WORKSHOP MINDFULNESS

WORKSHOP MINDFULNESS

Faça sua inscrição
De 8 a 29 de maio Todos os dias das 17h00 às 19h00

Sobre o Evento

WORKSHOP MINDFULNESS

Ciclo de Vivências em Atenção Plena


TEMAS:


Mindfulness e Ansiedade - (08/05/2018, das 17h às 19h)

Sentir ansiedade é uma condição natural à vida humana, uma reação que permite que nos preparemos para situações de ameaça e perigo, sejam elas simples, como falar em público, ou até mais complexas, como uma situação de risco de vida. Desta forma, a ansiedade pode tornar-se patológica quando seus níveis apresentam-se desproporcionais às situações que os geram e, principalmente, quando essas respostas exageradas se mantêm de modo persistente por longos períodos, o que pode sinalizar a presença de um transtorno de ansiedade.

A Atenção Plena ajuda a identificar a origem da ansiedade, ou seja, o motivo pelo qual a ansiedade surge e cresce, bem como a forma como o paciente reage a ela. A partir desta auto-observação, podemos aprender a estar atento as reações do nosso corpo, reconhecer, sem julgar, desenvolve posturas de enfrentamento à ansiedade, trabalhando, conscientemente, uma adaptação mais versátil e eficiente.


Mindfulness e Depressão - (15/05/2018, das 17h às 19h)

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que até 2020 a depressão será a principal doença comum, acometendo mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde. O estilo de vida, a falta de vínculos afetivos, o excesso de atividades, exigências pelo sucesso e dinheiro, problemas naturais, como desemprego, perda de pessoas importantes e mudanças repentinas, nos tornam suscetíveis à depressão.

Apesar de existir mais informações a respeito da depressão, ainda hoje há muito preconceito acerca de seu diagnostico ou tratamento. Dessa forma, este workshop propõe dois momentos: compartilhar informações sobre como diferenciar tristeza de depressão, identificar mudanças comportamentais e cognitivas de uma pessoa depressiva e seus prejuízos. E no segundo momento, ensinar a prática de Atenção Plena, identificando padrões de pensamentos negativos e como responder de forma produtiva e saudável.


Mindfulness e Autoconhecimento - (22/05/2018, das 17h às 19h)

Você se conhece bem? O que faz com que algumas pessoas sejam mais seguras de si, mais estáveis emocionalmente, enquanto outras se perdem, se desesperam quando algo acontece? O diferencial que faz com que cada um de nós descubra nossas qualidades, os pontos a serem melhorados e consiga ter controle sob nossas emoções é o autoconhecimento! Geralmente amamos e confiamos apenas em quem conhecemos muito! E se você não se conhece bem, como quer acreditar mais em sua própria capacidade e na realização de seus sonhos?

A prática de Mindfulness nos ajuda a desenvolver uma visão da nossa mente, e com isso nos familiarizar com ela. Quando escolhemos prestar atenção nos nossos pensamentos, emoções e sensações, escolhemos praticar a forma mais avançada de autoconhecimento. E o principal ganho com o autoconhecimento é a criação de hábitos mentais saudáveis e a nossa libertação dos padrões negativos de comportamento.

Mindfulness e Autoestima - (29/05/2018, das 17h às 19h)

Autoestima é a estima que temos por nós mesmos. É ter confiança em si mesmo, seu valor e suas habilidades. Significa refletir sobre seus comportamentos e suas atitudes com bastante autoaceitação. A prática de Mindfulness ajuda pessoas a tornarem-se mais atentas e interessadas nos pensamentos e sentimentos, bem como observar as pressões impostas pela cultura, mídia, em relação ao próprio corpo, aparência e capacidades.

Nesse workshop, você poderá diferenciar autoestima de autoconfiança, reconhecer os padrões negativos, identificar formas de trabalhar autoestima e compreender a relação autoestima e Mindfulness, através de exercícios práticos.

Palestrantes

  • Luciana Maria Dias Mota
  • Graciany Aída Conceição

Inscrições

Carregando área de inscrição

Local

Universidade Católica de Brasilia - Clínica Escola de Fisioterapia, Sala F13., 71966-700, QS 7, Areal (Águas Claras), Brasília, Distrito Federal
Ver no mapa

Serviço de Orientação e Acompanhamento Psico-Pedagógico - SOAPPe

O Serviço de Orientação e Acompanhamento Psico-Pedagógico oferece Psicoterapia Breve e atendimentos pedagógicos e psicopedagógicos a estudantes e servidores da Universidade Católica de Brasília. Além dos atendimentos individuais, o SOAPPe realiza atividades em grupo, como oficinas, workshops e palestras. As atividades são conduzidas por uma equipe multidisciplinar de psicólogos e psicopedagogas.