XIII Congresso Brasileiro de História Econômica e 14ª Conferência Internacional de História de Empresas

24 de setembro de 2019, 00h00 até 26 de setembro de 2019, 00h00

Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, SC

Sobre

O XIII Congresso Brasileiro de História Econômica e a 14ª Conferência Internacional de História de Empresas, organizados pela Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica – ABPHE –, têm como objetivo principal discutir, sob o enfoque histórico, temas de alta relevância para a compreensão da sociedade e dos processos de desenvolvimento. Os eventos serão realizados na Universidade do Extremo Sul Catarinense/UNESC, em Criciúma/SC, nos dias 24, 25 e 26 de setembro de 2019.

O público alvo consiste em pesquisadores, professores e estudantes (Pós-Graduação e Graduação) dos cursos de Economia, História, Geografia, Administração, Ciências Sociais e áreas afins, assim como organizações públicas e privadas que tenham interesse em pesquisas acerca da História Econômica e História de Empresas. O evento contará com Conferências nacionais e internacionais, mesas redondas e apresentação de comunicações orais.

Local do evento

Universidade do Extremo Sul Catarinense - 88806-000, Avenida Universitária, 1.105, Universitário, Criciúma, Santa Catarina

Palestrantes

  • Prof. Dr. Álvaro Garrido

    Prof. Dr. Álvaro Garrido - Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

    Álvaro Garrido é professor associado com agregação da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde coordena o grupo de História Económica e Social. Investigador integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20). O seu trabalho incide na História Económica contemporânea e na história das instituições do Estado Novo português. Os temas do corporativismo, das pescas e da economia do mar e da economia social são centrais no seu projeto de investigação. Recentemente publicou: Cooperação e Solidariedade. Uma História da Economia Social (Tinta-da-China, 2016); Queremos uma Economia Nova! O Corporativismo Salazarista (Temas & Debates/Círculo de Leitores, 2016) e As Pescas em Portugal (Col. Ensaios da Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2018).

    24/09 - 19h15 Democracia e transformações sociais: Portugal do 25 de Abril ao ingresso na União Européia
    26/09 - 16h30 Direitas no Brasil e na Europa

  • Prof. Dr. Juan Odisio

    Prof. Dr. Juan Odisio - Faculdad de Ciencias Económica da Universidad de Buenos Aires

    Doutor em Ciências Sociais, Mestre em História Econômica e Políticas Econômicas e Bacharel em Economia pela Universidade de Buenos Aires (UBA). Trabalha como professor assistente de "História Econômica e Social da Argentina" do FCE-UBA, pós-doutorando do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET) com sede no IIEP-Baires e diretor de H-indústria, Journal of History of indústria, serviços e empresas na América Latina. Participa de diversos projetos de pesquisa sobre industrialização por substituição de importações, o Estado empreendedor argentino e a história do pensamento econômico. Sobre esses assuntos, ele publicou artigos e capítulos de livros tanto no país quanto no exterior nos últimos anos.

    25/09 - 10h30 Brasil e Argentina – neoliberalismo e desenvolvimentismo no movimento pendular

  • Profa. Dra Teresita Gómez

    Profa. Dra Teresita Gómez - Faculdad de Ciencias Económica da Universidad de Buenos Aires

    Licenciatura em História. Faculdade de Humanidades e Artes. Universidade Nacional de Rosario. Mestrado em História da América Latina no Instituto dos Altos Estudos da América Latina. Sorbonne Nouvelle. Paris III. Pesquisadora do Centro para o Estudo da Situação e Perspectivas da Argentina (CESPA). Faculdade de Ciências Econômicas. Universidade de Buenos Aires. Ela fazia parte da Comissão Diretiva da Associação Argentina de História Econômica. Professora Associada da Faculdade de Ciências Econômicas e Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires. Ele atua como sócio avaliador do Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Técnica (CONICET). Co-autor de livros sobre História das Empresas, Transporte e Planejamento na Argentina. Sua área de trabalho é a História Econômica.

    25/09 - 16h30 Logística e integração regional no Cone Sul nos século XIX e XX

  • Prof. Dr. Aníbal Herib Caballero Campos

    Prof. Dr. Aníbal Herib Caballero Campos - Universidad Nacional de Canindeyú

    Doutor em História pela Universidade Nacional de Assunção e mestre em História do Mundo Hispânico pelo Conselho Superior Espanhol de Pesquisa Científica, através de uma bolsa da Fundação Carolina e da Fundação Mapfre Tavera. Pós-doutorado no PPGH da Universidade Federal da Grande Dourados. A experiência na área de História, com ênfase na história, focando principalmente nos seguintes temas: Paraguai, nacionalismo, república, biblioteca e nação paraguaia.

    26/09 - 10h30 Guerras na Bacia do Prata (século XIX): economia e política

  • Prof. Dr. Carlos Gabriel Guimarães

    Prof. Dr. Carlos Gabriel Guimarães - Universidade Federal Fluminense

    Possui graduação em História Econômica Geral e do Brasil pela Universidade Federal Fluminense (1987), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1991), doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1997) e Pós-doutorado pela Universidade de Lisboa (2002-2003). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Econômica do Brasil (Colônia e Império_séculos XVIII e XIX), atuando principalmente nos seguintes temas: estado, comércio, poder, economia e história econômica. Pesquisador do CNPq.

    26/09 - 10h30 Guerras na Bacia do Prata (século XIX): economia e política

  • Prof. Guilherme Grandi

    Prof. Guilherme Grandi - Universidade de São Paulo

    Professor doutor do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), do Programa de Pós-Graduação em Economia (FEA/USP) e do Programa de Pós-Graduação em História Econômica da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), mestrado em Economia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2011). Em 2012-2013, foi pesquisador de pós-doutorado no Centre interuniversitaire de recherche en économie quantitative (CIREQ) da Université de Montréal (Canadá).

    25/09 - 16h30 Logística e integração regional no Cone Sul nos século XIX e XX

  • Prof. Dr. Pedro Cezar Dutra Fonseca

    Prof. Dr. Pedro Cezar Dutra Fonseca - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Bacharel e Mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo - USP. Pesquisador do CNPq desde 1987. Professor Titular do Departamento de Ciências Econômicas e Relações Internacionais da UFRGS, onde foi Coordenador do Pós-Graduação em Economia, Chefe do Departamento, Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, Presidente da Câmara de Pesquisa, Pró-Reitor de Pesquisa e Vice-Reitor. Foi Coordenador da Área de Economia da CAPES, Diretor-Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (1997-2000) e Presidente da Sociedade Brasileira de Economia Política (2002-2004). Atua como profissional e pesquisador na área de Economia, com ênfase em Economia Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Econômico, Formação Econômica do Brasil no século XX e História do Pensamento Econômico.

    25/09 - 10h30 Brasil e Argentina – neoliberalismo e desenvolvimentismo no movimento pendular

  • Hermano Penna

    Hermano Penna - Hermano Penna

    Diretor de cinema, diretor de fotografia, roteirista. Cearense, nascido em 1945, passou a juventude na Bahia, mas em meados dos anos 60 mudou-se para Brasília e, em seguida, para São Paulo, onde começou a trabalhar como assistente de direção em O profeta da fome (1969), de Maurice Capovilla, e como assistente de câmera, em Gamal, o delírio do sexo (1970), de João Batista de Andrade. Entre a metade dos anos 70 e o início dos 80, dirigiu documentários para o programa de televisão Globo Repórter, como A mulher no cangaço (1976) e África, mundo novo (1977). Com seu primeiro longa-metragem, Sargento Getúlio (1983), foi premiado como melhor diretor no Festival de Locarno, Suíça, e melhor filme em Gramado. Em 2007, lançou o drama Olho de Boi, que recebeu os prêmios de roteiro e ator no Festival de Gramado. 

    25/09 - 18h30 Documentários: "500 anos de Economia Brasileira"

  • Prof. Dr. Mario Etchechury Barrera

    Prof. Dr. Mario Etchechury Barrera - Investigador del ISHIR-CONICET (Rosario, Argentina)

    Doutor em História pela Universidad Pompeu Fabra (Barcelona), Investigador do ISHIR-CONICET (Rosario, Argentina) e membro externo do GRIMSE (Grupo de Investigación en Imperios, Metrópolis y Sociedades Extraeuropeas, UPF). Foi Investigador Junior do projeto State Building in Latin America, 1820-1870 (European Research Council-UPF) e como bolsista Post-Doctoral de la Agencia Nacional de Investigación e Innovación (ANII). Suas principais áreas de trabalho incluem a história do processo de construção estatal na América Latina, a história regional e a formação das redes político-militares internacionais ao longo do século XIX. Entre suas principais publicações, se destacam "Hijos de Mercurio, esclavos de Marte. Mercaderes y servidores del estado en el Río de la Plata (1806-1860), Rosario, Prohistoria, 2015; “Uruguay en el mundo”, en FREGA, Ana (coord.), Historia Contemporánea del Uruguay 1808-1880. Tomo 1. Fundación Mapfre, 2016.

    26/09 - 10h30 Guerras na Bacia do Prata (século XIX): economia e política

  • Prof. Dr. Pedro Paulo Zahluth Bastos

    Prof. Dr. Pedro Paulo Zahluth Bastos - Universidade Estadual de Campinas

    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1993), mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Foi presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE), entre 2009 e 2011, e chefe do Departamento de Política e História Econômica do Instituto de Economia, da Universidade Estadual de Campinas, entre 2008 e 2012. Foi professor visitante na Universidade da California, Berkeley (2017-8). Desde 2002, leciona no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, onde atualmente é Professor Associado (Livre Docente). Tem experiência na área de Economia e Economia Política, com ênfase em Crescimento e Desenvolvimento Econômico, Economia Política da Política Econômica, Economia Brasileira Contemporânea e Formação Econômica do Brasil.

    26/09 - 16h30 Direitas no Brasil e na Europa

  • Ivan Colangelo Salomão

    Ivan Colangelo Salomão - Universidade Federal do Paraná

    Professor do Departamento de Economia da e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico Universidade Federal do Paraná (UFPR). Editor da Revista de Economia e editor-adjunto de Análise Econômica e História Econômica & História de Empresas.

    25/09 - 19h15 Conferência da Associação Latino-Americana de História do Pensamento Econômico (ALAHPE)

  • Luiz Felipe Bruzzi Curi

    Luiz Felipe Bruzzi Curi - Universidade Federal de Minas Gerais

    É Professor Adjunto do Departamento de Ciências Econômicas da FACE/UFMG e pesquisador do Cedeplar/UFMG. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011), tendo feito mestrado (2014) e doutorado (2018) em História Econômica pela Universidade de São Paulo.

    25/09 - 19h15 Conferência da Associação Latino-Americana de História do Pensamento Econômico (ALAHPE)

  • Roberto Pereira Silva

    Roberto Pereira Silva - Universidade Federal de Alfenas

    Professor Adjunto no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas. Possui graduação em História - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (2006). Mestre em História Econômica pelo Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento do Instituto de Economia da Universidade de Campinas. Doutor pelo o programa de História Econômica da Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP

    25/09 - 19h15 Conferência da Associação Latino-Americana de História do Pensamento Econômico (ALAHPE)

Programação

Horário Atividade Descrição
24/09
13h30 Bloco P Sessão de comunicações I
Apresentação de Artigos
13h30 Bloco P Reunião da Diretoria e do Conselho de Representantes da ABPHE
Fórum
15h30 Bloco P Intervalo para café
Coffee break
16h00 Bloco P Sessão de comunicações II
Apresentação de Artigos
19h15 Auditório Rui Hulse Democracia e transformações sociais: Portugal do 25 de Abril ao ingresso na União Européia
Conferência
Prof. Dr. Álvaro Garrido

Prof. Dr. Álvaro Garrido (Universidade de Coimbra)

25/09
08h00 Bloco P Sessão de comunicações III
Apresentação de Artigos
10h00 Bloco P Intervalo para café
Coffee break
10h30 Bloco P Sala 19 Brasil e Argentina – neoliberalismo e desenvolvimentismo no movimento pendular
Mesa-redonda
Prof. Dr. Juan Odisio, Prof. Dr. Pedro Cezar Dutra Fonseca
12h30 Restaurante Intervalo para almoço
Almoço
14h00 Bloco P Sessão de comunicações IV
Apresentação de Artigos
16h00 Bloco P Intervalo para café
Coffee break
16h30 Bloco P Sala 19 Logística e integração regional no Cone Sul nos século XIX e XX
Mesa-redonda
Profa. Dra Teresita Gómez, Prof. Guilherme Grandi
18h30 Bloco P Documentários: "500 anos de Economia Brasileira"
Sessão de Cinema
Hermano Penna
19h15 Auditório Rui Hulse Conferência da Associação Latino-Americana de História do Pensamento Econômico (ALAHPE)
Conferência
Ivan Colangelo Salomão, Luiz Felipe Bruzzi Curi , Roberto Pereira Silva
26/09
08h00 Bloco P Sessão de comunicações V
Apresentação de Artigos
10h00 Bloco P Intervalo para café
Coffee break
10h30 Bloco P Sala 19 Guerras na Bacia do Prata (século XIX): economia e política
Mesa-redonda
Prof. Dr. Aníbal Herib Caballero Campos , Prof. Dr. Carlos Gabriel Guimarães , Prof. Dr. Mario Etchechury Barrera
10h30 Bloco P Sala 19 Assembleia da ABPHE e eleição da nova diretoria
Fórum
12h30 Restaurante Intervalo para almoço
Almoço
14h00 Bloco P Sessão de comunicações VI
Apresentação de Artigos
16h00 Bloco P Intervalo para café
Coffee break
16h30 Bloco P Sala 19 Direitas no Brasil e na Europa
Conferência
Prof. Dr. Pedro Paulo Zahluth Bastos, Prof. Dr. Álvaro Garrido

Inscrições

Organizador

  • Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE)
    A ABPHE, fundada em 10 de setembro de 1993, é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que congrega economistas, historiadores, cientistas sociais e outros estudiosos da história econômica e disciplinas afins (história de empresas, história do pensamento etc.). A ABPHE é a principal organização científica nacional em sua área de atuação, promovendo estudos de história econômica através de revista especializada, publicação de livros e realização de encontros regulares, nos quais a comunidade acadêmica debate artigos e paradigmas de interpretação, conhece pesquisas em andamento e dialoga com pares de outros países. Além de estimular a discussão, o estudo e a pesquisa documental das transformações das estruturas econômicas, sociais e culturais ao longo da história, a ABPHE abre espaço para mesas e conferências sobre processos econômicos contemporâneos.



    Diretoria ABPHE 2017-2019

    Luiz Fernando Saraiva (UFF)
    Presidente

    Alcides Goularti Filho (UNESC)
    Vice-Presidente

    Rita de Cássia da Silva Almico (UFF)
    1ª Secretário

    Paulo Roberto Cimó Queiroz (UFGD)
    2ª Secretário

    Fernando Carlos G. de Cerqueira Lima (UFRJ)
    1ª Tesoureiro

    Talita Alves de Messias (Unisinos)
    2º Tesoureira

    Conselho de Representantes

    Região Centro-Oeste
    1º Titular – Teresa Cristina de Novaes Marques
    2º Titular – Déborah Oliveira Martins dos Reis

    Região Nordeste
    1º Titular – Luiz Eduardo Simões de Souza
    2º Titular - Idelma Aparecida Ferreira Novais

    Região Sudeste
    1º. Titular – Rogério Naques Faleiros
    2º. Titular – Wolfgang Lenk
    Suplente – Daniel do Val Cosentino

    Região São Paulo
    1º. Titular – Maximiliano Mac Menz
    2º. Titular – Cláudia Alessandra Tessari
    Suplente – Renato Leite Marcondes

    Região Sul
    1º. Titular – Ivan Salomão
    2º. Titular – Fábio Pesavento
    Suplente - Liara Darabas Ronçani

    Entre em contato

Organização e apoio logístico

Quer se tornar um parceiro?