e Boas Vindas
09h30 Auditório Escola de Aplicação - USP Mesa de Debates 1: A economia brasileira e as repercussões para a educação nacional
Laura Barbosa de Carvalho (a confirmar) Laura Barbosa de Carvalho (a confirmar)
Amir Khair Amir Khair
Jorge Abrahão de Castro Jorge Abrahão de Castro
Coordrnador de mesa: Thiago Alves Coordrnador de mesa: Thiago Alves
 Mesa de Debates 1 “A Economia Brasileira e as repercussões para a Educação Nacional” Prof. Dr. Amir Khair (Consultor em Economia e articulista do jornal “Estado de São Paulo”) Prof. Dr. Jorge Abrahão de Castro (Ministério do Planejamento /MP). Coordenação: Prof. Dr. Thiago Alves (UFPR)
12h30 Restaurante FEUSP Almoço Almoço
14h00 Auditório da Escola de Aplicação - FEUSP Mesa de Debates 2: Vinte anos de LDB e de Políticas de Fundos na Educação Nacional
Luiz Araújo Luiz Araújo
Nalú Farenzena Nalú Farenzena
Ivany Pino Ivany Pino
Paulo de Sena Martins Paulo de Sena Martins
Coordenadora de mesa: Lisete R. G. Arelaro Coordenadora de mesa: Lisete R. G. Arelaro
Mesa de Debates 2 “Vinte anos de LDB e de Políticas de Fundos na Educação Nacional” Prof. Dr. Luiz Araújo (UnB) Profa. Dra. Nalú Farenzena (UFRGS) Profa. Dra. Ivany Pino (CEDES) Prof. Dr. Paulo de Sena Martins (Câmara dos Deputados) Coordenação: Profa. Dra. Lisete R. G. Arelaro (USP)
17h00 Faculdade de Educação USP Café Coffee Break
17h15 Faculdade de Educação USP Apresentação de trabalhos (Sessão 1)
Juca Gil Juca Gil
Apresentação de trabalhos (Sessão 1)
19h15 Auditório Escola de Aplicação FEUSP Relatos de experiências de autonomia estudantil na Educação Básica em São Paulo e Goiás
Coordenadora de Mesa: Marcia Aparecida Jacomini Coordenadora de Mesa: Marcia Aparecida Jacomini
Relatos de experiências de autonomia estudantil na Educação Básica em São Paulo e Goiás
22/07
08h30 Faculdade de Educação USP Café Relatos de experiências de autonomia estudantil na Educação Básica em São Paulo e Goiás
09h00 Auditório Escola de Aplicação FEUSP Mesa de Debates 3: “Acompanhando a Meta 20 do PNE 2014-2024”
Dr. Alexandre Perez
José Marcelino de Rezende Pinto José Marcelino de Rezende Pinto
Nelson Cardoso do Amaral (a confirmar) Nelson Cardoso do Amaral (a confirmar)
Andréa Barbosa Gouveia Andréa Barbosa Gouveia
Coordenadora de mesa: Rosana Evangelista Cruz Coordenadora de mesa: Rosana Evangelista Cruz
Mesa de Debates 3 “Acompanhando a Meta 20 do PNE 2014-2024” Dr. Alexandre Perez (INEP/MEC) Prof. Dr. José Marcelino de Rezende Pinto (USP/ Ribeirão Preto) Prof. Dr. Nelson Cardoso do Amaral (UFG) (a confirmar) Profa. Andréa Barbosa Gouveia (UFPR) Coordenação: Profa. Dra. Rosana Evangelista da Cruz (UFPI)
12h00 Restaurante FEUSP Almoço Almoço
13h30 Auditório Escola de Aplicação FEUSP Mesa de Debates 4 “A Relação Público x Privado na Educação: políticas de destinação de recursos públicos para o setor privado de ensino”.
Luís Carlos de Freitas Luís Carlos de Freitas
Theresa Maria Adrião (Unicamp) Theresa Maria Adrião (Unicamp)
Coordenação de mesa: Ângelo Ricardo de Souza Coordenação de mesa: Ângelo Ricardo de Souza
Prof. Dr. Ângelo Ricardo de Souza Prof. Dr. Ângelo Ricardo de Souza
Mesa de Debates 4 “A Relação Público x Privado na Educação: políticas de destinação de recursos públicos para o setor privado de ensino”. Prof. Dr. Luís Carlos de Freitas (Unicamp) Prof. Dr. Juán Gonzalez (OPECH/ Santigo - Chile) Profa. Dra. Theresa Maria Adrião (Unicamp) Coordenação: Prof. Dr. Ângelo Ricardo de Souza (UFPR)
16h00 Faculdade de Educação USP Café Coffee Break
16h15 Faculdade de Educação USP Apresentação de trabalhos (Sessão 2) Apresentação de trabalhos  (Sessão 2)
18h30 Auditório Escola de Aplicação FEUSP Assembleia Geral da FINEDUCA Assembleia Geral da FINEDUCA
21h00 Restaurante Confraternização Confraternização 

Inscrições

Organizador

  • Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação
    A Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação, FINEDUCA, é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos ou econômicos, que tem como objetivo contribuir para que os poderes públicos garantam a realização do direito à educação pública, gratuita, laica, democrática e de qualidade para todos, mediante um financiamento adequado, com a garantia de fiscalização e controle social. Mais especificamente, a FINEDUCA, busca: I - Realizar reflexões acerca do papel da educação na sociedade brasileira; II - desenvolver estudos na área do financiamento da Educação; III - promover a divulgação de ideias e de estudos elaborados pelos sócios e colaboradores; IV - criar formas e canais de manifestação de posições assumidas pela associação; V – congregar os pesquisadores em financiamento da educação; VI – organizar e difundir informações referentes ao financiamento da educação; VII – incentivar o intercâmbio e o debate entre os pesquisadores em financiamento da educação; VIII – buscar o constante aperfeiçoamento teórico-metodológico dos pesquisadores em financiamento da educação; IX - estimular a consolidação de grupos de pesquisas em financiamento da educação; X - Impulsionar o contato internacional com pesquisadores em financiamento da educação visando a difusão dos estudos brasileiros, a apropriação de produção externa e possibilitar o incremento de trabalhos conjuntos e estudos comparados. Veja nosso site: http://www.redefinanciamento.ufpr.br/
    Entre em contato