Seminário de Gestão de Dados de Pesquisa e Boas Práticas para o Desenvolvimento da Ciência

9 de março de 2018, 13h30 - 18h00

Auditório do IEA. Antiga Sala do CO. , São Paulo, SP

Sobre

A Pró-Reitoria de Pesquisa da USP e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP em parceria com o Sistema Integrado de Bibliotecas - SIBiUSP convidam para o

Seminário de Gestão de Dados de Pesquisa e Boas Práticas para o Desenvolvimento da Ciência
9 de março de 2018
São Paulo - SP

Evento em Comemoração ao Dia do Bibliotecário

Link para transmissão do evento: Canal YouTube SIBiUSP

O universo da ciência está em constante e avassaladora expansão. Para manter a integridade, a eficiência e a reprodutibilidade das pesquisas, pesquisadores, bibliotecários, universidades, financiadores e editores devem garantir que os dados relevantes relacionados aos resultados e às publicações geradas pelas pesquisas estejam organizados, armazenados, preservados e acessíveis, permitindo sua verificação e eventual reutilização. 

Objetivos: 

Discutir os diferentes aspectos que envolvem boas práticas e a gestão de dados de pesquisa do ponto de vista do pesquisador e da universidade 

Explorar o ecossistema da comunicação científica, considerando o envolvimento de financiadores e editores de publicações científicas

Evidenciar o papel do bibliotecário e das bibliotecas no suporte à gestão de dados de pesquisa

Parceria PRP - PRPG - ORCiD

Apoio: Dot.Lib - ORCID - ITMS

Local do evento

Auditório do IEA. Antiga Sala do CO. - 05508-050, Rua da Praça do Relógio, 109, Butantã, São Paulo, São Paulo

Palestrantes

  • Dra. Maria Fazanelli Crestana

    Dra. Maria Fazanelli Crestana - Sistema Integrado de Bibliotecas - Universidade de São Paulo

    Chefe Técnica do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo. Foi chefe técnica do Serviço de Biblioteca da Faculdade de Medicina da USP. MBA em Gestão e Tecnologias da Qualidade pelo Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da USP. Doutora em Saúde Pública, mestre em Saúde Pública, especialista em Administração Hospitalar pela Faculdade de Saúde Pública da USP, e bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Educacional de São Carlos.

    09/03 - 13h45 Abertura do Evento

  • Prof. Dr. João Eduardo Ferreira - Superintendência de Tecnologia da Informação - Representando o Magnífico Reitor da USP Prof. Dr. Vahan Agopyan - Universidade de São Paulo

    Prof. Dr. João Eduardo Ferreira - Superintendência de Tecnologia da Informação - Representando o Magnífico Reitor da USP Prof. Dr. Vahan Agopyan - Universidade de São Paulo - STI - USP

    Possui graduação, mestrado e doutorado em Fisica-Computacional pela Universidade de São Paulo; graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos e pós-doutorado pela Georgia Tech, Atlanta-USA. Professor associado (livre docente) junto ao departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da USP. Atualmente é Superintendente da Superintendência de Tecnologia da Informação - STI da USP.

    09/03 - 14h00 Abertura: Gestão de dados de pesquisa: desafios e perspectivas

  • Prof. Dr. Hamilton Varela

    Prof. Dr. Hamilton Varela - Universidade de São Paulo

    Possui graduação em Engenharia Química pela UFRN (1998), mestrado em Físico-Química pela USP (2000) e doutorado no Fritz Haber Institut der Max Planck Gesellschaft, com tese defendida na Freie Universität Berlin - Alemanha (2003). Realizou estágio de Pós-Doutoramento no Departamento de Física Experimental (E19) da Technische Universität München - Alemanha. Foi Jovem Pesquisador apoiado pela FAPESP entre 2005 e início de 2007 e atualmente é Professor Associado no Instituto de Química de São Carlos - USP. Atualmente integra o Comitê de Boas Práticas em Pesquisa da USP. 

    09/03 - 14h15 Boas Práticas de Pesquisa e a importância da gestão dos dados

  • Profa. Dra. Luana Sales

    Profa. Dra. Luana Sales - Instituto de Energia Nuclear - PPGCI-IBICT-UFRJ

    Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação do IBICT/UFRJ (2011-2014). Mestre em Ciência da Informação pelo convênio UFF/IBICT (2004-2006), Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (2003). Atualmente é Analista em C & T da CNEN, líder do Grupo de Pesquisa de Gestão do Conhecimento em Ciências Nucleares. Professora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do Convênio IBICT-UFRJ.

    09/03 - 14h45 Gestão de Dados de Pesquisa e o Papel dos Bibliotecários

  • Profa. Dra. Suzie Allard - por videoconferência

    Profa. Dra. Suzie Allard - por videoconferência - University of Tennessee - DataOne - USA

    Possui graduação em economia pela California State University, mestrado em biblioteconomia e ciência de informação e doutorado em comunicação pela Universidade de Kentucky. É professora associada e diretora associada na Escola de Ciências da Informação da Universidade do Tennessee. Seu trabalho se concentra em como cientistas e engenheiros usam e comunicam informações, particularmente no ambiente virtual e em equipes de trabalho distribuídas. Os projetos atuais se centram em curadoria de dados científicos, equipes de trabalho científico interdisciplinar (particularmente em termos de compartilhamento de dados) e cibersegurança de informações científicas. É membro da Equipe de Liderança DataONE e do Conselho de Administração da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações em rede. 

    09/03 - 15h15 Dados Científicos - Uma Perspectiva Internacional

  • Prof. Dr. Carlos Américo Pacheco

    Prof. Dr. Carlos Américo Pacheco - Fapesp

    Possui graduação em engenharia eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1979), mestrado (1988) e doutorado (1996) em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutorado pela Columbia University (2005). Foi secretário executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia e presidente do Conselho de Administração da Finep (1999 a 2002). Foi secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo (2007), reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2011-2015) e diretor-geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais - CNPEM (2015-2016). É professor afastado do Instituto de Economia da Unicamp e assessor da direção geral do CNPEM. Diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP.

    09/03 - 16h00 Dados de Pesquisa e a Fapesp

  • Dra. Ana Heredia

    Dra. Ana Heredia - ORCID

    Possui graduação em Biologia, mestrado em Neurociências pela Université Paul Sabatier, França, doutorado em Ciências pela Université Libre de Bruxelles, Bélgica. Foi Assessora de Pesquisa, Gerente do Departamento de Periódicos Científicos e de Portfólio de Inteligência de Pesquisa para a Elsevier. Atualmente Diretora Regional ORCID América Latina, Portugal e Espanha.

    09/03 - 16h30 ORCiD e a integração com dados de pesquisa

  • Alexandre Uchoa (MSc)

    Alexandre Uchoa (MSc) - Elsevier

    Possui graduação e mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - COOPE, Atualmente cursa o doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação também na COOPE. Atuou como consultor de governança de TI na Petrobrás de 2004 a 2008 e, de 2008 a 2014 atuou na gestão de projetos também na Petrobrás. Desde 2014 é consultor de inteligência de pesquisa da Elsevier, auxiliando agências governamentais e organizações de educação superior de países da América do Sul a descobrir oportunidades de pesquisa e avaliar o desempenho da estratégia de pesquisa.

    09/03 - 16h50 Elsevier e a importância da gestão de dados científicos

  • Luciana Christante de Mello

    Luciana Christante de Mello - Springer Nature

    Possui graduação em Farmácia-bioquímica pela Universidade de São Paulo (1996) e mestrado em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo (1999) e especialização em Jornalismo Científico pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Foi editora chefe da revista Unesp Ciência, publicação mensal impressa de divulgação científica da Universidade Estadual Paulista. Desde 2013 é editora de aquisições e desenvolvimento do BioMed Central/Springer Nature para América Latina.

    09/03 - 17h10 Springer-Nature e a importância da gestão de dados científicos

Programação

Horário Atividade Descrição
09/03
13h30 Hall do Auditório do IEA. Antiga Sala do CO Recepção e Credenciamento
Credenciamento
Recepção aos participantes e registro para obtenção da declaração de participação.
13h45 Auditório do IEA. Antiga Sala do CO Abertura do Evento
Palestra
Dra. Maria Fazanelli Crestana
Abertura do evento
14h00 Auditório do IEA. Antiga Sala do CO Abertura: Gestão de dados de pesquisa: desafios e perspectivas
Palestra
Prof. Dr. João Eduardo Ferreira - Superintendência de Tecnologia da Informação - Representando o Magnífico Reitor da USP Prof. Dr. Vahan Agopyan - Universidade de São Paulo
Palestra de Abertura sobre os desafios e perspectivas da gestão de dados de pesquisa na universidade do ponto de vista da Tecnologia de Informação da USP
14h15 Auditório do IEA. Antiga Sala do CO Boas Práticas de Pesquisa e a importância da gestão dos dados
Palestra
Prof. Dr. Hamilton Varela
Promover a disseminação de boas práticas de pesquisa e a prevenção de incidentes de má conduta científica: esse é o objetivo do Comitê de Boas Práticas em Pesquisa constituído no âmbito da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP. 
14h45 Auditório do IEA. Antiga Sala do CO Gestão de Dados de Pesquisa e o Papel dos Bibliotecários
Palestra
Profa. Dra. Luana Sales
Destaca a importância da gestão dos dados de pesquisa e as atividades desempenhadas desempenhadas pelos bibliotecários no apoio aos pesquisadores. 
15h15 Auditório do IEA. Antiga Sala do CO Dados Científicos - Uma Perspectiva Internacional
Palestra
Profa. Dra. Suzie Allard - por videoconferência
Disseminar para a comunidade científica os avanços e as melhores técnicas na área de gestão de dados científicos. Esse é o objetivo da palestra. 
15h45 Hall do Auditório do IEA. Antiga Sala do CO Coffee Break
Intervalo
Intervalo para o café
16h00 Auditório do IEA. Antiga Sala do CO Dados de Pesquisa e a Fapesp
Palestra
Prof. Dr. Carlos Américo Pacheco
Destaca a importância para a Fapesp da gestão de dados científicos.
16h30 Auditório do IEA. Antiga Sala do CO ORCiD e a integração com dados de pesquisa
Palestra
Dra. Ana Heredia
Descreve o ORCiD e como o identificador se integra aos dados de pesquisa.
16h50 Auditório do IEA. Antiga Sala do CO Elsevier e a importância da gestão de dados científicos
Palestra
Alexandre Uchoa (MSc)
Destaca a importância da gestão de dados de pesquisa do ponto de vista do editor de publicações científicas.
17h10 Auditório do IEA. Antiga Sala do CO Springer-Nature e a importância da gestão de dados científicos
Palestra
Luciana Christante de Mello
Destaca a importância da gestão de dados de pesquisa do ponto de vista do editor de publicações científicas.
17h30 Auditório do IEA. Antiga Sala do CO Encerramento
Encerramento
Perguntas e Observações Finais. 

Inscrições

Organizador

  • Departamento Técnico do SIBiUSP
    O SIBiUSP é um órgão da Reitoria da USP, formado por um Departamento Técnico e por 48 bibliotecas, distribuídas por dez cidades do Estado de São Paulo.
    Entre em contato

Parceiro

Apoio