XVI Encontro Humanístico da UFMA

XVI Encontro Humanístico da UFMA

XVI ENCONTRO HUMANÍSTICO DA UFMA Ciências Humanas e Sociais no Brasil Contemporâneo: diálogos sobre práticas formadoras e intervenções na sociedade

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De 27 a 30 de novembro Todos os dias das 08h às 20h
São Luís, MA Centro de Ciências Humanas-CCH, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Sobre o Evento

UM ENCONTRO DE QUASE DUAS DÉCADAS

O Encontro Humanístico da UFMA é um evento acadêmico realizado desde 1999, trazendo como principal objetivo a abertura de espaços que ampliem o diálogo e possibilitem a divulgação de trabalhos e pesquisas em Ciências Humanas. Inicialmente concebido em âmbito regional, tornou-se um evento de projeção nacional a partir de 2008, ano em que se consolidou como o maior evento acadêmico do Maranhão, alcançando cerca de 1700 participantes.

O Encontro Humanístico é uma parceria entre o Núcleo de Humanidades e o Centro de Ciências Humanas (CCH) da UFMA, que em todas as edições mantém o cuidado de preservar a identidade deste Centro, tanto do ponto de vista acadêmico quanto cultural. Neste sentido, exposições e apresentações artísticas permeiam diversos espaços e momentos do evento, dando voz a artistas e estudantes locais e valorizando produções culturais maranhenses.

Durante o Encontro, as atividades rotineiras do CCH são interrompidas, possibilitando a participação maciça da comunidade acadêmica deste Centro, que se mobiliza significativamente para participar e para receber conferencistas, pesquisadores(as) e estudantes de diversas instituições brasileiras. O CCH se transforma em um amplo espaço onde as Ciências Humanas se encontram – por meio de apresentações de pesquisas e outros trabalhos; conferências; palestras; mesas redondas; minicursos; apresentações e vivências artísticas; dentre outras atividades.

No decorrer de suas 15 edições, o Encontro contou com a participação de renomados pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa do Brasil como UERJ, UFF, UFMA, UEMA, UFRRJ, UFPB, UNB, UNICAMP, UFPA, PUC-Minas, UNESP, e FUNAI, bem como de conferencistas internacionais de países como Alemanha, Porto Rico, Portugal e Espanha.

As temáticas propostas nos Encontros sempre buscaram favorecer o diálogo entre as diferentes áreas do campo das Ciências Humanas, fato que tem contribuído para o aumento do interesse tanto dos membros da instituição promotora (UFMA), quanto daqueles provenientes de outras instituições do Maranhão e do Brasil. Temas como “Identidades”; “Linguagens”; “Diversidade”; “Patrimônio, Memória e Contemporaneidade”; “Multiculturalismo”; “Novas Perspectivas Em Ciências Humanas”; e “Ciências Humanas Em Movimento”, se estabeleceram como eixos norteadores de Encontros passados. Neste ano de 2018, o tema escolhido para guiar a proposta e estruturação do XVI Encontro Humanístico é: “Ciências Humanas e Sociais no Brasil Contemporâneo: diálogos sobre práticas formadoras e intervenções na sociedade”.

Programação

08h00 CREDENCIAMENTO Credenciamento
Local: AO LADO DO HALL DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS

O credenciamento acontecerá na manhã do dia 27, no Centro de Ciências Humanas - CCH da UFMA. Haverá um pré-credenciamento no dia 26 de novembro, a partir das 15h00, com programação artística e sorteio de livros.

14h00 SOLENIDADE DE ABERTURA E PALESTRA: AS MULHERES E O ENFRENTAMENTO AO ATRASO - Profª Drª Lucia Helena Rincon Afonso (PUC/ Goiás) Abertura
SOLENIDADE DE ABERTURA  E PALESTRA: AS MULHERES E O ENFRENTAMENTO AO ATRASO - Profª Drª Lucia Helena Rincon Afonso (PUC/ Goiás)
Local: Auditório Setorial-CCH

 

 

16h30 CICLO DE PALESTRAS - Prof Dr Toni Edson (UFAL) E Moizes Nobre (cordelista maranhense) Palestra
Local: uditório A (Mário Meirelles)

- Das narrativas ancestrais ao contador atual: a tradição oral vista sob o viés do djeli na África Ocidental - Prof Dr Toni Edson (UFAL)

- Os caminhos do Cordel Brasileiro produzido no Maranhão - Moizes Nobre (cordelista maranhense)

16h30 CICLO DE PALESTRAS - Prof Dr Paulo Eduardo Arantes (USP) Palestra
Local: Auditório Setorial - CCH

TEMA: Cem anos de exceção 

08h00 Minicurso 4: PROJETOS CRIATIVO-MUSICAIS NA ESCOLA Profa Dra Viviane Beineke (DMU - UDESC – SC) Minicurso
Local: CCH - Centro de Ciências Humanas da UFMA

(este minicurso acontecerá somente na quarta-feira (28), das 8h00 às 10h30)

PROJETOS CRIATIVO-MUSICAIS NA ESCOLA - Profa Dra Viviane Beineke (DMU - UDESC – SC)

A Oficina irá abordar interfaces teóricas e metodológicas no planejamento e prática de projetos criativo-musicais na educação musical escolar. As atividades articulam momentos de vivência de práticas musicais criativas e de reflexão sobre concepções e desafios em sala de aula. A oficina fundamenta-se em estudos sobre a aprendizagem criativa e o ensino musical criativo em práticas musicais colaborativas, com ênfase em atividades de composição musical. Também será focalizada a reflexão crítica sobre processos de planejamento e a integração entre conhecimentos musicais e pedagógicos na ação docente. Observação: é recomendável utilizar roupa confortável para sentar-se no chão.

08h30 Minicurso 2: COMO EU FALO EM PÚBLICO: uma perspectiva Gestáltica acerca da oratória Coord: Prof Dr. Jadir Machado Lessa (DEPSI- UFMA) Minicurso
Local: CCH - Centro de Ciências Humanas da UFMA

COMO EU FALO EM PÚBLICO: uma perspectiva Gestáltica acerca da oratória

Coord: Prof Dr. Jadir Machado Lessa (DEPSI- UFMA)

O objetivo deste minicurso é apresentar uma concepção Gestáltica acerca da oratória no contexto profissional do Psicólogo, do Professor e demais profissionais que utilizam a comunicação oral. Tal compreensão se dará através da articulação teórico-prática entre os seguintes elementos: resgate epistemológico acerca da origem da oratória e da Gestalt-terapia; principais habilidades que compõem a oratória e os principais conceitos que embasam a cosmovisão do Gestalt-terapeuta. Ressalta-se ainda que tal articulação se dará através de exposições conceituais, experimentos Gestálticos de presentificação e autopercepção, e dinâmicas grupais.

08h30 Minicurso 3: INTRODUÇÃO À CLÍNICA ÉTICA DOS ENCONTROS AFETIVOS Coord: Prof Dr. Jadir Machado Lessa (DEPSI- UFMA) Minicurso
Local: CCH - Centro de Ciências Humanas da UFMA

INTRODUÇÃO À CLÍNICA ÉTICA DOS ENCONTROS AFETIVOS

Coord: Prof Dr. Jadir Machado Lessa (DEPSI- UFMA)

O propósito deste minicurso é apresentar a concepção teórica da Clínica Ética dos Encontros Afetivos (CEEA), como clínica psicoterápica, na qual é proposto o deslocamento da ideia de responsabilidade profissional, considerada verticalmente como atribuição exclusiva do clínico, para a ideia de uma responsabilidade relacional na qual clínico e cliente surgem como protagonistas num contexto processual de corresponsabilidade. Desse modo, a abordagem da CEEA, através de sua fomentação do Exercício Ético e Encontro Afetivo, torna-se uma possibilidade de prática formadora dos profissionais das Ciências Humanas e Sociais que procuram conhecer as possibilidades de modulação ética e moral inerentes à pluralidade da vida, com essa ferramenta, podem agenciar novos modos de intervir em sua sociedade, bem como o psicólogo intervir na clínica psicoterápica.

08h30 Minicurso 5: MÉTODO ABR: PESQUISA BASEADA NAS ARTES-  prof Dr. Glauber Resende (SMERJ – RJ) Minicurso
Local: CCH - Centro de Ciências Humanas da UFMA

MÉTODO ABR: PESQUISA BASEADA NAS ARTES-  prof Dr. Glauber Resende (SMERJ – RJ)

O minicurso "Método ABR: Pesquisa baseada nas Artes" tem por intenção apresentar e experimentar a presente metodologia, que pode ser entendida como o uso de diferentes formas de expressões artísticas, como um caminho inicial para o entendimento de experiências científicas tanto do pesquisador, como para as pessoas envolvidas na pesquisa. A ABR se utiliza de ao menos seis diferentes linguagens/expressões artísticas:  1. Análise Narrativa, 2. Poesia, 3. Música, 4. Estudo da Performance, 5. Dança e Movimento, 6. Arte Visual.  Objetiva tornar um assunto de relevância para a pesquisa mais acessível a um público diversificado e leigo, propondo um diálogo entre pesquisador e público através da linguagem artística. Por intermédio desse método podemos trabalhar outra maneira de comunicação que não seja apenas e prioritariamente a verbal com os participantes. Sugerimos aos que farão este minicurso que possam trajar roupas leves e que facilitem o movimento para participar do mesmo, já que este pretende aproximar e compor ciência e arte com o intuito de aperfeiçoar os métodos de pesquisa e fazer desta relação uma forma de entendimento e comunicação das experiências humanas.

08h30 Minicurso 8: PASSAGEM POR JOGOS DE ESCUTA – Prof. Dr. Toni Edson (UFAL - AL) Minicurso
Local: CCH - Centro de Ciências Humanas da UFMA

PASSAGEM POR JOGOS DE ESCUTA – Prof. Dr. Toni Edson (UFAL - AL)

A oficina “Breve passagem por jogos de escuta” busca potencializar as relações entre “o corpo que conta” e a emissão de palavras, que têm seu peso e sua memória. Para tanto, são praticados jogos de concentração, consciência corporal, percepção do espaço e do outro, a fim de ampliar o repertório pessoal de cada participante. A oficina tece ainda relações entre o contar histórias nos mais variados espaços, instigando às pessoas participantes a desenvolver a generosidade, a tranquilidade ao contar e a conexão com nossas raízes.

08h30 Minicurso 9: GOVERNAMENTALIDADE NO PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT - Profa Dra Arleth Santos Borges (DESOC - UFMA) Minicurso
Local: CCH - Centro de Ciências Humanas da UFMA

GOVERNAMENTALIDADE NO PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT - Profa Dra Arleth Santos Borges (DESOC - UFMA)

O minicurso abordará o conceito Governamentalidade na obra de Michel Foucault, especialmente nas aulas por ele ministradas no Collége de France em 1978 e posteriormente reunidas em obra publicada no Brasil em 2008, com o título “Segurança, Território e População”. Elemento da episteme foucaultiana sobre o poder, que abrange o tipo soberano, disciplinar e biopolítica, a governamentalidade é analisada como característica desta última modalidade, também chamada de poder governamental, que se desenvolve concomitantemente ao capitalismo e tem como características centrais a população como objeto e alvo da ação governamental, o desenvolvimento de uma ciência do Estado (Estatística), e a constituição de uma particular razão de Estado como fundamento e justificativa da ação política. A governabilidade é analisada em termos conceituais e históricos, principiando pela distinção face a outras formas de governo – familiar/econômico/político, do indivíduo/da família/do Estado, das almas/dos homens -, passando pela afirmação de uma razão de Estado descolada de fundamentos naturais ou divinos e, finalmente, em termos dos seus dispositivos e técnicas de regulação e policiamentos, que são rigorosos, mas nunca infensos a contracondutas e sedições.

08h30 Minicurso 10: INTERVENÇÃO ASSISTIDA POR ANIMAIS Prof. Dr. Jean Marlos Pinheiro Borba Psicólogo (DEPSI – UFMA) Minicurso
Local: CCH - Centro de Ciências Humanas da UFMA

INTERVENÇÃO ASSISTIDA POR ANIMAIS Prof. Dr. Jean Marlos Pinheiro Borba Psicólogo (DEPSI – UFMA)

No Brasil, as IAA´s (intervenções assistidas por animais) têm se revelado como alternativas tanto de ações educativas quanto terapêuticas e interventivas que buscam via Interação Homem-Animal – IHA restabelecer e/ou ampliar os benefícios oriundos da interação entre o animal humano e o animal não-humano. O minicurso pretende informar e capacitar os participantes para, caso seja do interesse, realizar estudos ou intervenções de modo ético, fundamento e com rigor sem utilização dos animais como recurso terapêutico ou educacional desconsiderando os fundamentos que norteiam as IAAs.

08h30 Minicurso 11: A PSICOTERAPIA COMO AÇÃO EDUCATIVA E TRANSFORMADORA  - Prof Dr Carlos S.Leal (DEPSI – UFMA) Minicurso
Local: CCH - Centro de Ciências Humanas da UFMA

A PSICOTERAPIA COMO AÇÃO EDUCATIVA E TRANSFORMADORA  - Prof Dr Carlos S.Leal (DEPSI – UFMA)

O minicurso visa apresentar, de maneira dialética, como a psicoterapia/Relação de Ajuda pode ser um instrumento de promoção da saúde, e de transformação social.

10h30 MESAS-REDONDAS Mesa-redonda
Local: Auditórios do Centro de Ciências Humanas - CCH - da UFMA.

Quarta-feira, 28 de novembro – 10h30

1. O contexto sócio-político e a contemporaneidade no Brasil

1.A Confrontado o neoliberalismo: negando o réquiem à universidade pública Prof. Dr. Guillermo Alfredo Johnson (DESOC – UFMA)

1.B Mariátegui na contemporaneidade Prof. Dr. John Kennedy Ferreira (DESCO – UFMA)

1.C Fascismo e antifascismo brasileiros: teoremas da resistência para o tempo presente - Prof. Dr. Saulo Pinto Silva (DECON - UFMA)

Mediadora: Profa Dra. Célia Maria da Motta (DESOC – UFMA)

Espaço: Auditório A do CCH

2. Produções discursivas de gênero em literatura e educação.

Palavras-chave: Relações de gênero, literatura e educação

2.A  As relações sociais de gênero no cotidiano escolar. Ma. Rarielle Rodrigues Lima (Doutoranda em Ciências Sociais/UFMA)

2.B  A degenerescência do sujeito feminino na prosa naturalista. Ma. Maria Aparecida C. Mendonça Santos (Mestra em Teoria Literária - UEMA e em Cultura e sociedade – UFMA)

2.C  Educação e discussão de gênero no Brasil. Ma. Katiana Souza Santos (IESF – Mestra em cultura e sociedade/UFMA)

Mediadora: Profa Dra Elisa dos Anjos (DESOC – UFMA)

Espaço: Auditório B do CCH

3. A difusão de práticas democráticas na educação infantil: reatualizando o debate.

Palavras-chave: Educação Democrática, Educação Infantil, Política Educacional

3.A Princípios Democráticos da/na Educação Infantil: iniciando os debates - Profa Ma.Fabiana Oliveira Canavieira (DE 1 -UFMA)

3.B Por que abordar o tema da democracia na educação infantil? Anotações sobre aspectos históricos e políticos. Profa Ma. Thais Andréa Carvalho de Figueiredo Lopes (DE II – UFMA)

3.C As experiências de práticas pedagógicas democráticas vividas no cotidiano de uma Unidade de Educação Básica em São Luís -Profa Dra. Edna Maria Cabral Martins (UFCE; FAMETRO)

Mediador: Mônica Luchese Marques (DEMUS – UFMA)

Espaço: Sala de comunicações - CCH

4. Cenários do viver no Maranhão Colônia

Palavras-chave: História do Maranhão; sociedade; cultura.

4.A O resultar em drama de uma trama urdida no Maranhão de fins do século XVIII - Profa. Dra. Maria da Glória Guimarães Correia (DEHIS / UFMA)

4.B O viver nas plantations: casamento e compadrio entre os cativos dos Gomes de Sousa, Itapecuru – MA. Profa. Dra. Antônia da Silva Mota (Departamento de História – UFMA)

4.C Rainha Esther do Maranhão: o judaísmo de Isabel Gomes no nordeste setecentista. -  Profa. Dra. Marize Helena de Campos (Departamento de História – UFMA)

4.D Fragmentos sobre práticas culturais populares no Maranhão setecentista - Prof. Dr. Raimundo Inácio Souza Araújo (Colégio Universitário - UFMA)

Mediadora: Fernanda Galve (DEHIS - UFMA)

Espaço: Auditório Setorial do CCH

Sexta-feira, 30 de novembro – 10h30

5. A importância do Materialismo Histórico em tempos de Barbárie: Conservadorismo e Estado de Exceção.

Palavras-chave: Materialismo Histórico, Lutas Sociais, Estado de Exceção.

5. A       Fascismo em potencial: uma reflexão sobre o Brasil contemporâneo a luz de Theodor Adorno e Walter Benjamin. Prof Me. Marcelo de Sousa Araújo (Faculdade Santa Fé)

5.B   O avanço do conservadorismo no Brasil: Marxismo um caminho de resistência. Prof Dr. Baltazar Macaíba de Sousa (DESOC/UFPA)

5.C O Marxismo na batalha das ideias: apontamentos sobre a concepção materialista da história - Me. Ruan Claudio da Silva Rosa (Mestre em História Social/UFMA)

Mediadora: Profa. Dra. Antônia da Silva Mota (DEHIS – UFMA)

Espaço: Auditório Setorial do CCH

6. Políticas culturais e povos indígenas: dos currículos na educação básica às cotas no ensino superior

Palavras-chave: políticas culturais, povos indígenas, educação básica, ensino superior

6.A A temática indígena no ensino de Artes Visuais Larissa Lacerda Menendez (DEARV –UFMA)

6.B História indígena e ensino superior: balanço, desafios e perspectivas Profa. Dra. Soraia Sales Dornelles

6.C Ensino superior para povos indígenas: entre a invisibilidade e a garantia da autodeclaração. Profa Dra Ana Caroline Amorim Oliveira (PPGCult - UFMA)

Mediador: Prof Dr. Paulo César Alves de Castro (DEARV – UFMA)

Espaço: Auditório A do CCH

7. Vidas Negras Importam: necropolítica, colonialidade do poder punitivo e feminismo negroPalavras-chave: racialização, colonialidade, feminismo negro

7.A Feminicídio e feminismo negro Amanda Costa (Mestra em Direito pela UFMA);   

7.B Necropolítica, violência e feminismo negro Francilene Cardoso (Doutora em Serviço Social pela UFRJ);

7.C Necropolítica e Colonialidade do poder punitivo - Isabella Miranda (Mestra em Direito pela UnB)

Mediador: Prof Dr João Bottentuit Junior (PPGCult- UFMA)

Espaço: Auditório B do CCH

8. Linguística, língua portuguesa e suas interfaces

Palavras-chave: linguística; língua portuguesa; metáfora; jogos, comunicação.

8.A A linguística da internet e o processo de comunicação - Profa Dra Veraluce da Silva Lima (DELER – UFMA)

8.B As expressões linguísticas metafóricas e suas dimensões universais e culturais: algumas reflexões - Profa Dra. Mônica Fontenelle Carneiro (DELER – UFMA)

8.C Língua Portuguesa e Linguística: entre regras e jogos - Profa Dra Sônia Maria Correa Pereira (DELER – UFMA)

9. Cinema e Filosofia 

Palavras-chave: Cinema. Super-8. 16mm. Tríplice Mímesis 

9.A  Super 8 no Maranhão - Alexandre Bruno Gouveia Costa 

9.B  SUPEROITISMO NO MARANHÃO: Os modos de fazer, temas e formas de falar e a invenção do cinema local como prática de micro resistências (1970/80) - Ana Leide Caldas

9.C  ESSÊNCIA LOCAL EM MOLDE “GLOBAL”: Recursos cinematográficos e identidade urbana no filme Muleque té doido! - Andreia de LIma Silva

 

14h00 COMUNICAÇÕES ORAIS - EIXO TEMÁTICO 2 - quarta-feira Apresentação de Artigos
Local: Sala 2-A, 2-B e 2-C

Eixo Temático 2: Culturas, sociedades e ciências humanas

Quarta feira, 28 de novembro – 14h00

Sala: 2-A

1. Procedimento Mahabharata: Uma Proposta de Preparação Corporal Para Atores – Duas Realidades Distintas (Abenilson Jatahy Bessa, Helen Josy Barros Viegas)

2. “Peste Negra”: análise do “castigo divino” a partir da visão de Giovani Boccaccio deixada em sua obra ‘Decameron’, de 1353 (Carlos Rogério da Silva Moura, Carlos Roberto da Silva Moura)

3. A sexualidade na grécia antiga: prostitutas ou cortesãs e a pederastia. (Francisco de Assis Alves, Carlos Roberto da Silva Moura)

4. World Wide Web um novo mecanismo de expressão para o racismo no brasil. (Nordman Andre Oliveira, Cleomar Lima Pereira, Elisa Maria dos Anjos) 

5. Um Ritual na Vida do Povo Ramkokamekrá Canela: Corrida com Tora (Valeria Moreira Garcia Vilar Veiga)

6. Sons do Passado do Maranhão (Renata Rayssa Ferreira da Silva)

7. Fluxos Trocas Econômicas e Sociabilidades: um estudo antropológico no Terminal do São Cristóvão em São Luís (MA) (Vanderson Eduardo Lima)

8. Discurso, memórias e produção de identidades: os dizeres sobre a gastronomia da cidade de São Luís em sites de turismo brasileiros (Lia Kelly Bandeira de Oliveira, Mônica da Silva Cruz)

Sala 2-B

1. Bori, oferenda à cabeça (Rayssa Edith Sampaio Mota)

2. Cultura do empreendedorismo em empresas juniores e seus impactos na sociedade empreendedora (Lícia Calvet Araújo, Karoline Andrade Pereira, Luiza Fernanda Castro Salgado

3. Um olhar geográfico do reggae sobre São Luís, a “Jamaica brasileira” (Matheus Castro Sousa)

4. Políticas culturais no Sul global: notas sobre a patrimonialização da zulu dance em Kwazulu-Natal, África do Sul (Aldina da Silva Melo)

5. O docente de uma instituição federal de ensino superior e a aposentadoria: Os Desafios e Conquistas do Reencontro com a Família (Marcela Loão de Oliveira, Carla Vaz dos Santos Ribeiro)

6. A criação teatral: processos cênicos com os alunos do grupo de teatro “Mímesis” do IFMA/campus Grajaú. (Rafaela Maria França Guimarães)

7. Estratégias de mediação do sofrimento no trabalho: Uma análise sobre a aceleração e os efeitos na subjetividade do trabalhador (Ana Flavia Moura Carvalho, Wellington Lima Amorim)

8. Por que não aposentar agora? Aspectos que prolongam a permanência de docentes de uma instituição federal de ensino superior em atividade. (Fabiana Moreira Lima Freire, Luiza Fernanda Castro Salgado)

Sala 2-C

1. Compreensão e política em Arendt, como reconciliação com o mundo. (Cláudia Raissa Silva Rodrigues)

2. Os blocos tradicionais do carnaval de São Luís (Ricardo Sandoval Lopes)

3. A construção da performance musical em homenagem à semana da ASA 2016: aspectos logísticos e técnicos musicais (Cláudio Souza Menezes, Brasilena Gottschall Pinto Trindade)

4. A representação de São Benedito nas toadas do tambor de crioula (Daniel Suani Pereira Araújo, Baltazar Macaíba de Sousa)

5. Tópicas do Bumba meu Boi: o ensino da guitarra elétrica na Escola de Música do Estado do Maranhão - EMEM, utilizando os elementos musicais característicos do bumba meu boi em seus diferentes sotaques (Norlan Aragão Lima)

6. Sobre o Teatro: A Civilização e a Sociedade iluminista em Jean-Jacques Rousseau. (Tainnara Cristina Pinheiro Hernandez, Irlene Veruska Batista da Silva, Joice Regina Leite Pinto)

7. A virtude e a moral no teatro: Uma análise de Jean Jacques Rousseau (Hudson Vinicius Pereira Silva, Tainnara Cristina Pinheiro Hernandez)

8. Análise da cultura e da arte plumária Ka’apor (Lourdes Maria da Silva Carvalho, Larissa Menendez)

14h00 COMUNICAÇÕES ORAIS - EIXO TEMÁTICO 3 -quarta-feira Apresentação de Artigos
Local: SALA 3

Eixo Temático 3: Formação de educadores(as) no Brasil contemporâneo: interações curriculares, práticas formadoras e diálogos com a sociedade

Quarta-feira, 28 de novembro – 14h00

Sala 3

1. A literatura infantil como ferramenta para percepção estrutural de textos. (Pedro Lázaro Oliveira, Jéssica Diene Neres)

2. A arteterapia e o desenvolvimento humano: um diálogo entre a função poética e a Psicologia Humanista (Matheus Diniz Campelo)

3.        

4. Repensando a formação profissional do psicólogo brasileiro (Felipe Matheus Vieira de Oliveira, Maysa Milena e Silva Almeida)

5. Peça radiofônica “O vôo sobre o oceano” de Bertolt Brecht: Um experimento pedagógico a partir de reflexões acerca da crise do teatro (Thaís de Brito Silva, Geisa Leticia Silva)           

6. Docência e formação do professor de sociologia do ensino médio (Franciane Cardoso Almeida)

7. A formação docente da educação básica, o currículo e a pesquisa: breves reflexões (Brasilena Gottschall Pinto Trindade - Universidade Federal do Maranhão, Ana Cláudia de Jesus Menezes - Escola Caminho das Estrelas, Alessandro José De Araujo Freitas - Escola Municipal de Música Maestro Nonato)

8. Pensando a produção de subjetividade no brasil nos domínios da educação (José Eduardo Fonseca Oliveira)

9. Cultura Digital na Educação Contemporânea: desafios e perspectivas para a formação docente (Edleuza Nere Brito de Souza, Larize Kelly Garcia Ribeiro Serra, Sannya Fernanda Nunes Rodrigues)

14h00 COMUNICAÇÕES ORAIS - EIXO TEMÁTICO 4 - quarta-feira Apresentação de Artigos
Local: SALA 4

Eixo temático 4: “Escola básica no Brasil atual: perspectivas, reformas na legislação, documentos orientadores, e suas implicações nos processos de formação humana”

Quarta-feira, 28 de novembro – 14h00

Sala 4

1. O ensino de ciências: sentidos, enfoques e função social (Marinalva Jesus do Nascimento, Tyciana Vasconcelos Batalha, Edith Maria Batista Ferreira)

2. A escola como espaço de disputa: classes, currículos, forma e formato. (Júlia Letícia Pereira Ferreira)

3. Reflexões sobre o ensino de ciências: relato de experiência em uma Escola Pública de São Luís – Maranhão (Tyciana Vasconcelos Batalha, Marinalva Jesus do Nascimento, José Carlos de Melo)

4. Café com arte em sala de aula”: metodologias e possibilidades poéticas para o ensino aprendizagem das artes visuais contemporâneas no ensino médio. (Evarista Barbosa Guimaraes, Reinaldo Portal Domingo)

5. Prática pedagógica do professor e o perfil do aluno da EJA– Cem Dr. Francisco de Assis Ximenes (Jossilene Louzeiro Alves, Ana Paula dos Santos Reinaldo Verde)

6. Flauteando com a música popular brasileira relato de experiências vivenciado durante o estágio supervisionado II no ensino de música em uma escola de aplicação em São Luís - MA (Joanderson Costa Barreto da Silva)      

7. A geografia no ensino fundamental: reflexões sobre a prática docente diante a abordagem dos conceitos fundamentais (Thiago da Conceição Dias, Karla Mayara dos Santos Cardoso, Vanessa Reis Barboza)

8. Relações de gênero e questões étnico-raciais: o PET conexões de saberes e espaços sociopedagógicos em uma escola pública de São Luís – MA (Lhetícia Gomes)

14h00 COMUNICAÇÕES ORAIS - EIXO TEMÁTICO 5 - quarta-feira Apresentação de Artigos
Local: SALA 5

Eixo temático 5: “A realidade brasileira e as ações de inclusão social: possibilidades e limites”

Quarta-feira, 28 de novembro – 14h00

Sala 5

1. Educação do campo com recorte racial: a experiência de elaboração de um projeto de licenciatura em História para estudantes de comunidades quilombolas no estado do Piauí. (Cláudio Rodrigues de Melo)

2. Atividades Desenvolvidas no Estágio de Psicologia da Saúde - UFMA (Universidade Federal do Maranhão) (Sávia Ferreira do Nascimento, Jena Hanay Araujo de Oliveira)

3. A disciplina optativa “Introdução à Musicoterapia” no curso de música/licenciatura da UFMA: aspectos legislativos (Vanessa Pereira Learte Santos, Jailson Reis Baiano)      

4. O diagnóstico de TDAH no desenvolvimento infantil: possibilidades e limitações (Anna Karenyna Feitosa Furtado, Jadson Ramos e Sousa Santos)

5. Políticas públicas contemporâneas de reforma agrária no Brasil: breves comentários (Roberto César Cunha)

6. Sobre a cadeia hereditária dos deuses e a métrica de sentimentos: reflexões sobre a educação especial e a sociedade. (Wlisses Figueiredo Matos)

7. Atividades psicomotoras como proposta de melhoria na qualidade de vida dos idosos institucionalizados depresivos (Taynara Cardoso Dos Santos)

8. O ensino de música na educação básica a educandos cegos: possíveis caminhos de inclusão social (Geysa Protazio Costa, Risaelma de Jesus Arcanjo Moura Cordeiro, Brasilena Gottschal Pinto Trindade)

9. Importância da teoria e percepção musical; com pessoas com deficiência auditiva (Frankelton Moraes da Silva)

14h00 COMUNICAÇÕES ORAIS - EIXO TEMÁTICO 6 - quarta-feira Apresentação de Artigos
Local: SALA 6

Eixo temático 6: “Perspectivas humanas e sociais nos estudos ambientais”

 Quarta-feira, 28 de novembro - 14h00

SALA 6

1. A necessidade do alcance do mínimo existencial na Vila Nova Canaã - Paço do Lumiar-MA: um estudo da percepção de vulnerabilidade socioambiental (Saile Azevedo da Cruz, Delmo Mattos da Silva, Ana Celia Almeida)

2. Paisagens e (des)continuidades: o incremento do turismo e a configuração de uma arena de conflito no parque nacional dos lençóis maranhenses* (Benedita de Cassia Ferreira Costa)

3. Abastecimento de água e tratamento de esgoto em Paço do Lumiar –MA (Ainoã Perez Sousa, Yanca dos Santos, Romilson Amorim Bastos)          

4. Sentidos de lugar na gestão pública de áreas protegidas: considerações a partir da APA da região de Maracanã, São Luís - MA, Brasil (Fabiana Pereira Correia, Luciene Cristina Risso)

5. Relato de experiência no município de Alcântara – MA: um olhar sobre o passado e presente (Waldiana Almeida Cantanhede, Igor de Luccas Santos)

6. Crimes ambientais (Lei 9.605/1998) e o princípio do desenvolvimento sustentável: uma análise crítica acerca da responsabilidade penal das pessoas jurídicas na prática de condutas lesivas ao meio ambiente (Maria Aparecida Conceição Mendonça Santos, Valéria Jansen de Castro)

7. Aspectos geográficos do parque estadual do Sítio do Rangedor e da APA do Maracanã no município de São Luís (Matheus Castro Sousa)

8. Geodiversidade no município de Alcântara: Relatos de experiência de campo. (Igor de Luccas Santos, Waldiana Almeida Cantanhede)

9. Uso e ocupação do solo em São Luís – MA: uma análise do Plano Diretor e a revisão da Lei de Zoneamento (Thomas Jefferson Alves Santos, Waldiana Almeida Cantanhede)

14h00 COMUNICAÇÕES ORAIS - EIXO TEMÁTICO 7 - quarta-feira Apresentação de Artigos
Local: SALA 7-A, 7-B

Eixo temático 7: “Linguagens, discurso e sociedade”

Quarta-feira, 28 de novembro – 14h00

Sala 7-A

1. O Discurso Filosófico da Contemporaneidade: uma leitura do “contemporâneo” segundo Giorgio Agamben (Marco Antonio Rocha Rodrigues, João Gabriel Costa Ferreira Maia)      

2. Linguagem e comunicação digital - um estudo sobre interações na blogosfera e em comunidades virtuais (Letícia Gantzias Abreu)

3. A coesão textual nos hipertextos da rede social facebook (Eveline Jardim, Veraluce Lima)

4. O léxico dos quilombos urbanos ludovicenses: a visão de mundo do bairro de Fátima em São Luís-MA (Tatiana do Nascimento Cunha, Georgiana Márcia Oliveira Santos)

5. Fidelidade a quê? Uma breve reflexão sobre o conceito de fidelidade da tradução. (Fernanda Garcês Franco Marques, Emilie Geneviève Audigier)

6. Uso dos operadores argumentativos em produções textuais: Relato de experiência das oficinas de Leitura e Produção Textual do Projeto de Extensão Entretextos. (Francisdeth da Silva, Janine Cantanhede Paixão, Geisa Fernanda Melo Diniz)

7. #CurtirComentarCompartilhar: Redes Sociais e estratégias de manipulação midiática na disputa do processo eleitoral (Angela Mañuga Arroyo, Soledad Camejo Casaña)

8. Evento Artístico Escolar: SemanArte de Instalações (Tatiana Fernandes Viana)       

 

Sala 7-B

1. A variação nós e a gente no português falado no Maranhão (Layane Kessia Pereira Sousa, Cibelle Corrêa Béliche Alves)               

2. O objetivo desse trabalho visa analisar as relações existentes com os recursos audiovisuais associados ao comportamento das pessoas dentro da produção de pesquisa. (Amanda Silva Araujo)

3. A carne: o mundo profano de Lenita e os impasses de uma moral social (Maria Aparecida Conceição Mendonça Santos)               

4. Da filosofia à educação: uma visão rousseauniana sobre a linguagem (Taynara Pereira Silveira)

5. Alteração de nome, Direito e Psicanálise. (Luiza Naue)             

6. A Concepção de Metáfora em Aristóteles e o seu redimensionamento em Paul Ricoeur. (Carla Karine da Silva Barros)

7. Marcas linguísticas do letramento na fala de trabalhadores na indústria ludovicense (Jaciara Carvalho Costa, Monica Fontenele Carneiro)      

8. Ideologia neoliberal e desenvolvimento socioeconômico no maranhão: a promessa de um “Novo Tempo” nos governos Roseana Sarney (1998) (Talita de Fatima Conceição Setúbal)

14h00 COMUNICAÇÕES ORAIS - EIXO TEMÁTICO 8 - quarta-feira Apresentação de Artigos
Local: SALA 8

Eixo temático 8: “Interdisciplinaridade em ciências humanas”

Quarta-feira, 28 de novembro – 14h00

Sala 8

1. Os museus e o ensino de história: novas práticas e metodologias de ensino. (Adriana Dias Silva)

2. A atividade turística e o espaço urbano: apontamentos sobre a apropriação do espaço histórico pelo turismo (Vanderley Rabelo de Jesus, Conceição de Maria Belfort de Carvalho)

3. Museu e Universidade: uma parceria que dá certo (Flavia Rodrigues dos Santos, Regiane Aparecida Caire Silva, Maria Raimunda Santos Rabelo de Oliveira, Lourdes Maria da Silva Carvalho)

4. Considerações etnográficas acerca das relações entre doenças e artes marciais, em São Luís – MA. (Ylane Letícia de Souza Moreira)

5. Os efeitos de um ateliê musical na discriminação de afetos categoriais em crianças autistas (Wenderson Silva Furtado, Alécia Millena Costa Borges, Júlia Maciel Soares-Vásquez)

6. A construção identitária da cidade de São Luís em sites brasileiros de turismo: uma leitura dos comentários dos turistas (Thaynara Souza Ferreira, Mônica da Silva Cruz)              

7. Ensaio sobre a inter-relação do direito a moradia com os processos de urbanização das cidades metropolitanas (Thomas Jefferson Alves Santos, Waldiana Almeida Cantanhede, Waldenir Lucas Nina Araújo)

8. A configuração dos espaços sagrados no romance de Mário de Carvalho: uma leitura experiencial (Renata França)    

9. Mudança de nome: uma interlocução da psicanálise com o Direito (Letícia  Maria Ramos Melo)

14h00 COMUNICAÇÕES ORAIS - EIXO TEMÁTICO 9 e 10 - quarta-feira Apresentação de Artigos
Local: SALAS 9 E 10

Eixo temático 9: “Movimentos feministas no Brasil: perspectivas, tragetórias, conquistas e impactos”

Eixo temático 10: “Cidadania, gênero, relações étnico-raciais: pesquisas e ações em ciências humanas e sociais”

Quarta-feira, 28 de novembro – 14h00

Sala 9

1. Feminismos na ilha: trajetória e conquistas do movimento feminista no Maranhão. (Bruna Costa dos Santos)

2. Protagonismo feminino no movimento estudantil secundarista: luta e resistência (Gizele Oliveira dos Santos)

3. “Com quantas leis se protege uma Maria?”: análise da realidade sociojurídica da categoria “violência sexual” (Maynara Costa de Oliveira Silva, Emanoelle Lyra Jardim, Helena Durans Silva)

4. Ahosis: as mulheres guerreiras do Daomé (Lisandra Cristina Duarte Teixeira, Fabiane Vasconcelos da Silva)

5. Políticas públicas para comunidades negras rurais quilombolas no âmbito de atuação do Emater – PI (Amanda Lima da Silva, Cláudio Rodrigues de Melo)

6. A atemporalidade do estigma de objeto sexual das mulheres negras: o feminismo negro como ferramenta de construção de identidade (Lisandra Cristina Duarte Teixeira)

7. Enegrecendo as pesquisas em educação desde África: como se tem escrito e para quê? (José Diêgo Leite Santana)

8. Produções da diferença: estudos preliminares sobre diversidade e violência na escola (Rarielle Rodrigues Lima, Sandra Maria Nascimento Sousa, Marília Milhomem Moscoso Maia)

9. Protagonismo feminino no movimento estudantil secundarista: luta e resistência (Gisele Oliveira dos Santos)

Sala 10

1.  Projeto cine div@s: alternativa dissidente de enfrentamento à violência de gênero em São Luís/MA (Maynara Costa de Oliveira Silva, Isa Debora Pinto Lopes, Andressa Minguens Andrade)

2.  Gênero e jogos eletrônicos: explorando o que as mulheres não gostam (Fabio Vidotti Neto, Maria Clara Lemos Vidotti)               

3. Educação das relações étnicos-raciais: intolerância religiosa contra as religiões de matriz africana (Paulo Roberto da Costa)

4. (Re)Construindo conceitos na prática educacional: relato de experiência (Elizania Cantanhede Ribeiro, Danielle de Fátima Sá Cantanhede)

5. Gênero e escravidão: mulheres escravizadas nas malhas do Tribunal Episcopal do Maranhão colonial (Elizania Cantanhede Ribeiro)

6. O que é se identificar enquanto homem? (Luís Paulo Sousa da Silva, Isalena Santos Carvalho)

7. Construindo memórias: uma análise dos epigramas de Marco Valério Marcial (Alexandro Almeida Lima Araujo)

8. Justiça de Transição e democracia (Renata Caldas Barreto, Joheryca Viegas Pereira Fonseca, Laerte Silva Mendes Júnior)

08h00 Minicurso 6: ENTRE AS CAIXAS E CAIXEIRAS: toques e significados dos toques das caixa do divino - Tayze Reis (Casa das Minas – São Luís) Minicurso
Local: CCH - Centro de Ciências Humanas da UFMA

(este minicurso acontecerá somente na quinta feira (29), das 8h00 às 10h30)

ENTRE AS CAIXAS E CAIXEIRAS: toques e significados dos toques das caixa do divino - Tayze Reis (Casa das Minas – São Luís)

A festa do Divino é uma manifestação popular de cunho religioso existente em diversas regiões do Brasil. Em cada contexto possui características e significados distintos, que refletem culturas específicas, valores e diferentes relações com o Divino. Nesta oficina, serão abordados alguns dos principais elementos da Festa do Divino no Maranhão, mais especialmente os toques de caixa e a presença das caixeiras: sua função e seu valor dentro da manifestação. (Os participantes que dispuserem do instrumento, favor levar para a oficina)

08h00 Minicurso 7: OS BLOCOS TRADICIONAIS DO CARNAVAL DE SÃO LUÍS – MA - Ricardo Sandoval (UFMA) Minicurso
Local: CCH - Centro de Ciências Humanas da UFMA

(este minicurso acontecerá somente na quinta feira (29), das 8h00 às 10h30)

OS BLOCOS TRADICIONAIS DO CARNAVAL DE SÃO LUÍS – MA - Ricardo Sandoval (UFMA)

“Bloco Tradicional” é a denominação dada a uma das categorias de manifestações culturais populares do Carnaval de São Luís, capital do Maranhão. Estes grupos, organizados em diferentes contextos e comunidades ludovicenses, possuem características próprias de instrumentação, ritmo, indumentária, formas de dançar e se movimentar no espaço, organização dos brincantes, dentre outros, que os diferem das demais manifestações e brincadeiras carnavalescas de outras regiões brasileiras, caracterizando-os como uma categoria única dentro do universo popular carnavalesco. Neste minicurso abordaremos os elementos musicais: instrumentação, toques e funções de cada instrumento no conjunto (bateria).

08h30 Minicurso 2: COMO EU FALO EM PÚBLICO: uma perspectiva Gestáltica acerca da oratória Coord: Prof Dr. Jadir Machado Lessa (DEPSI- UFMA) Minicurso
Local: CCH - Centro de Ciências Humanas da UFMA

COMO EU FALO EM PÚBLICO: uma perspectiva Gestáltica acerca da oratória

Coord: Prof Dr. Jadir Machado Lessa (DEPSI- UFMA)

O objetivo deste minicurso é apresentar uma concepção Gestáltica acerca da oratória no contexto profissional do Psicólogo, do Professor e demais profissionais que utilizam a comunicação oral. Tal compreensão se dará através da articulação teórico-prática entre os seguintes elementos: resgate epistemológico acerca da origem da oratória e da Gestalt-terapia; principais habilidades que compõem a oratória e os principais conceitos que embasam a cosmovisão do Gestalt-terapeuta. Ressalta-se ainda que tal articulação se dará através de exposições conceituais, experimentos Gestálticos de presentificação e autopercepção, e dinâmicas grupais.

08h30 Minicurso 3: INTRODUÇÃO À CLÍNICA ÉTICA DOS ENCONTROS AFETIVOS Coord: Prof Dr. Jadir Machado Lessa (DEPSI- UFMA) Minicurso
Local: CCH - Centro de Ciências Humanas da UFMA

INTRODUÇÃO À CLÍNICA ÉTICA DOS ENCONTROS AFETIVOS

Coord: Prof Dr. Jadir Machado Lessa (DEPSI- UFMA)

O propósito deste minicurso é apresentar a concepção teórica da Clínica Ética dos Encontros Afetivos (CEEA), como clínica psicoterápica, na qual é proposto o deslocamento da ideia de responsabilidade profissional, considerada verticalmente como atribuição exclusiva do clínico, para a ideia de uma responsabilidade relacional na qual clínico e cliente surgem como protagonistas num contexto processual de corresponsabilidade. Desse modo, a abordagem da CEEA, através de sua fomentação do Exercício Ético e Encontro Afetivo, torna-se uma possibilidade de prática formadora dos profissionais das Ciências Humanas e Sociais que procuram conhecer as possibilidades de modulação ética e moral inerentes à pluralidade da vida, com essa ferramenta, podem agenciar novos modos de intervir em sua sociedade, bem como o psicólogo intervir na clínica psicoterápica.

08h30 Minicurso 5: MÉTODO ABR: PESQUISA BASEADA NAS ARTES-  prof Dr. Glauber Resende (SMERJ – RJ) Minicurso
Local: CCH - Centro de Ciências Humanas da UFMA

MÉTODO ABR: PESQUISA BASEADA NAS ARTES-  prof Dr. Glauber Resende (SMERJ – RJ)

O minicurso "Método ABR: Pesquisa baseada nas Artes" tem por intenção apresentar e experimentar a presente metodologia, que pode ser entendida como o uso de diferentes formas de expressões artísticas, como um caminho inicial para o entendimento de experiências científicas tanto do pesquisador, como para as pessoas envolvidas na pesquisa. A ABR se utiliza de ao menos seis diferentes linguagens/expressões artísticas:  1. Análise Narrativa, 2. Poesia, 3. Música, 4. Estudo da Performance, 5. Dança e Movimento, 6. Arte Visual.  Objetiva tornar um assunto de relevância para a pesquisa mais acessível a um público diversificado e leigo, propondo um diálogo entre pesquisador e público através da linguagem artística. Por intermédio desse método podemos trabalhar outra maneira de comunicação que não seja apenas e prioritariamente a verbal com os participantes. Sugerimos aos que farão este minicurso que possam trajar roupas leves e que facilitem o movimento para participar do mesmo, já que este pretende aproximar e compor ciência e arte com o intuito de aperfeiçoar os métodos de pesquisa e fazer desta relação uma forma de entendimento e comunicação das experiências humanas.

08h30 Minicurso 8: PASSAGEM POR JOGOS DE ESCUTA – Prof. Dr. Toni Edson (UFAL - AL) Minicurso
Local: CCH - Centro de Ciências Humanas da UFMA

PASSAGEM POR JOGOS DE ESCUTA – Prof. Dr. Toni Edson (UFAL - AL)

A oficina “Breve passagem por jogos de escuta” busca potencializar as relações entre “o corpo que conta” e a emissão de palavras, que têm seu peso e sua memória. Para tanto, são praticados jogos de concentração, consciência corporal, percepção do espaço e do outro, a fim de ampliar o repertório pessoal de cada participante. A oficina tece ainda relações entre o contar histórias nos mais variados espaços, instigando às pessoas participantes a desenvolver a generosidade, a tranquilidade ao contar e a conexão com nossas raízes.

08h30 Minicurso 9: GOVERNAMENTALIDADE NO PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT - Profa Dra Arleth Santos Borges (DESOC - UFMA) Minicurso
Local: CCH - Centro de Ciências Humanas da UFMA

GOVERNAMENTALIDADE NO PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT - Profa Dra Arleth Santos Borges (DESOC - UFMA)

O minicurso abordará o conceito Governamentalidade na obra de Michel Foucault, especialmente nas aulas por ele ministradas no Collége de France em 1978 e posteriormente reunidas em obra publicada no Brasil em 2008, com o título “Segurança, Território e População”. Elemento da episteme foucaultiana sobre o poder, que abrange o tipo soberano, disciplinar e biopolítica, a governamentalidade é analisada como característica desta última modalidade, também chamada de poder governamental, que se desenvolve concomitantemente ao capitalismo e tem como características centrais a população como objeto e alvo da ação governamental, o desenvolvimento de uma ciência do Estado (Estatística), e a constituição de uma particular razão de Estado como fundamento e justificativa da ação política. A governabilidade é analisada em termos conceituais e históricos, principiando pela distinção face a outras formas de governo – familiar/econômico/político, do indivíduo/da família/do Estado, das almas/dos homens -, passando pela afirmação de uma razão de Estado descolada de fundamentos naturais ou divinos e, finalmente, em termos dos seus dispositivos e técnicas de regulação e policiamentos, que são rigorosos, mas nunca infensos a contracondutas e sedições.

08h30 Minicurso 10: INTERVENÇÃO ASSISTIDA POR ANIMAIS Prof. Dr. Jean Marlos Pinheiro Borba Psicólogo (DEPSI – UFMA) Minicurso
Local: CCH - Centro de Ciências Humanas da UFMA

INTERVENÇÃO ASSISTIDA POR ANIMAIS Prof. Dr. Jean Marlos Pinheiro Borba Psicólogo (DEPSI – UFMA)

No Brasil, as IAA´s (intervenções assistidas por animais) têm se revelado como alternativas tanto de ações educativas quanto terapêuticas e interventivas que buscam via Interação Homem-Animal – IHA restabelecer e/ou ampliar os benefícios oriundos da interação entre o animal humano e o animal não-humano. O minicurso pretende informar e capacitar os participantes para, caso seja do interesse, realizar estudos ou intervenções de modo ético, fundamento e com rigor sem utilização dos animais como recurso terapêutico ou educacional desconsiderando os fundamentos que norteiam as IAAs.

08h30 Minicurso 11: A PSICOTERAPIA COMO AÇÃO EDUCATIVA E TRANSFORMADORA  - Prof Dr Carlos S.Leal (DEPSI – UFMA) Minicurso
Local: CCH - Centro de Ciências Humanas da UFMA

A PSICOTERAPIA COMO AÇÃO EDUCATIVA E TRANSFORMADORA  - Prof Dr Carlos S.Leal (DEPSI – UFMA)

O minicurso visa apresentar, de maneira dialética, como a psicoterapia/Relação de Ajuda pode ser um instrumento de promoção da saúde, e de transformação social.

14h00 COMUNICAÇÕES ORAIS - EIXO TEMÁTICO 1 - quinta-feira Apresentação de Artigos
Local: SALA 1

Eixo Temático 1: Epistemologias, percursos metodológicos, e impactos sociais das pesquisas em ciências humanas e sociais

Quinta feira, 29 de novembro – 14h00

Sala 1

1. Sobre verdade e diálogo: O ethos de Gadamer e o niilismo de Vattimo (Arthur Vinícius Miranda Furtado)       

2. O projeto de assentamento Cristina Alves: formação e desenvolvimento político (Alice Cleyde Silva Mendes)

3. Sujeito e identidade: teorias e concepções na modernidade e na pós-modernidade (Maria Tamires Freitas Silva, Sharon Tyler Araújo Fonseca, Elenir Rocha Pinto)            

4. As marcas do minério: análise dos conflitos de memória sobre a década de 1980 na escola Euclydes Figueiredo em Parauapebas – PA (Luis Lima de Sousa)

5. Des/esquecimento acadêmico: um breve histórico sobre o centro acadêmico de História da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) (Ana Beatriz Ferreira de Oliveira)

6. Tópicas do Bumba meu Boi: o ensino da guitarra elétrica na Escola de Música do Estado do Maranhão - EMEM, utilizando os elementos musicais característicos do bumba meu boi em seus diferentes sotaques (Norlan Aragão Lima)

7. Redes sociais: a necessidade de feedback instantâneo para autoafirmação (Rafaella Cavalcante Barros, Jadir Machado Lessa, Jadson Ramos e Sousa Santos)

8. Atendimento odontológico no contexto de criação do plano nacional de saúde bucal no Brasil (Fernanda Letícia Batista Vasconcelos de Farias, Carlos Eduardo Queiroz Pessoa, Shara Emilly Nogueira Pereira)

14h00 COMUNICAÇÕES ORAIS - EIXO TEMÁTICO 2 - quinta-feira Apresentação de Artigos
Local: SALAS 2-A e 2-B

Eixo Temático 2: Culturas, sociedades e ciências humanas

Quinta-feira, 29 de novembro – 14h00

Sala 2-A

1. Considerações sobre o terceiro conflito das ideias transcendentais (Higor Biaggi Gomes Santos)

2. Teatro como amplificador do "Eu" e a Festa como restauração do "Nós" segundo Jean-Jacques Rousseau (IRLENE VERUSKA BATISTA DA SILVA, Tainnara Cristina Pinheiro Hernandez)

3.Tour pedagógico nos lugares de memória - (Regiane dos Santos Cantanhede, Diego Gomes de Santana, Klautenys Dellene Guedes Cutrim)

4. Projeto Escola em Cena - A Lenda de Ana Jansen. A utilização da Proposta Triangular na produção audiovisual (Alberto de Jesus Nascimento Nicácio)

5. O teatro na perpectiva do filósofo jean-jacques rousseau(Elayne de Araujo Pereira, Luciano da Silva Façanha)              

6. A Amizade em Hannah Arendt (Lorena Moreira Pinto, Claúdia Raissa Silva Rodrigues)

7. Cidadania, cultura e identidade negra: um olhar em gênero nas práticas religiosas de matrizes africanas (Mayris De Jesus da Silva Lisboa, Sonia Luzia Nogueira da Fonseca)

8. Concepções teóricas sobre o turismo de base comunitária em áreas quilombolas com base na ecossocioeconomia (Marcelo de Jesus Nunes Melo, Protásio Cézar dos Santos, Cristiane Mesquita Gomes)

Sala 2-B

1. Um estudo da dinâmica do bairro Anil em São Luís-MA no século XX à luz do desenvolvimento da fábrica de tecidos do Rio Anil (Jean Carlos Louzeiro dos Santos)

2. Relato de experiência dos discentes do curso de hotelaria da UFMA do projeto de extensão “comunidade ativa” no projeto São Luís 2030 da escola CEICOC (Jorge Luís Silva Junior, Layna Souza Santos, Saulo Ribeiro dos Santos)  

3. Renda e escravaria na sociedade ludoviscense oitocentista com base no censo de 1855 (João Pedro Machado de Abreu, João Rodrigo Durans da Silva)

4. Concepções teóricas sobre paisagem histórica urbana e o turismo (Kyloren Lorena Mendes de Sousa, Letícia Fernanda Brito Moraes, Saulo Ribeiro dos Santos)

5. Satisfação dos usuários quanto à qualidade da infraestrutura e serviços do terminal rodoviário de São Luís (MA) (Mariana Antonio dos Santos, Everaldo Almeida Coelho, Saulo Ribeiro dos Santos)

7. Fuzileiros Da Fuzarca - Patrimönio do Samba Maranhense (Maysa Leite Serra Dos Santos)     

6. Civilidade e Aparência em Kant: a ingerência do mal na política. (Rafael Ribeiro de Souza.)

8. Percepção socioambiental da paisagem: infraestrutura e políticas públicas no bairro da Liberdade, São Luís - MA. (Delony de Queiroz Ribeiro, Walefe Lopes da Cruz, Gabriel Irvine Ferreira Alves dos Santos)

Sala 2-C

1. Estéticas indígenas e suas abordagens epistemológicas: arte canela e ka’apor no Maranhão (Fabiane Vasconcelos da Silva, Larissa Lacerda Menendez)           

3. Práticas, vivências e crenças: sagrado e profano no universo simbólico dos brincantes do Bumba meu boi do Maranhão (Adriano Farias Rios)

4. Corpos cegos: Uma leitura do filme "Ensaio sobre a cegueira" a partir da antropologia do corpo (Luíza Santos Magalhães, Paulo Paixão)

5. Psicologia social comunitária na escola: um relato de experiência em uma escola de aplicação (Karoline Andrade Pereira)

6. O diabo em Gil Vicente nas peças Auto da Barca do Purgatório e Auto da Alma (João Vitor Natali de Campos)

7. A mudança na representação cultural do vaqueiro tradicional através da música ostentação: uma análise das músicas e dos videoclipes (Rafael Ramos Sousa, Rodrigo Castro Azevedo)

14h00 COMUNICAÇÕES ORAIS - EIXO TEMÁTICO 3 -quinta-feira Apresentação de Artigos
Local: SALA 3

Eixo Temático 3: Formação de educadores(as) no Brasil contemporâneo: interações curriculares, práticas formadoras e diálogos com a sociedade

Quinta-feira, 29 de novembro – 14h00

Sala3

1. Capítulos da Inquisição Portuguesa: O pecado de Isabel segundo os autos do seu processo (Milena Gomes Machado)

2. A técnica rasaboxes como metodologia no ensino de teatro na escola (Larissa Sousa Pereira, Flávia Andresa Oliveira de Menezes)

3. A reinserção do PIBID, subprojeto de música em escolas de São Luís: experiência da Universidade Estadual do Maranhão (João Costa Gouveia Neto)

4. A contribuição do estudo dos gêneros textuais para interpretação e produção textual (Isadora Fernandes da Silva Figueiredo, Daniela Mirian Coelho Ribeiro, Flávia Souza Chagas)

5. Programa de monitoria: um instrumento para facilitar a aprendizagem no ensino superior (Jhone Robson da Silva Costa, Maurício Eduardo Salgado Rangel)           

6. Práticas escolares: entre a razão e a emoção (Adriano Farias Rios)

7. Formação de professores: experiência em contexto de classe hospitalar semear – Recife – PE (José Paulino Peixoto Filho, Maria Cavalcante da Silva)

8. A importância da pós-graduação em docência do ensino superior na formação do engenheiro-professor (Natarsia Camila Luso Amaral, Weyffson Henrique Luso dos Santos, Jackson Ronie Sá-Silva)

9. A construção de competências no processo formativo do curso de 1ª Licenciatura em Pedagogia PARFOR/ UFMA (Luciane Menezes Cardoso, Maria Alice Melo)

14h00 COMUNICAÇÕES ORAIS - EIXO TEMÁTICO 4 - quinta-feira Apresentação de Artigos
Local: SALA 4

Eixo temático 4: “Escola básica no Brasil atual: perspectivas, reformas na legislação, documentos orientadores, e suas implicações nos processos de formação humana”

Quinta-feira, 29 de novembro – 14h00 

Sala 4

1. Redes sociais e seus impactos: um estudo do pet conexões espaços sociopedagógicos em uma escola pública de São Luís-MA (Mauricio Dorneles Lima, Marilda da Conceição Martins, Elaine Paiva Vieira

2. Como ensinar a ler: as experiências vivenciadas no projeto de extensão entrelinhas (Marinalva Jesus do Nascimento, Joelma Correia Reis, Tyciana Vasconcelos Batalha)         

3. Novo ensino médio: o currículo, o planejamento e a avaliação diante da nova perspectiva de “ordem e progresso” (Emília Luenna Palhano Galvão, Hádria Samille Palhano Galvão)

4. Base nacional comum curricular – BNCC: das leis à prática – observações em turmas da educação de jovens adultos e idosos – EJA em escolas públicas em São Luís. (Edilson de Jesus Sá, Joziana de Jesus de Sousa Carvalho)

5. O ensino de história na base nacional curricular comum e a noção de tempo histórico (David Silva Dias, Delcineide Ferreira Segadilho)

6. Mapeamento de recursos didáticos para discussão da Base Nacional Comum na Educação Básica (Cristiane Alvares Costa, Wilma Mendonça Batista, Daulinda Santos Muniz)

7. A reforma curricular do curso fundamental infantil de piano da escola de música do estado do maranhão lilah lisboa de araújo (Andréa Lúcia dos Santos Ferreira Rodrigues)

14h00 COMUNICAÇÕES ORAIS - EIXO TEMÁTICO 5 - quinta-feira Apresentação de Artigos
Local: SALA 5

Eixo temático 5: “A realidade brasileira e as ações de inclusão social: possibilidades e limites”

Quinta-feira, 29 de novembro – 14h00

Sala 5

1. Saúde mental no âmbito do sistema carcerário: uma análise biopsicossocial dos pacientes judiciários e da política antimanicomial no Maranhão (Letícia Maria Ramos Melo, Adriana Benvinda Barbosa Rodrigues)

2. O espaço urbano e a questão da habitação: o bairro do COHATRAC e os seus diferentes tipos de moradia (Thiers Fabricio Santos Tiers)    

3. Gestão de espaços históricos para o turismo no bairro Praia Grande – São Luís: participação dos sujeitos sociais (Vanderley Rabelo de Jesus, Conceição de Maria Belfort de Carvalho)

4. Transtorno do desenvolvimento da comunicação e interação: transtorno do espectro autista – TEA (Victória Amorim da Silva, Jadson Ramos e Sousa Santos)

5. Liberdade, escolha e responsabilidade: o brasileiro e sua isenção de culpa (João Gabriel Oliveira Ferreira, Vivian Saminez Franco)             

6. O papel e atuação do professor como mediador na relação professor-aluno e a inclusão na sala de aula (Walter Rodrigues Marques)

7. Cotas para indígenas na educação superior da Universidade Federal do Maranhão: formulação e execução (Verissa Einstein Soares do Amaral)

8. A lógica do capital e o trabalho infantil: Recorte sobre trabalho infantil da obra “O Capital” e suas nuances (de en-frentamento) no Brasil.  (Jaqueline da Silva Amorim)

9. Contribuições e particularidades da atuação do psicólogo na rede de atenção ao jovem infrator (Fillipe Rodrigues Santos Pereira, Vinicius Ruan Miranda Barros)

14h00 COMUNICAÇÕES ORAIS - EIXO TEMÁTICO 6 - quinta-feira Apresentação de Artigos
Local: SALA 6

Eixo temático 6: “Perspectivas humanas e sociais nos estudos ambientais” 

Quinta-feira, 29 de novembro – 14h00

Sala 6

1. Proposição de um modelo de sustentabilidade visando a mitigação de conflitos socioambientais na área de proteção ambiental do Maracanã (Emanoelle Lyra Jardim, Delmo Mattos da Silva)

2. Os impactos das cargas de trabalho na saúde dos controladores de tráfego aéreo (Julliana Soares Piorski, Yldry Souza Ramos Queiroz Pessoa, Nicolas Eyck Van Dyck Araújo de Oliveira)

3. Investigação sobre a interação social externa para a qualidade de vida dos idosos asilados (Hília Maia Almeida, Francisca Morais da Silveira)

4. A produção de representações sobre o agronegócio no espaço acadêmico maranhense (Anderson Augusto M. Serra)               

5. Analise de impacto socioambiental na área do lixão no povoado da pindoba-paço do lumiar (Sérgio Henrique Pinto Silva, Maria Raimunda Chagas Silva)      

6. Um olhar sustentável de interdependência entre o ecossistema costeiro e o turismo no centro histórico de São Luís – MA (Waldiana Almeida Cantanhede, Thomas Jefferson Alves Santos)

7. A atividade do agricultor na plantação de verduras: um olhar da clínica da atividade (Yldry Souza Ramos Queiroz Pessoa, Yasmin Costa Barros Ribeiro, Jóine Cunha Lopes)

8. Programa de realocação da população de vila Madureira (são luís) à vila Residencial Nova Canaã (Paço do Lumiar) (Yldry Souza Ramos Queiroz Pessoa, Bianca Silva Almeida, Josane Silva Lima)

9. A geografia do turismo e suas interfaces no município de Paulino Neves: uma análise da atividade turística (Josiane Rodrigues dos Santos Cabral, Hermeneilce Wasti Aires Pereira Cunha)

14h00 COMUNICAÇÕES ORAIS - EIXO TEMÁTICO 7 - quinta-feira Apresentação de Artigos
Local: SALA 7-A, 7-B

Eixo temático 7: “Linguagens, discurso e sociedade”

Quinta-feira, 29 de novembro – 14h00

Sala 7-A

1. A prática psicoterápica e a questão do racismo almeida (Raquel Santos Almeida)

2. Discurso, cidade e práticas de objetivação/ subjetivação: uma análise discursiva de alguns jornais ludovicenses sobre os sujeitos que ocupam “informalmente” / “irregularmente” espaços de São Luís (Gisélia Dias Costa, Mônica da Silva Cruz)

3. A negritude na poesia de Aimé Césaire e Victoria Santa Cruz (Juliana Santos Pacheco)

4. Aprendizagem da pronúncia em línguas estrangeiras mediada por aplicativos digitais (Carlos Maycon Almeida Santos, João da Silva Araújo Júnior)       

5. Uso do aplicativo hello talk na aprendizagem do português como língua estrangeira. (Deyse Kelle Alves Oliveira, João da Silva Araújo Júnior)

6. Perfis, produção escrita e militância de parlamentares pernambucanos (Luan Pires Canavieira)

7. Alteração do sobrenome na adoção: implicações para o laço social (Edson Vinícius Lima Garcia)

8. Um estudo lexicográfico-toponímico de cinco comunidades remanescentes de quilombos do município maranhense de Anajatuba (Maria Ribamar Lopes dos Santos, Heloísa Reis Curvelo-Matos)

 

Sala 7-B

1. Estudo lexicográfico-toponímico de 05 localidades de Paço do Lumiar: o que nos revelam os topônimos? (Nayane Patricia Da Silva)

2. Esclarecimento e Sociedade a luz do pensamento Kantiano (Bruno Bogéa Lima)

3. A moda francesa e os discursos sobre civilidade do homem ludovicense na revista Elegante (1892) (Denisy Feitoza Aires, Ilza do Socorro Galvão Cutrim)     

4. A família e o processo de escolha do prenome (marcos vinicius paz soares, isalena santos carvalho)

5. ANTÍGONA: o presente separa o passado (Agnaeldo Áquila Viana dos Santos)              

6. Produção necropolítica através do discurso processual (Isabella Miranda)

7. Faroeste caboclo: o diálogo entre o filme e a música (Andreson Alex Moreira Lima)   

8. Aprendizagem da pronúncia em línguas estrangeiras mediada por aplicativos digitais (Carlos Maycon Almeida Santos, João da Silva Araújo Júnior)

14h00 COMUNICAÇÕES ORAIS - EIXO TEMÁTICO 8 - quinta-feira Apresentação de Artigos
Local: SALA 8

Eixo temático 8: “Interdisciplinaridade em ciências humanas”

Quinta-feira, 29 de novembro – 14h00

Sala 8

1. Os múltiplos conceitos de interdisciplinaridade (Dulcineia de Gois Sousa)      

2. Qual o espaço das identidades em trânsito?: uma leitura da obra Travessuras da menina má (Andréia Mendonça Menegundes)  

3. As tecnologias audiovisuais em atividades interdisciplinares: um encontro entre música, matemática e filosofia (Patrícia Azevedo de Oliveira, Cristiane Alvares Costa, Francisca Maria Lopes Menezes Nascimento)

4. Os novos imperativos da gestão acadêmica: uma análise dos fatores de intensificação e precarização do trabalho de professores-gestores em instituições de ensino superior públicas de São Luís do Maranhão (Josane Silva Lima;, Elone Soeiro Barros, Ester Nayara da Silva Moura)

5. A beleza e a engenharia genética: o problema do bom nascimento (Romulo Cardozo Coelho)

6. Engenharia genética e os desafios da bioética na contemporaneidade (Romulo Cardozo Coelho, Francisca Geysa Lopes Araujo, Kananda Maria Lima Domingues)

7. Projetos de salvação do homem (Luiz Felipe Alves Ribeiro, Natallie Rishe de Sousa Matos, Jadir Machado Lessa)

8. A crise do século III e o advento do neoplatonismo (Anael Correa Martins)

9. Psicologia, Literatura E Filosofia: uma releitura da subjetividade a partir de um diálogo interdisciplinar (Jefferson Maciel Moraes Gomes)

10. Intervenções e elementos de um ateliê musical e seus efeitos apaziguadores sobre crianças com TEA (Matheus de Oliveira Castro, Júlia Maciel Soares-Vasques, Johana Beatriz Cantanhêde Lopes)

14h00 COMUNICAÇÕES ORAIS - EIXO TEMÁTICO 9 e 10 - quinta-feira Apresentação de Artigos
Local: SALAS 9 E 10

Eixo temático 9: “Movimentos feministas no Brasil: perspectivas, tragetórias, conquistas e impactos”

Eixo temático 10: “Cidadania, gênero, relações étnico-raciais: pesquisas e ações em ciências humanas e sociais”

Quinta-feira, 29 de novembro – 14h00

Sala 9

1. Gênero e raça no campo da produção cientifica do curso de Filosofia da UFMA (Gilza de Fátima Santiago Nascimento, Maria Soledad Camejo)

2. O silêncio das mulheres em Bagatelas: Refletindo o teatro de Susan com adolescentes da Vila Luizão (Francisca Ahtange Tavares de Oliveira, Maria Risolange Tavares de Oliveira)

3. Quando é um comércio? a reciprocidade em um ambiente de prostituição (Amanda Gomes Pereira, Fabiana Brito Sousa, Ramisson Corrêa Ramos)

4. Me deixe parir em paz: relatos sobre Violência Obstétrica (Raphaella Morais Cunha)

5. A atuação da psicologia no processo transexualizador no SUS (Rodrigo Soares Pereira, Cláudia Aline Soares Monteiro)

6. O reconhecimento de direitos a partir do ensino de Sociologia. (Mizânia Mizilílian Pessoa Barradas de Brito) 

7. A cidade de São Luís delimitada pelo crime organizado. (José Augusto Borges Vaz, Alex Sandra dos Anjos Pereira, Victor Pereira Vaz)

8. Sobre os conceitos de biopoder e racismo a partir de Michel Foucault (Jaime Sousa da Silva Júnior)

Sala 10

1. Gênero e escravidão: mulheres escravizadas nas malhas do Tribunal Episcopal do Maranhão colonial (Elizania Cantanhede Ribeiro)

2. Experiência exitosa: ações educativas a partir da Lei 10.639/03 no contexto da geografia escolar na Unidade de Educação Básica Dom José de Medeiros Delgado de São Luis –Maranhão (Rosangela Coêlho Costa)

3. Racismo: o que a Psicologia tem a ver com isso? (Raquel Santos Almeida, Camila Araújo Marques)

4. Entre aventuras, sofrimentos e a sorte de bamburrar: percurso histórico da migração de maranhenses para os garimpos brasileiros. (José Ribamar Lemos de Oliveira)

5. Os elementos simbólicos da linguagem LGBT: sob o olhar da teoria do imaginário de Gilbert Durand (Sharon Tyler Araújo Fonseca, MARIA TAMIRES FREITAS SILVA, Elenir Rocha Pinto)

6. A influência da mídia na maneira de vestir (Elenir Rocha Pinto, Maria Tamires Freitas Silva, Sharon Tyler Araújo Fonseca)

7. Relações de gênero e questões étnico-raciais : o Pet conexões e saberes espaços sociopedagógicos em uma escola pública de São Luis-MA (Lheticia de Freitas Gomes, Thamires da Conceição da Silva, Marilda da Conceição Martins)

09h00 COMUNICAÇÕES ORAIS - EIXO TEMÁTICO 1 - sexta-feira Apresentação de Artigos
Local: SALA 1

Eixo Temático 1: Epistemologias, percursos metodológicos, e impactos sociais das pesquisas em ciências humanas e sociais
Sexta-feira, 30 de novembro – 9h00

Sala 1

1. Pós-modernidade, história e narrativa: alguns apontamentos sobre a filosofia de Paul Ricoeur e sua relação com a narrativa histórica (Bruno dos Santos Nascimento)        

2. A produção de textos coletivos na alfabetização: uma pesquisa do tipo “estado da arte” (Rosiara Costa Soares, Cleia Silva Pinto)

3. Tempo vivido e tempo narrado: contribuições de paul ricoeur para o debate sobre a compreensão narrativa da história (Bruno dos Santos Nascimento)

4. O processo epistemológico da construção do conhecimento: a partir da análise do livro “Um discurso sobre as ciências” (Walefe Lopes da Cruz, Delony de Queiroz Ribeiro, Renata Maria Sousa Castro)

5. A produção textual como objeto de estudo de dissertações de mestrados profissionais (Cleia Silva Pinto Costa, Rosiara Costa Soares, Sirlene Mota Pinheiro da Silva)

6. Educação em saúde: um diálogo necessário (Juliana Nunes de Araújo Almeida, Francy Sousa Rabelo)

09h00 COMUNICAÇÕES ORAIS - EIXO TEMÁTICO 2 - sexta-feira Apresentação de Artigos
Local: SALAS 2-A e 2-B

Eixo Temático 2: Culturas, sociedades e ciências humanas

Sexta-feira, 30 de novembro – 9h00

Sala 2-A

1. A resistência da mulher quilombola nos dias atuais (Guilherme da Silva Torres, Aurélio Mateus Pereira Bastos)

2. Star Wars - Uma Nova Esperança: abordagem antropológica à luz de teorias étnico – raciais (Jarina Milena Silva Gomes)

3. Impactos culturais, socioeconômicos e ambientais no município de Alcântara MA nas últimas três décadas (Alexsandro Mendonça Viegas, Andre Luis Silva dos Santos)

4. Cristóvão “Alô Brasil”: o sambista-repentista do Maranhão (Maysa Leite Serra dos Santos)

5. A representação feminina dentro do mito da medusa e sua relação com a contemporaneidade (Amanda Cristina Moraes Nunes)

6. Filiação socioafetiva e suas implicações subjetivas (Juliana Bogéa Santos de Almeida, Isalena Santos Carvalho)

7. A fotografia da cidade em Walter Benjamin (Aurélio Mateus Pereira Bastos, Guilherme da Silva Torres)  

8. Um Ritual na Vida do Povo Ramkokamekrá Canela: Corrida com Tora (Valeria Moreira Garcia Vilar Veiga)    

9. Um Ritual na Vida do Povo Ramkokamekrá Canela: Corrida com Tora (Valeria Moreira Garcia Vilar Veiga) 

Sala 2-B

1. 30 anos da coleção Assis Chateaubriand no Maranhão: considerações sobre sua origem com destaque para a obra de Pablo Picasso. (Regiane Aparecida Caire da Silva)

2. Amizade, Sociedade e Subjetividade (Lucidalva Pereira Gonçalves, Almir Ferreira da Silva Júnior)

3. A proposta de educação clássica em Nietzsche (Gilvan da Silva Monteles)

4. O lugar do aposentado na sociedade que vive para o trabalho (Caroline Serra Soares)

5. O retorno ao trabalho de docentes aposentados de uma instituição federal de ensino (Ana Flávia Moniz Costa)          

6.Sociedade, esclarecimento e barbárie na perspectiva kantiana (Carllyanne Helena Costa Tavares, Karoliny Costa Silva)

7. Educação e Sociedade em Kant: uma pedagogia para a autonomia. (Trinne Cristine Pimentel Costa, Carllyanne Helena Costa Tavares)

09h00 COMUNICAÇÕES ORAIS - EIXO TEMÁTICO 3 - sexta-feira Apresentação de Artigos
Local: SALA 3

Eixo Temático 3: Formação de educadores(as) no Brasil contemporâneo: interações curriculares, práticas formadoras e diálogos com a sociedade

Sexta-feira, 30 de novembro – 9h00

Sala 3

1. Docência e formação do professor de Sociologia do Ensino Médio (Franciane Cardoso Almeida, Vinícius Limaverde Forte)

2. O currículo de arte na escola: o ensino de arte na escola maranhense. (Mirian Souza Rodrigues Ferreira)     

3. Seminário socrático: uma proposta para o ensino de Filosofia no ensino fudamental II (Gilvan da Silva Monteles, Ray-Cleisson Sousa Galvão, Wraydson Silva Sousa)            

4. A apreciação, técnicas vocais, samba e prática dos alunos do ensino médio do liceu maranhense. (Nelissa Reis Sousa da silva)

5. O “sotaque da baixada” nas aulas de música– relato de estágio na educação infantil (Isabele Ferreira da Silva, Thaynara Valessa Louzeiro Carvalho, Mônica Luchese Marques)

6. Uso do cinema nas aulas de artes visuais do ifma - reflexões téorico-metodológicas. (Sílvia Lílian Lima Chagas, Marcus Ramusyo de Almeida Brasil)

7. Construção da docencia desafios e oportunidades: relato de experiência em uma escola pública de São Luís – Maranhão (Tyciana Vasconcelos Batalha, Laura Carvalho Matos, Josélia de Jesus Araújo Braga de Oliveira)

8. O museu como espaço de pesquisa e ensino: considerações sobre a coleção do Banco Central do Maranhão (Ester Pereira Serra, Regiane Aparecida Caire da Silva)

9. A atividade “construção de instrumentos alternativos” na disciplina optativa “tópicos especiais em música: abordagem musical CLATEC” na Universidade Federal do Maranhão (Amos Souza Noia, Nelissa Reis Sousa da Silva)

09h00 COMUNICAÇÕES ORAIS - EIXO TEMÁTICO 4 - sexta-feira Apresentação de Artigos
Local: SALA 4

Eixo temático 4: “Escola básica no Brasil atual: perspectivas, reformas na legislação, documentos orientadores, e suas implicações nos processos de formação humana”

Sexta-feira, 30 de novembro – 9h00

Sala 4

1. Escola comunitária e suas implicações no contexto atual (Welton Vale Pereira)

2. Um olhar sobre o ensino de Artes Visuais na Educação Infantil em uma escola confessional: reflexões de um estagiário (Lucas Vinícius Lima Coimbra, Prof. Alexandra Naima Machado Rudakoff)

3. Formação de professores de história PARFOR/UFMA/GRAJAU - face à BNCC - setenta anos da declaração universal dos direitos humanos (1948-2018) na aldeia Arymy Grajaú – MA (Ana Paula Reinaldo Verde, Jossilene Louzeiros Alves)

4. Cinema na escola pública: uma experiência do pet conexões espaços sociopedagógicos em São Luís-MA (Letícia Batista Melo, Marilda da Conceição Martins, Etacyjara Ferreira de Araújo)

5. A filosofia como disciplina obrigatória: do indivíduo para com a sociedade (Vivian Saminez Franco, João Gabriel Oliveira Ferreira)

6. A aprovação da emenda constitucional nº 95 e a sua prejudicial influência na construção do pensamento crítico na educação básica do Brasil (Maria Laura Pereira da Silva)

7. Mãozinhas habilidosas: Possibilidades na Creche (Waléria Lindoso Dantas Assis, Tyciana Vasconcelos Batalha, José Carlos de Melo)

09h00 COMUNICAÇÕES ORAIS - EIXO TEMÁTICO 7 - sexta-feira Apresentação de Artigos
Local: SALA 7-A, 7-B

Eixo temático 7: “Linguagens, discurso e sociedade”

Sexta-feira, 30 de novembro – 9h00

Sala 7-A

1. Direto da frança: uma análise das propagandas da revista elegante (1892-1906) pelo viés discursivo (Mylena Frazão da Cruz, Ilza Galvão Cutrim)

2. Performance fotográfica: contribuições do smartphone na experiência artística (Meiriluce Portela Teles Carvalho, Geisa Letícia Silva, Márcia Cristina de Oliveira Dourado)

3. Educação museal: uma possibilidade de ensino/aprendizagem em arte (Joao Carlos Pimentel Cantanhede)

4. A referenciação no texto digital: análise das realizações dêiticas em comentários no facebook (Evaldo Carlos de Oliveira Cardoso, Veraluce da Silva Lima)

5. A reconfiguração do autor contemporâneo em divórcio, de Ricardo Lísias (Ane Beatriz dos Santos Duailibe)

6. O ensino da linguagem escrita na escola: a ênfase nos aspectos técnicos (Tyciana Vasconcelos Batalha, Joelma Reis Correia, Daniela Barbosa dos Santos)

7. Duolingo como uma ferramenta para auxiliar a aquisição de vocabulário em inglês como língua estrangeira (Gloubérlia Maria Bezerra de Sousa, Lídia Amélia de Barros Cardoso, Pâmela Freitas Pereira Toassi)

8. Aprendizagem de vocabulário em inglês por alunos de uma escola pública através das abordagens incidental e intencional: qual a mais eficaz? (Janaina Alves de Andrade, Lídia Amélia de Barros Cardoso)

 

Sala 7-B

1. Letramento digital e a prática pedagógica (Jaciara Carvalho Costa, Mônica Carneiro Fontenelle)

2. Português como língua de herança:  iniciativas na Europa e suas perspectivas (Sonia Maria Correa Pereira Mugschl, Monica Fontenelle Carneiro)

3. Metáforas universais e culturais no material didático de POLH E PLE/A (Dairles Vieira Mendes)

4. Monomito e sua aplicabilidade às obras filmicas (Loide Maria Ferreira de Amorim, Monica Fontenelle Carneiro)

5. Veículos metafóricos como marcas presentes no material didático produzido por educadores do português como língua de herança (polh)/ português língua estrangeira (PLE) (Celia Cristina Vieira Carvalho, Hanna Gabrielle do Vale Almeida)

6. A estrutura cognitiva e/ou discursiva das metáforas identificadas no material didático do português como língua de herança (POLH)/  português língua estrangeira (PLE) – (Catarina Suelen Veras Cordeiro, Isabela Araújo, Áurea Simone Costa Soares Dourado)

7. A influência da leitura no letramento de trabalhadores da indústria ludovicense (Jaciara Carvalho Costa)

8. Violência urbana e a metáfora do cotidiano (Leila Raquel P. R. Cavalcante)

9. “NÃO ENCHE!”: o patriarcado e a violência simbólica no discurso cotidiano contra as mulheres (Naysa Christine Serra Silva)

09h00 COMUNICAÇÕES ORAIS - EIXO TEMÁTICO 8 - sexta-feira Apresentação de Artigos
Local: SALA 8

Eixo temático 8: “Interdisciplinaridade em ciências humanas”

Sexta-feira, 30 de novembro – 9h00

Sala 8

1. “A fratura incurável” em Saramago: uma leitura de Caim à luz da perspectiva do exílio (Adrianne Gonçalves Carvalho)

2. Acidente de Trabalho em ambiente rural: um olhar na perspectiva da Saúde do Trabalhador (Diego Leonardo França dos Santos, Yldry Souza Ramos Queiroz Pessoa, Carlos Eduardo Queiroz Pessoa)

4. Gestão ambiental e turismo: uma análise sobre as práticas de turismo na região do parque nacional da Chapada Diamantina (BA) (Patriciane da Silva Garcês, César Roberto Castro Chaves, Karoliny Diniz Carvalho)

5. A importância do turismo para o desenvolvimento econômico (Maria Adriana Oliveira Santos, Maria Patrícia Silva Ribeiro, Patriciane da Silva Garcês)

6. As ferramentas de gestão da qualidade aplicadas ao ensino superior: um estudo de caso do curso de turismo da Universidade Federal do Maranhão, campus São Bernardo. (Maria Patrícia Silva Ribeiro, Maria Adriana Oliveira Santos, Patriciane da Silva Garcês)

7. Visita técnica e sua contribuição para o percurso formativo do estudante de Hotelaria: estudo de caso na Universidade Federal do Maranhão (Jonilson Costa Correia)  

8. Ekstasis e Aletheia: um diálogo entre filosofia e literatura na lírica brasileira contemporânea (Cláudia Oliveira Silva Rocha)

9. A interdisciplinaridade nas relações entre Espaço, Identidade e Memória no filme Amarga Sinfonia de Auschwitz (1980), de Daniel Mann e Joseph Sargent. (Suellen Souza Pereira, Viviane de Jesus Farias Ribeiro Pinheiro)

09h00 COMUNICAÇÕES ORAIS - EIXO TEMÁTICO 9 e 10 - sexta-feira Apresentação de Artigos
Local: sala 9

Eixo temático 9: “Movimentos feministas no Brasil: perspectivas, tragetórias, conquistas e impactos”

Eixo temático 10: “Cidadania, gênero, relações étnico-raciais: pesquisas e ações em ciências humanas e sociais”

Sexta feira, 30 de novembro – 9h00

Sala 9

1. Relevância do nome social na Cidade de São Bernardo MA (kawany Victórya Almeida dos Santos)

2. O lugar da mulher negra no superencarceramento masculino (Isabella Miranda)

3. “Eu não entrei no mundo pela sala de visitas”: Uma Leitura sobre Carolina de Jesus, a Mulher que Fez das Palavras o melhor cômodo de sua Casa (Larissa Emanuele da Silva Rodrigues de Oliveira, Alexandra Araujo Monteiro)        

4. As trilhas de uma vida: trajetos de joana da rocha santos e a cultura política dos sertões maranhense. (Mayjara Rego Costa Garcia Oliveira)

5. Protagonismo político e relações de gênero em Duque Bacelar (Maria Mary Ferreira, Érika Jordana Serra Matos)

6. Desafios atuais apontados pelos alunos em relação as questões de gênero e sexualidade (Joseanne Aparecida Maramaldo Levi, José Gregório Viegas Brás)      

7. Uma reflexão sobre a autodeclaração da sexualidade a partir da visão de futuros professores (Joseanne Aparecida Maramaldo Levi, José Gregório Viegas Brás)

8. Relaçoes étnico-raciais num contexto de lutas por direitos: uma análise fílmica do longa “Histórias Cruzadas”(Jaqueline da Silva Amorim, Luíz Alberto Couceiro)

 

10h30 MESAS-REDONDAS Mesa-redonda
Local: Auditórios do Centro de Ciências Humanas - CCH - da UFMA.

Quarta-feira, 28 de novembro – 10h30

1. O contexto sócio-político e a contemporaneidade no Brasil

1.A Confrontado o neoliberalismo: negando o réquiem à universidade pública Prof. Dr. Guillermo Alfredo Johnson (DESOC – UFMA)

1.B Mariátegui na contemporaneidade Prof. Dr. John Kennedy Ferreira (DESCO – UFMA)

1.C Fascismo e antifascismo brasileiros: teoremas da resistência para o tempo presente - Prof. Dr. Saulo Pinto Silva (DECON - UFMA)

Mediadora: Profa Dra. Célia Maria da Motta (DESOC – UFMA)

Espaço: Auditório A do CCH

2. Produções discursivas de gênero em literatura e educação.

Palavras-chave: Relações de gênero, literatura e educação

2.A  As relações sociais de gênero no cotidiano escolar. Ma. Rarielle Rodrigues Lima (Doutoranda em Ciências Sociais/UFMA)

2.B  A degenerescência do sujeito feminino na prosa naturalista. Ma. Maria Aparecida C. Mendonça Santos (Mestra em Teoria Literária - UEMA e em Cultura e sociedade – UFMA)

2.C  Educação e discussão de gênero no Brasil. Ma. Katiana Souza Santos (IESF – Mestra em cultura e sociedade/UFMA)

Mediadora: Profa Dra Elisa dos Anjos (DESOC – UFMA)

Espaço: Auditório B do CCH

3. A difusão de práticas democráticas na educação infantil: reatualizando o debate.

Palavras-chave: Educação Democrática, Educação Infantil, Política Educacional

3.A Princípios Democráticos da/na Educação Infantil: iniciando os debates - Profa Ma.Fabiana Oliveira Canavieira (DE 1 -UFMA)

3.B Por que abordar o tema da democracia na educação infantil? Anotações sobre aspectos históricos e políticos. Profa Ma. Thais Andréa Carvalho de Figueiredo Lopes (DE II – UFMA)

3.C As experiências de práticas pedagógicas democráticas vividas no cotidiano de uma Unidade de Educação Básica em São Luís -Profa Dra. Edna Maria Cabral Martins (UFCE; FAMETRO)

Mediador: Mônica Luchese Marques (DEMUS – UFMA)

Espaço: Sala de comunicações - CCH

4. Cenários do viver no Maranhão Colônia

Palavras-chave: História do Maranhão; sociedade; cultura.

4.A O resultar em drama de uma trama urdida no Maranhão de fins do século XVIII - Profa. Dra. Maria da Glória Guimarães Correia (DEHIS / UFMA)

4.B O viver nas plantations: casamento e compadrio entre os cativos dos Gomes de Sousa, Itapecuru – MA. Profa. Dra. Antônia da Silva Mota (Departamento de História – UFMA)

4.C Rainha Esther do Maranhão: o judaísmo de Isabel Gomes no nordeste setecentista. -  Profa. Dra. Marize Helena de Campos (Departamento de História – UFMA)

4.D Fragmentos sobre práticas culturais populares no Maranhão setecentista - Prof. Dr. Raimundo Inácio Souza Araújo (Colégio Universitário - UFMA)

Mediadora: Fernanda Galve (DEHIS - UFMA)

Espaço: Auditório Setorial do CCH

Sexta-feira, 30 de novembro – 10h30

5. A importância do Materialismo Histórico em tempos de Barbárie: Conservadorismo e Estado de Exceção.

Palavras-chave: Materialismo Histórico, Lutas Sociais, Estado de Exceção.

5. A       Fascismo em potencial: uma reflexão sobre o Brasil contemporâneo a luz de Theodor Adorno e Walter Benjamin. Prof Me. Marcelo de Sousa Araújo (Faculdade Santa Fé)

5.B   O avanço do conservadorismo no Brasil: Marxismo um caminho de resistência. Prof Dr. Baltazar Macaíba de Sousa (DESOC/UFPA)

5.C O Marxismo na batalha das ideias: apontamentos sobre a concepção materialista da história - Me. Ruan Claudio da Silva Rosa (Mestre em História Social/UFMA)

Mediadora: Profa. Dra. Antônia da Silva Mota (DEHIS – UFMA)

Espaço: Auditório Setorial do CCH

6. Políticas culturais e povos indígenas: dos currículos na educação básica às cotas no ensino superior

Palavras-chave: políticas culturais, povos indígenas, educação básica, ensino superior

6.A A temática indígena no ensino de Artes Visuais Larissa Lacerda Menendez (DEARV –UFMA)

6.B História indígena e ensino superior: balanço, desafios e perspectivas Profa. Dra. Soraia Sales Dornelles

6.C Ensino superior para povos indígenas: entre a invisibilidade e a garantia da autodeclaração. Profa Dra Ana Caroline Amorim Oliveira (PPGCult - UFMA)

Mediador: Prof Dr. Paulo César Alves de Castro (DEARV – UFMA)

Espaço: Auditório A do CCH

7. Vidas Negras Importam: necropolítica, colonialidade do poder punitivo e feminismo negroPalavras-chave: racialização, colonialidade, feminismo negro

7.A Feminicídio e feminismo negro Amanda Costa (Mestra em Direito pela UFMA);   

7.B Necropolítica, violência e feminismo negro Francilene Cardoso (Doutora em Serviço Social pela UFRJ);

7.C Necropolítica e Colonialidade do poder punitivo - Isabella Miranda (Mestra em Direito pela UnB)

Mediador: Prof Dr João Bottentuit Junior (PPGCult- UFMA)

Espaço: Auditório B do CCH

8. Linguística, língua portuguesa e suas interfaces

Palavras-chave: linguística; língua portuguesa; metáfora; jogos, comunicação.

8.A A linguística da internet e o processo de comunicação - Profa Dra Veraluce da Silva Lima (DELER – UFMA)

8.B As expressões linguísticas metafóricas e suas dimensões universais e culturais: algumas reflexões - Profa Dra. Mônica Fontenelle Carneiro (DELER – UFMA)

8.C Língua Portuguesa e Linguística: entre regras e jogos - Profa Dra Sônia Maria Correa Pereira (DELER – UFMA)

9. Cinema e Filosofia 

Palavras-chave: Cinema. Super-8. 16mm. Tríplice Mímesis 

9.A  Super 8 no Maranhão - Alexandre Bruno Gouveia Costa 

9.B  SUPEROITISMO NO MARANHÃO: Os modos de fazer, temas e formas de falar e a invenção do cinema local como prática de micro resistências (1970/80) - Ana Leide Caldas

9.C  ESSÊNCIA LOCAL EM MOLDE “GLOBAL”: Recursos cinematográficos e identidade urbana no filme Muleque té doido! - Andreia de LIma Silva

 

14h00 SESSÃO DE PÔSTERES Painel
Local: CCH - Centro de Ciências Humanas da UFMA

Sexta-feira, 30 de novembro

1. Epistemologias, percursos metodológicos e impactos sociais das pesquisas em ciências humanas e sociais.

  • Investigação da interação homem-animal de protetores e cuidadores de animais abandonados: um estudo fenomenológico (Karlesandra Ferreira da Cruz, Jean Marlos Pinheiro Borba)
  • Análise da produção científica da utilização da fotografia na pesquisa em psicologia no Brasil (Adriana Benvinda Barbosa Rodrigues)
  • A interação homem-animal e seus efeitos na vida e no trabalho voluntário de cuidadores e protetores de animais abandonados (Kaio Felipe Queiroz Silva, Jean Marlos Pinheiro Borba)
  • Relação idoso x pesquisador: percepção e sentimento dos idosos em instituições de longa permanência após contato com pesquisadores (Victoria Maria Aquino da Silva, Karlesandra Ferreira da Cruz)
  • Intervenções musicais para estimulação cognitiva com idosos institucionalizados (Karolayne sousa de oliveira, Giuliana Lino Marques)

2. Culturas, Sociedades e Ciências Humanas.

  • Procedimento Mahabharata: Uma Proposta de Preparação Corporal Para Atores – Duas Realidades Distintas (Abenilson Jatahy Bessa, Helen Josy Barros Viegas)
  • Portas do prazer (Julio César Costa Máximo)
  • A criação teatral a partir da adaptação de contos de terror: Processos cênicos com os alunos do Grupo de Teatro “Mímesis” do IFMA/Campus Grajaú. (Rafaela Maria França Guimarães)
  • Nos fios da história: Representações de Mulheres na Idade Média (Joana Alice da Silva Melo)
  • Sociedade, Esclarecimento e Barbárie na perspetiva kantiana. (Carllyanne Helena Costa Tavares, Karoliny Costa Silva)
  • Uma cama para dois: Como a individualidade é afetada pelo casamento considerando as relações sociais (Walter Rodrigues Marques, José Câmara Penha, Odineia de Sá Mesquita, Roseana de Oliveira Monteiro)
  • Bairro Liberdade: as diversidades culturais regionais de São Luís do Maranhão na comunidade. (Regiane Frazão Ferreira, Larissa Andrea Amaral Barros, Larissa Aparecida Marques Vieira, Rayssa Brenna Gomes Leal)
  • Territórios, resistência e comunidades tradicionais: percepções sobre a ilha de Itauá Mirim, São Luís – MA (Izani Gonçalves dos Santos, Isaias Pereira da Silva)
  • Atores sociais e mobilidade urbana? Casos dos taxis lotação na região Itaqui Bacanga, São Luís – MA (Isaias Pereira da Silva, Izani Gonçalves dos Santos)
  • A arte maranhense de Thiago Martins de Melo (Julio César Costa Máximo)

3. Formação de educadores(as) no Brasil contemporâneo: interações curriculares, práticas formadoras e diálogos com a sociedade.

  • A arte para ler o mundo: a importância da leitura de imagens no ensino de Arte por meio da prática da releitura (Raimundo Morais Pessoa Filho)
  • Uma experiência docente: programa de monitoria (Jhone Robson da Silva Costa, Maurício Eduardo Salgado Rangel)

4. Escola básica no Brasil atual: perspectivas; reformas na legislação; documentos orientadores e suas implicações nos processos de formação humana.

  • Bullying e a omissão escolar (Giuliana Lino Marques, Karolayne Sousa De Oliveira)
  • O trabalho com gêneros textuais no Ensino fundamental: um relato de experência com 6º ano (Fabiana Vieira Marques)
  • Serviço Social na Educação: a importância do assistente social no âmbito escolar (Lucelia Cristina Carvalho Ferreira)

5. A realidade brasileira e as ações de inclusão social: possibilidades e limites.

  • Tecnologia digital como inclusão social no Teatro Arthur Azevedo (Yasmin Alessandra Lima da Silva, Rosélis de Jesus Barbosa Câmara)
  • A disciplina optativa “introdução à musicoterapia” no curso de Música/Licenciatura da UFMA: reflexões acerca de seus métodos e perfis dos prováveis pacientes (Brasilena G. Pinto Trindade, Raiana Moraes Araujo, Walber Castro Lobato)
  • Portadores de deficiências: uma análise sobre a inclusão social no ambiente escolar (Francisca das Chagas dos Santos, Joana Alice da Silva Melo)
  • Psicoterapia inclusiva: Possibilidades e limites do atendimento psicoterápico com deficientes auditivos (Poliana Maria Macedo Aranha Ramos, Catia Amorim Sá, Marcela Lobão de Oliveira)
  • O ensino de música aplicado às pessoas cegas no processo de inclusão: uma revisão sistemática (Isabele Ferreira da Silva, Brasilena Gottschall Pinto Trindade)
  • O ensino de música aplicado a pessoas cegas e videntes: reflexões acerca dos instrumentos e materiais didáticos (Thaynara Valessa Louzeiro Carvalho, Brasilena Gottschall Pinto Trindade)
  • Desafios e possibilidades de assistência estudantil na Universidade Federal do Maranhão (Conceição de Maria Belfort de Carvalho, Rayssa Brenna Gomes Leal, Elaine Soares Pereira)
  • Psicologia da saúde e atuação multiprofissional no CAISI (Fillipe Rodrigues Santos Pereira)

6. Perspectivas humanas e sociais nos estudos ambientais.

  • Área de proteção ambiental do Itapiracó: estudo sobre o plano de manejo (Lucyane Rodrigues de Sousa, Keila dos Santos Almeida, Roselis de Jesus Barbosa Camara)
  • Investigação sobre a interação social externa para a qualidade de vida dos idosos asilados (Hília Maia Almeida, Francisca Morais da Silveira)
  • Destino Turístico e as Práticas Insustentáveis: O lixo que afeta o atrativo e o meio ambiente na praia de Caburé, Barreirinhas - MA. (Ravel Paixão, Maria Natalia Machado Coelho, Rivaldo Júnior Pinto Ramos, Rozuila Neves Lima)

7. Linguagens – língua, discurso e sociedade.

  • Música Brasileira: é boa pra ouvir, mas também para pensar o Brasil! (Gustavo Serra Silva, Maylla Gabryelle Vidal Lindoso)
  • Desalinhavando o dress code no espaço escolar e profissional: uma pequena incursão reflexiva (Brena K. Torres Serejo Cruz, Monise Lisboa Domingues, Mykaelle Santos, Talisson Julio Gonçalves)

8. Interdisciplinaridade em Ciências Humanas.

  • Interfaces - literatura e artes visuais no Brasil do século XX (Marco Antonio Pereira dos Santos)
  • Investigação dos efeitos de um ateliê musical no desenvolvimento da linguagem em crianças com TEA (Andressa Kelly Pinheiro Rocha, Caroline Martins Dias, Júlia Maciel Soares Vasques)
  • Atividades Lúdico- Coletivas para Intervenção em Idosos Institucionalizados (Helberth Diniz Gomes)
  • Análise do personagem theodore de "her" (2013) a partir da perspectiva gestáltica (Caroline Martins Dias, Andressa Kelly Pinheiro Rocha, Wanderléa Nazaré Bandeira Ferreira)
  • Intervenção Precoce centrada na família da criança com Síndrome de Down (Fabiana Barros Costa, Francisca Morais da Silveira)
  • Metodologias para estratégias de estimulação cognitiva em idosos institucionalizados (Lanna Karinne da Costa Nascimento, Helberth Diniz Gomes, Francisca Morais da Silveira)

 9.  Movimentos feministas no Brasil: perspectivas, trajetórias, conquistas e impactos;

  • As implicações da reprodução do machismo por mulheres: um estudo sobre o discurso de estudantes do curso de psicologia da Universidade Federal do Maranhão (Beatriz Dias Costa, Clara Jullyana Mendes Pinheiro, Luiza Valéria Veras Ferreira, Ana Patrícia Sousa)
  • “Não há você sem mim”: análise das categorias “poder” e “violência” nos crimes de feminicídio (Maynara Costa de Oliveira Silva, Iasmin Maria Carvalho da Cruz, Amanda Graziely Fernandes e Silva)

10. Cidadania, gênero, relações étnico-raciais: pesquisas e ações em Ciências Humanas e Sociais.

  • Justiça de Transição e democracia (Renata Caldas Barreto, Joheryca Viegas Pereira Fonseca, Laerte Silva Mendes Júnior)
  • A dinâmica prazer-sofrimento no trabalho de profissionais do sexo: o que sentem as "rameiras"? (Francisco de Assis Silva Lima, Roberto Mendes Guimarães)
  • Uma leitura gestáltica de casos de violência durante separação de uniões estáveis (Larissa Fook Bastos, Kaio Felipe Queiroz Silva)

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Local

Centro de Ciências Humanas-CCH, Universidade Federal do Maranhão - UFMA - 65080-805, Avenida dos Portugueses, Vila Bacanga , São Luís, Maranhão,

Organizador

Núcleo de Humanidades - UFMA