I Seminário Interinstitucional de Extensão em Formação de Professores de Línguas: a Integração entre a Formação Inicial e Continuada

5 de dezembro de 2014, 08h00 até 6 de dezembro de 2014, 19h30

Auditorio 1007 da Faculdade de Letras da UFMG, Belo Horizonte, MG

Sobre

O I Seminário interinstitucional de extensão em formação de professores de línguas: a integração entre a formação inicial e continuada é um evento que surge como culminância de um conjunto de ações desenvolvidas com a comunidade de professores de línguas, através do programa Interfaces da Formação em Línguas Estrangeiras que agrega diversos projetos (Educonle, Concol e Unisale; ver http://www.letras.ufmg.br/educonle/) com práticas de formação continuada de professores de língua estrangeira. O evento será uma oportunidade de estreitamento das relações entre a comunidade universitária da FALE/UFMG e de outras instituições participantes (FAE/UFMG, IFAL, IFMG, UFVJM, UFV, UFTM, UFLA e UFU) e a comunidade escolar, representada pelo grupo de professores de inglês e português que participarão do evento. Essa integração colabora para uma aproximação ainda maior entre a universidade, através de seus licenciandos, bolsistas e voluntários de extensão, pesquisadores de iniciação científica e pibidianos e professores da comunidade escolar, especialmente da educação básica.

Essa aproximação movimenta sinergicamente as duas comunidades envolvidas no processo de aprendizagem mútua: nossos licenciandos aprendem mais sobre a prática docente e os docentes participam de um evento de formação, apresentando suas práticas e projetos. É uma construção coletiva de um debate em torno da formação inicial e continuada de professores de língua portuguesa e de língua inglesa para um objetivo maior: promover o ensino de línguas no entorno da universidade. Serão debatidas questões como: o contexto do ensino de línguas no Brasil, práticas de ensino desses idiomas, propostas pedagógicas bem sucedidas, a integração entre a formação inicial e continuada de professores de línguas.

Acreditamos que a discussão das temáticas, a interface dos conteúdos com a realidade das escolas, seus professores em prática, em formação inicial ou continuada, a criação de espaços para socialização das experiências e os questionamentos dos processos vivenciados deverão estar presentes durante todo o processo. O evento poderá se constituir como um lócus para o desenvolvimento da formação continuada pautada no diálogo entre as instituições envolvidas.

CRONOGRAMA DE INSCRIÇÕES: 13/10 A 05/12/14

ATENÇÃO! INSCRIÇÕES ENCERRADAS PARA APRESENTAÇÕES DE TRABALHO (SEMINÁRIO E PÔSTER). INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OUVINTES ATÉ DIA 05/12/14 OU ATÉ AS VAGAS ESGOTAREM.

  • Ouvintes: 13/10 a 5/12/14 ou até o limite de vagas.

  • Coordenadores de seminário: 13 a 27/10/14 (PRORROGADAS ATÉ DIA 03/11/14). ENCERRADAS!

  • Apresentadores de seminário: 13/10 a 01/11/14 (PRORROGADAS ATÉ DIA 10/11/14). ENCERRADAS!

  • Apresentadores de Pôster: 13/10 a 01/11/14 (PRORROGADAS ATÉ DIA 10/11/14). ENCERRADAS!

CARTA DE ACEITE: DE 05 A 20/11/14

ENVIO DE RESUMOS: 13/10 A 10/11/14 ENCERRADO!

ENVIO DE ARTIGOS PARA ANAIS: 07/12/14 A 10/01/15

PRORROGADO ATÉ DIA 10/03/15 - O ENVIO PODE SER FEITO PELO SITE DO EVENTO OU PELO E-MAIL: SEMINARIOUFMGIFAL@GMAIL.COM

INSCRIÇÕES GRATUITAS

PARA LER A CONVOCATÓRIA E NORMAS PARA ENVIO DE TRABALHOS E PUBLICAÇÃO, ENVIAR RESUMOS E ARTIGOS, CLIQUE AQUI. AS INSCRIÇÕES COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO SÓ SERÃO VALIDADAS MEDIANTE ENVIO DE RESUMO DA APRESENTAÇÃO.

Links:

CONVOCATORIA

CADERNO DE RESUMOS

MODELO DE ARTIGO

MODELO DE RESUMO

PARA ACESSAR NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK, CLIQUE AQUI.

Local do evento

Auditorio 1007 da Faculdade de Letras da UFMG - 31270-901, Avenida Antônio Carlos, 6627, Pampulha, Belo Horizonte, Minas Gerais

Palestrantes

  • Carla Nunes Vieira Tavares

    Carla Nunes Vieira Tavares - UFU

    Graduada em Letras, licenciatura em inglês e literaturas de língua inglesa pela Universidade Federal de Uberlândia (2000). Concluiu o mestrado em estudos linguísticos na mesma universidade em 2000. Seu doutoramento foi realizado em co-tutela entre as universidades UNICAMP e Université de Franche-Comté (FR) (2010). Assim, possui o título de doutora em Linguística Aplicada pela primeira universidade e de doutora em Ciências da Linguagem pela segunda. É professora no curso de Letras da Universidade Federal de Uberlândia, com trabalhos que conjugam ensino, pesquisa e extensão sobre o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, formação de professores, com interesse especial nos seguintes temas: linguagem e subjetividade, identidade, relação sujeito-língua.

  • Maralice de Souza Neves

    Maralice de Souza Neves - UFMG

    Sou professora Associada da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bacharelei-me em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981), formei-me Psicóloga pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982) e licenciei-me em Letras- Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988). Concluí o mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorei-me em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Concluí meu pós-doutorado junto à Faculdade de Filosofia , Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP em fevereiro de 2013. Sou membro do GT Práticas Identitárias em Linguística Aplicada da ANPOLL desde 2002. Tenho atuado como membro do Conselho Editorial dos Periódicos ABRALIN, Trabalhos em Linguística Aplicada(IEL/UNICAMP) e Alfa (DLM/UNESP). Atuo na área de Linguística Aplicada e pesquiso principalmente os seguintes temas conjugando ensino, pesquisa, extensão à formação em Psicanálise (IPLA-SP/EBP) desde 2012: ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, formação de professores de LE, educação continuada de professores de línguas estrangeiras, identidade, subjetividade, leitura, escrita, análise de discurso.

  • Míriam Lúcia dos Santos Jorge

    Míriam Lúcia dos Santos Jorge - UFMG

    Míriam Jorge possui graduação em Letras, mestrado e doutorado em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Durante a realização de seu doutorado, passou um ano (doutorado sanduíche) trabalhando na área de Perspectivas Culturais e Estudos Comparativos em Educação no Gervitz Institute of Education at the University of California, Santa Barbara - UCSB. Desenvolveu seu pós-doc em 2011/2012 na University of North Carolina at Charlotte. Foi professsora visitante do departamento de Black Studies da UCSB em 2004 e dos departamentos de História e Antropologia da University of North Carolina at Charlotte, UNCC, em 2012, nos Estados Unidos. Atua como professora da Licenciatura em Inglês da Faculdade de Educação da UFMG. É orientadora de Mestrado e doutorado da Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (Poslin) na Faculdade de Letras da UFMG. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Estrangeira, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de inglês, ensino crítico de línguas estrangeiras, formação de professores de inglês, prática reflexiva e análise de livros didáticos. Também desenvolve trabalhos na formação de professores no Programa Ações Afirmativas na UFMG. Atuou como coordenadora da área de Língua Estrangeira moderna do PNLD 2011. Coordena um consórcio de 05 universidades Brasil- Estados Unidos com a temática "legados da diáspora africana no Brasil e nos Estados Unidos: Desigualdades Persistentes". Dentre as atividades desse projeto, estão a realização de palestras, cursos, missões de trabalho e orientação de intercambistas, nos Estados Unidos e no Brasil. Além disso, promove cursos de português brasileiro e cultura afro-brasileira para estrangeiros, na UFMG, além de outros cursos, ministrados no Brasil e nos Estados Unidos, sobre os legados da diáspora africana nos dois países. Atualmente, é diretora adjunta de relações internacionais.

  • Altemir João Secco

    Altemir João Secco - IFAL

    Possui graduação em Licenciatura em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1986) e mestrado em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckov da Fonseca (1997). Atualmente é professor do Instituto Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional e tecnológica, ensino superior, direito educacional, gestão escolar, extensão universitária. É pró-reitor de extensão do IFAL.

  • Gisele Fernandes Loures

    Gisele Fernandes Loures - IFAL

    Possui licenciatura em Letras/Português e Inglês, pela Universidade Federal de Uberlândia (2004), mestrado e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007 e 2014, respectivamente). Tem experiência na área de Letras e Linguística Aplicada, com ênfase em Inglês, Português e Formação de professores de línguas, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, subjetividade, ensino/aprendizagem de línguas e formação inicial e continuada de professores de línguas.. É colaboradora e subcoordenadora do projeto ConCol - Continuação Colaborativa de formação continuada de professores de inglês da FALE/UFMG. É professora do IFAL/Maceió, onde coordena a área de Licenciaturas.

  • Vanderlice dos Santos Andrade Sól

    Vanderlice dos Santos Andrade Sól - IFMG

    Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto (2001), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e é doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Atualmente é professora do ensino básico técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Minas Gerais - Campus Ouro Preto. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Estrangeira - Inglês, atuando principalmente nos seguintes eixos temáticos: formação de professores, educação continuada, avaliação e análise de discurso.

  • Shirlene Bemfica oliveira

    Shirlene Bemfica oliveira - IFMG

    Possui graduação em Letras Licenciatura Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), mestrado em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e doutorado pelo Programa de Pós Graduação em estudos Lingüísticos pela mesma instituição (2009). Atualmente, é professora efetiva de língua inglesa no IFMG Campus Ouro Preto nos cursos de Automação, Edificações, Mineração e Turismo. Participa de um projeto de Educação de Jovens e Adultos na mesma instituição dando aulas de inglês instrumental. Atua como membro do Comitê de Pesquisa Interno do IFMG - Campus Ouro Preto. Ministra, voluntariamente, os módulos de planejamento e habilidades integradas no Projeto de Educação Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras (EDUCONLE). Entre os anos de 2004 e 2008, atuou como professora auxiliar nos cursos de Engenharia de Produção, Ciência da Computação, Educação Física e Direito da Faculdade Pitagoras lecionando língua inglesa, língua portuguesa e metodologia científica. Foi professora do Curso de Pós Graduação em Lingüística Aplicada do CEPEX- UNEC onde ministrou a disciplina de formação de professores de língua e literatura. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Formação de Professores dentro de uma abordagem Reflexiva, pesquisando principalmente nos seguintes temas: reflexão, crenças, modelos mentais, formação de professores, ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. Recentemente, iniciou o desenvolvimento de pesquisas na área de Linguística de Corpus.

  • Tânia Regina de Souza Romero

    Tânia Regina de Souza Romero - UFLA

    Possui graduação em Letras Tradutores e Intérpretes pelo Centro Universitário Ibero Americano (1978), mestrado e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989 e 1998) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2007). Atualmente é membro do Conselho Editorial da Revista Intercâmbio (PUCSP) (1413-4055), da Revista D.E.L.T.A. (PUC-SP) (0102-445) e da Revista The ESPecialist (PUC-SP, 0102-7077). É professora adjunta 2 no Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Desenvolvimento de Educadores, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de educadores, educação, ensino-aprendizagem de língua estrangeira, reflexão crítica e avaliação de aprendizagem.

  • Ana Maria Ferreira Barcelos

    Ana Maria Ferreira Barcelos - UFV

    Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Federal de Viçosa (1989), mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1995), doutorado em Teaching English As a Second Language - The University Of Alabama (2000) e pós-doutorado em Linguistica Aplicada pela Universidade de Carleton, Ottawa, Canada (2009). Atualmente é professora Associada III. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Crenças Sobre Aprendizagem e Ensino de Línguas Estrangeiras, atuando principalmente nos seguintes temas: crenças sobre aprendizagem de línguas estrangeiras, formação de professores, crenças de alunos sobre aprendizagem de inglês, ensino e aprendizagem de inglês e ensino de língua inglesa, crenças e emoções. É organizadora juntamente com Paula Kalaja do livro Beliefs about SLA: New research approaches, da editora Kluwer/Springer, 2003; com Paula Kalaja e Vera Menezes do livro: Narratives of learning and teaching EFL, da editora Palgrave/MacMillan, 2008, com Maria Helena Vieira Abrahão do livro: Crenças e ensino e aprendizagem de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores, Editora Pontes, 2006; com Hilda Simone Henriques Coelho da coletânea: Emoções, ações e (trans)form(açoes) de alunos, professores e formadores de professores, Editora Pontes, 2010; e da coletânea: Linguistica Aplicada: reflexões sobre ensino e aprendizagem de língua materna e língua estrangeira, Editora Pontes, 2011.

  • Valdeni da Silva Reis

    Valdeni da Silva Reis - UFVJM

    Professora Adjunta de Língua Inglesa e Ensino da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Linguística Aplicada também pela UFMG. Pelo período de um ano (2009-2010) desenvolvi minha pesquisa e participei de outras pesquisas ligadas à aprendizagem e ao ensino como Pesquisadora Visitante na School of Teaching and Learning / College of Education and Human Ecology - The Ohio State University (OSU) - EUA (Bolsista CAPES PDEE). Investigo o ensino-aprendizagem de inglês como LE em uma Unidade Sócioeducativa para adolescentes em conflito com a lei. Tenho experiência na área de Letras, com ênfase em ensino-aprendizagem de LE - Inglês, atuando principalmente nos seguintes temas: uso de diários/journals; reflexão; análise de discurso; formação de professores; formação continuada; estrangeirismos; reestrutruação da prática pedagógica; representações, ensino de inglês para alunos em privação de liberdade.

  • Hilda Simone Henriques Coelho

    Hilda Simone Henriques Coelho - UFV

    Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Federal de Viçosa (1989), mestrado e doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Áreas de interesse e pesquisa: crenças sobre aprendizagem de línguas, emoções e experiências de estudantes e professores, formação inical e continuada de professores e ensino de língua inglesa para escolas públicas.

  • Kátia Honório do Nascimento

    Kátia Honório do Nascimento - UFVJM

    Professora Assistente na área de Letras/Inglês e no Bacharelado em Humanidades da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da UFVJM. Doutoranda em Linguística Aplicada pela UFMG (2013), sob a orientação da Profa. Dra. Maralice S. Neves. Mestre em Linguística Aplicada pela UFMG (2000), sob a orientação da Profa. Dra. Adriana S. Pagano. Licenciada em Letras/Inglês pela UFMG (1998) e Bacharel em Ciências Contábeis pela UNA (1991). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada e Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, subjetividade, ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras e identidade e cultura negras. Atua como professora de inglês no ensino superior, com ênfase no ensino de inglês e na formação de professores de línguas.

  • Kely Cristina Silva

    Kely Cristina Silva - ConCol - UFMG

    Possui graduação em Letras - Português e Inglês pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2003) .

  • Deise Prina Dutra

    Deise Prina Dutra - UFMG

    Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Linguística - University Of Illinois At Chicago (1993) e doutorado em Linguística - University of Florida (1998). Fez pós-doutorado sob a supervisão de Tony Berber Sardinha na PUC-SP em Linguística de Corpus. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais, participa do corpo editorial das revistas "Revista Brasileira de Linguística Aplicada", "The ESPecialist", "Domínios de Linguagem" e "Revista l@el em (dis-)curso". Atua no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN) da UFMG nas seguintes linhas de pesquisa: Estudos Linguísticos Baseados em Corpora e Ensino Aprendizagem de Línguas Estrangeiras. É lider do grupo de pesquisa Ensino Aprendizagem de Línguas Estrangerias e membro dos grupos GELC - Grupo de Estudos de Línguística de Corpus, Estudos em Linguística de Corpus. É membro do Núcleo de Estudos em Linguagem e Cognição (NELC) e do Laboratório de Estudos Empíricos e Experimentais da Linguagem (LEEL) ligados ao POSLIN onde coordena o CABrI (Corpus de Aprendizes Brasileiros de Inglês). É Assessora de Relações Internacionais para Proficiência Linguística na Diretoria de Relações Internacionais da UFMG e coordenadora geral do Programa Inglês sem Fronteiras na UFMG. Sua pesquisa concentra-se corpora de aprendizes, inglês para fins acadêmicos e formação de professores.

  • Adriane Teresinha Sartori

    Adriane Teresinha Sartori - UFMG

    Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Lingüística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Atualmente é professora da Faculdade de Letras (Fale) da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de leitura e escrita, gêneros discursivos, formação de professores.

Programação

Horário Atividade Descrição
05/12
07h30 Hall do auditório 1007 - Faculdade de Letras/UFMG Bom dia com um cafezim para credenciamento
Abertura

Café e credenciamento. Recepção dos participantes. INÍCIO: 07H30. ENCERRAMENTO: 08H00

08h00 Auditório 1007 - FALE Abertura oficial
Abertura

INÍCIO: 08h00. ENCERRAMENTO: 08h30.

08h30 Auditório 1007 - FALE Mesa-redonda
Mesa-redonda
Adriane Teresinha Sartori, Carla Nunes Vieira Tavares, Deise Prina Dutra

Abertura Oficial do Evento. Mesa redonda com a participação das professoras:

Dra. Carla Nunes Vieira tavares (UFU)

Dra. Deise Prina Dutra (UFMG)

Dra. Adriane Teresinha Sartori (UFMG)

Mediação: Dra. Gisele Fernandes Loures (IFAL)

 

INÍCIO: 08H30. ENCERRAMENTO: 10H00.

10h00 Auditório 1007 - FALE Seminário 1 - ConCol/UFMG
Sessão técnica
Kely Cristina Silva, Natália Costa Leite

Seminário sobre formação continuada de professores de inglês. INÍCIO: 10H00. ENCERRAMENTO: 11H30.

11h30 FALE Intervalo - Almoço
Palestra

Intervalo. INÍCIO: 11H30. ENCERRAMENTO: 12H45

13h00 Auditório 1007 - FALE Seminário 2 - Educonle/UFMG
Sessão técnica
Shirlene Bemfica oliveira, Vanderlice dos Santos Andrade Sól

Seminário sobre formação continuada de professores de inglês. INÍCIO: 13H00. ENCERRAMENTO: 14H30.

14h30 Auditório 1007 - FALE Seminário 3 - Monitores de Extensão (Educonle e ConCol)
Sessão técnica

Seminário sobre participação de graduandos em programas de formação continuada de professores. INÍCIO: 14H30. ENCERRAMENTO: 15H30

15h45 Auditório 1007 - FALE Seminário 4 - IFAL
Sessão técnica
Gisele Fernandes Loures

Seminário sobre formação inicial de professores de língua portuguesa. INÍCIO: 15H45. ENCERRAMENTO: 17H15

17h30 Hall do auditório 1007 - Faculdade de Letras/UFMG Boa tarde com um cafezim e sessão de pôsteres
Workshop

Sessão de Pôsteres. INÍCIO: 17H30. ENCERRAMENTO: 18H00.

06/12
08h00 Hall do auditório 1007 - Faculdade de Letras/UFMG Bom dia com cafezim
Abertura

Café e credenciamento. Recepção dos participantes. INÍCIO: 08H00. ENCERRAMENTO: 08H30

08h30 Auditório 1007 - FALE Seminário 5 - PIBID: UFVJM, UFMG, UFLA, UFTM e IFAL
Sessão técnica
Valdeni da Silva Reis

Seminário sobre formação inicial de professores de Inglês. INÍCIO: 08H30. ENCERRAMENTO: 10H00.

10h15 Auditório 1007 - FALE Seminário 6 - UFV
Sessão técnica
Ana Maria Ferreira Barcelos, Hilda Simone Henriques Coelho

Seminário sobre formação continuada de professores de inglês. INÍCIO: 10H15. ENCERRAMENTO: 11H45.

11h30 FALE Intervalo - Almoço dia 2
Intervalo

Intervalo. INÍCIO: 11H30. ENCERRAMENTO: 13H00

13h00 Auditório 1007 - FALE Seminário 7- PIBID: UFVJM, UFMG, UFLA, UFTM e IFAL
Sessão técnica
Tânia Regina de Souza Romero

Seminário sobre formação inicial de professores de línguas. INÍCIO: 13H00. ENCERRAMENTO: 14H30.

14h45 Auditório 1007 - FALE Seminário 8 - PIBID: UFVJM, UFMG, UFLA, UFTM e IFAL
Sessão técnica
Kátia Honório do Nascimento

Seminário sobre formação inicial de professores de línguas. INÍCIO: 14H45. ENCERRAMENTO: 15H45

16h15 Hall do auditório 1007 - Faculdade de Letras/UFMG Boa tarde com um cafezim e sessão de pôsteres 2
Intervalo

Apresentação de pôsteres e café. INÍCIO: 16H15. ENCERRAMENTO: 16H45.

16h45 Auditório 1007 - FALE Mesa-redonda de encerramento
Mesa-redonda
Altemir João Secco, Maralice de Souza Neves, Míriam Lúcia dos Santos Jorge

Professor Mestre Altemir João Secco (IFAL)

Professora Doutora Miriam Lúcia dos Santos Jorge (UFMG)

Professora Doutora Maralice de Souza Neves (UFMG)

 

Mediadora: Professora Mestre Jeane Maria de Melo (IFAL)

 

INÍCIO: 16H45. ENCERRAMENTO: 18H15

18h30 Auditório 1007 - FALE Show de encerramento
Encerramento

Show de Encerramento Com a professora e musicista Zélia Pimenta. INÍCIO: 18H30. ENCERRAMENTO: 19H00.

Inscrições

Organizador

  • UFMG-IFAL
    COMISSÃO ORGANIZADORA

    COORDENAÇÃO

    Profa. Dra. Maralice de Souza Neves (UFMG)
    Profa. Dra. Gisele Fernandes Loures (IFAL)


    SECRETARIA

    Profa. Mestranda Arabela Franco (Poslin/UFMG)
    Profa. Doutoranda Hermínia Silveira (Poslin/UFMG)
    Profa. Kely Cristina (ConCol/UFMG)

    TESOURARIA

    Paula solleiro (UFMG)
    Grauando Gustavo Igor (Letras - UFMG)
    Profa. Doutoranda Natália Costa Leite (Poslin/UFMG - CEFETMG)
    Profa. Júnia Batista Alemão (ConCol/UFMG)

    COMUNICAÇÃO E RECEPÇÃO

    Osmar Pereira Júnior (FALE/UFMG)
    Graduando Leonardo Luiz Pereira da Silva Filho (Sistemas de Informação - IFAL)
    Graduanda Isabela Tomé (Letras - UFMG)
    Profa. Rosilene Vale (ConCol)
    Profa. Camilla Ellen (ConCol)
    Graduando Felipe Diógenes (Letras - UFMG)
    Profa. Márcia Cristina Silva (ConCol)
    Profa. Flávia Carvalho (ConCol)
    Prof. Humberto Teixeira (ConCol)
    Profa. Mestranda Fernanda Peçanha (Coltec/UFMG)

    LOGÍSTICA

    Osmar Pereira Júnior (FALE/UFMG)
    Paula Solleiro (UFMG)
    Profa. Bernadete Árabe (ConCol)
    Prof. Mestrando Jackson Vitória (Poslin/UFMG)
    Profa. Flávia carvalho (ConCol)
    Profa. Júnia Batista Alemão (ConCol)
    Prof. Edvaldo Carvalho (ConCol)
    Profa. Mestranda Fernanda Peçanha (Coltec/UFMG)
    Graduanda Bolsista PROEX Jayne Aparecida Loures de Brito

    COMISSÃO CIENTÍFICA

    Profa. Dra. Maralice de Souza Neves (UFMG)
    Profa. Dra. Gisele Fernandes Loures (IFAL)
    Profa. Dra. Vanderlice Santos de Andrade Sól (EDUCONLE - IFMG)
    Profa. Dra. Shirlene Bemfica (EDUCONLE - IFMG)
    Profa. Dra. Tania Regina de Souza Romero (UFLA)
    Profa. Dra. Ana Maria Ferreira Barcelos (UFV)
    Profa. Dra. Valdeni da Silva Reis (UFVJM)
    Profa. Dra. Hilda Simone Henriques Coelho (UFV)
    Profa. Doutoranda Natália Costa Leite (Poslin/UFMG - CEFETMG)
    Profa. Doutoranda Kátia Honório (Poslin/UFMG - UFVJM)
    Profa. Kely Cristina (ConCol/UFMG)

    Entre em contato

Realizadores

Participantes

Patrocinador

Apoiadores