SIBiUSP 2018 - Seminário Bibliotecas e o suporte ao Pesquisador: novas frentes e desafios

25 de outubro de 2018, 13h30 - 17h30

Auditório da Escola de Educação Física e Esporte da USP, São Paulo, SP

Sobre

Seminário SIBiUSP

25 de outubro de 2018

13h30 - 17h30

"Bibliotecas e o suporte ao pesquisador"

XXI Semana do Livro e da Biblioteca na USP

Semana Internacional do Acesso Aberto

 

A globalização e a crescente complexidade da Ciência e das atividades de pesquisa têm exercido cada vez mais pressão sobre os pesquisadores e os grupos de pesquisa, no que se refere à produção científica, ao exercício das atividades acadêmicas e administrativas, bem como no acompanhamento e melhoria do desempenho tanto do pesquisador quanto da Universidade. Nesse cenário, observa-se a necessidade cada vez maior de apoio, tanto a docentes quanto a alunos de pós-graduação, graduação e grupos de pesquisa. Por outro lado, em anos recentes, o papel das bibliotecas universitárias no suporte à pesquisa e ao pesquisador começou a se ampliar e diversificar. 

Hoje, o trabalho desenvolvido pelas bibliotecas inclui a prestação de serviços de pesquisa, apoio na utilização de ferramentas de busca e sistemas de descoberta, acesso a materiais, dados e recursos eletrônicos além do catálogo, assistência à pesquisa avançada em áreas temáticas, elaboração de guias e tutoriais, projetos e parcerias entre as bibliotecas e a comunidade de pesquisa. Análise bibliométrica da produção científica, identificação digital, atualização de perfis e currículos online, promoção de workshops e treinamentos sobre ferramentas de pesquisa, escrita, orientação sobre direitos autorais, prevenção de plágio e apoio à gestão de dados de pesquisa são algumas das novas frentes. 

Nesse ambiente rico em interações tanto de pessoas quanto de conteúdos e ferramentas, sobressai a importância das bibliotecas no cumprimento da missão das universidades em relação à sociedade e no que diz respeito ao avanço da pesquisa e da ciência.

Para marcar este momento, convidamos a todos a participar do Seminário Bibliotecas e o suporte ao pesquisador: novas frentes e desafios. O Seminário é aberto e gratuito a todos os interessados

Objetivos do evento:

Discutir os diferentes aspectos que envolvem a pesquisa e as atividades do pesquisador na atualidade
Explorar o ecossistema da produção e comunicação científica e sua complexidade
Evidenciar o papel do bibliotecário e das bibliotecas no suporte à pesquisa e ao pesquisador

TRANSMISSÃO pelo IPTV USP

Organização e Promoção: Sistema Integrado de Bibliotecas da USP

Patrocínio: Dot.Lib Brasil

Local do evento

Auditório da Escola de Educação Física e Esporte da USP - 05508-030, Avenida Professor Mello de Morais, 65, Butantã, São Paulo, São Paulo

Palestrantes

  • Maria Fazanelli Crestana

    Maria Fazanelli Crestana - Sistema Integrado de Bibliotecas da USP

    Chefe Técnica do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo. Foi chefe técnica do Serviço de Biblioteca da Faculdade de Medicina da USP. MBA em Gestão e Tecnologias da Qualidade pelo Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da USP. Doutora em Saúde Pública, mestre em Saúde Pública, especialista em Administração Hospitalar pela Faculdade de Saúde Pública da USP, e bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Educacional de São Carlos.

    25/10 - 14h00 Abertura

  • Valtencir Zucolotto

    Valtencir Zucolotto - Palestrante

    Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC). É Professor Associado e coordenador do Laboratório de Nanomedicina e Nanotoxicologia do Instituto de Física de São Carlos - IFSC da Universidade de São Paulo (USP). Foi professor Visitante na Universidade Joseph Fourier, Grenoble, França, em 2010. Tem experiência nas áreas de Nanotecnologia e Desenvolvimento e Aplicação de Nanomateriais em Medicina. Desenvolveu e ministra vários cursos e minicursos em Escrita Científica, e já publicou mais de 128 artigos em revistas internacionais e 8 capítulos de livros. Possui fator H 26. É editor associado de revistas científicas internacionais na área de Nanomedicina. Informações: www.nanomedicina.com.br.

    25/10 - 14h30 Escrita científica e as necessidades dos autores brasileiros

  • Sylvio Roberto Accioly Canuto

    Sylvio Roberto Accioly Canuto - Pró-Reitoria de Pesquisa da USP

    É professor titular do Instituto de Física (IF) da USP desde 1994. Obteve seu Doutorado em 1979 pela Universidade de Uppsala, na Suécia. Foi presidente da Comissão de Pós-Graduação do Instituto e chefe de departamento em quatro mandatos, sendo três no IF e um ainda durante sua vinculação à Universidade Federal de Pernambuco, onde foi professor titular. Coordena diversos projetos científicos e tem atuado como avaliador de projetos internacionais. É membro do Conselho Superior da Capes, representando o Conselho Técnico Científico da Educação Superior; da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e, desde 2018, da The World Academy of Sciences. Pró-Reitor de Pesquisa da Universidade de São Paulo.

    25/10 - 15h00 A pesquisa e seus desafios no Brasil e na USP

  • Luiz Fernando Ferraz da Silva

    Luiz Fernando Ferraz da Silva - Pró-Reitoria de Graduação da USP

    Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2002), Residência em Anatomia Patológica concluída em 2006 e Doutorado em Patologia concluído em 2010, todos pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Doutor do Departamento de Patologia desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão na Faculdade de Medicina da USP. Seus principais focos de pesquisa são: patologia de autópsia, poluição atmosférica e patologia pulmonar.

    25/10 - 15h45 Atividades de pesquisa na Graduação e o desenvolvimento profissional

  • Niels Olsen Saraiva Câmara

    Niels Olsen Saraiva Câmara - Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP

    Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1991), mestrado em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1997), especialização em Imunologia de Transplantes pela Université de Tours (Diplome dês Études Appronfodies, França, 1997-1999), doutorado em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2000), pós-doutorado pelo Imperial College London (2000-2003) e livre-docência pela Universidade Federal de São Paulo (Medicina) em 2006. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (desde 2011). Membro Titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Assessor da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP. 

    25/10 - 16h15 Pós-Graduação e Pesquisa: programas e projetos

  • Maria Eduarda dos Santos Puga

    Maria Eduarda dos Santos Puga - UNIFESP

    Possui graduação em Biblioteconomia pela Unesp (2000) , especialização em Informação em Ciências da Saúde pela UNIFESP, Mestre e Doutora Medicina Interna e Terapêutica - Medicina Baseada em Evidências pela Universidade Federal de São Paulo (2008). Atualmente é Information Specialist no Centro Cochrane do Brasil. Diretora da Coordenadoria da Rede de Bibliotecas da UNIFESP - CRBU.  

    25/10 - 16h45 As Bibliotecas e a gestão de dados abertos de pesquisa

Programação

Horário Atividade Descrição
25/10
13h30 Auditório da Escola de Educação Física e Esporte Recepção e Credenciamento
Credenciamento
Recepção dos participantes
14h00 Auditório da Escola de Educação Física e Esporte Abertura
Abertura
Maria Fazanelli Crestana
Abertura do evento
14h30 Auditório da Escola de Educação Física e Esporte Escrita científica e as necessidades dos autores brasileiros
Palestra
Valtencir Zucolotto
Palestra
15h00 Auditório da Escola de Educação Física e Esporte A pesquisa e seus desafios no Brasil e na USP
Palestra
Sylvio Roberto Accioly Canuto
Palestra
15h30 Auditório da Escola de Educação Física e Esporte Intervalo para café
Intervalo
Intervalo
15h45 Auditório da Escola de Educação Física e Esporte Atividades de pesquisa na Graduação e o desenvolvimento profissional
Palestra
Luiz Fernando Ferraz da Silva
Palestra
16h15 Auditório da Escola de Educação Física e Esporte Pós-Graduação e Pesquisa: programas e projetos
Palestra
Niels Olsen Saraiva Câmara
Palestra
16h45 Auditório da Escola de Educação Física e Esporte As Bibliotecas e a gestão de dados abertos de pesquisa
Palestra
Maria Eduarda dos Santos Puga
Palestra
17h15 Auditório da Escola de Educação Física e Esporte Encerramento
Encerramento
Encerramento

Inscrições

Organizador

  • Departamento Técnico do SIBiUSP
    O SIBiUSP é um órgão da Reitoria da USP, formado por um Departamento Técnico e por 48 bibliotecas, distribuídas por dez cidades do Estado de São Paulo.
    Entre em contato